Pular para o conteúdo principal

ROBOCOP? QUASE...



ANTES DE MAIS NADA, TENHO DE DIZER QUE O 'ROBOCOP' ORIGINAL É, PRA MIM, UM DOS MELHORES SCI-FI JA FEITOS (E TBM UM DOS TOP 100 MOVIES EVER). PERFEITO EM SEU MISTO DE CONSTRUÇÃO DO MITO (CRISTO?), CRONICA SOCIAL, ULTRA-VIOLENCIA, HUMOR NEGRO, COM UMA CERTA LINGUAGEM APROPRIADA DOS QUADRINHOS (BOA CRUZA ENTRE JUDGE DREDD E BATMAN, THE DARK KNIGHT). E COM A VISÃO DE UM ESTRANGEIRO EM HOLLYWOOD, O POLEMICO DIRETOR HOLANDÊS PAUL VERHOEVEN (DE STARSHIP TROOPERS E BASICO INSTINTO) (QUE TEVE DE EDITAR BASTANTE O FILME, PARA NÃO GANHAR UM CERTIFICADO X NOS EUA).


O REMAKE, DO TBM ESTRANGEIRO EM HOLLYWOODLAND, JOSÉ PADILHA, PROPOE MAIS UMA REVISÃO DO QUE UMA COPIA AO PÉ DA LETRA, AINDA QUE USE O MESMO PERSONAGEM, MURPHY. PODERIA TER SIDO INTERESSANTE. MAS PADECE DE SER UM FILME PG-13 (ISTO É, PERMITIDO PARA MENORES E CRIANÇAS ACOMPANHADAS DOS PAIS, O ORIGINAL ERA R, RESTRITO PARA MENORES DE 17 ANOS). SÓ COM ISSO, PRATICAMENTE TUDO O Q FEZ DO ORIGINAL SER O QUE É, ESVAI-SE. O QUE TEMOS? APENAS MAIS UM FILME PADRÃO, CHEIO DE TIROTEIOS, SEM SANGUE, SEM UM BOM VILÃO (NAO HÁ NADA PARECIDO COM UM BODICKER), SEM NENHUMA CENA REALMENTE MARCANTE (BOM, EU SÓ ACHEI BACANA O USO DE 'HOCUS POCUS', DO FOCUS, NUMA CENA DE TREINAMENTO). E QUE LEVA MUITO TEMPO PARA COMEÇAR DE FATO. TENTOU-SE HUMANIZAR O ROBOCOP, AGORA, ELE TEM MULHER E FILHO PRESENTES (E ISSO É O QUE MOTIVA MURPHY). MAS NEM ISSO O TORNA UM PERSONAGEM SIMPÁTICO PRA GENTE, APESAR DOS ESFORÇOS DO ATOR.


SOBROU PARA SAMUEL L. JACKSON, QUE FAZ UM APRESENTADOR DE TV ESTILO FOX NEWS, AS MELHORES FALAS. ELE É A CONSCIÊNCIA SATIRO-POLITICA DO FILME (O MÁXIMO EM QUE PADILHA PODE TENTAR PASSAR ALGUMA MENSAGEM). É QUEM FAZ A ATUALIZAÇÃO DA AMÉRICA DOS ANOS 80 (ERA REAGAN) PARA A DE UM FUTURO PRÓXIMO PROVÁVEL, COM DRONES E ROBOS PATRULHANDO O MUNDO (QUE SERIA UMA BOA PREMISSA PRO FILME, MSS FICOU SÓ NA ABERTURA). O PUNCHLINE FINAL DE SAM ARRANCA APLAUSOS DA PLATÉIA. MAS, DE RESTO, ROBOCOP É APENAS OK, UM FILME DE AÇÃO GENÉRICO, QUE TENTA MOLDAR UM NOVO HERÓI PARA PLATEIAS ACOSTUMADAS COM FILMES DA MARVEL, MAS SEM O MESMO ESTOFO DE UM IRON MAN, P EX. A SENSAÇÃO É DE QUE, SE ERA PRA REFAZER, QUE FOSSE UM PASSO ALÉM DO ORIGINAL. DO JEITO QUE FICOU, É SÓ UM DECALQUE PÁLIDO. MAS MUITO BEM REALIZADO, ARTESANALMENTE (AFINAL, CUSTOU CERCA DE US$140MI). PADILHA SAIU-SE LEVEMENTE MELHOR DO QUE O SULAFRICANO NEIL BLOMKAMP (DISTRITO 9), QUE METEU OS PÉS PELAS MÃOS NA ESTREIA NO CINEMÃO AMERICANO, COM O SEU SOFRÍVEL SCI-FI  'ELYSIUM'. E MUITO MEKLHOIR DO QUE AS INCURSÕES DE OUTROS BRASILEIROS NO CINEMA USA, COMO HEITOR DHALIA E WALTER SALLES JR.



