Pages

Saturday, December 23, 2006

HO HO HOE?


hj (sat/23) vai rolar na praia de copacabana a parada das luzes, nos moldes daquelas que rolam em varias cidades do mundo, sobretudo em ny. é meio como um desfile alegórico de temática natalina. um dos patrocinadores (o maior) é a coca-cola. o que me fez lembrar que foi a mesma companhia de refrigerante gasoso quem inventou o papai noel como conhecemos, aquele gordo de bochechas rosadas e roupas vermelhas (para aludir a cor da marca do refri). isso começou a rolar nos anos 40 e foi apoiado por vários paises, brasil incluso. pq, antes, o tal santa claus não tinha forma definida para nós aqui das américas. na lenda européia (finlandesa) as cores eram outras, bem como toda a mitologia que o cerca. ou seja, o natal como conhecemos hoje não passa de uma bem feita campanha de marketing, assim como foi a da igreja católica que criou toda a mitologia em torno de cristo, apenas um judeu a frente de seu tempo. no japão, p ex, que é um país xintoista, o noel deles é um... robô! (claro). é bacana o clima que rola em torno do tema, mas o lance todo foi feito apenas para movimentar o comércio e formar uma marca. todo mundo sai ganhando. mas que às vzs me sinto enganado e tocado como gado nisso tudo, é inegável. aliás, as luzinhas e árvores enfeitadas vieram do tempo da grande depressão. os pobres de nova york passaram a iluminar as árvores nas ruas para dar um clima mehor ao baixo-astral geral e os lojistas passaram a enfeitar vitrines para ajudar a levantar o astral da cidade. e tudo culmina com uma árvore imensa no meio da lagoa para celebrar a marca do banco bradesco. ha ha ha!!!

22 comments:

bobeda said...

Sempre acho o natal uma data muito baixo astral, apesar de família... e de todo o comércio que vem junto. prefiro a festa do ano novo.

Rocha06 said...

O Natal pode ser uma ilusão, mas o ser humano convive com tantas ilusões no dia-a-dia...o amor, por exemplo...
a idéia de paz mundial...quando o nosso time ganha a gente sente como se nós mesmos tivéssemos ganhado alguma coisa, o que não é verdade.
A gente curtia muito mais o natal quando éramos crianças, hoje é só mais um feriado. Mas eu tento não ser cínico...toda a cidade fica mais bonita e a árvore da Lagoa, bem ou mal, é maneira, apesar do Bradesco (bom, alguém tem que pagar né, já que a prefeitura não tá nem aí).

Rocha06 said...

Continuando o papo do tópico anterior, muitas idéias que eu troco aqui nesse blog eu não tenho como trocar com meus amigos. A maioria deles nem se interessa tanto por música. Por isso acho esse espaço legal. Foi uma merda ter que mudar o esquema dos posts por causa de uns boçais que entravam aqui só pra xingar, mas pelo menos a coisa ficou mais organizada. Aliás o que mais tem na internet é gente assim. É só ver o que neguinho costuma colocar nos comments do Youtube. O mal do mundo é o próprio ser humano.
Enfim, aproveito pra desejar feliz natal pra todo mundo e espero que alguma coisa aconteça no cenário musical pra dar uma sacudida nas coisas, tá tudo muito parado.

fabio fernandes said...

eu estava me programando prá ir nesta parada iluminada com a patroa, mas tá batendo uma preguiça ...

eu já sou um pouco ao contrário, qdo era criança não curtia tanto o natal, problemas de família, hj em dia já gosto mais.
e concordo com o rocha, o que tem de retardado na internet, no youtube e nas comunidades do orkut só tem posts idiotas, o que tem de espírito de porco ... tem uma ou outra comunidade que dá prá conversar sério, trocar idéias legais, mas tem umas que entro e saio na hora, só rola "jogo do daria prá pessoa acima" e por aí vaí ...

tom said...

...mas não tenho nada contra os eventos natalinos, não (fora o fato de nao pedalar na lagoa por um mes por conta da arvore), só não gosto dessa parada de ser feliz a qualquer custo e ter que presentear por obrigação. ate tava a fim de ir na parada, pq minhavó morali em copa, teria um point pra fazer pitstop antes e depois, mas ta parecendo aqui da minha janela que vai cair uma chuva em breve. mas se eu for conto aqui...

bobeda said...

Eu vou na parada, Tom... acho que neste caso, o que conta é mais o evento, o que foi feito pra se mostrar - no caso, mais aos turistas - do que o fato de ser uma parada "pelo natal"... vamos ver como vai ser isso... se for como a cavalgada dos reis que vi em janeiro em Barcelona, promete ser bem bacana.

Pacheco said...

Eu amo o natal por ter gerado o "Its a wonderful Live (felicidade não se compra".

Mas nada contra! =)

zero said...

Alguns sentimentos ligados a situações/eventos/datas transcendem a origem da parada, são mais importantes que o "pq". E isso ocorre em várias situações sem que seja necessariamente um "estou sendo manipulado".
Mas entendo oq o tom fala, é como se andássemos sobre sobre uma linha que divide o alienamento e a consciência.
Necessitamos de datas marcantes, seria inicialmente fantástico que todo dia fosse dia de natal, mas não funciona assim, é a variação que torna a vida interessante ( lembram da primeira matrix que não funcionou por se tratar de um mundo perfeito)parece meio masoquista, mas é a natureza humana.
portanto Feliz natal caro tom e galera.

Gabriel said...

Eu acho o lance da árvore um saco, dá o maior nó no transito e a lagoa fica um caos. O natal é meio baixo-astral mesmo, eu não me animo pra festa. Mas rabanada é bom! E o lance de desejar feliz natal representa no fim das contas, independentemente de crença, que vc quer que coisas boas aconteçam às pessoas. Portanto, feliz natal, coveirada!

iga_rio said...

Também concordo que o Natl é uma data que tem um pouco de tristeza... mas também me recordo de coisas boas do natal... principalmente da minha infância.

Bom desejo a todos aqui da Cova um Feliz Natal !!!

Abraços,

fabio fernandes said...

acabei não indo na parada, a chuva não ajudou. fui ver por água abaixo que foi uma grata surpresa, engraçado e com ótimas sacadas sobre os ingleses.

bobeda said...

FELIZ NATAL, TOM E CAROS COVEIROS!
QUE PAPAI NOEL NOS TRAGA TODOS OS CDS, DVDS, MP3s E GADGETS QUE AMAMOS! rsrs Abraços!

(Ah, não fui na parada iluminada pq choveu - ficou meio apagada, heim... mas o sol de hoje foi/tá bacana!)

nelson soares said...

Tom e coveiros!

Apesar dos muitos pesares, um excelente Natal para todos!

tom said...

tbm n fui na parada, tava meio resfri e choveu, n quis arriscar. mas una buena cena para ustedes. se tiverem problemas de digestão tentem pepto-bismol (rs). nao posso meter o pe na jaca pq to no prantao de natal, rest so next uiquendi. e to ouvindo o i´m from barcelona, dica aqui do felipe e tbm de outro broder meu. bem legal, divertido, bizarrinho

fabio fernandes said...

então, boas rabanadas e feliz natal tbém para os perus (segundo uma amiga vegan) !

Felipe Passarelli said...

Ótimo Texto, parabéns Tom!

Sabia da maior parte da coca cola mas não sabia de NY e nem que papai noel tinha outra cor na realidade, interessante, então quem era o papai noel antes? Rolava Festas e presentes?

Eu tb não curto muito essa época não, me cheira a obrigação de vc estar com a família, não que isso seja ruim, mas isso tinha q rolar sempre, não a mesma vontade todo dia 25 de Dezembro. A parte boa, claro é a comida e os presentes. (Me lembrei que vc ja foi punk tom, e deve odiar papai noel, ja dizia o ratos).

I'm From Barcelona é bem legal, fazem um som bem "Cathy" e pra cima, twee bem animado, eu adoro.

