Pular para o conteúdo principal

DISCO DISCOS


A VENDA DE VINIL, SOBRETUDO SINGLES, AUMENTOU NA EUROPA ENTRE A TURMA DO ROCK. A GALERA DESCOLADA DOS DOIS LADOS DO ATLANTICO TEM EM CASA OS MINI TOCA-DISCOS (COM SAIDA USB), QUE CUSTAM MENOS QUE UM IPOD). LEIO QUE, NO BRASIL, ALGUNS ARTISTAS VAO LANÇAR SEUS ALBUNS TBM EM VINIL (PRENSADO FORA, JA QUE A ULTIMA FABRICA DAQUI, A POLYSOM, EM BELFORD ROXO, FECHOU EM OUTUBRO; MAS SOUBE QUE A DECK DISC VAI COMPRAR UMA PRENSA). POIZE, O VINIL NUNCA SE FOI. E, DIA DESSES, DESCENDO AS ESCADAS DE MEU PREDIO, ME DEPARO COM UMA CAIXA REPLETA DE VINIS DO FIM DOS ANOS 70, UMA COLEÇÃO DE COLETANEAS DA DISCO MUSIC (HIPPOPOTAMUS, NEW YORK CITY ETC) E TUDO EM BOM ESTADO, DENTRO DE CAPAS PLASTIFICADAS E COM OS VINIS LIMPINHOS. PASSEI UMA TARDE OUVINDO-OS. E NOTEI QUE, NA EPOCA, OS VINIS DA SOM LIVRE ERAM OS PIORES, DE GRAMATURA RUIM, QUASE DOBRAVAM. OS DAS OUTRAS DUROS E FIRMES, COMO OS VINIS GRINGOS. ISSO FAZ A MAIOR DIFERENÇA NO SOM. OS DA NYC (TOP TAPE), P EX, TINHAM O SOM MELHOR, MAIS GRAVES. O MAIS ENGRAÇADO É VER OS ENCARTES COM OS DJS IDENTIFICADOS COMO: SONOPLASTA OU OPERADOR DE ÁUDIO (DJ, ATE ENTAO, ERA O RADIALISTA). E OS DA NYC ERAM QUASE MIXADOS, AS MUSICAS ERAM COLADAS NO RITMO (BY IVAN ROMERO, DO CIDADE DISCO CLUB; OU RICARDO LAMOUNIER, O PRIMEIRO DJ ESTRELA DO BRASIL, JA FALECIDO), E TINHAM EFEITOS DE SIRENE E TAL. NA PILHA NAO TINHA NADA MUITO RARO (ACHO QUE, GARIMPANDO NA CIDADE, NAO CHEGARIAM A 200 CONTOS), MAS O ESTADO DE CONSERVAÇÃO VALEU, A MAIORIA QUASE SEM ESTALOS OU PULOS. IMAGINEI QUAL FOI O VIZINHO QUE JOGOU FORA AQUILO TUDO. SERA QUE O CARECA DO 201 ERA UM DISCO DANCER? OU A DONA RECLAMONA DO 303 UMA DISCO DIVA? MAS ERA GENTE Q GOSTAVA DO REBOLATION, PQ NEM TINHA TRILHA DE NOVELA, SÓ COMPILAÇÃO DE DISCO MUSIC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...