Pular para o conteúdo principal

UM WOODSTOCK PRAIANO


O festival de Woodstock, que vai ganhar uma edição comemorativa de 50 anos, em agosto próximo (perto do lugar onde aconteceu o original, em Watkins Glen, NY), é sempre referência, quando se quer comparar/lembrar de festivais de rock onde quase tudo deu errado. mas, no fim, aconteceu. e virou lenda.



  O mesmo, se pode aplicar ao mítico festival de rock de Saquarema, que aconteceu em 1976, na conhecida cidade praiana, na Região dos Lagos carioca. Mas, se Woodstock tinha por detrás o poderoso grupo Warner -- que pretendia fazer um filme e lançar a trilha sonora deste --, o festival de Saquarema nasceu meio ‘nas coxas’. Da ideia de um doidão conhecido, Sérgio Spirito Santo, que levou o plano a Nelson Motta, que consegui realizá-lo, sabe-se lá como.

A saga deste evento está registrada em ‘Som, sol e surf: Saquarema’, documentário produzido com exclusividade para o canal Curta! (NET, Claro, Oi, Vivo), que o exibirá, pela primeira vez, nESTA SEGUNDA-FEIRA, 11 de fevereiro, às 22h30.

 Trata-se de um documento raro e imperdível, que só foi possível devido a um precioso trabalho de restauro (os rolos de filmes estavam apodrecendo, na cinemateca do MAM, há 39 anos); que, ainda que não tenha conseguido recuperar tudo, nos dá uma mostra do que foi o festival, do qual todos ouviram falar, mas quase ninguém viu, porque não havia registro.

  Para começar, o line-up foi espetacular, ainda mais para a época, onde eram raros este tipo de evento (para não dizer inexistentes): de uma ainda desconhecida Angela Ro Ro (toda glam), passando por Raul Seixas (com Liminha, no baixo), a grupos que sumiram na poeira, como Bixo da Seda e Flamboyant (de onde saiu o já lendário Zé da Gaita) e as decanas Made in Brazil (ainda na ativa) e Tutti-Frutti, com Rita Lee, parecendo uma espécie de Mick Jagger dos trópicos. Os áudios, estão ok.

Pena que o disco com a trilha sonora, planejada por Nelsinho, não saiu (deu pau no equipamento de áudio) e, tampouco, um longa-metragem do evento, pode ser lançado (era assim que planejavam cobrir os prejuízos com a produção), já que este material, também se perdeu.
   O que restou (e se salvou de virar vinagre) está no documentário, que é pontilhado por depoimentos de quem esteve envolvido na produção (de Nelson Motta a seus fiéis assistentes Leonardo Netto e Djalma Limongi), remanescentes da plateia e surfistas famosos (como Daniel Friedman e Ricardo Bocão) que participaram do festival de surfe que aconteceu no mesmo final de semana (!), o que acabou por dar um nó gigantesco na (então) pequena vila de pescadores, que não tinha infraestrutura para receber toda aquela gente. Não havia hospedagem e comida para todos.

 Daí o clima de caos, a la Woodstock (a cidade ficou paralisada, pela quantidade de carros) e, até mesmo, pelo toque final, da chuva que caiu num dos dias, e transformou tudo num lamaçal. E liberou geral. Não dava mais para cobrar ingressos, já que os frágeis muros do campo de futebol, onde o festival aconteceu, cederam. Então, ligaram o F. Mas, tudo transcorreu bem, sem nenhum tipo de incidente grave.
Um programa simplesmente imperdível.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu