Pular para o conteúdo principal

20 ANOS ESTA NOITE


Atualmente, rock virou um conceito abstrato. Tanto que dá nome a um mega festival, que pouco tem de rock no cardápio. No entanto, ele ainda existe. E esteve presente, sob a forma mutante de psicodelia e eletronica, no show comemorativo dos 20 anos do album 'screamadelica', da banda escocesa primal scream, na noite de sexta-feira, 24 de setembro de 2011, no circo voador (rj). justamente a data exata do lançamento do álbum, 20 anos atrás, no reino unido. foi um show magnifico de uma banda que ainda tem o que dizer, liderada por uma especie de filho bastardo de mick jagger, o franzino e diabolico bobby gillespie, que nunca perdeu a sua aura rocker.

Conceitualmente, 'screamadelica' é a obra sintese da geração raver pos-madchester, quando o rock alternativo encontrou a eletronica e a psicodelia (e o ecstasy), paralelo aos happy mondays e cinco minutos antes dos chemical brothers. Portanto. ele foi concebido como uma viagem lisergica, que termina justamente com 'come together', naquela hora em que o E ja bateu e todos se abraçam fraternalmente no fim da gig (o auge da viagem é durante 'higher than the sun', cujo meio caótico foi concebido pela galera do The Orb). Mesmo ja meio fora de contexto, o conceito continua lá: o de alterar, provocar e 'ecstasiar' a plateia. Mesmo que numa versao levemente reduzida (so veio a cantora de apoio principal, um musico extra e nenhum laser ou telão de led), o principal estava lá: a música. e a banda. E o rock. E o resto é conversa fiada.

O que importa foi que o PS continua mandando bem, com quase 30 anos de estrada nas costas (e, vale lembrar, da primeira vez que aqui estiveram, num Tim Fest, arrasaram geral com um show demolidor do album 'Xtrmntr'), mostrando as bandinhas cool e efemeras de hj em dia com quantos riffs e atitude se faz uma banda de rock. Curiosamente, mais da metade da plateia do Circo era criança na época em que 'Screamadelica' foi lançado e, provavelmente, so ouviu ou conheceu as musicas agora ou no dia do show, o que mostra que, uma obra de qualidade, é perene. E, para a molecada q hj em dia acha q ficar doidão é se entupir de vodka e tomar bala sem proposito, 'Screamadelica' é o show perfeito pra se fazer isso direito...

Comentários

  1. Caraco, tava assistindo o video do DVD da turnê no youtube, uma super produção, para multidão. Eles foram headliners de todos os festivais importantes do mundo. Um verdadeiro absurdo estes caras term que tocar num espaço pequeno, show fechado por 500 pessoas no último minuto. Fico pasmo de um festival que se diz Rock deixar estes caras de fora da abertura!

    ResponderExcluir
  2. Só pra constar Tom, o Nevermind saiu no mesmo dia. Outros discos foda de 91: Goo do sonic youth, Bandwagonesque do teenage, Bossanova e Trompe le monde dos pixies, Green mind do Dino Jr, o Out of time do REM tb. E o REM anunciou quarta feira que acabou mesmo ..

    ResponderExcluir
  3. Carlos, ainda bem que isso ficou de fora do Rock in Rio! Teria odiado ter que ir lá na Barra e aturar aquelas cafonices que estão tocando lá para poder ver o Primal Scream. MUITO melhor o show num espaço do tamanho do Circo, ainda que sem todos os músicos e backings de apoio.

    ResponderExcluir
  4. esse foi o show no menor lugar para a menor plateia de toda esta turne!!!

    ResponderExcluir
  5. Meio off topic: Olhei a escalação do swu e o dia 14 de novembro me interessou muito por causa do sonic youth e do black rebel moto club. Tom, ou alguém, existe algum boato rolando destas bandas incluirem data no Rio ? Ou, mais realisticamente, tem alguém organizando combo para paulínia ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...