
O primeiro filme que me impressionou profundamente quando guri (depois da serie 'The twilight zone', na TV), foi o primeiro 'Planeta dos macacos', q vi na TV, nos 70s, depois de negociar com meu pai, ja que ele ia passar depois das dez. Jamais esqueci a cena final. Naquele momento, tomei ciencia de que somos finitos. E o roteiro era de Rod Serling... de 'The twilight zone'! Desde então, passei a acompanhar a série no cinema e tbm as versões animada e live na TV. Ha dez anos, Tim Burton fez uma versao galhofeira do primeiro filme, com um final chocante, no mau sentido, embora tenha me feito rir horrores num cinema americano, o que pegou mal, pois eles lá respeitam muito o Abe e ficaram bolados com aquilo.
Por isso, foi com extrema cautela e medo que ouvi falar nessa prequela do Apes original. Na real, ele é mais um remake melhorado do terceiro filme da serie (A CONQUISTA), que mostra fatos semelhantes, como a ascenção do chimp Caesar como o lider que levaria os macacos a se rebelar contra os humanos. Mas, como ele tem cara de que vai iniciar uma nova franquia, foi vendido como pré. Felizmente, ele passa no teste com louvor. Além de ser um ótimo filme sci-fi, tem roteiro classe A e uns tres momentos que citam o original para alegria dos fãs: o oragontango Maurice (Evans, que fez o Dr Zeius, justa homenagem), a frase clássica de Charlton Heston -- que aparece numa TV em cena de 'Os dez mandamemtos' -- qndo aprisionado pelos macacos ("Take your stinking paws off me, you damned dirty ape!"), dito de forma inversa, mas igualmente eficaz, e a cena discreta, na TV, do lançamento da nave Icarus, em sua missão para Marte. Esta é a nave onde está Taylor (Heston) e sua tripulação, indo para o futuro achando que cairam em outro planeta.
Destaque: é assombrosa a atuação de Andy Serkis (o Gollum) como Caesar, mistrurando CGI com movimentos corporais de modo fantástico. É o melhor ator do filme, performance digna de Oscar. Então, pode ir ver na boa este 'Rise of the planet of the apes', conhecendo ou não a saga original. Ele é tenso, bem feito, nao usa cenas desnecessarias (até pq, é pg-13) e a ação vem mais no final. Antes, o que importa é a construção psicologica do macaco super inteligente e nossa afeição a ele. E o melhor não é em 3D! (mas fuja do Cinemark, imagem e som merda)
Comentários
Postar um comentário