Pular para o conteúdo principal

Toy art virou moda


O que eu já faço há um tempão, colecionar bonecos de artistas japoneses ou alternativos (e tbm bonecos de filmes e desenhos favoritos), de repente virou moda. e agora chamam de toy art. por isso, o preço dos toys lá fora inflacionou. se antes se comprava bons bonecos por cerca de 10, 12 dólares, agora eles começam na casa dos 30 e vão até o céu. a ultima vez que tive em ny, lojas como toy tokyo e kid robot estavam em expansão. a segunda, que é mais sofisticada e tem endereço no soho, abre filiais a cada mês pela américa. a primeira é mais bagunçada e a gente acha de tudo. em são paulo abriu essa semana um toy bar nos jardins, todo decorado no estilo. o pior dessa moda é que agora qq picareta faz um boneco troncho, bota numa butique por preço alto e chama de "toy art". já vi cada coisa medonha aqui no rio que dá até vontade de entrar e sacanear quem fez ou tá vendendo. basta fazer um boneco de plush com olho vesgo e lingua de fora (ou dentuço) e pronto, toy art. ridículo. o conceito é diferente disso. vem de artistas japas ou americanos, como baseman, kozik e cia, que passaram a dar forma tridimensional (em vinil) a seus desenhos estranhos e as vzs bizarros. Essa parada vai ficar ainda mais forte com o tempo. Acho q vou vender os meus no ebay (como esse da foto, do steven house, só que o meu é laranja) e faturar alguns trocados, já que virou alta arte (rs).

Comentários

  1. SANDMAN
    eu ja tinha visto algumas materias sobre estes bonecos na tv.realmente sao mto lindos.

    mas eu tb pensei a mesma coisa que voce tom.Vi uma galera brasileira que tava costurando estes bonecos e vi cada coisa tosca, sendo cobrado como c fosse obra de arte.

    ei ate pensei em colecionar, mas custa mta grana.
    o negocio é fazer um curso de costura e sair criando bonecos bizarros.As vezes a gente arruma ate uma graninha...
    ---
    eles sao ate bonitos, mas sou mais "comandos em acao" haha

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que eu peguei literalmente essa fase de bonecos, mas não sei se são toy arts. Gosto dos baseados em desenhos/comic.

    Quem era criança na década de 80 como eu, adorava colecionar e compulsivamente bonecos do He-Man (Tinha Importados), Comandos em Ação, Jiraya, Changeman, Jaspion.

    Me lembro que a fisssura era muita porque eu queria sempre ter a coleção completa, e sempre lançavam um novo, aqui em casa o pessoal ia a loucura. Até da She-Ra e Caverna do Dragão. Eu Tinha at´os Castelos! rs

    Não tinha Internet, Tinha o Atari, e outros jogos bacanas que gostava como o Jogo da Vida, War, Monopólio.

    Me faz lembrar até de um tempo que as pessoas se reuniam mais, hoje é tudo on line e você nem sabe com quem ta jogando. Depois da Internet, uma porcentagem boa das pessoas se acomodaram mais em casa, até pelo medo da violência.

    Eu sempre tive vontade de ter a coleção dos simpsons e família dinossauro, mas na época o vicio já eram CDs e shows. Hoje Só shows hehehe

    Ontem foi fantástico o show do Kassin+2, não conhecia, comprei o CD lá, achei alucinante, um Mombojó carioca vamos dizer, eles fazem o que é o diferencial na musica hoje: Inserção de Instumentos e elementos musicais. Timbres e harmonias perfeiras, de vez enquando até um bate estaca dos bons e um samba bem feito. Uma das melhores bandas cariocas com certeza, eles estão no selo Luka Bop do David Byrne, que tb tem o Tom Zé, que distribui lá fora.

    Mombojó foi bom, achei que foi mais rapido, mas eles estão mais profissionais, o Felipe melhor a cada dia, foi um bom fds amo o circo!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Acho bom este momento de "criatividade coletiva". Só não concordo que estes monstrinhos sejam vendidos tão caros, competindo com os verdadeiros bonecos de design, como os de sua coleção.

    ResponderExcluir
  4. Para quem gosta:
    http://www.nara-movie.jp/

    Uma prévia:
    http://www.nara-movie.jp/trailers/movie/nara_pre.mov

    Em breve esses bunequins vão estar em promoção na Uruguaiana...

    ResponderExcluir
  5. olha o que descobri agora pelas minhas fontes: o magic numbers vem tocar no circo (isso todo mundo ja sabe) como parte de um festival, ainda sem nome, que rola tbm em sao paulo no dia seguinte. mas sabem quem estava na lista antes e nao fecharam por falta de grana? raconteurs, hot chip, klaxons, lcd soundsystem e the gossip. acabaram fechando com the rakes. mais os locais mombojo, moptop e moveis coloniais de acaju. 26/27 jul.

    ResponderExcluir
  6. comprei na urban outfitters um livro sobre o assunto, vinyl mania (acho qeu é esse o nome) sobre a onda toy art,que começou no japão e depois adotou os artistas alternativos americanos (o que seria do kozik sem isso,só vender pra eskatista e rocker nao dá muita grana). depois comento mais aqui. ele vem com um chaveiro embutido na capa que é dez

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY