Pular para o conteúdo principal

Invitation to love


Por conta de uma materinha q fiz pra revista da Tv do grobo dessa semana, acabei revendo a primeira temporada de uma de minhas series favoritas de todos os tempos: "Twin peaks". Foi a primeira vez q vi em dvd desde q ganhei a caixa de ma babe no aniversario passado. E foi quase como se fosse inédito. Imagens nítidas, som estéreo, extras, trilha de comentários. Muito melhor de q qndo passou na tv aqui (na grobo), qndo foi criminosamente mutilada com alguns episodios montados (dois por vez) pra acabar logo. A dublagem era tao ruim que apagava quase completamente a magnifica trilha sonora de Angelo Badalamenti. Como nao tinha internet na epoca (90/91) acabei vendo gravado da tv americana enviada por um broder, com caption. pelo menos tinha as vozes e a trilha original. O mistério "quem matou Laura Palmer" é só um detalhe para David Lynch desfilar uma galeria de personagens marcantes e bizarros. Desde o agente do FBI viciado em café e torta de cereja (kyle mchlachlan) até tipos como a mulher do tronco, o homem de um braço só, a caolha fortona, o policial chorão etc. Séries cult atuais como "X-files", "Lost" e "desperate housewives" (q a copia muito) devem bastante a desbravadora "Twin peaks". Anotou, Diane?

Comentários

  1. twin peaks é sem dúvida, um marco da tv mundial, e talvez tenha sido a produção mais importante da tv americana na década de 90, ao lado de x-files.

    tenho o box nacional e tô na secura pela segunda temporada faz tempo. parece que já tá prá sair lá fora, acho que agora em fevereiro.
    e ano passado surgiu um boato de que o mark frost queria retomar os personagens em uma espécie de continuação, o que espero não passar de boato.

    só de curiosidade, a record exibiu as duas temporadas, na íntegra (!), por volta de 93/94.

    ResponderExcluir
  2. tbém tenho a trilha sonora, ideal para dias chuvosos ... e aquele filme que mais complica que explica, os últimos dias de laura palmer.

    ResponderExcluir
  3. porra tom leão, há meses vejo vc e os coveiros falando de séries da tv paga... a última que acompanhei
    mesmo e me despertou a atenção foi
    x files... até mês passado vi com minha namorada a 2ª temporada de
    lost, com ela me contando a história da 1ª temporada, mesmo assim não me animei muito...

    bem sempre para mim a minha série inesquecível foi twin picks do meu diretor americano favorito, david linch, por tudo que vc já falou no post, principalmente pela trilha sonora de angelo que criava uma atmosfera sensacional!

    na época gravei a parte exibida na grobo, e acompanhava seus comentarios no 2º caderno, se não estou enganado... realmente os caras castraram a série...
    1 ano depois se não me engano a record exibiu a série inteira...

    na epoca estava desempregado e gravava em cima de fitas velhas...

    até hoje tenho tudo gravado, mas com dublagem horrível e imagem com
    interferencias...

    na chamada primeira parte acho a conclusão legal... porém na segunda parte achei a que o cara viajou legal, principalmente quando o detetive vai parar num
    quarto vermelho, que não sei se foi
    voce que comentou, que seria o inferno, desculpe não sei se era isso mesmo... mas de qualquer forma fica muito instigado, e sempre via e revia e escutando a sonzeira de angelo... tinha até uma banda meio cocteau twins...

    agora achei legal vc dar o toque do dvd da caixa, pois achava que era a tal versão na época que foi lançada em video e que um amigo me falou que era uma versão compactada...

    agora vou procurar essa caixa em algum saldão...

    valeu pelo tópico e por me saber que minha opinião sobre a série é
    compartilhada por vc e talvez por
    alguns coveiros que viram a série...

    ps: aquela morena que virou putinha na série era muito gata
    seu nome não era "sheryl fin" é assim que se escreve? que fim levou ela...? rs

    abraços....!

    ResponderExcluir
  4. o titulo do post, invitation to love, refere-se a uma novela que todo mundo em twin peaks assistia, e passava a qq hora do dia! ela meio que brinca com a serie. ja a frase final, "anotou, diane?", é referente a misteriosa secretaria que receberia as fitas q o agente cooper gravava com lembretes diversos. sem contra que o proprio david lynch aparecia (so em voz) como gordon, superior de cooper. e por onde anda sherylin fenn (audrey "horny" horne)? uau!

    ResponderExcluir
  5. Vou confessar q, na época, não dei o devido valor à série. Mas hj acho q a revejo sob outro enfoque. Até por que a influência foi tão grande ....
    Sem falar q a trilha sonora era show de bola. E por onde anda aquela cantora de voz pequenina q o David Lynch pegava? Julian alguma coisa, acho eu.
    Agora, q as mulheres desesperadas é uma cópia bem xinfrim, isso é.
    Será q alguém ainda assiste aquela josta metida à crítica da sociedade americana, uma espécie de "série bistrô" para frequentadores do circuito estação?

    ResponderExcluir
  6. sei de pelo menos umas 5 pessoas esperando a segunda caixa com a conclusão, achei meio picaretagem de dividirem em duas caixas e está atrasado a quase dois anos! não deve ser por falta de venda

    ResponderExcluir
  7. só para lembrar a todo mundo q amanhã vão se fazer 10 anos da morte do chico science.

    da lama ao caos do caos a lama !!!!!

    abs galera

    ResponderExcluir
  8. um dos atrativos de twin peaks era o desfile de várias beldades da época: lara flynn boyle, heather graham, madchen amick, sherilyn finn, sheryl lee (o cadáver mais lindo da história do cinema ... foi vc ou o calbuque que falou isso na época ?) etc.
    sem contar a participação do david duchovny como denise/denis ...

    a lara eventualmente tá sempre em algum seriado, como the practice ou las vegas.
    qto a julee cruise, sumiu, acho que ninguém sabe, ninguém viu.

    ___
    rádio:
    ontem, à meia-noite, entrou no ar a mix fm aqui no rio, no lugar da jovem pan. nunca a expressão "6 por meia dúzia" foi tão real ...
    quiseram passar a idéia de que era uma rádio nova, programação diferenciada, "a verdadeira cara do rio" e tal, mas que nada, é a mesma coisa da rádio anterior (tbém, que está por trás: accioly, calainho, a mesma panela de sempre). o engraçado é que rolou uma desavença entre a jovem pan rio e a jovem pan sat, uma estava boicotando a outra.
    a única coisa que lamento é a saída do pânico aqui no rio ...

    ____
    é isso aí, bruno, bem lembrado; o mangue bit (com chico science a frente) talvez tenha sido o melhor, em termos de música, que surgiu no brasil, na década de 90.

    ResponderExcluir
  9. vander, nao sei todos os detalhes, mas um dos motivos da demora entre a primeira e segunda temporada é devido a questoes de direitos em diversos paises e briga entre os produtores/distribuidores. p ex: a caixa q saiu aqui tem o ep piloto. a q saiu nos eua, q é igualzinha, NAO TEM! na europa ja tinha tudo isso em vhs. a segunda sai agora em março nos eua, finalmente...

    ResponderExcluir
  10. fui eu q escrevi q laura palmer é o cadaver mais bonito da tv. e ainda acho, basta ver a foto do post. o roxo dos labios, o modo dos cabelos, o plastico em volta. e, sim, as beldades foram todas reveladas na serie. na epca eu era louco pela madchen, embora a fenn seja um pitéu. e ainda tem a norma (peggy lipton) que era de mod squad, uma coroa de responsa (rs). eventualmente a julee cruise aparece por ai com algum disco, mas a sua melhor fase foi mesmo nos anos 90. o lynch ate dirigiu um show dela, industrial symphony, que ainda nao tem em dvd. todas sumiram, menos a lara, q hoje é um esqueleto ambulante e chata paca

    ResponderExcluir
  11. Fala Tom, Fantasmas e coveiros :)

    Não era minha época de curtir seriados mesmo, já não curto muito, mas esse em especial tinha o "Go" do Moby na trilha, talvez sua melhor musica.

    Seria uma boa rever tudo de novo, se pintar por aqui vou alugar.

