Pular para o conteúdo principal

ROBOCOP? QUASE...



ANTES DE MAIS NADA, TENHO DE DIZER QUE O 'ROBOCOP' ORIGINAL É, PRA MIM, UM DOS MELHORES SCI-FI JA FEITOS (E TBM UM DOS TOP 100 MOVIES EVER). PERFEITO EM SEU MISTO DE CONSTRUÇÃO DO MITO (CRISTO?), CRONICA SOCIAL, ULTRA-VIOLENCIA, HUMOR NEGRO, COM UMA CERTA LINGUAGEM APROPRIADA DOS QUADRINHOS (BOA CRUZA ENTRE JUDGE DREDD E BATMAN, THE DARK KNIGHT). E COM A VISÃO DE UM ESTRANGEIRO EM HOLLYWOOD, O POLEMICO DIRETOR HOLANDÊS PAUL VERHOEVEN (DE STARSHIP TROOPERS E BASICO INSTINTO) (QUE TEVE DE EDITAR BASTANTE O FILME, PARA NÃO GANHAR UM CERTIFICADO X NOS EUA).


O REMAKE, DO TBM ESTRANGEIRO EM HOLLYWOODLAND, JOSÉ PADILHA, PROPOE MAIS UMA REVISÃO DO QUE UMA COPIA AO PÉ DA LETRA, AINDA QUE USE O MESMO PERSONAGEM, MURPHY. PODERIA TER SIDO INTERESSANTE. MAS PADECE DE SER UM FILME PG-13 (ISTO É, PERMITIDO PARA MENORES E CRIANÇAS ACOMPANHADAS DOS PAIS, O ORIGINAL ERA R, RESTRITO PARA MENORES DE 17 ANOS). SÓ COM ISSO, PRATICAMENTE TUDO O Q FEZ DO ORIGINAL SER O QUE É, ESVAI-SE. O QUE TEMOS? APENAS MAIS UM FILME PADRÃO, CHEIO DE TIROTEIOS, SEM SANGUE, SEM UM BOM VILÃO (NAO HÁ NADA PARECIDO COM UM BODICKER), SEM NENHUMA CENA REALMENTE MARCANTE (BOM, EU SÓ ACHEI BACANA O USO DE 'HOCUS POCUS', DO FOCUS, NUMA CENA DE TREINAMENTO). E QUE LEVA MUITO TEMPO PARA COMEÇAR DE FATO. TENTOU-SE HUMANIZAR O ROBOCOP, AGORA, ELE TEM MULHER E FILHO PRESENTES (E ISSO É O QUE MOTIVA MURPHY). MAS NEM ISSO O TORNA UM PERSONAGEM SIMPÁTICO PRA GENTE, APESAR DOS ESFORÇOS DO ATOR.


SOBROU PARA SAMUEL L. JACKSON, QUE FAZ UM APRESENTADOR DE TV ESTILO FOX NEWS, AS MELHORES FALAS. ELE É A CONSCIÊNCIA SATIRO-POLITICA DO FILME (O MÁXIMO EM QUE PADILHA PODE TENTAR PASSAR ALGUMA MENSAGEM). É QUEM FAZ A ATUALIZAÇÃO DA AMÉRICA DOS ANOS 80 (ERA REAGAN) PARA A DE UM FUTURO PRÓXIMO PROVÁVEL, COM DRONES E ROBOS PATRULHANDO O MUNDO (QUE SERIA UMA BOA PREMISSA PRO FILME, MSS FICOU SÓ NA ABERTURA). O PUNCHLINE FINAL DE SAM ARRANCA APLAUSOS DA PLATÉIA. MAS, DE RESTO, ROBOCOP É APENAS OK, UM FILME DE AÇÃO GENÉRICO, QUE TENTA MOLDAR UM NOVO HERÓI PARA PLATEIAS ACOSTUMADAS COM FILMES DA MARVEL, MAS SEM O MESMO ESTOFO DE UM IRON MAN, P EX. A SENSAÇÃO É DE QUE, SE ERA PRA REFAZER, QUE FOSSE UM PASSO ALÉM DO ORIGINAL. DO JEITO QUE FICOU, É SÓ UM DECALQUE PÁLIDO. MAS MUITO BEM REALIZADO, ARTESANALMENTE (AFINAL, CUSTOU CERCA DE US$140MI). PADILHA SAIU-SE LEVEMENTE MELHOR DO QUE O SULAFRICANO NEIL BLOMKAMP (DISTRITO 9), QUE METEU OS PÉS PELAS MÃOS NA ESTREIA NO CINEMÃO AMERICANO, COM O SEU SOFRÍVEL SCI-FI  'ELYSIUM'. E MUITO MEKLHOIR DO QUE AS INCURSÕES DE OUTROS BRASILEIROS NO CINEMA USA, COMO HEITOR DHALIA E WALTER SALLES JR.



