Pular para o conteúdo principal

OZ; BELA VIAGEM A LUGAR NENHUM



QUANDO OUVI FALAR NO FILME 'OZ, MÁGICO & PODEROSO', NÃO LEVEI A MENOR FÉ. PRA QUE UM FILME QUE EXPLICA DE ONDE VEIO O FAMOSO MAGO DO CLÁSSICO FILME? NÃO TEM A MENOR IMPORTÂNCIA, CERTO? INCLUSIVE, MATA A MAGIA DO OUTRO. MAS, QUANDO SOUBE QUE O NOME DO SAM RAIMI TAVA ATRELADO AO PROJETO, JA FIQUEI MAIS INTERESSADO.

E, FINALMENTE, ELE CHEGOU. COM ESTREIA MUNDIAL NESTA SEXTA-FEIRA, 8 DE MARÇO DE 2013, 'OZ' É UM FILME DESLUMBRANTE VISUALMENTE, COM TODOS OS EFEITOS ESPECIAIS QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR. A PRODUÇÃO CUSTOU CERCA DE US$300 MILHOES (INCLUINDO DIVULGAÇÃO) E A GENTE VE ISSO EM CADA CENA, FOI TUDO FEITO NO CAPRICHO, DIFERENTEMENTE DAQUELA PÉSSIMA ADAPTAÇÃO DE 'ALICE', DO TIM BURTON, CUJO ATE O 3D FOI TRANSFORMADO MAL E PORCAMENTE. NO ENTANTO, O FILME FATUROU HORRORES E A DISNEY ABRIU A PORTA PARA MAIS ADAPTAÇÕES DE CONTOS DE FADAS E FILMES FANTASTICOS NESTA LINHA. MAS O DESLUMBRE VISUAL NÃO TEM EQUIVALENCIA NA PARTE DRAMÁTICA.

PARA FÃS, É MUITO ESTRANHO VER UM FILME DE SAM RAIMI (TRILOGA EVIL DEAD, DARKMAN, TRILOGIA HOMEM-ARANHA) ABRIR COM O LOGO DA DISNEY. MAS A MÃO DO CARA ESTÁ LÁ, EMBORA REALMENTE OZ PAREÇA MAIS UM FILME DO TIM BURTON, DESDE A TRILHA DO DANNY ELFFMAN ATÉ O FATO DE JOHNNY DEPP TER SIDO O ESCOLHIDO PRO PAPEL DO MÁGICO (RECUSOU POR CONTA DE LONE RANGER, TBM NA DISNEY) E O JAMES FRANCO TENHA ASSUMIDO SEU LUGAR, USANDO DOS MESMOS MANEIRISMOS DO ATOR ASSINATURA DE BURTON, MAS SEM O MESMO CHARME. ALIAS, O FRANCO PARECE ESTAR DESCONFORTAVEL O TEMPO TODO NO FILME.

E FICA A DUVIDA: QUER DIZER QUE, QUALQUER UM QUE FOR PEGO POR UM TORNADO NO KANSAS ACABA EM OZ? MAS, NO FILME ORIGINAL, NAO DÁ A ENTENDER, NO FIM, DE QUE TUDO NAO PASSOU DE UM GRANDE DELIRIO DE DOROTHY? COMO ENTÃO JUSTIFICAR ESSA PREVIA EXISTENCIA DAQUELE LUGAR MAGICO? SIM, PQ ESTE OZ É UMA PREQUEL DE 'O MÁGICO DE OZ', CLÁSSICO ABSOLUTO DO CINEMA, FEITO NO FINAL DOS ANOS 30 (COM JUDY GARLAND COMO DOROTHY, COM SEUS FAMOSOS SAPATINHOS VERMELHOS), MAS ATE HJ UM MARCO DA FANTASIA. ASSIM COMO AQUELE, ESTE NOVO FILME ATÉ ABRE EM P-B, COMO O ORIGINAL (SUA MELHOR PARTE, DIGA-SE), E SÓ GANHA CORES QUANDO CHEGAMOS A OZ DE FATO.

MAS, PARAM POR AI AS SIMILARIDADES. APESAR DE -- ALEM DE FRANCO (QUE AINDA NÃO É UM NOME DE MARQUISE), CONTAR TBM NO ELENCO COM AS BELDADES MILA KUNIS (MUITO MAQUIADA), RACHEL WEISZ (SEMPRE UM DESLUMBRE) E A CADA VEZ MELHOR MICHELLE WILLIAMS (FAZENDO A VERSAO JOVEM DA FADA GLINDA DO FILME ORIGINAL), TODAS VISIVELMENTE RETOCADAS DIGITALMENTE, NAO HA MUITO O QUE VER NA TELA, ALEM DE FICARMOS DESLUMBRADOS COM AS ANIMAÇÕES DIGITAIS (COMO O PELA-SACO MACACO FINLEY E A LINDA BONEQUINHA DE PORCELANA), NUM FILME NO QUAL OS ATORES ATUARAM EM 90% DO TEMPO NA FRETE DE UMA TELA AZUL. O LADO BOM: NAO HA NUMEROS MUSICAIS, COMO NO FILME ORIGINAL. ISSO É ALVO ATÉ DE UMA PIADA COM OS MUNCHKINS.

ENTÃO, QUANDO O NOVO OZ ACABA, ACABA TAMBEM A MAGIA, E NÃO FICA NADA, AO CONTRARIO DO QUE ACONTECIA NO ORIGINAL. SÓ FICA A PERGUNTA: PARA QUE FIZERAM ISSO? A NAO SER QUE SEU PROPOSITO SEJA ABRIR CAMINHO PARA UM REMAKE DO ORIGINAL, NAO HA REALMENTE MOTIVO. E, DE FATO, UMA CONTINUAÇÃO JA ESTA NOS PLANOS, DEVIDO AO SUCESSO ALCANÇADO POR ESTE LOGO NA ABERTURA NOS EUA. E NOVAMENTE COM O SEM GRAÇA DO JAMES FRANCO, QUE, PELA BRINCADEIRA, GANHOU A BAGATELA DE US$7 MILHOES.

 NO GERAL, OZ NAO ME DEU SONO E NEM IRRITAÇÃO, COMO 'ALICE' (ACHEI QUE IA SER O FILME DEFINITIVO COM A PERSONAGEM DE LEWIS CAROLL E FOI UMA DECEPÇÃO), MAS FICA A IMPRESSAO DE MUITO ESFORÇO JOGADO FORA, JA QUE NAO HÁ UM SÓ DETALHE QUE FAÇA A DIFERENÇA, QUE MARQUE. É UM FILME SEM ALMA. MAS QUE, NO ENTANTO, DEVE AGRADAR AS FAMILIAS. O UNICO TOQUE NOTAVEL DE RAIMI É O FATO DE TER BRUCE CAMPBELL (EVIL DEAD), COMO O CHEFE DA GUARDA; E THEODORE RAIMI (IRMAO DO DIRETOR, NA PARTE DO MAFUÁ) ESTAREM NO ELENCO -- COMO ESTAO EM QUASE TODOS OS SEUS FILMES. PELO VISTO, RAIMI AINDA MANDA MELHOR EM FILMES MENORES, COMO 'ARRASTA-ME PARA O INFERNO'.

UPDATE: OZ ABRIU COM US$80MI EM SEU PRIMEIRO FINAL DE SEMANA NOS EUA (TERCEIRA MELHOR ABERTURA DE MARÇO DE TODOS OS TEMPOS, ATRAS DE HUNGER GAMES E ALICE; ELES ADORAM ESSES DETALHES), COM UM TOTAL GLOBAL ACUMULADO DE US$150MI, O QUE JA DEMONSTRA QUE PAGARA OS CUSTOS A MEDIO PRAZO. OU SEJA, A CONTINUAÇÃO JÁ ESTÁ MAIS DO QUE GARANTIDA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...