Mais presentinhos pra vocês:

Air - Pocket Symphony (2007)

Achei bom, mas não ohhhhhhh, vazou tb

http://rapidshare.com/
files/8602710/
Air_-_Pocket_Symphony__
Comunidade_Trip_hop_.rar

LCD Soundsystem - Sound of Silver

http://www.sendspace.com/file/10rur7

(caso ja não tenham :>)

Midlake - The_Trials_Of_Van_Occupanther

http://rapidshare.com/files/5160858/Midlake
_-_The_Trials_Of_Van_Occupanther.zip.html

Regina Spektor- Begin to Hope

http://rapidshare.de/files/
20262924/SPEKTOR.rar.html
senha: zinhof

Asobi Seksu - Citrus [2006](Shoegaze)

http://rapidshare.com/files/5397617/
Asobi_Seksu_-_Citrus__2006_.rar

My Brightest Diamond – Bring Me The Workhorse
http://depositfiles.com/
en/files/266813/
My_Brightest_Diamond_-_Bring_M.html

Abraços Feliz natal captalizado! :)

tom said...

tem um lance q n entendo no natal: nessa epoca sempre passam filmes com herois judeus (cristo, ben-hur) mas os judeus n comemoram o natal e os cristaos, que seriam seus rivais, idolizam os herois judeus. alguem ai pode xplicar? so sei q os judeus nao adoram imagens, nao tem santos, e isso é legal. mas o maior idolo dos catolicos é um judeu manipulado. tipo, ele foi como o elvis antes do coronel parker, era autentico, nao apoiava idolos, templos e grana em troca de ajuda dos ceus, mas é só isso o q a igreja catolica e derivados em geral faz. ou seja, a igreja nao tem nada a ver com o q dizia jesus (ou pelo menos a historia q a gente conhece, q ja foi reescrita varias vzs por roma para mudar a ordem dos fatos orginais). waaal...

Sandman said...

eu acho o natal um saco.nem o lance dos presentes me encanta, ate pq sou eu que sempre compro o q eu quero...
----
sou mais a festa de ano novo.vc passa com quem vc gosta e se diverte mto mais.
----
mas engracado, minha melhor amiga (q caga pro natal) nao me ligou ontem pra desejar feliz natal e eu fiquei puto haha
vc fica tao acostumado com isso que se a pessoas nao fala feliz natal, vc fica puto.

Sandman said...

noticia triste do dia

James Brown, Godfather Of Soul, dies

Groundbreaking singer and musician passes away at 73.

James Brown singer and songwriter has died at the age of 73 after being admitted to hospital in Atlanta suffering with pneumonia.

His agent Frank Copsidas confirmed that he had died at 1.45am local time (6.45am UK time)

He was responsibble for both siesmic events in soul: being at the birth of both R&B and funk.

Subsequently his records became one of the most sampled ever by rap artists. His most famous and influential songs include 'Sex Machine', 'I Got You (I Feel Good)', 'Papa's Got A Brand New Bag' and 'Make It Funky'. His 'Live At The Apollo' (1963) album is considered to be one of the greatest live albums ever made.

The star was born in 1933 in South Carolina.

tom said...

aproveitei a folga natalina pra ouvir o novo do air. o arquivo q baixei simplesmente nao toca em player algum. vou tentar o link do felipe. e to ouvindo agora o novo do bloc party. realmente é muito sem sal. nem parece que é a mesma banda de antes. eu tbm me dou os melhores presntes. e gosto de dar presntes a pessoas queridas fora de hora, qndo vejo algo que sei q vai agradar, simplsmente compro e dou, seja qual for a epoca do ano. rip james brown. get up!!!

fabio fernandes said...

james brown e braguinha se foram ...

bobeda said...

Sobre dar presentes, geralmente dou o que quero a quem gosto em qq época - dificilmente o natal! E isso mais de uma vez a cada ano... não acho que a gente precise esperar um certo dia pra demonstrar afeto, carinho etc etc etc...

o tempo passa e atualmente o que quero é aproveitar muito bem cada momento - seja natal ou não - pq as memórias são as coisas que realmente importam e que levamos conosco sempre.

NA CIDADE

OCTOBERFESTIVAS:

Abertura da exposição de fotografias de Raymond Depardon, “Un moment si doux”, no dia 1º de novembro. Depois de passar por Paris e Buenos Aires, o CCBB Rio recebe as 170 fotografias de diferentes cores e formatos tiradas na Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. Ate 22 de janeiro. qua-seg 9am-21pm. Grátis.

UCI INAUGURA A PRIMEIRA SALA DE CINEMA XPLUS LASER DO BRASIL, NO RIO DE JANEIRO: No ano em que comemora duas décadas no Brasil, a rede UCI reforça sua missão de oferecer ao público a melhor experiência em cinema e o que há de mais moderno no mundo, no mercado audiovisual. No Rio, inova mais uma vez com a primeira sala XPLUS Laser do país. A novidade será no maior complexo de cinemas brasileiro, o UCI New York City Center, que este ano também recebeu a primeira 4DX da cidade, com cadeiras que se movimentam e efeitos especiais. A aquisição do novo projetor a laser torna ainda mais imersiva a tecnologia da XPLUS, que tem projeção 3D de última geração, tela gigante com definição 4K e som Dolby Atmos™, com mais de 54 caixas acústicas e 128 streams de áudio que criam a ilusão de um campo infinito ao redor de cada espectador.

PROGRAMAÇÃO DO BLUE NOTE JAZZ CLUB RIO (ONDE ERA A MIRANDA, NO COMPLEXO LAGOON, NA LAGOA, LADO LEBLON):      Novembro 02/11 Quinta-feira 20:00 Spyro Gyra 22:30 Spyro Gyra   03/11 Sexta-feira 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   04/11 Sábado 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   15/11 Quarta-feira 20:00 Laura Perrudin   16/11 Quinta-feira 20:00 Didier Lockwood Trio 22:30 Didier Lockwood Trio

Tropicália ganha exposição tech com livre reinterpretação conceitual Nos 50 anos do movimento, na Galeria BNDES   Os artistas Barbara Castro e Luiz Ludwig, do estúdio Ambos&&, apresentam uma livre reinterpretação dos conceitos do movimento tropicalista à luz da arte e da tecnologia. Com a exposição Vamos Comer, estimulam o público a “devorar” experiências sensoriais e orgânicas, incluindo quatro instalações de arte computacional. Ela está aberta a visitações na Galeria BNDES, no Rio, entre os dias 18 de outubro e 1º de dezembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h

Megadeth se apresenta no Rio e em São Paulo   A BANDA Megadeth toca em São Paulo e no Rio de Janeiro no final de outubro e começo de novembro. Liderada pelo seu fundador Dave Mustaine, e contando com o brasileiro Kiko Loureiro (ex-Angra), também na guitarra, o grupo norte-americano se apresenta dia 31 de outubro no Espaço das Américas/SP, e dia 01 de novembro, véspera de feriado, no Vivo Rio. A BANDA VIMIC, FAZ A ABERTURA  

AGENDA CUTURAL BARATOS DA RIBEIRO: Quinta-feira, 26 de outubro, a partir das 19h: LEVADAS DA BECA, com as DJs Ana Paula Moniz (Beca Brechó), Bia Andrade & Ana Galli + uma convidada surpresa! Sábado, 11 de novembro, a partir das 17h: VESPEIRO com a banda Os Alquimistas (MS) e Mauk + Pedro White & banda fazendo tributo duplo: ao Bruce Springsteen e ao Tom Petty! RUA PAULINO FERNANDES 15, BOTAFOGO/RJ grátis

MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO VOLTA À CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO   Histórias extraordinárias apresenta uma seleção com os melhores filmes recentes do país vizinho. Debates com cineastas e especialistas completam a programação Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro  (Metrô e VLT: Estação Carioca) Telefone: (21) 3980-3815 Data: de 07 a 19 de novembro de 2017 (terça-feira a domingo)

Sábado, 28/10 circo voador: Hermeto Pascoal e Big Band - Lançamento do álbum 'Natureza Universal' mais: DJ Marcello MBGroove

Angela Ro Ro leva o show "Amor & Humor" para a Zona Norte A cantora - que pela primeira vez pisa no palco do Centro Cultural João Nogueira -  faz  apresentação única no Méier, dia 29 de outubro, às 19h, no Imperator

estreia: 5º FEIRA/ 19 OUT - ABERTURA DA MOSTRA JÓIAS DO CINEMA DINAMARQUÊS: CINE JOIA DO RIO DE JANEIRO (copacabana) EXIBE SEIS LONGAS INÉDITOS DO PAÍS NÓRDICO; E O PRIMEIRO DOC LONGA-METRAGEM FILMADO NA GROENLÂNDIA.



(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers