Pular para o conteúdo principal

SHAZAM! SEIS LETRAS QUE RIEM

   Para a garotada de hoje, Shazam, é apenas o nome daquele app que te diz o nome das músicas, na hora, como mágica. Para outros, fãs dos desenhos Hanna-Barbera, era aquele gênio sorridente, que salvava os irmãos Jan e Jace de apuros. Mas, para muitos outros, sobretudo fãs de quadrinhos clássicos, Shazam! é a palavra mágica que transforma o menino Billy Batson no Capitão Marvel.



Pois é. Por coincidência ou não, 'Shazam!', o filme do Capitão Marvel, chega aos cinemas pouco depois do filme da capitã Marvel (na verdade, Miss Marvel), com o qual não tem nenhuma conexão. Shazam! é da DC, e a garota poderosa, da Marvel. Confuso? Pode ficar ainda mais se você souber que existe uma família Marvel que acompanha o capitão, composta por Marvel Jr e Mary Marvel. E, nenhum deles, faz parte do universo Marvel. Muito pelo contrário. São rivais.

Criado por Charles Clarence Beck (que assinava C.C. Beck, falecido em 1989) e com roteiros de Bill Parker, foi publicado primeiro pela pequena Fawcett Comics, até ser comprado pela DC (que alegava ser o personagem um plágio do Superman). E é. Uma espécie de super-homem. Só que, em vez de um alienígena, como Kal-El/Clark Kent,  o capitão Marvel é o alter-ego do adolescente Billy Batson que, toda vez que pronuncia a palavra mágica Shazam! se transforma no parrudo herói (com feições do ator Fred McMurray). Billy recebeu os poderes do mago Shazam por ter uma alma pura.



 A palavra SHAZAM é formada pelas inciais de várias figuras míticas e deuses gregos, de onde vem as qualidades do herói: S, de Salomão (sabedoria); H, de Hércules (força); A, de Atlas (resistência); Z, de Zeus (poder dos raios); A, de Aquiles (coragem) e M, de Mercurio (velocidade, vôo). Acabou virando sinônimo de alguma coisa mágica.

O filme, que estreia mundialmente nesta semana, resume todos estes elementos numa roupagem moderna, e com bastante senso de humor. E transpondo, muito bem, o clima de quadrinhos para o live action, sem jamais esquecer que quadrinhos são consumidos, basicamente, por crianças e adolescentes. Billy Batson não é mais um repórter de rádio, mas um menino que, abandonado pela mãe, passou por vários lares adotivos. Ao ser incumbido da responsabilidade de encarnar o capitão Marvel, o faz relutantemente. É aí que reside parte do humor: o fortão tem a mentalidade de um menino de 14 anos. E, isso, no início, resulta em muitas cenas engraçadas. Mas, o filme vai além. Muito além do trailer, que o vendia como uma espécie de Deadpool sem palavrões. Além de divertido, tem boas cenas de ação e entrega mais do que se espera pelos trailers.



Outra mudança, dos quadrinhos para o filme, é que, o nêmesis do herói, o Doutor Sivana (no Brasil, Silvana, com L), não é mais um cientista louco, mas um camarada louco por poder e com problemas graves em relação ao seu passado. Tanto o ator que faz Sivana (Mark Strong), como o que faz o herói (Zachary Levi) estão muito bem nos papéis. Alias, o elenco está muito bem escalado. E, o filme, vai muito bem, até o fim, sem usar o nome Marvel (para não dar cartaz ou ser confundido coma  rival) e promove a interação com outros heróis DC (Batman, Superman, Aquaman etc) de forma bacana.

Antes de chegar até ao filme que veremos agora (e após um longo hiato, já que deixou de ser publicado em hqs já faz algum tempo), o capitão Marvel já foi motivo de um serial para cinema (filmes exibidos em capítulos antes do filme principal, e posteriormente na TV, em episódios), nos anos 40; e também uma tosca série de TV, nos anos 70, que passava no Brasil em dobradinha com o da poderosa Ísis (que era dos mesmos produtores). Atualmente, a série (que foi o meu primeiro contato com o personagem) está em exibição no canal rede Brasil, que pega em UHF em alguns estados. No filme, não há o tigre malhado (apenas citado em detalhes na mochila de Billy), mas a família Marvel (agora, família Shazam) está sendo formada, ainda que de uma forma diferente. Valeu pela esperta adaptação.


rugidos fortes como os de malhado ;)
 

Comentários

  1. Além do seriado, lembro de um desenho animado com a família do Capitão Marvel. Tinha a esposa, um tio e um garoto, que não fazia parte da família, mas gostava tanto do capitão Marvel que, quando dizia seu nome, também se transformava...rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu