Pular para o conteúdo principal

CATATÔNICO


Catatonia. Ou, a banda que foi sem nunca ter sido. me peguei no domingao mergulhado no som dessa banda galesa, que so lançou quatro albuns, e acabou em 2001, um minuto antes de estourar mundialmente. me lembro bem. eu tinha acabado de fazer uma grande materia sobre eles no rio fanzine, e a gravadora deles aqui, a warner, viu e me ofereceu um papo com a vocalista Cerys Matthews e o advanced do novo disco deles na epoca, 'paper, scissors, stone'. so q o papo nunca rolou, pq Cerys (pronuncia-se kéris) resolveu largar tudo, dias antes do comeco de uma grande turne que os levaria ate os eua, onde a banda ia ser lancada com boa divulgacao. nunca saberemos os motivos, mas acho que cerys se sentiu mal ao ver que ia se transformar numa musa pop (ja tava passando por uma crise nervosa). a capa do cd americano trazia uma foto dela mais sexy do que de costume. acho q ela nao tava a fim de deixar de ser de uma pequena banda indie do reino unido e entrar numas de turnes mundiais e coisa e tal (e ainda namorava o guitarrista da banda). ou nao é nada disso. o certo é que as letras do catatonia (a maioria escritas por ela) e a voz da dona eram da melhor qualidade, sem nada comparavel com qq banda hj em dia. entao, fiquei catatonico e to ouvindo os quatro discos da banda e o best of de enfiada, o dia inteiro...

Comentários

  1. Engraçado...sempre achei meio estranho vcs terem demorado pra falar dessa banda. Uma pena não ter rolado a entrevista :(

    O que eu me lembro é que na época a Cerys foi (finalmente) internada por conta do alcolismo, que já tava trazendo problemas à banda.

    Enfim, tomara que ela não pare no "Cockahoop" e que a carreira solo dela finalmente deslanche.

    ResponderExcluir
  2. oi tom

    vc já ouviu o cd solo da cerrys q ela lançou em 2003, 2004 por ae ?

    abs.

    ResponderExcluir
  3. Tom, lembro que vc já falou sobre o Catatonia no Rio Fanzine. Vc até indicou uma das músicas do álbum "International Velvet". Chama-se "Road Rage", estou certo?

    ResponderExcluir
  4. poize, descobri o catatonia atraves do segundo disco, international velvet, q comprei numa viagem a londra em vinil e com ep extra de bonus no john peel. naquele tempo nao tinha p2p pra baixar mp3 na internet, entao nao dava pra dar conta de tudo, por isso o rf so foi falar deles depois do segundo disco, sabe isabela. se hj ja nao da pra ouvir e ver tudo, imagine antes, tendo q COMPRAR todos os discos :-)nao ouvi o solo da cerys, so uma faixa.

    ResponderExcluir
  5. uma música q gosto do catatonia é dead from the waist down.

    ResponderExcluir
  6. Ouçam Camera Obscura, todos os discos.

    Só digo isso, já sou viciado ha tempos, e achei beeeeeem melhor que essa banda, o estilo é parecido.

    Posso chamar o Camera de "Movie Band"?

    é a cara deles, uma das melhores bandas atuais com vocal feminino.

    OUÇAM! BAIXEM! PEGUEM!

    RISOS abraços :)

    ResponderExcluir
  7. Eu me amarro em "Mulder and Scully" e "Road rage". A voz da Cerys continua uma delícia...

    ResponderExcluir
  8. dificil escolher as favoritas do catatonia: road rage, post script, dead from the waist down, dazed beautiful and bruised, for tinkerbell, godspeed, mulder & scully, is there anybody here on drugs?, she's a millionaire, the mother of misogyny, beautiful loser etc. ainda nao ouvi os novos de mombojó e d2 e nem pude ir ao show por motivos incontornaveis. falando em movie band, o novo solo de mike patton se chama peeping tom e é baseado num filme homonimo ingles dos 60s. ja ouviram the sundays?

    ResponderExcluir
  9. Muito foda o Peeping Tom, TOM!

    Um dos projetos mais acessíveis dele, e tem participações ótimas de Bebel Gilberto e Massive Attack.

    Vazou 3 meses antes de lançar, na internet, se acha tudo, não sei como, até o novo do Camera Obscura, que o Mr Lucio Ribeiro falou somente essa semana, jah tava rolando ha meses.

    Tom, tenho o link dos dois CDS do Mombojó, caso queira não se envergonha em pedir, tamos aqui pra isso, um ajuda o outro, isso que faz a internet andar.

    E estou chocado e revoltado com a morte do Rodrigo Netto, guitarrista do Detonautas, um absurdo que ainda vemos essas coisas acotecerem no país, o cara foi visitar o parente doente e voltou morto que absurdo, que raiva que da e a gente nada pode fazer. Que País é esse eu te pergunto?

    R.I.P Rodrigo Netto que é mais uma vitima da impunidade do estado, Podia ser qualquer um de nós.

    R.I.P Rodrigo Netto (Luto)

    ResponderExcluir
  10. mulder & scully e dead from the waist down são as minhas preferidas do catatonia e a cerys ... sem comentários para ela, a mulher é sensacional em todos os sentidos.

    este projeto do maluquete do mike patton conta com a bebel gilberto acho que em umas duas faixas.

    ResponderExcluir
  11. esqueci na minha lista de 'stone by stone', q foi o último single deles, ouvi ainda no pgm do john peel! nao achei o solo da cerys pra baixar nos sites q eu busco. vou continuar tentando. vou ouvir com calma o patton, ja baixei ha duas semanas, mas ficou na fila. tem mais gente bacana fazendo participacoes especiais, quase um nome diferente por faixa...

    ResponderExcluir
  12. comentei aqui ano passado, ainda no brogue antigo, o cagaço que tive voltando do teatro do norte shopping numa quinta feira depois da meia noite. tudo ali em volta fica entregue aos demonios, tudo deserto, escuro, abandonado. se der mole, perdeu playboy mesmo. por isso mantenho meu coche viejo, q ninguem quer, pq o detonauta so morreu por causa do carro bacana. nao deveria ser assim, mas ta cada vez pior circular nessa cidade. pior q as otoridades sabem onde sao as zonas de perigo, po, se ate a gente sabe, pq nao eles?

    ResponderExcluir
  13. Eut tenho até hoje o single de Mulder & Scully, que eu comprei em Londres em 98, quando eles viraram a sensação do momento. Depois eles lançaram Road Rage, que tinha até um clipe maneiro, meio futurista.

    Lembro que eu conheci o Catatonia pelo Melody Maker, um zine de música semanal que eu me amarrava, achava melhor que a NME e era em formato de jornal!. Pena que acabou uns anos depois.

    ResponderExcluir
  14. ouvi essa banda poucas vezes e me empolguei de inicio e depois achei tipo cramberries, mas vou baixar de novo depois das dicas, só dela ter sido alcoolatra já um bom sinal, rs

    felipao, vc é o cara mais ecletico q ja vi, como vc consegue ouvir (e gostar) de tanta coisa, descobriu uma máquina do tempo?, esse camera obscura entra na categoria bandas fofinhas, como o antigo belle, nao?
    mombojo achei o nome do primeiro cd autoexplicativo,rs

    nao confundam estado com governo, mais assustador sáo os 20 bilhoes de dolares enviados ilegalmente pra fora do brasil (folha ontem), grana de sonegacao, trafico, corrupcao, caixa campanha, NOS somos podres, NOSSA sociedade, só apontar o dedo n adianta, por isso gostei tanto do novo do flaming lips, é um espelho sobre o que NÓS fariamos se tivessemos o poder, desculpa, mas to cansado de tanta indignacao cada vez q acontece algo, to mais a fim de ser prático: transparencia, informatizacao de tudo, jogar esses ladroes contra a parede, nao da pra absorver a dor do mundo, ja bastam as pessoais, mas sinto pelo cara

    tom, punk o episodio de ontem do six feet under, sinistro, e adorei a piada da claire qdo o advogado pergunta se nao é meio assustador morar numa funeraria e ela responde que nao é tao assustador quanto o escritorio de trabalho,rs,- life's too short

    ResponderExcluir
  15. Curto muito Catatonia , totalmente Britpop anos 90 , uma coisa mais adulta , um pouco diferente da cena inglesa atual (Tb mto boa), vou colocar no meu share do soulseek umas coletaneas que arrumei com um moleque ingles de 2 cds de b sides e non albuns tracks e aviso aqui.
    ...
    Infelizmente desisti do Rio há alguns anos depois de passar por um assalto num sinal de trânsito em copacabana as 3 da tarde , com arma na cabeça e tal , com a minha vó (!) no carro comigo. Toda vez que saio no Rio fico com adrenalina a mil , tenso , desde então , porque a parada traumatiza demais. Não era pra ser assim , e fico sempre preocupado com pais e irmãs que ainda tão lá . O pior , daqui a uma semana ninguém mais vai lembrar da morte do Netto, ainda mais que é copa do mundo.

    ResponderExcluir
  16. scissor sisters só em setembro, contando q caia um mes antes, ainda faltam uns dois meses de espera, rs

    the sundays ou the subways, o the sundays era aquela banda meio parecida com os smiths dos anos 80, e o the subways tem 2 musicas legais oh yeah e I Want to Hear What you Have Got to Say, sao bacanas, mas aguardo o segundo disco

    ResponderExcluir
  17. Fala Pessoal,

    Aproveitando que tocaram no assunto também gostaria de deixar registrado aqui minha revolta contra a violencia no Rio... e concordo com vc Tom se todos nós sabemos quais são os locais violentos porque nada é feito ??? é revoltante.

    Ps: Li sua resenha hj no O Globo sobre o filme A Profecia. vi o filme e concordo com vc é praticamente identico ao original... mais acabei gostando.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  18. fala tom

    acabei de receber de um amigo q veio de paris um pacotinho de cds incluindo raconteurs, wolfmother o best of do feeder, rakes e serge gainsbourg uma caixa de cinco cds dele e um tributo dele feito por gente como rakes, ff, por ae vai.....

    esse filme da profecia to afim de ver mas estou esperando agora mesmo é o superman returns.

    um disco q to ouvindo direto e gostando muito é o novo do pet shop boys, fundamental.

    abs.

    ResponderExcluir
  19. hehehehe poisé sou eclético até demais as pessoas não me entendem, e me dou com quase todo tipo de publico, desde o pessoal "fofinho" (que gostam diga-se de pasagem Belle & Sebastian, Camera Obscura, Weezer, Bjork, Giant Drag, CSS, BYOP, YYY etc) muito mangue (Chico, Eddie, CÉU, Nação, Mestre Ambrósio etc) na veia, ao mais classudo dos rocks como Wolfmother que ja gritava aqui na cova como um dos melhores do ano),

    mas tem uma coisa nisso tudo: Todos pelo meu ouvido tem que soar bem, seja o que for.

    Até no psytrance eu peneirava, preferia o mais trabalhado, o melhor, que tinha mais haver com Acid Techno, o chamado Hi-Tech Psy (Absolum, Dino Psaras, Dimitri Nakov, CPU etc (3D Vison) eu ainda toco em festas e isso me destaca muito).

    Ta bom o novo do Keane ouviram? Valeu a espera, menos meloso que o outro, to digerindo ainda aos poucos. Adorei novo do PSB os Remixes estão ótimos! (sou movido a musica, sempre com meu ipod ligado, vou ficar surdo!)

    Ei Tom,
    como vai ser seu Set Sexta na Alien Nation? Electro-Punk??? Queria saber se tem como voce colocar meu nome em sua lista, fiz mal em pedir? fico com vergonha hehehehehe Promete ser do caraio a noite espero, amo a bunker!!!!

    Abraço tom desculpa qualquer coisa!

    ResponderExcluir
  20. caray, muto bizaarro sandman, estudos biblicos!!! no prob qnto a nome na lista felipe, acho q posso botar ate uns dez malandros na lista. meu set sera misto, pq vou tocar entre os shows das bandas, entao vai ter um bocado de mashups, bootlegs com um toque de dark electro, claro :-)

    ResponderExcluir
  21. daft punk no tim festival: já tava na hora !

    ResponderExcluir
  22. felipao, continue avisando sobre o q cai na rede, aguardo o muse, scissor sisters e kasabian

    alguém aq curtiu o the decline of british sea power, o primeiro cd dos caras? altamente recomendado,

    vou deixar uma dica de site com promoçao de cd e dvd http://www.velvetcds.com.br/main.html , é uma lojinha na galeria do rock em sampa q ainda resiste aos tempos de fnac,

    ResponderExcluir
  23. Pô Passarelli...