PODE SER QUE AS PLATEIAS DE HJ, ACOSTUMADAS A UM NIVEL BAIXO (E ALGO INFANTILIZADO) DE CINEMA DE AÇÃO, COMPREM ESSE NOVO ROBOCOP PG-13 -- MAS, PELO VISTO, NÃO COMPRARAM. PELO MENOS NOS EUA. A BILHETERIA INICIAL LÁ FOI FRAQUÍSSIMA. MAS ESTÁ INDO BEM NO MERCADO INTERNACIONAL. DEVE SE PAGAR (BOM, PQ MANTERÁ PORTAS ABERTAS PRO PADILHA). MAS, RECOMENDO A QUEM NUNCA VIU O ORIGINAL, QUE O FAÇA CORRENDO (ESTÁ SAINDO UMA EDIÇÃO BACANÉRRIMA EM BLU-RAY). E, SE DER, CONFIRA 'DREDD 3D', QUE É TUDO O QUE O NOVO ROBOCOP NÃO É (O NOVO ROBO SEQUER MOSTRA A CIDADE DE DETROIT EM CONVULSÃO SOCIAL, QUE É UM DE SEUS MOTIVOS DE EXISTIR). E, TBM, VER A PARODIA 'OUR ROBOCOP REMAKE', DISPONIVEL NO YOUTUBE. ESTA, SAIU-SE BEM MELHOR.

PRÓS: NÃO É EM 3D. OS ATORES SE ESFORÇAM. MICHAEL KEATON E GARY OLDMAN SÃO SEMPRE CONFIÁVEIS, O NOVO MURPHY (JOEL KINNAMAN), É OK, ABBIE CORNISH ESTÁ TOTALMENTE DESPERDIÇADA. SÓ ESTÁ LÁ PARA CHORAR.

CONTRAS: É PG-13 (O QUE JÁ MATA O FILME NA LARGADA), NAO VAI ADIANTE NO QUE JÁ VIMOS ANTES. NÃO TEM NENHUMA CENA REALMENTE MEMORÁVEL (OU TEM, NEGATIVAMENTE: MURPHY CORRENDO PELA PRIMEIRA VEZ COMO ROBOCOP, É UMA VERSAO RUIM DE PETER PARKER DESCOBRINDO SEUS PODERES DE ARANHA), DEMORA MUITO PRA COMEÇAR. E O PIOR DE TUDO: ROBOCOP DÁ AQUELE PULO, QUE BATE O PUNHO NO CHÃO, A LA IRON MAN! DEVE TER SIDO IMPOSIÇÃO DO ESTUDIO.

ROBOCOP ORIGINAL: *****

ROBOCOP REMAKE **


TRAILER DOS DOIS:



EM DEFESA DO PADILHA (DO QUAL APRECIO OS TROPA DE ELITE, EXECRADOS POR MUITOS, QUE O CHAMAM DE EXPLOITATION), TEM ISSO AQUI, DO IMDB:
During production of the film, director José Padilha phoned friend and fellow Brazilian director Fernando Meirelles to confide in him his frustration in the lack of creative control he was allowed by the studio for the project. Padilha estimated that for every ten ideas he brought to the project, the studio refused nine, and went on to the describe the making of the film as "The worst experience of [his] life". When word of this conversation became public, in an effort to appease the studio Padilha released counter statements expressing satisfaction with the film.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu