Pular para o conteúdo principal

o elvis negro


James Brown se foi. Medir a importância do camarada para a música pop universal atual é quase impossível. O suingue do cara está no sangue de James Murphy/LCD Soundsystem, nos passos de Michael Jackson, na atitude de Sly Stone e Funkadelic, em todo o rap e hip-hop, no funk clássico (e, por tabela, na origem dos bailes funk cariocas nos anos 70, qndo todo black se vestia igual e queria ser James Brown, tivemos o Tony Tornado como genérico aqui), em todo o tipo de som que tem aquela pegada funky, nos gritos, no baixo pulsante, na dança. O cara foi o Elvis dos negros. Só que mais radical, ousado. Nunca quis ser bom rapaz ou ser controlado. Pude ver o cara ao vivo no Brasil num show no Maracanãzinho, nos anos 80. Na ocasião, fui na coletiva de bicão e vi uma cena hilária: a tradutora falou, ao pé da letra, o termo negro, de portugues (que seria black), para nigger, em inglês (que virou crioulo). Brown levantou da mesa e, dizendo q ia interromper o papo, ainda quis dar uns sopapos na dona, assim como dava em suas esposas. E nos caras, desde que começou a carreira como boxeur, iniciada na prisão, para onde foi, jovem, por roubo. Mas foi lá na cadeia q ele descobriu a música, através do gospel. E tudo o mais é lenda. Hj é facil ser malandro de butique com roupas de grife e mtv. Brown foi mais rocker do que o mané tatuado e furado q tira onda. Get up! Uh! Get on up!

Comentários

  1. engraçado, tom vc termina o post,com a razão pela qual james brown e iggy pop são meus ídolos da musica pop...
    para mim, rock acima de tudo, nunca foi um grande solo de guitarra ou exibições percussivas com a bateria...

    rock para mim quando comecei a entender seu surgimento e seus personagens, sempre foi uma postura perante como encarar e levar sua vida e ter seu jeito de ser...

    para mim só tem dois caras que fizeram isso no cenário da musica mundial e por isso os admiro...

    principalmente por serem verdadeiros em disco e no palco...

    para mim os dois são exemplo do tesão pelo que faziam...

    um negro o outro branco....

    um se foi...

    esse dia 25 nunca vou esquecer...

    abraços!!

    ResponderExcluir
  2. legal, bambaataa, é por aí.
    eu tenho um single do iggy pop cantando sex machine e sempre achei o máximo duas escolas completamente diferentes e tão parecidos entre si.

    ao som de genius of love (tom tom club) ...

    ResponderExcluir
  3. Bom texto again, tá inspirado heim Tom? Mágica Natalina?? :)

    Bem, sempre soube mais dos problemas do cara (drogas, mulheres, brigas) do que da própria música, mas sei que ele revolucionou tudo na época, transgrediu tudo, e é inspiração pra Michael Jackson, Rolling Stones e outros mais na musica mundial.

    I Feel Good realmente é uma musica para a vida toda assim como Sex Machine.

    Aí vai um videozinho pra vocês verem o espetáculo que o cara dava.

    http://www.youtube.com/
    watch?v=bs1HUbMCZKc&eurl=

    Tá ok. Uma perda pra musica, mas um ganho milhonário pra industria das gravadoras, aposto que 2007, e por diante, sairão varios Best Of, Reissue, B-sides e as gravadoras vão ganhar fortuna em cima, mas a familia também pelo menos.

    Vide o caso do Johnny Cash, Tupac Shakur (será que ele morreu mesmo?? Rola a duvida no ar, a cada ano tem um album novo), Jimi Hendrix, Nirvana, The Doors, etc, a cada ano tem musica nova, boxes, the rest of the rest....

    Li até uma reportagem sobre isso, tinha até a lista dos "Falecidos" que vendiam mais, acho que o Johnny Cash encabeçou a lista.

    Mais dois albuns aí pra galera, assim que eu achar vou colocando, a gente consegue se conectar melhor, pq talvez vocês não conheçam a banda e podem adorar e tals. Quer mais moleza? )

    Claro, eu gostei e já ouvi bastante tudo que eu colocar aqui, e as notas foram boas no geral. Só colocar o nome da banda no Google que vocês vão ter mais detalhes sobre ela e boa audição!

    Band of Horses - Everything All The Time
    http://rapidshare.com/files/
    6927373/Everything_All_the_Time.rar

    The Apples In Stereo - New Magnetic Wonder (2007)
    http://rapidshare.com/
    files/2242184/ais_nmw07.rar.html
    Senha: 4gulli

    Nina Nastasia - On leaving
    http://s1.upload.sc/request/
    d4ebb1b586913b02306bb801ade6ac2e

    OBS: Tom, quero saber sua opnião sobre os novos albuns do Air e do LCD Soundsystem, se achou melhor que o primeiro como eu, to viciado nele :)

    Abraços Feliz Natal de novo :)

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo texto, Tom.
    Lá em casa tinha uns discos do JB, mas quando eu era bem moleque e só queria ouvir rock, não dava muita bola. Aí, pela via do hardcore pro rap, eu pude conhecer o som do cara e ver que ele fornecia a base praquilo tudo. Ele e Hendrix são os maiores mitos da música pop pra mim. Além de tudo ele formou o JBs, que acho que é a mais foda reunião de músicos de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  5. eu ja tive a oportunidade de ver o iggy pop ao vivo e o cara eh um "animal" mesmo.
    rocker que nem ele, nao tem hj em dia nao.
    o james brown, nao tem nem o q falar.Toda vez que vc ouvir o seu vizinho colocando um "pancadao/hip hop" no volume maximo, ja sabe a quem culpar rs
    ----

    ResponderExcluir
  6. boa bola sobre a situação pós-mortis do jb escrito pelo coveiro
    felipe passarelli...

    deve acontecer tudo isso que ele falou mesmo...

    hoje eu e amigos vimos e curtimos um dvd que tenho dele com participações especiais de BBKing e Mico Jackson... patrocinado pelas
    LAmericanas por nove "real"...

    Quais as "formas de bolo" que ainda estão na pista coveiros?

    não podem deixar e fazer o "back up" da receita... senão imaginem daqui há 10 anos... 2.017...

    será que só vai que o mick jagger ainda vai estar cantando "i can't get know satisfaction"?

    um grande abraços o todos!!

    ResponderExcluir
  7. Pois é Tom, e ainda tem neguinho hj em dia posando de rebelde ou dizendo q tira onda com rap fajuto.

    ResponderExcluir
  8. a lista de mortos mais rentáveis tá sendo encabeçada pelo kurt, que se soubesse disso, viveria até os cem anos, no mínimo ... era tudo o que ele não queria e acabou se entregando de bandeja para o mercado.

    ResponderExcluir
  9. Fala Tom,

    Quando falei lá em cima, que era o Johnny Cash que vendia mais entre os póstumos, estava me baseando numa pesquisa americana, mundial realmente não sei, uns falam que é o Elvis outros Nirvana não sei.

    Uma coisa legal que li na Folha hoje e tem haver com o que a gente tá falando, mas de "best of" e "Re-lançamentos.

    Dos 10 albums mais vendidos da parada Inglesa, 7 são coletânia de artistas. Tem lá o U2 18, Stop the Clocks do Oasis, Take That, Westlife, Girl Aloud, Sugarbabes.

    Best of pra mim tem o lado bom e o ruim: O bom é que você tem chances de conhecer certa banda em menos tempo, mas ao mesmo tempo vira uma "marca", as bandas não só são aquelas musicas, os novos ouvintes vão esteriotipar a banda por aquelas musicas do album, até a sequencia das musicas selecionadas tem na cabeça. E a banda vive de passado.

    Agora, pra gente, é ótimo pq já temos conhecimento o bastante, seria um "mini-combo", easy-listening.

    Hoje as coisas quanto menores e mais abrangentes, melhor, queremos a facilidade, a technologia, tudo literalmente na palma da nossa mão.

    Enquanto ao Nirvana, não gosto da Courtney, acho que se ela não matou, teve algum envolvimento na Morte do Kurt, sei lá, será que ele se matou mesmo???

