Pular para o conteúdo principal

O CLÍMAX DE GASPAR NOÉ


   Não se fica indiferente a um filme do franco-argentino Gaspar Noé. Desde o seu primeiro filme com distribuição nacional (porque, antes, teve 'sozinho contra todos', aqui direto em vídeo), o incômodo -- e violento -- 'irreversível' (2002), cujas redes brasileiras de cinemas se recusaram a exibir (apesar de ter Vincent Cassel e Monica Belucci no elenco), e acabou exibido apenas em uma ou outra sala mais alternativa, nas principais capitais; passando pelo viajandão 'enter the void' (aqui, 'viagem alucinante', 2009), baseado no livro tibetano dos mortos (acompanha uma alma vagando por tóquio, até resolver um problema que ficou pendente antes de sua morte) e culminando no explícito 'Love' (que apresenta uma cena de ejaculação em 3D!), a plateia não sai da sala incólume. Seja odiando, amando, perturbada, chocada, seus filmes são marcantes. E suscitam debates.



A nova experiencia de Noé (que veio ao Brasil, semana passada, para lançar) é 'Clímax'. Desta vez, o cenário é um salão, numa mansão afastada de Paris, onde um grupo ensaia um espetáculo de dança, durante forte nevasca. A primeira metade, apresenta os principais integrantes do grupo, quem são, o que pensam, suas conexões, e, sobretudo, as partes de ensaio (há sequencias de dez minutos apenas com música eletrônica e passos de dança). contudo, quando o filme chega no meio, há uma virada brutal. alguém do grupo jogou LSD no ponche que a turma toma nos intervalos, e, daí por diante, todo o tipo de loucuras e paranóias afloram neles. E, as coisas caminham para um desfecho perturbador. Tudo com as cores favoritas do diretor: muito vermelho e amarelados que lembram néons. No elenco, o único nome conhecido é Sofia Boutella (Star trek: sem fronteiras, a múmia, Kingsman: serviço secreto).



Se você quer ver algo que vá além do banal, não perca 'Clímax'. Mas, podes sair da sala bastante atordoado e até com dor de cabeça. esteja avisado. E, curta a trilha com daft Punk, Aphex twin, cerrone, lil louis, giorgio moroder, soft cell, M/A/R/R/S, patrick hernandez e rolling stones, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...