    Weezer "fofinho"??!!

    Tu não deve ter ido em Curitiba...

    ResponderExcluir
  24. Pô Passareli...

    Weezer "fofinho"???!!!

    Tu não deve ter ido no show...

    ResponderExcluir
  25. Daft Punk no Tim Festival em outubro.

    ResponderExcluir
  26. o disco do muse ja ta na rede, basta ir em www.mininova.org. baixei, mas inda nao ouvi. o daft punk vai tocar no rio (27 de outubro) e em sao paulo (29) no tim fest! o bloger andou fora do ar, entao demorou pra aprovar os comments aqui e nem deu pra fazer post novo ontem. e quem tiver de bobe hj (sexta) tem shows de luxuria e maldita na volta da alien nation a bunker.

    ResponderExcluir
  27. Não fui ao Show do Weezer mesmo não, mas falo que as pessoas que gostam deles costumam ter esse segmento que falei.

    Os clipes do Weezer não são fofos???

    A banda faz a linha nerd fofa, sempre achei, com um toque de peso, mas o publico do show não sei mesmo, mas a galera que conheço sim, até pq show vai muita gente pelo evento e não pela banda.

    To lá no Retorno da saudosa Bunker, acho que vai dar no que falar, vai ta a old school toda la (tomara!!xo emos chatos! kkk)

    Espero bailar ao seu som também Tom, foda que vai ser pista dois como era antes, com a deusa Rosana na porta vai ser tudo de bom :)

    Coisas novas que estou escutando:

    Aphex Twin - Chosen Lords (acho que é o mais interessante trabalho dele, pelo menos é dançante, soube usar a tecnica dele sem ser viajandão)

    Muse - Ainda estou digerindo, mas já posso falar que Knights Of Cydonia é uma das melhores tracks deles, da pra ouvir inteir na boa.

    Scott Walker - The Drift - Album sensacional (ja ta na lista), psicodelismo ao estremo, som muito louco, nem um pouco radiofõnico, tem musicas de até 10-15 minutos, pura viagem musical e um vocal que parece um Elvis Lerdo (Ou do Anthony And the Jets...). Esse merece capa principal no RF, muito foda e ele tem toda uma história que vale a pena ler.

    The Pippetes - Banda que segue o hype dos 70's, só meninas fazendo boop mas com letras bem sacanas, muito bom.

    The Fierry Furnaces - Bitter Tea - Se vocês gostam da psicodelia do Super Furry Animals, com certeza vão adorar. Recomendo pegar o Blueberry Boat primeiro, outro fã de Mutantes.

    Encontrei uma comunidade no orkut chamada "Timbres Psicodelicos", é isso que eu gosto mesmo, por isso mombojó entra nessa história, o timbre ta lá!!!!!

    Se lembrar mais vou postando aqui, brazuca deem uma olhada no novo do Eddie e no Seuzé.

    Lucio Ribeiro saiu da folha né, agora vai trabalhar com o Fabio Massari no IG! Levei um susto qnd li a coluna hoje!:)

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Felipe,

    Sobre shows de um modo geral, faz sentido o que você comentou, mas esse especificamente tinha 90% de fãs(sem exagero), tanto que todas as músicas foram cantadas em uníssono, sem fofuras... ;-)

    Daft punk promete. Imperdível!

    ResponderExcluir
  29. Former Catatonia singer Cerys Matthews has revealed details of her forthcoming second solo album.

    'Never Said Goodbye', the follow-up to 2003's 'Cockahoop', is preceded by single 'Open Roads'.

    Matthews will also embark on her first UK tour for three years during July and August.

    'Never Said Goodbye' was produced by White Stripes associate Stuart Sikes, Ben Elkins and Matthews herself.

    The full tracklisting for the album is as follows:

    'Streets Of New York'
    'A Bird In The Hand'
    'Oxygen'
    'Open Roads'
    'The Endless Rain'
    'Blue Light Alarm'
    'Morning Sun'
    'Seed Song'
    'What Kind Of Man?'
    'Ruby'
    'Elen'

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu