Pular para o conteúdo principal

SUBINDO O MORRO... PELA MATA!


VENDO DOC SOBRE JULIO BARROSO ME LEMBREI DE MINHAS NOITES NO NOITES CARIOCAS, UMA CASA DE SHOW COM PISTA DE DANÇA REPLETA DE ÁRVORES QUE ROLOU NO COMEÇO DOS 80S, NO MORRO DA URCA (ONDE ANTES FOI O DANCIN DAYS). COMO O INGRESSO INCLUIA O BONDINHO E TUDO O MAIS, ELE NUNCA FOI BARATO. POR ISSO, EU, UM JOVEM PUNK, NUNCA PAGUEI PRA ENTRAR LÁ (HJ, SERIA, TIPO, UNS 100 CONTOS POR CADA NOITE). COMO? BASTAVA SEGUIR A TRILHA PELA MATA, QUE DAVA LA ATRAS DE TUDO, ONDE NAO TINHA GRADE E NEM SEGURANÇA. BOM, AS VZS TINHA SEGURANÇA. MAS ERAM POUCOS. E LERDOS. E ERA ESCURO. E CHEIO DE TRILHAS E CAMINHOS DIFERENTES.

EU E MEUS AMIGOS IAMOS ATE ALI ATRAS DA EXTINTA TV TUPI DE BUS, SUBIAMOS AQUELA RUAZINHA ATE CHEGAR NUMA PARTE EM QUE FICAVAM AS 'ESCADAS' QUE SERVIAM PRA ESCOAR AGUA DE CHUVA, E ERA SÓ SUBIR. ERA UMA TRILHA JÁ BEM EXPLORADA E CONHECIDA. E, SALVO DIAS DEPOIS DE CHUVAS, ERA SECA E TRANKS. LEVAVA UNS 20 MINS PRA CHEGAR ATE A BORDA DO LUGAR. EVENTUALMENTE TROPEÇÁVAMOS EM GAMBÁS E OUTROS BICHOS NOTURNOS. PRA NAO FICAR COM CARA DE PENETRA, SUBIAMOS SEM CAMISA E LEVAVAMOS A ROUPA LIMPA NUM SACO. LA EM CIMA, ERA TIRAR O SUOR, SE VESTIR E, SEPARADAMENTE, ENTRAR PELOS DIVERSOS ACESSOS QUE O LUGAR TINHA, JA QUE ERA TUDO MATO EM VOLTA.

FAZENDO ISSO, VI SHOWS DE INUMERAS BANDAS, DE VARIOS ESTILOS, COMO BIXO DA SEDA, RAUL SEIXAS, RPM, GANG 90, LEGIÃO, KID CREOLE, ULTRAJE, LOBÃO, ALGUNS POUCOS USANDO ENTRADA PRINCIPAL, QUANDO GANHAVA O CONVITE DE BANDA AMIGA OU TINHA NOME NA LISTA, O QUE ERA RARO. JA QUE, NESSA EPOCA, EU NAO ESCREVIA PRA LUGAR ALGUM E SO CONHECIA BANDAS PUNKS, QUE JAMAIS TOCAVAM LÁ. NAS BORDAS DA MATA, VIA GENTE FAMOSA OU NAO CHEIRANDO LIVREMENTE NOS BANCOS. ERA COMUM NOS 80S. EU E MEUS AMIGOS ERAMOS OS UNICOS QUE ENCHIAM O SACO DO DJ DON PEPE PEDINDO MUSICA, PQ SE NAO ELE SÓ TOCAVA AS MESMAS COISAS NA MESMA ORDEM. COMO A GENTE TAVA LA TODA SEMANA E REALMENTE ANIMAVAMOS A PISTA DANÇANDO ( E USAVAMOS UM VISUAL DIFERENTE), ELE ATENDIA (UM DEVO AQUI, UM B52S ACOLA...).

NESSA EPOCA, EU NAO CONHECIA O JAMARI FRANÇA (QUE JA ERA JORNALISTA RECONHECIDO), QUE ESTAVA NA PISTA TODAS AS NOITES, MUCHO LOCO, DANÇANDO SEM PARAR. VEZ POR OUTRA, NELSON MOTTA ME DEIXAVA IR NO CAMARIM FALAR COM AS BANDAS, OU PQ EU CONHECIA ALGUEM OU PQ ELE FOI COM A MINHA CARA (EU TAVA SEMPRE COM UMA TEE DE BANDA QUE NINGUEM TINHA, PQ O VISUAL EM GERAL ERA DE HIPPIE CHIC OU SOCIAL). ALGUNS ANOS DEPOIS, QUANDO EU TRABALHEI NA TV E ELE TBM TAVA LÁ, ME PRESENTEOU COM UM POSTER SINISTRO DO SHOW DA TURNE DE 'IN GOD WE TRUST', DOS DEAD KENNEDYS, CUJO SHOW ELE VIU EM NYC, QUE ATE HJ TA NA CASA DA MAMA INTACTO. OUTRO CARA LEGAL ERA O DUDA, QUE FICAVA NA PORTA LA NO PÉ DO MORRO. QUANDO EU IA COM UMAS AMIGAS BACANAS, ELE DEIXAVA TODO MUNDO SUBIR PRA ANIMAR A PISTA EM DIAS MAIS FRACOS. A GENTE CHEGAVA NA CARA DE PAU E FICAVA LA SECANDO ATE ELE CHAMAR. ELE SÓ DEIXAVA ENTRA CELEBS E CONHECIDOS. E NÓS!

NAO ME LEMBRO SE CHEGUEI A IR NO MORRO COMO DANCIN DAYS, JA QUE, NESSA EPOCA (FIM DOS 70S), SO ROLAVA DISCO FIM DE FESTA, NQUE EU NAO CURTIA, E NAO TINHA SHOW. MAS, COMO NOITES (QUE TBM TINHA UMA SALA QUE EXIBIA OS CLIPES QUE NAO PASSAVAM NA TV), ERA O PROGRAMA CERTO DAS SEXTAS, UM DIA MAIS TRANKS PRA SUBIR A MATA DO QUE O SÁBADO. COM O TEMPO, A TRILHA FICOU TAO CONHECIDA QUE, EM CERTAS NOITES, DEPENDENDO DA ATRAÇÃO, ELA FICAVA BEM  MUVUCADA. E, COM ISSO, A SEGURANÇA FOI REDOBRADA E ELES PASSARAM A USAR UNS HOLOFOTES E ATE MESMO A JOGAR AGUA NA GALERA COM MANGUEIRAS. ERA TIPO QUERER FUGIR DE UMA PRISAO, SÓ QUE ENTRANDO! FIZ ESSA TRILHA DE DIA APENAS UMAS DUAS VZS. ATE HJ ELA É USADA, E É FACIL, BASTA VC TER DISPOSIÇÃO E SEGUIR OS CAMINHOS MARCADOS. PODE TBM IR PELO OUTRO LADO, PELA PRAIA VERMELHA, ONDE ROLA A TRILHA OFICIAL.

= OUTRO MORRO QUE SUBI FOI STA TERESA, ONDE, NUMA COLININHA, FICA (FICAVA?) O CLUBE LAGOINHA, ONDE CERTA VEZ, PENETREI NUMA FESTA CHAMADA 'ROCK, MEU BEM!', LEVADO APENAS PELA FILIPETA NEW WAVE E PELA PROMESSA DE UM SHOW DOS MIQUINHOS AMESTRADOS. MAS A NOITE VALEU POR TER CONHECIDO O DJ, JULIO BARROSO, QUE TINHA OS DISCOS MAIS BACANAS DO MUNDO EM SEU CASE...

* de resto, eu e meus amigos de escalada (basicamente olmar, baixista do coquetel molotov; e betinho, hj fotografo), raramente pagavamos pra entrar em festas ou shows. simplesmente, pulavamos muros e penetravamos do jeito que dava. afinal, eramos jovens punks duros e, assim, era mais divertido =)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY