ANTES DE MAIS NADA, TENHO DE DIZER QUE O 'ROBOCOP' ORIGINAL É, PRA MIM, UM DOS MELHORES SCI-FI JA FEITOS (E TBM UM DOS TOP 100 MOVIES EVER). PERFEITO EM SEU MISTO DE CONSTRUÇÃO DO MITO (CRISTO?), CRONICA SOCIAL, ULTRA-VIOLENCIA, HUMOR NEGRO, COM UMA CERTA LINGUAGEM APROPRIADA DOS QUADRINHOS (BOA CRUZA ENTRE JUDGE DREDD E BATMAN, THE DARK KNIGHT). E COM A VISÃO DE UM ESTRANGEIRO EM HOLLYWOOD, O POLEMICO DIRETOR HOLANDÊS PAUL VERHOEVEN (DE STARSHIP TROOPERS E BASICO INSTINTO) (QUE TEVE DE EDITAR BASTANTE O FILME, PARA NÃO GANHAR UM CERTIFICADO X NOS EUA).
O REMAKE, DO TBM ESTRANGEIRO EM HOLLYWOODLAND, JOSÉ PADILHA, PROPOE MAIS UMA REVISÃO DO QUE UMA COPIA AO PÉ DA LETRA, AINDA QUE USE O MESMO PERSONAGEM, MURPHY. PODERIA TER SIDO INTERESSANTE. MAS PADECE DE SER UM FILME PG-13 (ISTO É, PERMITIDO PARA MENORES E CRIANÇAS ACOMPANHADAS DOS PAIS, O ORIGINAL ERA R, RESTRITO PARA MENORES DE 17 ANOS). SÓ COM ISSO, PRATICAMENTE TUDO O Q FEZ DO ORIGINAL SER O QUE É, ESVAI-SE. O QUE TEMOS? APENAS MAIS UM FILME PADRÃO, CHEIO DE TIROTEIOS, SEM SANGUE, SEM UM BOM VILÃO (NAO HÁ NADA PARECIDO COM UM BODICKER), SEM NENHUMA CENA REALMENTE MARCANTE (BOM, EU SÓ ACHEI BACANA O USO DE 'HOCUS POCUS', DO FOCUS, NUMA CENA DE TREINAMENTO). E QUE LEVA MUITO TEMPO PARA COMEÇAR DE FATO. TENTOU-SE HUMANIZAR O ROBOCOP, AGORA, ELE TEM MULHER E FILHO PRESENTES (E ISSO É O QUE MOTIVA MURPHY). MAS NEM ISSO O TORNA UM PERSONAGEM SIMPÁTICO PRA GENTE, APESAR DOS ESFORÇOS DO ATOR.
SOBROU PARA SAMUEL L. JACKSON, QUE FAZ UM APRESENTADOR DE TV ESTILO FOX NEWS, AS MELHORES FALAS. ELE É A CONSCIÊNCIA SATIRO-POLITICA DO FILME (O MÁXIMO EM QUE PADILHA PODE TENTAR PASSAR ALGUMA MENSAGEM). É QUEM FAZ A ATUALIZAÇÃO DA AMÉRICA DOS ANOS 80 (ERA REAGAN) PARA A DE UM FUTURO PRÓXIMO PROVÁVEL, COM DRONES E ROBOS PATRULHANDO O MUNDO (QUE SERIA UMA BOA PREMISSA PRO FILME, MSS FICOU SÓ NA ABERTURA). O PUNCHLINE FINAL DE SAM ARRANCA APLAUSOS DA PLATÉIA. MAS, DE RESTO, ROBOCOP É APENAS OK, UM FILME DE AÇÃO GENÉRICO, QUE TENTA MOLDAR UM NOVO HERÓI PARA PLATEIAS ACOSTUMADAS COM FILMES DA MARVEL, MAS SEM O MESMO ESTOFO DE UM IRON MAN, P EX. A SENSAÇÃO É DE QUE, SE ERA PRA REFAZER, QUE FOSSE UM PASSO ALÉM DO ORIGINAL. DO JEITO QUE FICOU, É SÓ UM DECALQUE PÁLIDO. MAS MUITO BEM REALIZADO, ARTESANALMENTE (AFINAL, CUSTOU CERCA DE US$140MI). PADILHA SAIU-SE LEVEMENTE MELHOR DO QUE O SULAFRICANO NEIL BLOMKAMP (DISTRITO 9), QUE METEU OS PÉS PELAS MÃOS NA ESTREIA NO CINEMÃO AMERICANO, COM O SEU SOFRÍVEL SCI-FI 'ELYSIUM'. E MUITO MEKLHOIR DO QUE AS INCURSÕES DE OUTROS BRASILEIROS NO CINEMA USA, COMO HEITOR DHALIA E WALTER SALLES JR.
PODE SER QUE AS PLATEIAS DE HJ, ACOSTUMADAS A UM NIVEL BAIXO (E ALGO INFANTILIZADO) DE CINEMA DE AÇÃO, COMPREM ESSE NOVO ROBOCOP PG-13 -- MAS, PELO VISTO, NÃO COMPRARAM. PELO MENOS NOS EUA. A BILHETERIA INICIAL LÁ FOI FRAQUÍSSIMA. MAS ESTÁ INDO BEM NO MERCADO INTERNACIONAL. DEVE SE PAGAR (BOM, PQ MANTERÁ PORTAS ABERTAS PRO PADILHA). MAS, RECOMENDO A QUEM NUNCA VIU O ORIGINAL, QUE O FAÇA CORRENDO (ESTÁ SAINDO UMA EDIÇÃO BACANÉRRIMA EM BLU-RAY). E, SE DER, CONFIRA 'DREDD 3D', QUE É TUDO O QUE O NOVO ROBOCOP NÃO É (O NOVO ROBO SEQUER MOSTRA A CIDADE DE DETROIT EM CONVULSÃO SOCIAL, QUE É UM DE SEUS MOTIVOS DE EXISTIR). E, TBM, VER A PARODIA 'OUR ROBOCOP REMAKE', DISPONIVEL NO YOUTUBE. ESTA, SAIU-SE BEM MELHOR.
PRÓS: NÃO É EM 3D. OS ATORES SE ESFORÇAM. MICHAEL KEATON E GARY OLDMAN SÃO SEMPRE CONFIÁVEIS, O NOVO MURPHY (JOEL KINNAMAN), É OK, ABBIE CORNISH ESTÁ TOTALMENTE DESPERDIÇADA. SÓ ESTÁ LÁ PARA CHORAR.
CONTRAS: É PG-13 (O QUE JÁ MATA O FILME NA LARGADA), NAO VAI ADIANTE NO QUE JÁ VIMOS ANTES. NÃO TEM NENHUMA CENA REALMENTE MEMORÁVEL (OU TEM, NEGATIVAMENTE: MURPHY CORRENDO PELA PRIMEIRA VEZ COMO ROBOCOP, É UMA VERSAO RUIM DE PETER PARKER DESCOBRINDO SEUS PODERES DE ARANHA), DEMORA MUITO PRA COMEÇAR. E O PIOR DE TUDO: ROBOCOP DÁ AQUELE PULO, QUE BATE O PUNHO NO CHÃO, A LA IRON MAN! DEVE TER SIDO IMPOSIÇÃO DO ESTUDIO.
ROBOCOP ORIGINAL: *****
ROBOCOP REMAKE **
TRAILER DOS DOIS:
EM DEFESA DO PADILHA (DO QUAL APRECIO OS TROPA DE ELITE, EXECRADOS POR MUITOS, QUE O CHAMAM DE EXPLOITATION), TEM ISSO AQUI, DO IMDB:
During production of the film, director José Padilha phoned friend and fellow Brazilian director Fernando Meirelles to confide in him his frustration in the lack of creative control he was allowed by the studio for the project. Padilha estimated that for every ten ideas he brought to the project, the studio refused nine, and went on to the describe the making of the film as "The worst experience of [his] life". When word of this conversation became public, in an effort to appease the studio Padilha released counter statements expressing satisfaction with the film.
Comentários
Postar um comentário