Pular para o conteúdo principal

MACACOS ME MORDAM!



O primeiro filme que me impressionou profundamente quando guri (depois da serie 'The twilight zone', na TV), foi o primeiro 'Planeta dos macacos', q vi na TV, nos 70s, depois de negociar com meu pai, ja que ele ia passar depois das dez. Jamais esqueci a cena final. Naquele momento, tomei ciencia de que somos finitos. E o roteiro era de Rod Serling... de 'The twilight zone'! Desde então, passei a acompanhar a série no cinema e tbm as versões animada e live na TV. Ha dez anos, Tim Burton fez uma versao galhofeira do primeiro filme, com um final chocante, no mau sentido, embora tenha me feito rir horrores num cinema americano, o que pegou mal, pois eles lá respeitam muito o Abe e ficaram bolados com aquilo.



Por isso, foi com extrema cautela e medo que ouvi falar nessa prequela do Apes original. Na real, ele é mais um remake melhorado do terceiro filme da serie (A CONQUISTA), que mostra fatos semelhantes, como a ascenção do chimp Caesar como o lider que levaria os macacos a se rebelar contra os humanos. Mas, como ele tem cara de que vai iniciar uma nova franquia, foi vendido como pré. Felizmente, ele passa no teste com louvor. Além de ser um ótimo filme sci-fi, tem roteiro classe A e uns tres momentos que citam o original para alegria dos fãs: o oragontango Maurice (Evans, que fez o Dr Zeius, justa homenagem), a frase clássica de Charlton Heston -- que aparece numa TV em cena de 'Os dez mandamemtos' -- qndo aprisionado pelos macacos ("Take your stinking paws off me, you damned dirty ape!"), dito de forma inversa, mas igualmente eficaz, e a cena discreta, na TV, do lançamento da nave Icarus, em sua missão para Marte. Esta é a nave onde está Taylor (Heston) e sua tripulação, indo para o futuro achando que cairam em outro planeta.



Destaque: é assombrosa a atuação de Andy Serkis (o Gollum) como Caesar, mistrurando CGI com movimentos corporais de modo fantástico. É o melhor ator do filme, performance digna de Oscar. Então, pode ir ver na boa este 'Rise of the planet of the apes', conhecendo ou não a saga original. Ele é tenso, bem feito, nao usa cenas desnecessarias (até pq, é pg-13) e a ação vem mais no final. Antes, o que importa é a construção psicologica do macaco super inteligente e nossa afeição a ele. E o melhor não é em 3D! (mas fuja do Cinemark, imagem e som merda)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA



FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

OSCAR 2018: OS FILMES

AINDA FALTA VER 'PHANTOM THREAD', PARA FECHAR A LISTA DE PRODUÇÕES QUE CONCORREM AO OSCAR NA CATEGORIA MELHOR FILME. MAS, POR ENQUANTO, AQUI VAO COMENTARIOS SOBRE OS DEMAIS CONCORRENTES. COMENTE VC, TBM:


CALL ME BY YOUR NAME = BELO E SENSIVEL DRAMA ROMANTICO, SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE, DE UM GAROTO ITALIANO DE 17 ANOS (NA ITALIA, A IDADE DO CONSENTIMENTO É 14). ACONTECE QUE, O JOVEM, SE APAIXONA POR OUTRO, UM HOMEM DE 25 ANOS, QUE VEM PRESTAR SERVIÇOS PARA SEU PAI. É BASEADO NUM LIVRO (QUE NUNCA LI) E TODO PASSADO NO NORTE DA ITALIA (NOS ARREDORES DE VERONA), COM FOTOGRAFIA RADIANTE E LUGARES PARADISIACOS. O NOVATO TIMOTHÉ CHAMALET (QUE TBM ESTÁ EM 'LADY BIRD') CONCORRE NA CATEGORIA ATOR PRINCIPAL. A TRILHA DE SUFJAN STEVENS É A CERTEIRA.


DARKEST HOUR = MOSTRA UM RECORTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, LOGO APOS OS FATOS VISTOS EM 'DUNKIRK' (É BOM VER UM LOGO APOS O OUTRO), E CENTRA NA FIGURA CARISMATICA E CONTROVERSA DE WINSTON CHURCHILL. FEITO POR GARY OLDMA…