    Acho que comigo funciona assim, alugo ou pego emprestado as séries (como fiz em Lost e Sexy and the City), vejo tudo em 2-3 dias e pronto. Sei lá, sou brega mesmo, meu lado "cenas do próximo capítulo" se enquadra em novelas e Big Brother mesmo, sou alienado em certas coisas POP, até demais.

    Enquanto as bandas no outro assunto, estamos em 2007 people, wake up!!

    Agora podemos ouvir o que quiser, quando quiser e onde quiser.

    As bandas são tão descartáveis como saco de lixo, nós ouvintes, temos muito mais poder do que os críticos.

    Esse negócio de cd da mesma banda é coisa do passado, a "onda" agora é ouvir novo som todo dia, quem trabalha com música, deve estar obrigatóriamente ligado em tudo que se passa, se não é passado pra trás.

    Hoje não é a banda e sim as bandas, pra você ficar update, deve ouvir no minimo de 5 albuns novos por dia, isso pra quem vive em 2007.

    Por isso dei o toque aqui, antigamente no RF, não tinha Internet, mas pelo menos tinha artista novo a cada semana, não sei da onde vinham as informações tom, poderia até falar depois, mas me lembro que era pauleira de bandas novas, DJs, estilos etc.

    Hoje quando abro o Rio Fanzine, sinto como lendo uma revista de meses atrás, e quando rola algo sobre artistas, já ouvi há meses pq na maioria é sobre seriados, cartoons e outras coisas que nem todo mundo gosta.

    Quem gosta de musica MESMO se programa e escuta tudo, e tempo que falta não existe no vocábulario de um crítico de música, le la o blog do tito e gordinho, eles estão sempre antenados.

    Essa semana rolou uma coisa muito importante no mundo indie: O Album do The Shins foi parar no segundo lugar da Billboard!!

    Tipo é a primeira vez que alguem da Sub Pop fica entre os 10 primeiros, o ultimo foi o Afegan Twins em 79o nos anos 90. Estou super feliz, é a mesma coisa que ver algum brazuca bacana nos top 10 daqui do Brasil.

    To esperando vazar o album "proper" do Arcade Fire, a qualidade desse está péssima, esse é catado de musica por musica, daí talvez minha reijeição pelo Neon Bible pode ser, mas claro ainda fico com o Funeral, esse foi feito com o coração, esse é a biblia.

    Abraços aê Tom e coveiros e bora ouvir mais musica pra gente poder trocar mais idéia aqui, assim como eu devo ver mais seriado e filmes :)

    ResponderExcluir
  12. Ahh me esqueci de perguntar, alguem vai nos Mutantes, Pet Shop Boys, Placebo, Keane e Aerosmith/Velvet Revolver???

    :)

    ResponderExcluir
  13. eu nunca achei o the shins essas coisas...acho q tenho q escutar mais :)
    das bandas q estao no top americano a que mais gostei foi o The decemberists :)

    ResponderExcluir
  14. Eu discordo do Felipe nesse ponto. Acho ruim essa saturação de bandas novas. E não acho que é preciso ouvir 5 cds por dia pra ficar "ligado". Se você é critico de música, ok, então esse é o seu trabalho. Mas, quanto ao resto, acho que você ouve aquilo que mexe com você, e não só porque é novo.
    Eu, por acaso, tenho ouvido uma coletânea do The Doors. Não conhecia muito sobre eles e acabei me apaixonando por algumas músicas. Também tenho ouvido muito a trilha do Trainspotting, clássico.
    The Decemberists, The Shins, todas essas bandas rock-dance do UK...ando meio por fora. Ouvi a nova do Shins e achei legal, nada de mais. Tô querendo ouvir a música nova do Modest Mouse, mas nem peguei ainda.
    Não se, de repente sou eu que tô ficando muito lento...

    ResponderExcluir
  15. Aerosmith vai tocar junto com o Velvet Revolver? Po fala isso não...acho o Velvet uma porcaria (apesar de gostar do Scott Weiland)

    ResponderExcluir
  16. Eu tô na dúvida se vou nos Mutantes ou no Nando Reis (eu gosto, não me apedrejem). Tem também um lance lá no sesc copacabana chamado desvios onde ontem teve chelpa ferro com monoaural, e vai ter mais coisas hoje , amanhã e semana que vem. Não sei se é legal, mas fica a dica.

    E um dia assisto Twin Peaks, hehe. Gostava de xis-filés e de seriado só to assistindo 24 hs. Esta temporada não tá tão legal qto a anterior, mas o final da quarta hora foi arrasador (sem spoiler, vai que alguem aqui ainda assista)

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu gosto de curtir música.. tô apreciando cada vez mais o !!! novo, deixei até o lcd e o arcade fire (acabei só gostando de intervention mesmo) de lado. Então prefiro ouvir eles mais vezes e apreciar... Claro, ouço outras coisas, mas não com essa obrigação, não é minha profissão é meu prazer. Ontem tava ouvindo Bois de Gerião e Coquetel Acapulco, skazinho é legal pra contrabalancear com disco-punk, hehe.

    ResponderExcluir
  18. Aliás, ontem eu ouvi um monete de coisas, pq agora pode botar vídeo no orkut então saí colocando uma porrada de coisa: specials, at the drive-in, chico buarque, móveis coloniais de acaju, mano negra com jello biafra na eco 92, etc, etc.
    (ok, chega)

    ResponderExcluir
  19. eu procuro ouvir tudo o q vcs citam aqui, mais o que me cai no caminho (ja ouviram a freak folk joana newson, p ex?). mas tudo é muito derivativo hj em dia, muito deja ouvido. prefiro fazar uma boa peneirada e so falar do que importa. sair citando bandas e nomes a torto e direito nao é a minha, nunca foi. assim como o rf nunca foi uma pagina só de musica

    ResponderExcluir
  20. (eu disse chega, mas só mais um complemento)
    Justamente o barato do RF e de outros blogs/publicações é pinçar o que eles consideram mais interessante de tudo que está aparecendo, seja de música, filmes, seriados, quadrinhos. E gosto também do fato de não rolar muito aquela coisa de "olha só, eu falei antes de todo mundo" como acontece com outros colunistas/jornalistas.

    ResponderExcluir
  21. valeu tom,

    gosto de pesquisar musica nova pq descobri q nenhum critico ou revista bate exatamente com seu gosto pessoal, ha zonas de convergência mas o gosto é muito pessoal,

    agora eu me pergunto se a garotada "update" de hj conhece os clássicos (bowie, beatles, lou, roxy, talking heads,clash,etc) pq esses caras não foram de minha geração mas fazem parte de minha vida em outro momento, já estive tao ligados neles quanto hj estou no arcade fire

    lembro q quando cheguei em SP, uns 12 anos atrás, tava com 25 anos e conhecia pouco de rock, aí fui na galeria do rock e por causa da bizz acho, comprei o bowie ziggy e hunky dory e fui pra casa, pirei, e voltei na outra semana pra comprar mais uma leva do bowie. Na época nem sabia de discografia, fases,e tinha vergonha de pronunciar os nomes, aí apontei pros discos Low e heroes e pedi pra levar pq tinha gostado dos outros. Nisso um tiozinho (com minha idade de hj, rs) chega pra mim e fala: "Olha, os discos do Bowie sao bem diferentes, e talvez vc nao vá gostar desses" e me deu uma aula de história de rock, incluindo patty smith, velvet e por aí foi,

    mesmo assim levei os discos do bowie e detestei mesmo, rs - o camaleao me fez gastar uma grana por causa de dois discos excelentes

    mas aprendi que o rock tem uma história por trás, existem suas fases, suas figuras, e acho que 90% das bandas de hj não serao lembradas em 10 anos,

    ResponderExcluir
  22. Aliás, boa essa do RF de hoje sobre cosplay (é assim?). Nem tinha me tocado que a Madonna usou uma roupa dessas nesse clipe de Jump...
    Tom, eu ouvi a Joanna Newsom...folk-freak total. Acho que é uma dessas que ou você ama ou odeia. A voz dela me incomodou um pouco, mas é inegável que ela tem talento (ou é meio maluca).

    ResponderExcluir
  23. concordo plenamente com o vander, "90% das bandas de hj não serao lembradas em 10 anos", ou seja, prá que perder tempo feito um alucinado em baixar tudo que tem na rede, se nem metade presta ? é melhor focar, filtrar/peneirar antes de atirar primeiro e perguntar depois.

    e que o rf sempre procure falar de outros assuntos, além de música !

    ah, e quem ainda não sabe,
    16/02 tem dj hell no circo voador.

    ResponderExcluir
  24. ha dez anos, nessa data (02/02), era um sabado ou domingo a tarde, nao lembro bem, qndo soube da morte do chico science, quando ia pro centro de convenções de recife, onde iria rolar um show da nação. ele tava de carro, um fiat, que bateu num poste. soube da noticia primeiro por um jogo na bandeirantes, que o narrador parou pra dar a noticia, automatico, sem nem saber do que se tratava. eu andei nesse carro do chico, meses antes qndo tive em recife prum abril pro rock. ele e paulo andre foram meus cicerones na cidade. fora isos, dizer mais o q? morto ou vivo, o cara era genial...

    ResponderExcluir
  25. fala tom

    po eu tenho ouvido muitas coisas em inglês mas tb em outras linguas como por exemplo : mano negra, gustavo cerati (ex soda stereo), elista (parece placebo cantado em francês), la oreja de van gogh, kinky, molotov, cafe tacuba, catupecu machu, julieta venegas, erica garcia, rammstein mas tb tenho ouvido o muse e tb uma coletânea do cee-lo (gnarls barkley).

    valew

    abs.

    ResponderExcluir
  26. Ah Vander, eu te entendo. Mesmo sendo fã inveterado do Bowie, a chamada "trilogia de Berlin", que inclui o Low, Heroes e o Lodger, é meio difícil mesmo. Eu gosto, mas não do mesmo jeito que gosto de outros dele. Inclusive o último cd que ele lançou, Reality, é excelente.
    Pena que a maioria dessa galera que curte as bandas do momento nem deve saber quem é o Bowie...talvez só por Modern Love e Let's Dance (que é só o que toca dele por aqui até hoje)

    ResponderExcluir
  27. Aliás tem disponível no Youtube um trecho da participação do Bowie naquela série nova da HBO, Extras...recomendo, é hilário

    ResponderExcluir
  28. a ultima vez que o bowie teve aqui foi num metropolitan meia-boca, só para fas mais velhoes e imprensa. esses emos q escutam placebo nem tem ideia de quem seja o cara, q é a maior influencia do brian molko. eu, q n gosto de tietagem, nao resisti e tirei uma foto (coletiva, com ele, outros jornalistas e a mulher dele, a modelo iman) pra posteridade

    ResponderExcluir
  29. LEMBRETE: DOMINGO, NA PRAIA DO LEBLON, ALI PERTO DO CANAL DO JARDIM DE ALAH, VAI ROLAR UM SOM DE CINCO DA TARDE AS NOVE DA NOITE. ESTAREI LÁ, JUNTO COM LEO JANEIRO (HOUSE), COBRA (TECHNO) E LABRA (TRANCE) LEVANDO UM SOM ELECTRO ROCK PARA O FIM DE TARDE(HOT CHIP, KLAXONS, RAPTURE ETC). APAREÇAM, PQ É DE GRAÇA. DA ATE PRA IR PASSEAR O CACHORRINHO...

    ResponderExcluir
  30. Bruno, esse do cara do Soda Stereo é legal? Eu gostava de Soda Stereo.

    Viva Chico!!!!

    Tom, se vc não tocar Klaxons é capaz até de eu aparecer, heheheheheheh (tô brincando)

    ResponderExcluir
  31. eu não pude ir a este show do bowie no metropolitan, fui na apoteose em 89 (ou 90?) na sound & vision tour, que infelizmente no brasil só se limitou a sound ...
    mas foi emocionante ver a lenda viva ali tão pertinho !

    ResponderExcluir
  32. Tom, eu quse não assito a séries, e gostaria de saber se atualmente passa alguma interessante na tv, tv por assinatura e tal... quem souber, me aviza, ehehe
    E essa desperate housewives passa onde? ainda está passando?
    Bj,

    ResponderExcluir
  33. Pô Bruno! Cafe Tacuba é excelente!

    Não sei se você conhece, mas vale a pena ouvir também Sergent Garcia...

    A minha trilha de ano novo foi "off english", 6 horas sem parar...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu