Pular para o conteúdo principal

JUNINHO


ACHO QUE NUNCA TINHA ACONTECIDO ISSO AQUI NESTE BROGUE, PEDIDO DE POSTE. MAS É QUE, DEPOIS QUE PASSEI A CONTAR UNS FATOS QUE TESTEMUNHEI NA CENA ROCK DAQUI, APARECERAM PESSOAS DIZENDO 'CONTA MAIS!'. E, ALGUNS, EM ESPECIAL, PEDINDO HISTORINHAS ENVOLVENDO RENATO RUSSO. ENTÃO, AQUI VAI:



QUANDO AS BANDAS DE BRASILIA VIERAM TOCAR NO RIO, PELA PRIMEIRA VEZ (NO CIRCO VOADOR), MINHA TURMA DE PUNKS GOSTOU E APROVOU, IMEDIATAMENTE, PLEBE RUDE (OBVIO) E LEGIAO URBANA. CAPITAL INICIAL ERA UM TANTO 'NEW WAVE' E A GALERA REJEITAVA O DINHO FORTEMENTE. BOBAGEM, POIS DINHO, ASSIM COMO O ANDRE X (PLEBE) E O RENATO, É GENTE FINA, E ENCICLOPEDIA AMBULANTE DO ROCK, UM CARA REALMENTE APLICADO NO ASSUNTO. PESSOALMENTE, FIQUEI BEST FRIEND INSTANTANEO DO ANDRE X (COM O QUAL, NO FUTURO, FARIA O PGM DE RADIO HELLRADIO, NA FLU FM), PQ COMPARTILHAVAMOS O MESMO GOSTO POR MUSICA E FILMES TRASH. MAS ACABEI TROCANDO MAIS IDEIAS, A PRINCIPIO, COM O RENATO, PQ ELE FICAVA DEPOIS DOS SHOWS E FICOU POR AQUI. TINHA FAMILIA NA ILHA DO GOVERNADOR, ENQUANTO QUE OS DEMAIS SÓ VIA UMA VEZ POR MES, QUANDO VINHAM TOCAR NA CITY. DEPOIS, A PLEBE SE INSTALOU POR AQUI (AMEBA E PHILIPPE DIVIDIRAM APE NA GAVEA, ANDRE JA TINHA MULHER), MAS O CAPITAL OPTOU POR SÃO PAULO ('AS RUAS TEM CHEIRO DE GASOLINA E OLEO DIESEL').

MAS, TODO SÁBADO A TARDE, DURANTE ALGUNS MESES, EU ME ENCONTRAVA COM O JUNINHO (COMO CHAMAVAMOS O RENATO), EM FRENTE A ESTATUA DO GHANDI, NA CINELANDIA, EM FRENTE AO CINEMA ODEON (TA LA ATE HJ). ELE DESCIA DO ONIBUS NO TERMINAL MENEZES CORTES, NO CASTELO E ANDAVA ATE LÁ, ONDE SEMPRE TINHA UMA RAPAZIADA DE BOBE. JUNINHO COMPRAVA CONHAQUE BARATO NUM BOTECO DA AREA E TRAZIA NUM COPO DE PLASTICO. E AI, COMEÇAVAMOS A FALAR SOBRE TUDO (MUSICA, CINEMA, LITERATURA ETC), MAS ELE ESTAVA, SOBRETUDO, INTERESSADO EM CONHECER MELHOR A CENA PUNK CARIOCA. E EU, COMO UM INTEGRANTE DO CONTINGENTE ORIGINAL DA LAPA/CENTRO/GLORIA E ARREDORES (EMBORA NINGUEM QUE ESCREVEU OS LIVROS FALANDO DA CENA CARIOCA, QUE NAO FREQUENTARAM, JAMAIS TENHA ME PERGUNTADO NADA), CONTAVA. DE CARA, SACAMOS QUE A GALERA DO DF ERA PUNK POR ASSOCIAÇÃO, PQ GOSTAVAM DO SOM E TALZ., MAS LA, NAO HAVIA MUITA GENTE REALMENTE FUDIDA (UM GERUZA AQUI, UM FEJAO ACOLÁ), PQ ERAM TODOS FILHOS DA CLASSE MEDIA-ALTA, ESTUDARAM EM BOINS COLEGIOS, MORARAM FORA. ENQUANTO QUE, NÓS, ERAMOS 90% FILHOS DE PAIS SEPARADOS E DUROS DE FATO (A MAIORIA TRABALHAVA PARA PAGAR OS ESTUDOS, COMO EU), ASSIM COMO A GALERA DE SP QUE VINHA AQUI (LIXOMANIA, RATOS, INOCENTES, CÓLERA), QUE ERA REALMENTE DAS PERIFERIAS/SUBURBIOS.

ENQUANTO A LEGIAO NAO ESTOUROU E COMEÇOU A FAZER TURNES, JUNINHO TAVA SEMPRE ALI CONOSCO, AOS SÁBADOS. E, EMBORA., MAIS ADIANTE, ELE TENHA SE REVELADO HOMOSSEXUAL, JAMAIS, MESMO BEBADO, DEU QUALQUER TIPO DE INDIRETA OU CANTADA NA GALERA (O QUE ROLAVA DIRETO, P EX, COM CAZUZA), MESMO QUANDO FICAVAMOS, SÓ EU E ELE, NUMA PRAÇA OU BAR. SEMPRE FOI CALMO E DISCRETO, EMBORA UM TANTO SENSIVEL E  DEPRIMIDO (DESCOBRIMOS, DEPOIS QUE ELE NUTRIA PAIXAO POR UM CAMARADA QUE NAO VOU DAR O NOME AQUI). ELE IA NAS FESTAS (SEMPRE SOLO, NUNCA COM NINGUEM DA LEGIO) E FREQUENTAVA AS NOITADAS DA ILHA DOS MORTOS, ONDE EU E SATANESIO (BLACK FUTURE) FAZIAMOS O SOM AOS SÁBADOS. ACHO QUE, NESTES MOMENTOS, JUNINHO PODIA SER LIVRE, SER ELE MESMO, MINUTOS ANTES DE VIRAR UM IDOLO NACIONAL E SER SEGUIDO PELA IMPRENSA. LA, NA PISTA, ELE SE ACABAVA DE DANÇAR E BEBER, E NAO RARO, SAIA CARREGADO (POR SORTE, UMA AMIGA EM COMUM, A TETE, MORAVA NO PREDIO EM CIMA DA BOATE. QUE TEM O SUGESTIVO NOME DE BRONX, EM COPACABANA). E, MESMO DEPOIS QUE FICOU FAMOSO, NUNCA DEIXOU DE ME LIGAR, AINDA QUE, AS VZS, FIZESSE ISSO DE MADRUGADA E ALUCINADO, DEIXANDO IMENSOS RECADOS NA SECRETARIA ELETRONICA. JUNINHO ERA UM BOCADO CARENTE.

PASSADO ESSE INICIO, A LEGIAO ENTROU RAPIDAMENTE NUM TURBILHAO, E SÓ FUI TER UMA CONVERSA DE FATO  (CAMARINS TUMULTUADOS NAO CONTAM) COM JUNINHO NO PRIMEIRO SHOW QUE ELES FIZERAM EM BRASILIA DEPOIS DAQUELE TUMULTUADO NO MANÉ GARRINCHA, A VOLTA POR CIMA NA SALA VILLA-LOBOS. FUI A CONVITE DA PROPRIA BANDA, NAO PELA GRAVADORA OU PELO JORNAL (JA ESTAVA NO GLOBO) E VI AS DUAS APRESENTAÇÕES. DEPOIS DE ENXOTADOS, VOLTARAM COMO FILHOS PRÓDIGOS. NESSA EPOCA, JUNINHO JA ESTAVA CONSUMIDO PELA COCA, E FICAVA A NOITE TODA VENDO FILMES DE JAMES DEAN E PERAMBULADO PELO CORREDOR DO HOTEL (NISSO, ME LEMBROU MUITO O KURT COBAIN NO RIO, QUASE ALMAS GEMEAS). E, NOSSO ULTIMO ENCONTRO FORA DE CAMARINS FOI NA NOITE EM QUE ELE RECEBEU JELLO BIAFRA EM SEU APE EM IPANEMA, QUANDO FICAMOS BATENDO PAPO POR LONGO TEMPO. DEPOIS, INFELIZMENTE, SÓ NA MISSA DE SÉTIMO DIA, NA IGREJA DA PÇA N.S. DA PAZ (NAO TIVE CORAGEM DE IR NO ENTERRO)

COMO ERAM TEMPOS EM QUE NAO EXISTIA CELULAR, E SÓ QUEM USAVA MAQUINA FOTOGRAFICA ERA PROFISSIONAL OU TURISTA, NAO TENHO UMA IMAGEM SEQUER DE NENHUM DESTES EVENTOS. FOTOS DA GALERA, SÓ ROLAVAM QUANDO A GENTE IA NO INIMIGO OCULTO ANUAL NA CASA DO PEDRO RIBEIRO (IRMAO DO BI), CUJAS FOTOS ESTAO ATE HJ COM A MAE DELE, DONA LUCIANA (QUE JA FICOU DE ME PASSAR ALGUMAS). A UNICA PESSOA QUE FLAGROU ALGUMAS NOITADAS E SHOWS FOI O MAURICIO VALLADARES (ELE CHEGOU A IR UMA VEZ AO DANCY MEIER), E TBM A MARIA, UMA PORTUGUESA QUE IA EM TODOS OS SHOWS PUNKS, E ERA A UNICA QUE TINHA MAQUINA. ELA DEVE TER ALTAS FOTOS DISSO. SE ESTIVER LENDO ESTE, E TIVER ALGO PARA NOS MOSTRAR, ESCANEIA E NOS MANDE, PF, CACHOPA.

*hj, como todos temos potentes maquinas fotograficas em pequenos telefones, aqui vai uma de meu reencontro recente com dinho, após uma decada sem ve-lo ao vivo...


ADENDUM: LEMBREI DO ULTIMO SHOW QUE VI DA LEGIO, AQUELE NO JOCKEY CLUB/RJ, NO EXATO DIA DA MORTE DE CAZUZA (RENATO LEMBROU E DEDICOU O SHOW A ELE). O CLIMA TAVA PESADO E ACHEI QUE IRIA SE REPETIR BRASILIA, MAS, FELIZMENTE, NÃO. MAS O LUGAR TAVA TAO CHEIO E O PALCO TAO LONGE QUE NEM ESPEREI ACABAR PRA IR EMBORA. ATE PQ, TAVA TUDO EM VOLTA MEGA ENGARRAFADO...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY