Pular para o conteúdo principal

TEE-TÃNZ


O BRASIL NAO TEM TRADIÇÃO EM FAZER FILMES OU DOCUMENTARIOS DE ROCK. POR ISSO, QNDO APARECE UM FILME MARROMENO, COMO O DO CAZUZA, FAZ SUCESSO. E AGORA, FINALMENTE, UM DOC ROCK REALMENTE BOM, "TITÃS: A VIDA ATÉ PARECE UMA FESTA". NAO APENAS POR REUNIR IMAGENS CAPTADAS POR BRANCO MELLO EM CAMERAS AMADORAS DESDE MEADOS DOS ANOS 80 (ALEM DE IMAGENS PRÉVIAS DE ARQUIVOS), QUE NINGUÉM TERIA ACESSO DE OUTRA FORMA, COMO A EDIÇÃO FEITA EM CONJUNTO POR OSCAR RODRIGUES ALVES DEU A DINAMICA PERFEITA PARA UM TRABALHO QUE LEVOU SEIS ANOS PARA SER FEITO (IMAGINE A PAULEIRA QUE FOI CATAR TODAS AS IMAGENS E TIRAR O FILÉ), COMO O PROPRIO BRANCO DISSE NA PRE-ESTREIA DO FILME, QUE ROLOU NESTA TERÇA NO OI CASA GRANDE. ACOMPANHEI A CARREIRA DA BANDA DESDE O COMECINHO E TESTEMUNHEI MUITA COISA QUE APARECE LÁ (MAS NAO TEM IMAGENS DO QUEBRA-QUEBRA NO TEATRO CARLOS GOMES). CONTUIDO, MESMO PRA QUEM ESTA CHEGANDO AGORA, O FILME (QUE NAO É CONTADO EM ORDEM CRONOLOGICA, MAS TEMATICA) É MUITO BACANA. ESTREIA NESTA SEXTA (É DA MOVIEMOBZ)

Comentários

  1. To louco pra ver esse filme!

    Virei roqueiro com Titãs, e acho que continua sendo minha maior influência...

    Aguardo!

    ResponderExcluir
  2. confesso que, no inicio, titas nem era das minhas bandas favoritas (de sp, na epoca, preferia muito mais o ira ou ultraje a rigor). cheiravam a hippies travestidos de new wave (e, de fato, como o doc mostra, metade o eram). mas, com o passar do tempo e de discos como o sensacional cabeça dinossauro (vi a estreia do show no projeto sp), eles me convenceram. sem contar que seus integrantes todos eram gente boa e realmente interessados em musica

    ResponderExcluir
  3. Quero mto ver esse filme!

    Escutei mto titãs qnto tinha meus 12 anos. Ia sempre numa matinê q rolava no clube internacional no calabouço. O ponto alto era qndo rolava "homem primata" a molecada tomava a pista. Nessa época descobri bastante as bandas de Sp, como o Ira! ultraje e inocentes. Era bacana Bons tempos.

    Mas me diga o filme tem uma linha narrativa como no livro sobre a historia dos titãs?

    ResponderExcluir
  4. Nossa, me deu até vontade de escutar Tintãs, quanto tempo!
    Acho uma das melhores bandas nacionais.

    ResponderExcluir
  5. o titãs no começo era sensacional, rolava aquela atitude/fase sexo, drogas e rock and roll que toda banda boa antigamente passou, ótimos compositores e cantores, banda que sempre passeou pelo alternativo e pop sem estragar o material.

    Desde pirralho já gostava, tipo 8 ou 9 anos, tb comprei o LP do Cabeça Dinossauro, que é dos mais interessantes albuns nacionais já feitos.

    pra mim a banda parou em titanomaquia, album pesado, sujo, forte infuência no grunge dos 90's com produção do Jack Andino, o mesmo do bleach do nirvana.

    depois a banda se vendeu, foi perdendo integrantes e se acomodou no terreno confortável de seus hits e não produziu nada mais de relevante desde os 90's.

    O acustico MTV foi a assinatura deles para a entrada no mainstream total, regravando roberto carlos e tocando em todas as festas agropecuárias do país.

    titãs hoje é mais uma coorporação do que uma banda em si na minha opinião, eles migraram para esse lado mais pop e chato e ficaram, uma banda de muitos hits que não precisam e nem querem mais fazer nada mais que instigue o ouvinte.

    com ctz verei esse filme, mas a banda hj nada mais é que um baú de sucessos que parece uma banda de covers ou uma reunião de amigos, já que cada um tem seu projeto solo e fazendo até melhor do que no titãs como Paulo Miklos no cinema e Nando Reis solo.

    obs: como assim não vai dar pra trazer o of montreal?? poxa eles vão participar de um festival no interior de são paulo, como o circo não tem como bancar??

    acho que deve rolar uma conversa com os produtores e eles antes de descartar, uma casa que já trouxe justice e franz ferdinand é vergonhoso não trazer of montreal, tem muita gente interessada nesse show, é caso de mandar a real, mas pode ter o fator gostar da banda, talvez o cara não curte muito, mas a beleza natural do rio conta nesses casos.

    E tb adoraria peter murphy, adoro bauhaus, tomara que role mesmo, mas não tem nada confirmado no rio.

    (o eduardo paes poderia pagar o cachê dos músicos não acham?? rs)

    ResponderExcluir
  6. eu vi o doc neste fim de semana, na maratona odeon. eu queria tê-lo visto no festival do rio, uma amiga minha disse que foi emocionante.

    o que gostei no doc, além de considerar o branco um visionário (qdo começa a filmar tudo o tempo todo), foi a desordem cronológica, bagunça um pouco com essa história de docs serem todos certinhos, mostrarem início, meio e fim ...

    outra coisa que adorei foi rever shows da banda que participei, como no rock in rio 2 ou no hollywood rock. qdo aparecem as cenas da multidão e vc lembrar que esteve ali é uma viagem e tanto. eu fui em MUITOS outros shows do titãs, mas aqueles dos festivais que aparecem na tela foram os mais legais. e tbém achei estranho não aparecer nem mencionar o quebra-quebra que rolou aqui no rio, no lançamento do "cabeça dinossauro". seria um puta achado mostrar algo relativo aquele show, mas nada, nem uma frase !

    outro lance legal é a questão dos programas de auditório: chacrinha, barros de alencar, bolinha, gugu ... sílvio santos apresentando "bichos escrotos" é um clássico :):):):)

    e o mais triste de tudo é reparar como uma banda que foi tão relevante, teve tanta importância (poxa, eu era fã dos caras desde o primeiro compacto !) perdeu completamente o gás com o tempo ... eu até entendo que eles amadureceram, envelheceram ... mas a criatividade, infelizmente, não acompanhou o crescimento da banda.

    ResponderExcluir
  7. off topic:

    celacanto provoca maremoto no carnaval carioca !

    lembram do post sobre o national kid, algum tempo atrás ?
    então, a império serrano (que está reeditando o samba de 76, um dos melhores de todos os tempos) terá um carro alegórico com ... seres abissais !!! eu vi a carnavalesca explicando, já que o enredo fala sobre as lendas do mar, ter buscado no inconsciente coletivo as feras do mar. e ela lembrou do national kid enfrentando os seres abissais ! insólito !

    ResponderExcluir
  8. nao eh so querer ter um show, ha muito mais coisas por tras disso. o tal cara com quem almocei no sabado em disse que de todos aqueles mega shows que rolaram aqui ano passado, a maioria deu preju ou mal pagou (e estamos falando de rem, offspring, maroon 5). so a madonna se deu bem pq era dona de 95% do show, por isso nem teve derrame de convites. ele me contou que o show grande gringo mais lucrativo aqui foram aqueles dois do u2 em sao paulo,,,

    ResponderExcluir
  9. eis a confirmação:

    O Los Hermanos se reúne novamente para dois shows inesquecíveis no festival Just a Fest. Junto com Radiohead e Kraftwerk, eles se apresentam no Rio de Janeiro, em 20 de março, e em São Paulo, 22 de março.

    acabei de receber isso

    ResponderExcluir
  10. falando em shows ...
    ontem, fui ao show da silvia machete no rival e achei demais. cada dia eu gosto mais e mais dela.
    e a participação do wando foi tão insólita qto divertida.

    semana que vem tô lá de novo.

    musa do verão 2009 ? silvia machete !

    ResponderExcluir
  11. OUTRA: TEM UNS ONIBUS AGORA COM CANAIS DE TV INTERNOS. E PEGUEI UM DESSES VINDO PRO JORNAL. E SABE O CLIPE QUE TAVA PASSANDO NA TELINHA? O DE KARMA POLICE DO RADIOHEAD! E, NA BOA, EU SEI QUE TEM MUITO COVEIRO FA DOS HERMANOS, MAS EU ACHEI PESSIMA ESSA INCLUSAO, NADAVE, VAI LEVAR UMA PLATEIA QUE NEM GOSTA DE RADIOHEAD OU KRAFTWERK, ME BROCHOU,,,

    ResponderExcluir
  12. carayo! juntar los hermanos com Radiohead e Kraftwerk?!!

    a apoteose vai ficar um inferno, com todos os universitários alternativos indo ver os Los Hermanos, banda que eu gostava muito, mas que, com o excesso de paparicação, nem ouço mais...

