Pular para o conteúdo principal

OS LORDES DO CAOS


Muita gente, sobretudo os fãs mais aplicados, saiu reclamando um pouco de ‘Bohemian rhapsody’ (mais conhecido como ‘o filme do Queen’), por conta de sua bagunçada linha do tempo (fatos foram trocados de lugar, para dar um melhor ritmo ao filme, e culminar na apresentação do Live Aid) e por ter pegado leve na vida pessoal de Freddie Mercury, que era dado a excessos sexuais (isso é apenas mostrado en passant) e uso de drogas. O resultado: um filme ‘família’ e acessível a todos. Até porque, o Queen nunca foi uma banda de quebrar hotéis.



Então, quem estiver interessado em sexo, excessos, quebradeiras, bebedeiras, consumo de drogas e que tais, deve tentar ‘The dirt’, a divertida cinebiografia da banda glam metal americana Mötley Crüe, que acabou de entrar no Netflix. Baseado em livro escrito a partir de memórias dos quatro integrantes originais (Vince Neil, Nikki Sixx, Tommy Lee e Mick Mars), ele traz tudo o que é possível mostrar, sem virar um filme X-rated. Quem quiser mais detalhes sórdidos, que leia o livro. Infelizmente, não lançado no Brasil.

Dirigido por Jeff Tremaine, o camarada por trás dos programas de TV e dos filmes com a trupe de malucos e detonados Jackass (ou seja, de branco americano doido, ele entende), ‘The dirt’ conta um pouco da vida de cada integrante do Mötley Crüe (que encerrou atividades em 2015, mas deve voltar para shows este ano, por conta da repercussão deste filme), mostrando como aquele bando de desajustados acabou se tornando recordista de vendas e nome forte da geração glam metal, surgida nos clubes de rock da Sunset Strip, em Los Angeles, nos anos 80.



Tudo, sem poupar linguagem pesada, farto consumo de álcool e drogas (o baixista Nikki Sixx chegou a estar tecnicamente morto por uma overdose de heroína), muito sexo (num mundo em que as mulheres eram mero objetos sexuais, groupies profissionais) e toda aquela rotina de turnês, com quebradeiras em hotéis e tudo o que faz parte da vida de um rockstar. Tudo o que você não viu em ‘Bohemian rhapsody’ -- até porque, os membros do Queen, fora Freddie, sempre foram tranquilos ingleses casados. É um filme divertido, barulhento e exagerado, como eram as bandas daquela época, os loucos anos 80.


Em outro espectro está ‘Lords of chaos’ (só nas torrents, por enquanto), de Jonas Akerlund. Este, conta a sinistra história da banda sueca Mayhem, propagadora do gênero black metal (que envolvia satanismo e outros bichos), formada no final dos anos 80, na Noruega. Neste, o clima é lúgubre, nada divertido. O líder da Mayhem, conhecido como Euronymous (feito por Rory Culkin, irmão de Macauley), cultivava a morte e o satanismo, para animar a vida perfeita (e chata) nos paísess nórdicos. Euronymous acabou achando em outro maluco, o fã Varg Virkennes, alguém ainda mais perturbado do que ele. Varg, criador do Burzum (que nunca fez shows ao vivo), era dado a botar fogos em igrejas, esfaquear homossexuais, idolatrar Hitler e acabou preso por 15 anos, por estes crimes (hoje, vive no interior da França e virou um 'youtubber' de certo renome).



O diretor Akerlund, começou a carreira como baterista de uma banda deste gênero. Mas, logo largou esse mundo e virou renomado diretor de clips (para nomes tão diversos quanto Rammstein e Madonna). Contudo, apesar do conhecimento de causa, seu filme é um tanto monótono e parece zombar do assunto. Nota: a cantora Sky Ferreira, faz uma fotógrafa e namorada de Eponymous, personagem criada para o filme.

Seja como for, vale a vista. Mas, cuidado: tem cenas bastante escabrosas e perturbadoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...