
Atualmente, rock virou um conceito abstrato. Tanto que dá nome a um mega festival, que pouco tem de rock no cardápio. No entanto, ele ainda existe. E esteve presente, sob a forma mutante de psicodelia e eletronica, no show comemorativo dos 20 anos do album 'screamadelica', da banda escocesa primal scream, na noite de sexta-feira, 24 de setembro de 2011, no circo voador (rj). justamente a data exata do lançamento do álbum, 20 anos atrás, no reino unido. foi um show magnifico de uma banda que ainda tem o que dizer, liderada por uma especie de filho bastardo de mick jagger, o franzino e diabolico bobby gillespie, que nunca perdeu a sua aura rocker.
Conceitualmente, 'screamadelica' é a obra sintese da geração raver pos-madchester, quando o rock alternativo encontrou a eletronica e a psicodelia (e o ecstasy), paralelo aos happy mondays e cinco minutos antes dos chemical brothers. Portanto. ele foi concebido como uma viagem lisergica, que termina justamente com 'come together', naquela hora em que o E ja bateu e todos se abraçam fraternalmente no fim da gig (o auge da viagem é durante 'higher than the sun', cujo meio caótico foi concebido pela galera do The Orb). Mesmo ja meio fora de contexto, o conceito continua lá: o de alterar, provocar e 'ecstasiar' a plateia. Mesmo que numa versao levemente reduzida (so veio a cantora de apoio principal, um musico extra e nenhum laser ou telão de led), o principal estava lá: a música. e a banda. E o rock. E o resto é conversa fiada.
O que importa foi que o PS continua mandando bem, com quase 30 anos de estrada nas costas (e, vale lembrar, da primeira vez que aqui estiveram, num Tim Fest, arrasaram geral com um show demolidor do album 'Xtrmntr'), mostrando as bandinhas cool e efemeras de hj em dia com quantos riffs e atitude se faz uma banda de rock. Curiosamente, mais da metade da plateia do Circo era criança na época em que 'Screamadelica' foi lançado e, provavelmente, so ouviu ou conheceu as musicas agora ou no dia do show, o que mostra que, uma obra de qualidade, é perene. E, para a molecada q hj em dia acha q ficar doidão é se entupir de vodka e tomar bala sem proposito, 'Screamadelica' é o show perfeito pra se fazer isso direito...
Caraco, tava assistindo o video do DVD da turnê no youtube, uma super produção, para multidão. Eles foram headliners de todos os festivais importantes do mundo. Um verdadeiro absurdo estes caras term que tocar num espaço pequeno, show fechado por 500 pessoas no último minuto. Fico pasmo de um festival que se diz Rock deixar estes caras de fora da abertura!
ResponderExcluirSó pra constar Tom, o Nevermind saiu no mesmo dia. Outros discos foda de 91: Goo do sonic youth, Bandwagonesque do teenage, Bossanova e Trompe le monde dos pixies, Green mind do Dino Jr, o Out of time do REM tb. E o REM anunciou quarta feira que acabou mesmo ..
ResponderExcluirCarlos, ainda bem que isso ficou de fora do Rock in Rio! Teria odiado ter que ir lá na Barra e aturar aquelas cafonices que estão tocando lá para poder ver o Primal Scream. MUITO melhor o show num espaço do tamanho do Circo, ainda que sem todos os músicos e backings de apoio.
ResponderExcluiresse foi o show no menor lugar para a menor plateia de toda esta turne!!!
ResponderExcluirMeio off topic: Olhei a escalação do swu e o dia 14 de novembro me interessou muito por causa do sonic youth e do black rebel moto club. Tom, ou alguém, existe algum boato rolando destas bandas incluirem data no Rio ? Ou, mais realisticamente, tem alguém organizando combo para paulínia ?
ResponderExcluirefaewwe
ResponderExcluir