    "eu ia" ver esse show, mas agora, tô foraço!!

    sobre os titãs, nunca fui muito, fã, sempre fui da brigada IRA!!, e ia aonde os caras tocavam no rio...

    gostava mais o menos do "televisão"mas quando veio o "cabeça...", passei a respeitar a banda, que na minha opinião teve seu esgotamento de idéias com "blesq bom"...
    mas certamente, eu como filhote dos oitentas verei o filme e comprarei o dvd...

    UM ABRAÇO COVEIROS!!

    ResponderExcluir
  13. eu já peguei esses ônibus, mas só vi clip do u2 e episódios dos três patetas !

    qto ao los hermanos eu tbém tive essa sensação estranha. sei lá, tão recente prá eles retornarem e logo neste festival ? e olha que eu até sou fã deles, mas acho que não tinha necessidade da banda tocar agora não. parece que vai rolar vanguart, que tortura ! só falta a mallu magalhães ... rsrs

    bem que o kraftwerk podia abrir o show, não ? ou então, tocar apenas no final de tudo ... pqe aí a gente só chegava na hora deles ... :)

    ResponderExcluir
  14. pelo menos não vai ser o Fresno abrindo como no show do Keane, pqp nada haver, odeio essa banda emo, jabá puro! já sabia tom?? putz....

    quais bandas brasileiras a altura do radiohead pra abertura?

    na minha mente só vem los hermanos e mutantes, mas infelizmente vai ter Vanguart, banda chata e o vocalista é o ex-namorado chifrudo da Mallu kkkkkk

    nunca entendi esse hype desse Vanguart, tem bandas que tentam empurrar como cool mas não da pra engulir de jeito nenhum.

    Nação Zumbi tb seria uma boa.

    E pra vocês, que bandas mereciam e dariam certo pra abrir os shows ?

    O ruim disso tudo vai ser a massa de fãs de los hermanos no festival, que são os fãs mais chatos do universo, mistura-se com os do Radiohead vira depressão infernal rs

    eu não gostava de LH, comecei a gostar depois da separação deles, só fui em um show em Santa Catarina, nada mais, e esse será um show único deles, eles vão se reunir só pra tocar nesses 2 shows, é uma boa oportunidade.

    alias, vocês já ouviram Little Joy do amarante e moretti, gostaram, vão no show do Circo?

    adorei esse album, tão light e cool, lembra muito velvet underground, acho que vcs nunca comentaram aqui sobre Little Joy.

    ResponderExcluir
  15. nao deveria ter ninguem abrindo pro radiohead alem do kraftwerk (que já é mais do que o bastante), nao vejo nenhuma ligacaodessas bandas locais com o todo. pra mim so daria certo com o hurtmold. nunca ouvi o little joy, a n ser uma musica no pgm do mauval. naos ei se irei no circo

    ResponderExcluir
  16. não tava mas fiquei com vontade de ver esse doc, como dizeram antes é legal ver imagens de shows antigos q vc esteve presente, assisti Titãs com Volkana aquela antiga banda de metal feminino de SP abrindo no Imperator ae no RJ e foi mto metal esse show...:P

    off: Tom falei de vc e do Hell Radio no meu blog...:)

    ResponderExcluir
  17. OFF TOPIC:
    morreu o MOTALBAN...

    adorava a ilha... sempre ficava pensando qual seria minha fantasia... rs...

    uma noite na playboy mansion?? rs...

    ResponderExcluir
  18. po, titas foi a primeira fita-cassete de um radio paraguaio que comprei, foi Jesus nao tem dentes e eu era muito fã dos caras, e acompanhei eles ate o blesq bloom, depois que deram a guinada "grunge" (lembram disso?) aí pulei fora e parece que depois eles nunca mais se acharam, a trilogia cabeça-Jesus-OBlesq Bloom nao deve a nenhum rock estrangeiro de qq tempo, pra mim é clássico-clássico,

    agora, ouvindo essas bandas nacionais de hoje, me pergunto aonde foi que erramos? Como chegamos nessa situação onde Los Hermanos é o máximo? Só se eu comparar com Nxo, fresno, charliee brown, etc,

    se esses são nossos "Vanguart" o que dizer dos outros...

    mas radiohead não dá pra perder por nada, inclusive comprei para ir no Rio também, rs

    ResponderExcluir
  19. "a apoteose vai ficar um inferno, com todos os universitários alternativos indo ver os Los Hermanos, banda que eu gostava muito, mas que, com o excesso de paparicação, nem ouço mais..."

    To vendo sintomas de síndrome do underground aí! haha

    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=4636275

    Mas de fato deve ficar um inferno, já que metade dos fãs do los hermanos são bem chatinhos
    ---------------------------

    Eu acho que existem muitos fãs em comum entre radiohead e los hermanos; acho Radiohead mais próximo do Los Hermanos que kraftwerk... Radiohead é sobre emoções verdadeiras, não sobre computadores! "Ok computer" e "computer world" podem até talvez falar de coisas parecidas, mas de pontos de vista completamente diferentes! =)

    (WARNING: opinião muito pessoal)

    Sempre achei los hermanos o Radiohead brasileiro (não confundam com "acho o estilo musical das bandas parecido"), no sentido de emocionar muito ao ouvir, cuidado com os arranjos, excelentes melodias e letras, influência (não tem uma banda brasileira hoje que não tenha los hermanos como influência), albuns com características sonoras fortes e distintas, conseguirem fazer muito sucesso sem se prender às regras e fórmulas do sucesso, etc...

    E ainda tem a relação "Creep"/"ana júlia"!!! hehe

    Dizem que o show do vanguart é bom... mas não consigo gostar do CD, e não consigo entender como conseguiram chegar ao ponto de abrir pras minhas DUAS BANDAS FAVORITAS!

    -----------------------------
    Não acho que o Titãs tenha acabado no Titanomaquia, acho que eles só acabaram no Acústico e Volume DOIS, dois discos excelentes que mostram a versatilidade da banda e a a habilidade de transformar completamente suas músicas. Aí veio aquele cd de covers.... =(

    Pra quem gosta dos titãs da época cabeça/jesus/blesqblom, eu recomendo FORTEMENTE dar uma ouvida na carreira do arnaldo antunes! Sou fã de carteirinha =)

    Ouçam "Ninguém", "O Silêncio" e "Um Som", que são os melhores!!

    --------------------

    que post gigante

    ResponderExcluir
  20. dois minutos de silêncio: ricardo montalban e patrick mcgoohan ...

    ResponderExcluir
  21. nao vejo conexao entre radio e loser, ja que os ingleses nao incluem samba ou qq som folclorico local no seu som, pode ser na parte de letras melancolicas, ams ate o começo mais rock do loser era mais voltado pro ska e o do radio era puro brit rock. anyway, nao sou mega fa de nenhum dos dois (mas aprecio alguns discos do radio) e ja vi o kraft 2vzs, se botarem mais uma banda estranha nesse mix, voi acabar caindo fora

    ResponderExcluir
  22. Engraçado, Tom, minha impressão do Los Hermanos é muito parecida com a do Pacheco. Acho que eles imitam o Radiohead (não musicalmente, na trajetória).

    Direito a mini-lista:

    - Rola aquela onda de "a gente não toca música do primeiro disco" (Radiohead tb não toca),

    - LH não toca Ana Julia (RH ignora Creep),

    - Estilo "a gente faz o nosso som e tem fama de quem afronta a gravadora" (RH idem),

    - LH lançou 4 (um disco chato e pedante que ninguém teve peito de criticar e alguns juram que gostam), Radiohead lançou Kid A (chato, pedante e alguns juram que gostam).

    Sendo assim, achei a escalação do festival ideal. A propósito, me sinto no direito de mandar essas pedradas porque gosto das 2 bandas e não sou afetado por fanatismos.

    ResponderExcluir
  23. hmm.. eu não disse que achava a música deles parecida... Fiz questão de botar isso em parênteses =)

    Morreu o Khan... =(

    Não pula fora do show do radiohead não, tom... eu sei que vc vai gostar!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. mas nao vou perder o show, nao (o de madonna tudo bem), so que agora, com essas "excelentes" bandas de abertura, vou chegar la bem mais tarde, depois do sol. boas as comparacoes do atlantic. boas as observacoes do pacheco. poize, pra mim, montalban sera sempre o khan de star trek, nao era fa da ilha da fantasia. e patrick foi o cara que conseguiu fugir da ilha em o prisioneiro! (lost deve muita a esa serie, que, tomara, jamais seja refilmada)

    ResponderExcluir
  25. Los Bifes poderia abrir os shows do Radiohead :P

    ResponderExcluir
  26. mas será, tom, infelizmente.
    li algo sobre isso essa semana mesmo no omelete.

    ResponderExcluir
  27. Coincidência, Tom! Tb estava lá no Projeto SP neste show. Sentimentos próximos com relação aos Titãs, concordo q viraram establishment demais pro rock´n´roll mas, ó pá, se vão 'coverizar', leve lá o original revisitado pelos detentores da marca! rsrsrs Radiohead com Kraftwerk e LH??? Um saco de gatos, hein? Mas pode ser...Podia ser outro Los aí, Los Porongas do Acre. Mais climão...Bacci tutti!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu