Pular para o conteúdo principal

WALL OF VOODOO: UMA BANDA UNICA


JA ME PEDIRAM, ALGUMAS VZS, LISTAS DE MELHORES DISCOS DA VIDA. AS VZS, ME DEIXO LEVAR PELO SENTIMENTALISMO OU PELO QUE MARCOU EM DETERMINADOS MOMENTOS, ESQUECENDO DE CERTOS TITULOS. MAS UM DOS ÁLBUNS QUE ME PEGARAM DE VEZ, DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE OUVI (E QUE NEM SEMPRE LEMBRO DE LISTAR), FOI 'DARK CONTINENT' (1981), DO WALL OF VOODOO, QUE ME CHEGOU PELAS MÃOS DO AMIGO SKATISTA CESINHA CHAVES. EU JA HAVIA VISTO UMA PERFORMANCE DO WOV NAQUELE FILME-CONCERTO, 'URGH!' (UMA FAIXA DESTE DISCO, 'BACK IN FLESH'). MAS FOI QUANDO OUVI O DISCO TODO QUE ELES ME FISGARAM. DESDE A MISTERIOSA CAPA (COM AQUELA ROCHA QUE APARECE NUM EP DE STAR TREK CLASSICA), ÀS LETRAS SENSACIONAIS E AO JEITO DE CANTAR DE STAN RIDGWAY (UM GENIO NUNCA RECONHECIDO), E PELOS ARRANJOS TOSCOS DE BATERIAS ELETRONICAS PRIMITIVAS ALIADAS AOS ARRANJOS 'ENNIO MORRICONESCOS' NAS GUITARRAS E TUDO O MAIS. ERA UM SOM TOTALMENTE NOVOE  ATÍPICO;


*ouça aqui o dark continent na integra:


O WALL OF VOODOO FOI UMA BANDA DO EXTINTO SELO IRS (QUE PERTENCIA AO IRMAO DO STEWART COPELAND, DO POLICE, O MILES) QUE SURGIU NO AUGE DA NEW WAVE AMERICANA, NA CALIFÓRNIA, NA VIRADA DOS 70S PROS 80S. DERIVADA DE UM PROJETO DE TRILHAS SONORAS PARA FILMES CRIADO POR STAN RIDGWAY, O ACME SOUNDTRACKS (DAI O CLIMA WESTERN SPAGHETTI DE SEU SOM E OS EFEITINHOS ESPECIAIS). ELES NUNCA CONSEGUIRAM UM GRANDE SUCESSO DE FATO. A NAO SER COM O CLIPE E O SINGLE PARA 'MEXICAN RADIO' (1982, DO ÁLBUM SEGUINTE, 'CALL OF THE WEST'), QUE TEVE BOA ROTAÇÃO NA MTV E NAS PISTAS DAS DANCETERIAS. FICARAM NA HISTÓRIA COMO UMA BANDA CULT; COLABOROU PARA A FALTA DE SUCESSO DA BANDA A CERTA DESORGANIZAÇÃO ENTRE ELES. ROLARAM VARIAS BRIGAS INTERNAS, SEM CONTAR QUE STAN ERA CHEGADO NA COCAINA E ALGUNS DOS OUTROS EM DROGAS MAIS PESADAS, O QUE TUMULTUAVA TUDO. RESULTADO: A PRIMEIRA ENCARNAÇÃO DA BANDA DUROU DE 1979 A 1989. MAS, NO MEIO DISSO, STAN SAIU EM CARREIRA SOLO (LANÇOU ALGUNS ÓTIMOS DISCOS E COLABOROU NA TRILHA DE 'RUMBLE FISH'), COM A BANDA CONTINUANDO A USAR O NOME WALL OF VOODOO, APESAR DE STAN TER BRIGADO COM ELES CONTRA ISSO.


DESDE ENTÃO, DOIS INTEGRANTES ORIGINAIS, JOE NANINI E MARC MORELAND, MORERRAM (O PRIMEIRO, DE ANEURISMA , O OUTRO DE CÂNCER, ENTRE 2000 E 2002). O QUE PORIA FIM A QUALQUER TENTATIVA DE REVIVAL. MAS A  BANDA ACABOU VOLTANDO EM 2006 (COM STAN E SEM NENHUM OUTRO MEMBRO ORIGINAL, QUE SERIA O UNICO SOBREVIVENTE, MARC MORELAND), QUE, HJ EM DIA, FAZ SHOWS EVENTUALMENTE EM FESTIVAIS. É DELES, A MELHOR VERSÃO PARA 'RING OF FIRE', DE JOHNNY CASH (COM DIREITO A GUITARRINHA INSPIRADA NO TEMA DO FILME 'OUR MAN FLINT'), LANÇADA NUM EP HOMONIMO EM 1980, QUE DEPOIS, LANÇADO EM CD, VEIO COM VARIAS FAIXAS-EXTRA AO VIVO. PROCUREM CONHECER.

*CLIPE DO UNICO HIT DA BANDA, MEXICAN RADIO:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...