    Curtia o Hole, mas hoje tenho um sentimento muito ruim por ela. Kurt não merecia essa mulher, ridicula, e ela não precisa fazer mais nada da vida, só viver das musicas do Nirvana, do cara de quem ela chifrava, esculhambava e ainda faz causação por ter sido a "mulher de Kurt". O amor é cego, um artista incomprendivel era o Kurt.

    Pra mim ele é maior perca da musica, pois estava acompanhando a carreira do Nirvana, foi um shock qnd soube, pq eu amava nirvana, e adoro ainda.

    Nevermind, Loveless do My Bloody Valentine e Ok Computer do Radiohead são os albums que realmente marcaram minha época :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Acho essa história de culpar a Courtney bobagem. Primeiro que ninguém nunca vai saber a verdade, porque isso ele levou pro túmulo. Segundo que, bem ou mal, ele gostava dela e ficou com ela até o fim. Eu li uma biografia do Kurt, Heavier Than Hell, que é considerada a melhor e mais honesta, e realmente ela não parece ser a vilã da história, parece que ele que não conseguia largar o vício de jeito nenhum e sempre falava que pensava em se matar. Acho que foi isso mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Nirvana me marcou muito também... escutei nevermind até não poder mais... e o show de 93 na apoteose foi o melhor show que vi na minha vida !!!!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  12. o disco do lcd q baixei nao tocou, veio com problema. o do air tbm, mas achei outro link e funcionou. so ouvi rapidinho e tem aquele clima de sempre do air, bem ambient. ja o do lcd so consegui o track feito pra noike pra malhar e achei bvem bacana. combina certinho com o tempo que malho ou pedalo, 45 minutos. aquele link q vc passou do lcd nao funcionou

    ResponderExcluir
  13. gosto muito do segundo disco do hole que, segundo dizem, foi quase todo feito pelo kurt, aquele que tem miss world. mas é fato que a courtney se deu bem como viuva do cara. o resto é especulação. o show do nirvana na apoteose foi um dos meus top tres da vida, junto com o echo no canecão e the orb numa praia nos usa. tres marcos distintos de minha vida...

    ResponderExcluir
  14. e ai tom? será que daqui há dois anos vão fazer um filme com o velho JB nos moldes do RAY? digo isso pq acabei de ler que convidaram o jonhny deep para fazer o filme sobre a vida do Freddy Mercury...

    no caso do nosso recente falecido, o cara certamente teria muita coisa para se mostrar na tela...

    e sabe quem eu sugeria para ser o protagonista?

    vcs tem alguma dúvida?

    MR. Prince!!


    acho que seria perfeito o nosso anão libidinal...

    abraços...

    ResponderExcluir
  15. Hoje eu escutei pela primeira vez o Cansei de Ser Sexy na Triple J! A locutora (sim esta rádio é a FLU antiga) anunciou "CSS from Brazil" após a música "Let's Make Love and Listen to Death From Above"

    R.I.P James

    ResponderExcluir
  16. o mais engracado que os caras sempre falaram que os shows no brasil foram os piores..principalmente em sp
    rs

    ResponderExcluir
  17. tbém li heavier than hell e tbém acho que a courtney não tenha tido culpa no cartório não, pelo menos até antes da morte. depois, ela virou aquelas putas que dão certo e nunca mais conseguiu fazer nada do quilate de miss world (se é que foi ela quem fez) e só vive dos lucros ... e ainda tem a frances, que provavelmente formará uma banda juntos com os filhos da cássia eller e do renato russo :)

    ontem, o show do bossacuca nova no ccbb foi ótimo, assim como a participação da clara moreno, que tá cada vez melhor (em todos os sentidos).

    ResponderExcluir
  18. e parece que quem vai dirigir o filme sobre james brown é o spike lee, então o projeto tá em boas mãos.

    ResponderExcluir
  19. Sei que é um cd mais pop, mas gostei do Celebrity Skin, do Hole...Malibu, pra mim, já é clássica.
    Já que o povo curte listas, li hoje o Top 10 Cd's Pop de 2006 do New York Times:

    1-"Return To Cookie Mountain"-TV On The Radio
    2-"Infinito Particular"-Marisa Monte(??)
    3-"The Eraser"-Thom Yorke
    4-"Black Cadillac"-Rosanne Cash
    5-"Yellow House"-Grizzly Bear
    6-"Alright, Still"-Lily Allen
    7-"Once Again"-John Legend
    8-"Ys"-Joanna Newsom
    9-"The Black Parade"-My Chemical Romance
    10-"Fishscale"-Ghostface Killah

    Eu digo que o cd novo do My Chemical Romance é legal mas vocês não acreditam...

    ResponderExcluir
  20. bacana esses dois posts tom, não sabia desse lance da coca-cola com o "bom velhinho", acho q eles se merecem: grandes companhias e religiões,

    james brown conheço pouco, mas do q ouvi gostei, às vezes somos uns babacas atualizados com os últimos lixos e deixamos escapar pérolas,

    sobre os corvos em volta dos cadáveres, nada melhor que paint a vulgar picture dos silvas,

    "At the record company meeting
    On their hands - a dead star
    And oh, the plans they weave
    And oh, the sickening greed

    Re-issue ! Re-package ! Re-package !
    Re-evaluate the songs
    Double-pack with a photograph
    Extra Track (and a tacky badge)"

    FELIZ 2007 A TODOS! e que estejamos todos aqui nesse blog ainda no fim do próximo ano, rs , Alive, alive and kicking

    ResponderExcluir
  21. essa musica do bjorn, peter e john (featuring Victori) eu ja saco ha seculos, mas nao sabia o nome, nem quem tocava, pq ela rola direto na xfm desde meados do ano. é a unica musica com assobio que presta (rs). qnto ao jb, minha mae tinha uns plays do cara nos anos 70 e "the payback" me impressionou pq era uma musica que durava um lado inteiro do lp!!! achei isso foda. nirvana: o show de sp foi realmente anti-climatico, anti-show, de proposito. aqui no rio era pra ser igual, mas deu a louca no kurt e foi o que se viu...

    ResponderExcluir
  22. fala tom e galera

    falo aqui de buenos aires onde volto à cidade nesta sexta (29). po, o calor aqui tá bem mais moderado do que no rio.

    nossa, nunca vi tantas praças e parques bem mais cuidados que os nossos e ainda as rádios fms daqui dauñ de dez nas nossas.

    e gente lendo muito por aqui, naum fico surpreendido qd o tom mencionou isso qd falou da cidade e ainda comprei de lambuja uma porrada de revistas de rock por aqui (tirando a rs daqui q`é muito melhor q a nossa com a ivetre na capa e tal).

    valew galera. abraços.

    ResponderExcluir
  23. já que o papo aqui é frontmen com culhões, recomendo o recém lançado dvd do bad brains ao vivo no cbgbs na noite de natal de 1982. tem vocalista que canta afinado, tem cara que canta com o coração, mas o hr canta com as tripas mesmo. eu sei que hardcore não é muito frequentado pela galera daqui, mas as imagens valem como documento cultural.

    ResponderExcluir
  24. Fala Tom!

    Poisé, eu fiquei bem impressionado com o documentário Kurt & Courtney, que até tenho em casa, vendeu na banca de Jornal (Você deve ter visto, acho que rolou um Rio Fanzine sobre há um tempo atrás se não me engano)

    E teve aquela história do Kurt com a dose de heroína que estava, muito alta, não ter capacidade de se levantar, quanto mais pegar uma arma e se matar. Mas isso é bem problemático mesmo.

    Fã mesmo total, de sites especializados, fã clubes, comunidades, não gostam dela, mas claro, o "Live Through This" marcou a fase grunge, acompanhando o sucesso do Nevermind, que sem ele não existiria Hole, Courtney nem nada.

    Não li ainda esse livro, boa sugestão, quero ler tb o novo do Simon Reynolds "Beijar o Céu" (o Cara é denominador de varios generos, como Post-Rock e Shoegaze, e o cara que também descobriu o CSS ano passado em são paulo!)

    Li um livro dele fantastico em inglês, o "Generation Ecstasy" que conta tudo o que rola na musica eletrônica, é uma biblia pra mim, sempre consulto, tipo desde quando inventaram a bala até o fim das raves acid-house, sensacional.

    Obs: Eles retiraram quase todos os links do LCD, esse esta funcionando ainda, aproveita pra pegar logo!!

    http://rapidshare.com/files/
    8073687/_053__LCD_Soundsystem
    _-_Sound_Of_Silver__2007_.rar

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  25. belo post do coveiro vander...
    sou fan desta música dos silva...

    comprei o dvd do Morrisey "put
    de "m" in Manchester" e não
    me canso de ficar vendo...
    o cara é foda!!!

    e sobre as pérolas que ele falou, é exatamente sobre vc julgar o que
    é novo e bom, e o que é novo e
    cópia de algo bem antigo...

    abraços e bom ano novo aos coveiros...

    ResponderExcluir
  26. off total: fui na festa de um amigo que trabalha com cinema e teatro e quem apareceu por lá com uma entourage? a rosario dawson, aquela morena de sin city. como sempre rola, a figura é mais baixa ao vivo do que nas telas, mas como toda boa mulata, é bem fornida (rs). foi a mesma festa em que encontrei o dj hell ano passado. só freak e gente alternativa...

    ResponderExcluir
  27. todos amam buenos aires :)
    minha irma foi e meu primo foi esse ano e os dois amaram o lugar.
    ---
    esse dvd do bad brains deve ser cascudo msm.
    ---
    eu escutei o disco novo do my chemical romance e continuo com a mesma opiniao...eles sao uma bosta
    haha
    e aquele vocalista tem um vocal pessimo.
    O NME comparou o disco novo deles aos grandes discos de bandas americanas, como nevermind do nirvana e doolittle dos Pixies.
    tsc tsc

    ResponderExcluir
  28. acho que é a segunda vez da rosario aqui no rio, se não me engano. ela teve na época do mib II. e ela realmente tem uma "comissão de trás" que merece elogios ...

    ResponderExcluir
  29. a rosario dawson já tinha vindo aqui no rio, se não me engano, prá divulgar o lançamento de mib II. e realmente, ela tem uma "comissão de trás" que merece elogios ... :)
    o que acho legal é que, ultimamente, ela tem direcionado a carreira para filmes mais alternativos (sin city I e II, clerks II, grindhouse, devil´s rejects). inclusive, o personagem dela em grindhouse deve ser ótimo, dá prá ter uma idéia só pelo poster que tá rolando.

    ResponderExcluir
  30. Fala Tom,

    Passando por aqui pra desejar bom ano novo a você e aos coveiros.

    Enquanto ao My Chemical Romance, já tentei, a linha deles é EMO e eu odeio EMO, pode vir o Brian Eno, o Bucth Vig produzir que não vou gostar. EMO é uma das pragas que não me pegou graçs a Deus.

    E NME já não tem minha credibilidade faz tempo, se ela virou EMO, ela se vendeu mais do que é vendida.

    O Mundo é EMO menos nós! (apesar de gostarmos muito de smiths e the cure que tb não deixam de ser emos, menos superficial claro hehe)

    Upei pra um amigo meu, o album do CSS Versão gringa e tals, aí vou deixar aqui pra vocês baixarem. Corram pra não limarem o link, e o CSS vai lançar outro album em Maio! :)

    http://d.turboupload.com/
    d/1375648/
    CSS_-_Cansei_de_Ser_Sexy
    _2006.rar.html

    Boas Festas e um 2007 com muito som e Show pra nós, ja ta quase certo Placebo e The Cure com 3 horas de Show pro segundo semestre! :)

    ResponderExcluir
  31. o the cure tocou quase três horas no extinto hollywood rock, pelo visto, bob smith ainda tá dando no couro.

    ResponderExcluir
  32. no passado, algumas bandas homenagearam brown em suas musicas. a mais famosa delas é "genius of love", o maior sucesso do tom tom club, que é dedicada a jb. outra, que nao esconde nem no nome, é "james brown" do cabaret voltaire...

    ResponderExcluir
  33. pois é, genious of love foi a música que coloquei no meu perfil do orkut qdo jbrown morreu, sempre gostei bastante do tom tom club e adoro esta música.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu