
Um dos filmes de terror mais originais e assustadores da última década foi "Final destination" (aqui, 'Premonição', como tantos outros). O titulo original fazia um trocadilho com aquele aviso que vemos nos aeroportos, sobre o destino final dos voos, ja que a premonição do filme de James Wang era sobre um acidente aéreo, inspirado naquele fatidico da TWA, que aconteceu em Nova York. Nele, um jovem ve tudo acontecer, pouco antes de o voo decolar, e acaba sendo expulso da aeronave pelo tumulto que causa, levando junto com ele alguns amigos e uma professora. Ele fazia parte de um grupo de 40 alunos que iam a Paris para uma excursão educativa do colégio.
Acontece que, minutos depois, o acidente previsto acontece e o cara fica marcado como freak. No entanto, ele descobre no decorrer dos fatos, que não se pode enganar a morte, de que existe um esquema em que todos estamos encaixados e nao podemos escapar dele. Assim, os que não se foram no avião, vão tendo mortes bizarras fora dele. A ideia deu tão certo que o filme, que seria unico, acabou rendendo uma serie. E esse esquema (não se pode adiar o dia de sua morte) vai se repetindo nos filmes posteriores, que, aos poucos, vão ganhando tintas de humor. No segundo, há um espetacular acidente numa freeway (um dos melhores que já vi no cinema), na parte 3, é a vez de um acidente numa montanha-russa, e no quarto -- e pior de todos -- a premonição acontece numa pista de corrida stock-car, sendo este filme o primeiro da série em 3D.
'Premonição' é um dos raros filmes de terror juvenil em que não há um assassino de fato, o que o faz nao se encaixar no genero slasher movie, posto que não há um matador com uma faca na mão, nem nenhuma ameaça do tipo. O assassino é a própria morte, sem rosto. O curioso é que o arauto do ceifador é Tony Todd (de 'Candyman'), um sinistro funcionário de necrotério que dá as dicas sobre o que está se passando, e só nao aparece no filme 4. Nesta (provável) ultima parte, que estreia aqui dia 23 de setembro -- e tem a melhor cena de acidente desde a do segundo filme, desta vez numa ponte pensil -- temos a impressão de que ele é mais do que isso.
Para os fãs (como eu) deste divertido e assustador prazer culpado, o quinto capítulo apresenta um desfecho sensacional, que faz todo o sentido e está diretamete ligado com o primeiro filme, além de apresentar em cada morte, elementos que remetem a cenas de todos os filmes da série. Se não é nenhuma obra de arte -- e os atores estão longe de ser minimamente bons, com umas exceções aqui e ali --, 'Final destination' cumpre o que promete. Esperamos que, desta vez, novamente em 3D, seja realmente o fim. Do jeito que terminou, só apelando absurdamente.
*recentemente foi lançado o primeiro em blu-ray, e em suas cenas deletadas, notamos que aquele seria um filme fechado, sem continuação, o que as cenas excluidas deixam bem claro. No entanto, após sessões-teste que levaram a mudança de seu desfecho, e com o resultado nas bilheterias (é barato e dá retorno), não teve como evitar. Isso, nem a morte evitaria =)
Comentários
Postar um comentário