PODE SER QUE AS PLATEIAS DE HJ, ACOSTUMADAS A UM NIVEL BAIXO (E ALGO INFANTILIZADO) DE CINEMA DE AÇÃO, COMPREM ESSE NOVO ROBOCOP PG-13 -- MAS, PELO VISTO, NÃO COMPRARAM. PELO MENOS NOS EUA. A BILHETERIA INICIAL LÁ FOI FRAQUÍSSIMA. MAS ESTÁ INDO BEM NO MERCADO INTERNACIONAL. DEVE SE PAGAR (BOM, PQ MANTERÁ PORTAS ABERTAS PRO PADILHA). MAS, RECOMENDO A QUEM NUNCA VIU O ORIGINAL, QUE O FAÇA CORRENDO (ESTÁ SAINDO UMA EDIÇÃO BACANÉRRIMA EM BLU-RAY). E, SE DER, CONFIRA 'DREDD 3D', QUE É TUDO O QUE O NOVO ROBOCOP NÃO É (O NOVO ROBO SEQUER MOSTRA A CIDADE DE DETROIT EM CONVULSÃO SOCIAL, QUE É UM DE SEUS MOTIVOS DE EXISTIR). E, TBM, VER A PARODIA 'OUR ROBOCOP REMAKE', DISPONIVEL NO YOUTUBE. ESTA, SAIU-SE BEM MELHOR.

PRÓS: NÃO É EM 3D. OS ATORES SE ESFORÇAM. MICHAEL KEATON E GARY OLDMAN SÃO SEMPRE CONFIÁVEIS, O NOVO MURPHY (JOEL KINNAMAN), É OK, ABBIE CORNISH ESTÁ TOTALMENTE DESPERDIÇADA. SÓ ESTÁ LÁ PARA CHORAR.

CONTRAS: É PG-13 (O QUE JÁ MATA O FILME NA LARGADA), NAO VAI ADIANTE NO QUE JÁ VIMOS ANTES. NÃO TEM NENHUMA CENA REALMENTE MEMORÁVEL (OU TEM, NEGATIVAMENTE: MURPHY CORRENDO PELA PRIMEIRA VEZ COMO ROBOCOP, É UMA VERSAO RUIM DE PETER PARKER DESCOBRINDO SEUS PODERES DE ARANHA), DEMORA MUITO PRA COMEÇAR. E O PIOR DE TUDO: ROBOCOP DÁ AQUELE PULO, QUE BATE O PUNHO NO CHÃO, A LA IRON MAN! DEVE TER SIDO IMPOSIÇÃO DO ESTUDIO.

ROBOCOP ORIGINAL: *****

ROBOCOP REMAKE **


TRAILER DOS DOIS:



EM DEFESA DO PADILHA (DO QUAL APRECIO OS TROPA DE ELITE, EXECRADOS POR MUITOS, QUE O CHAMAM DE EXPLOITATION), TEM ISSO AQUI, DO IMDB:
During production of the film, director José Padilha phoned friend and fellow Brazilian director Fernando Meirelles to confide in him his frustration in the lack of creative control he was allowed by the studio for the project. Padilha estimated that for every ten ideas he brought to the project, the studio refused nine, and went on to the describe the making of the film as "The worst experience of [his] life". When word of this conversation became public, in an effort to appease the studio Padilha released counter statements expressing satisfaction with the film.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...