Pular para o conteúdo principal

Toy art virou moda


O que eu já faço há um tempão, colecionar bonecos de artistas japoneses ou alternativos (e tbm bonecos de filmes e desenhos favoritos), de repente virou moda. e agora chamam de toy art. por isso, o preço dos toys lá fora inflacionou. se antes se comprava bons bonecos por cerca de 10, 12 dólares, agora eles começam na casa dos 30 e vão até o céu. a ultima vez que tive em ny, lojas como toy tokyo e kid robot estavam em expansão. a segunda, que é mais sofisticada e tem endereço no soho, abre filiais a cada mês pela américa. a primeira é mais bagunçada e a gente acha de tudo. em são paulo abriu essa semana um toy bar nos jardins, todo decorado no estilo. o pior dessa moda é que agora qq picareta faz um boneco troncho, bota numa butique por preço alto e chama de "toy art". já vi cada coisa medonha aqui no rio que dá até vontade de entrar e sacanear quem fez ou tá vendendo. basta fazer um boneco de plush com olho vesgo e lingua de fora (ou dentuço) e pronto, toy art. ridículo. o conceito é diferente disso. vem de artistas japas ou americanos, como baseman, kozik e cia, que passaram a dar forma tridimensional (em vinil) a seus desenhos estranhos e as vzs bizarros. Essa parada vai ficar ainda mais forte com o tempo. Acho q vou vender os meus no ebay (como esse da foto, do steven house, só que o meu é laranja) e faturar alguns trocados, já que virou alta arte (rs).

Comentários

  1. SANDMAN
    eu ja tinha visto algumas materias sobre estes bonecos na tv.realmente sao mto lindos.

    mas eu tb pensei a mesma coisa que voce tom.Vi uma galera brasileira que tava costurando estes bonecos e vi cada coisa tosca, sendo cobrado como c fosse obra de arte.

    ei ate pensei em colecionar, mas custa mta grana.
    o negocio é fazer um curso de costura e sair criando bonecos bizarros.As vezes a gente arruma ate uma graninha...
    ---
    eles sao ate bonitos, mas sou mais "comandos em acao" haha

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que eu peguei literalmente essa fase de bonecos, mas não sei se são toy arts. Gosto dos baseados em desenhos/comic.

    Quem era criança na década de 80 como eu, adorava colecionar e compulsivamente bonecos do He-Man (Tinha Importados), Comandos em Ação, Jiraya, Changeman, Jaspion.

    Me lembro que a fisssura era muita porque eu queria sempre ter a coleção completa, e sempre lançavam um novo, aqui em casa o pessoal ia a loucura. Até da She-Ra e Caverna do Dragão. Eu Tinha at´os Castelos! rs

    Não tinha Internet, Tinha o Atari, e outros jogos bacanas que gostava como o Jogo da Vida, War, Monopólio.

    Me faz lembrar até de um tempo que as pessoas se reuniam mais, hoje é tudo on line e você nem sabe com quem ta jogando. Depois da Internet, uma porcentagem boa das pessoas se acomodaram mais em casa, até pelo medo da violência.

    Eu sempre tive vontade de ter a coleção dos simpsons e família dinossauro, mas na época o vicio já eram CDs e shows. Hoje Só shows hehehe

    Ontem foi fantástico o show do Kassin+2, não conhecia, comprei o CD lá, achei alucinante, um Mombojó carioca vamos dizer, eles fazem o que é o diferencial na musica hoje: Inserção de Instumentos e elementos musicais. Timbres e harmonias perfeiras, de vez enquando até um bate estaca dos bons e um samba bem feito. Uma das melhores bandas cariocas com certeza, eles estão no selo Luka Bop do David Byrne, que tb tem o Tom Zé, que distribui lá fora.

    Mombojó foi bom, achei que foi mais rapido, mas eles estão mais profissionais, o Felipe melhor a cada dia, foi um bom fds amo o circo!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Acho bom este momento de "criatividade coletiva". Só não concordo que estes monstrinhos sejam vendidos tão caros, competindo com os verdadeiros bonecos de design, como os de sua coleção.

    ResponderExcluir
  4. Para quem gosta:
    http://www.nara-movie.jp/

    Uma prévia:
    http://www.nara-movie.jp/trailers/movie/nara_pre.mov

    Em breve esses bunequins vão estar em promoção na Uruguaiana...

    ResponderExcluir
  5. olha o que descobri agora pelas minhas fontes: o magic numbers vem tocar no circo (isso todo mundo ja sabe) como parte de um festival, ainda sem nome, que rola tbm em sao paulo no dia seguinte. mas sabem quem estava na lista antes e nao fecharam por falta de grana? raconteurs, hot chip, klaxons, lcd soundsystem e the gossip. acabaram fechando com the rakes. mais os locais mombojo, moptop e moveis coloniais de acaju. 26/27 jul.

    ResponderExcluir
  6. comprei na urban outfitters um livro sobre o assunto, vinyl mania (acho qeu é esse o nome) sobre a onda toy art,que começou no japão e depois adotou os artistas alternativos americanos (o que seria do kozik sem isso,só vender pra eskatista e rocker nao dá muita grana). depois comento mais aqui. ele vem com um chaveiro embutido na capa que é dez

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu