Pular para o conteúdo principal

MEXICO LINDO...



...É O QUE VEM ESCRITO NA BORDA DA MAIORIA DAS CAMISETAS TURÍSTICAS. O QUE CRIA UM CACÓFATO BIZARRO PRA GENTE. MAS, O FATO É QUE O MÉXICO PODE SER LINDO EM OUTRAS PARTES (SOBRETUDO EM SUAS PRAIAS). MAS, NA CIUDAD DE MEXICO, NÃO. COMO JÁ HAVIAM ME DITO, A CIDADE DO MÉXICO É TIPO SÃO PAULO: GRANDE, FEIA, ÁRIDA E POLUÍDA. E DIGO MAIS: CERTAS PARTES ME LEMBRARAM TBM BENFICA, NA ZONA NORTE CARIOCA (É TUDO CINZENTO E SUJO DE FULIGEM). MAS, TBM, EXISTEM AREAS BONITS, RICAS, COM RUAS IGUAIS AS DOS JARDINS/SP. OU COMO A GARCIA D´ÁVILA/RJ, COM UMA LOJA DE NESPRESSO AO LADO DE UMA MAC STORE (Ó, CLICHÊ!). ELA GANHA DE SP, PQ NAO É CERCADA POR DOIS RIOS FÉTIDOS (E TEM RUíNAS AZTECAS HA MENOS DE UMA HORA DE DISTÂNCIA). E NEM TEM OS ENGARRAFAMENTOS GIGANTESCOS. MAS ACHO QUE SP TEM MAIS PARTES BACANAS, NO TODO. MAS NAO POSSO AFIRMAR COM CERTEZA, DEVIDO AO POUCO TEMPO.


ESTIVE LÁ A TRABALHO (VIDE FOTO ACIMA, FUI ENTREVISTAR WILL FARREL E DAVID KOECHNER POR CONTA DO FILME 'ANCHORMAN 2', DEPOIS CONTO EM OUTRO POST), POR POUCOS DIAS, E CARIMBEI MAIS UMA NOVA CIDADE/PAÍS NO PASSAPORTE. PELO LADO DOS ESTEREÓTIPOS: SIM, COMO NÓS, ELES GOSTAM DE FUTEBOL, TELENOVELAS, SÃO MUUUUITO RELIGIOSOS (CATÓLICOS) E SÃO QUASE TODOS GORDINHOS E COM CARA DE PANCHO. MAS, POR OUTRO LADO, É UMA CIDADE COM MUITAS AMENIDADES E SERVIÇOS HERDADOS/COPIADOS DOS AMERICANOS DO NORTE (INCLUSIVE NA PARTE DO TRATO PÚBLICO, ALGO QUE É NOSSO FRACO), MAIS LIMPA E ORDENADA QUE O CENTRO DO RIO (FIQUEI NA REFORMA, NO CENTRÃO, LUGAR BEM HABITAVEL). E A MAIORIA DAS TURNÊS DAS GRANDES BANDAS, PASSAM POR LÁ (KRAFTWERK, P EX, FARÁ CINCO SHOWS EM FEVEREIRO|), PQ FICA MAIS PERTO DOS EUA E TALZ.

 UMA CURIOSIDADE: NAO HÁ SALEIROS NOS RESTAURANTES. SE VC QUISER SAL, PRECISA PEDIR. AMIGO MEXICANO ME CONTOU QUE FOI UMA NORMA QUE O GOVERNO BAIXOU PARA COMBATER PRESSAO ALTA. TBM NAO SE VE TANTAS COISAS DA TURMA DO CHESPERITO (CHAVES/CHAPOLIM) E DOS LUTADORES PELAS RUAS. VC SÓ ACHA UM POUCO DISSO NAS FEIRINHAS TURISTICAS. RALEI PRA ACHAR. UMA COISA BOA PRA NOSOTROS DO BRASIL É O CÂMBIO. COM US$100, VC COMPRA MAIS DE MIL PESOS. SENDO QUE UMA PASSAGEM DE BUS OU METRO, P EX, CUSTA $5 (OU, MENOS DE 1 REAL!). DÁ PRA ANDAR DE TAXI, COMER E COMPRAR UNS BAGULHOS COM MENOS DE 100 CONTOS NO BOLSO. E SOBRA TROCO! MAS, ALGUMAS COISAS SAÕ BEM CARAS. UM CD, POR EXEMPLO, PODE CUSTAR 500, 600 PESOS, O QUE NAO É VANTAJOSO.


PESSOALMENTE CURTI AS RÁDIOS (O MODELO ACIMA, ESTÁ NO QUARTO DE LAZER DE FRIDA KHALO E DIEGO RIVER, LEIA ABAIXO). SEMPRE LEVO MEU RADINHO GLOBAL TRAVELLER PARA CONHECER AS ESTAÇÕES LOCAIS (E, DEPOIS, PRESETAR NO MEU WEBRADIO). LÁ ROLA MUITO POP, ROCK E OLDIES (MAS NAO AQUELAS MESMAS VELHAS CANÇOES DE SEMPRE QUE TOCAM NOS PGMS DAQUI). FIQUEI FÃ DAS CUMBIAS E RANCHERAS QUE ROLAM NA RADIO EL PATRÓN. OUTRA CURIOSIDADE: ELES ANUNCIAM TODOS OS NOMES DAS MUSICAS GRINGAS EM ESPANHOL. EXEMPLO: TAVA NO BANHO OUVINDO A FM POP ROCK UNIVERSAL, E TOCOU 'PLAY THE GAME', DO QUEEN. O LOCUTOR ANUNCIOU: ESCUCHAMOS 'JOGA EL JUEGO', DE LOS QUEEN (TBM TRADUZEM OS NOMES DOS TIMES DE BASQUETE, FUTEBOL ETC, AMERICANOS. SAN ANTONIO SPURS, P EX, VIRAM 'LAS ESPORAS DE SANTO ANTONIO' (RS). ELES NAO USAM TANTAS PALAVRAS EM INGLES OU DERIVADAS, COMO NÓS. SÓ AS PALAVRAS QUE NAO TEM SIMILAR OU QUE NÃO FICAM ACURADAS. SÃO MEIO NACIONALISTAS.



CONTUDO, CINCO DIAS (TRES E MEIO, NA REAL, FORA OS AEROPORTOS E TALZ) É MUITO POUCO PARA TENTAR DEFINIR O MÉXICO, QUE É IMENSO E CULTURALMENTE MUITO RICO. NAO TENHO MUITO MAIS A DIZER. FORA O TRABALHO, SÓ TIVE DUAS METADES DE DIAS PARA EXPLORAR. SÓ QUE A CIDADE NÃO ME SEDUZIU. AS MAZELAS E CENÁRIOS SAO MUITO PARECIDOS COM OS NOSSOS. (E ELES DERAM MOLE EM DEIXAR O CHOCOLATE SER ROUBADO E DESENVOLVIDO PELOS EUROPEUS, MAS FICARAM COM A TEQUILA E O MEZCAL, AO MENOS). DE RESTO, O PAÍS PASSA POR UMA ONDA DE VIOLENCIA (MUITOS SEQUESTROS, POR CONTA DO NARCOTRÁFICO, COMO ROLOU CERTA ÉPOCA NO RIO E SP) E ATÉ O ESCRITÓRIO DE EL CHAVO (ROBERTO BOLAÑOS) FOI ASSALTADO. E O FILHO DO SANTO, O LENDÁRIO LUTADOR DA MÁSCARA DE PRATA, ESTÁ ENSINANDO GOLPES DE LUCHA LIBRE À POLICIA LOCAL! (VI TUDO ISOS NO JORNAL)SE UM DIA LÁ VOLTAR (NO DIA DE LOS MUERTOS SERIA SHOW), TENTAREI CAPTAR MAIS ALGUMA VIBE QUE NÃO TIVE. OU VER UMA LUTA, QUE, INFELIZMENTE, SÓ ROLAM NOS FINAIS DE SEMANA, QUE NÃO PEGUEI.


>> O MELHOR DA VIAGEM: VISITEI A BELA CASA AZUL DE FRIDA KHALO E DIEGO RIVERA (QUE FICA NUM BAIRRO ONDE AS RUAS TEM NOMES DE CIDADES EUROPEIAS, A DELES, É A LONDRES!). O LUGAR É LINDO. A CASA ESTÁ INTACTA, COMO SE ELES FOSSEM APARECER A QUALQUER MOMENTO. NAO TEM TANTO MATERIAL DELES, JÁ QUE A IDEIA É MOSTRAR MAIS A CASA. OUTRO MUSEU LOCAL TEM MAIS MATERIAL. E, NO ANEXO, ROLAM EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS (NO MOMENTO, TEM UMA BANCADA PELA 'VOGUE', COM OS VESTIDOS E ACESSORIOS USADOS POR FRIDA, QUE ESTAVAM HA 50 ANOS GUARDADOS, A PEDIDO DO DIEGO ); INCLUSIVE OS ORTOPÉDICOS, QUE ELA TEVE DE USAR APÓS O ACIDENTE QUE A DEIXOU QUASE INVÁLIDA, QUE PARECEM MAIS PEÇAS DE TORTURA). FRIDA É TIPO UMA SANTA PARA OS MEXICANOS, QUASE COMO A PROTETORA DELES, N. S, DE GUADALUPE. SEU ROSTO ESTAMPA BOLSAS E TODO TIPO DE BADULAQUES. ESTANDO LÁ NA CASA, FICOU MAIS CLARO O QUANTO ELA ESTEVE À FRENTE DE SEU TEMPO. FOI A MODERNEX ORIGINAL. A 'VOGUE' DE PARIS É QUE FOI ATÉ ELA, NOS ANOS 30, PARA CAPTAR A ESSÊNCIA, O ESTILO. QUE, ALIÁS, CONTINUAM ATUALÍSSIMOS, COMO SE VÊ PELAS RUAS DAQUI. QUE VIVA FRIDA!

*além de ter reencontrado o bróder edu graça (que mora em nyc), e conhecido a espevitada cleide klock (do hawaii) e os queridos fernanda brambilla e salvador...


http://www.museofridakahlo.org.mx/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY