NA COVA DO LEÃO

Saturday, December 23, 2006

HO HO HOE?


hj (sat/23) vai rolar na praia de copacabana a parada das luzes, nos moldes daquelas que rolam em varias cidades do mundo, sobretudo em ny. é meio como um desfile alegórico de temática natalina. um dos patrocinadores (o maior) é a coca-cola. o que me fez lembrar que foi a mesma companhia de refrigerante gasoso quem inventou o papai noel como conhecemos, aquele gordo de bochechas rosadas e roupas vermelhas (para aludir a cor da marca do refri). isso começou a rolar nos anos 40 e foi apoiado por vários paises, brasil incluso. pq, antes, o tal santa claus não tinha forma definida para nós aqui das américas. na lenda européia (finlandesa) as cores eram outras, bem como toda a mitologia que o cerca. ou seja, o natal como conhecemos hoje não passa de uma bem feita campanha de marketing, assim como foi a da igreja católica que criou toda a mitologia em torno de cristo, apenas um judeu a frente de seu tempo. no japão, p ex, que é um país xintoista, o noel deles é um... robô! (claro). é bacana o clima que rola em torno do tema, mas o lance todo foi feito apenas para movimentar o comércio e formar uma marca. todo mundo sai ganhando. mas que às vzs me sinto enganado e tocado como gado nisso tudo, é inegável. aliás, as luzinhas e árvores enfeitadas vieram do tempo da grande depressão. os pobres de nova york passaram a iluminar as árvores nas ruas para dar um clima mehor ao baixo-astral geral e os lojistas passaram a enfeitar vitrines para ajudar a levantar o astral da cidade. e tudo culmina com uma árvore imensa no meio da lagoa para celebrar a marca do banco bradesco. ha ha ha!!!

22 comments:

bobeda said...

Sempre acho o natal uma data muito baixo astral, apesar de família... e de todo o comércio que vem junto. prefiro a festa do ano novo.

Rocha06 said...

O Natal pode ser uma ilusão, mas o ser humano convive com tantas ilusões no dia-a-dia...o amor, por exemplo...
a idéia de paz mundial...quando o nosso time ganha a gente sente como se nós mesmos tivéssemos ganhado alguma coisa, o que não é verdade.
A gente curtia muito mais o natal quando éramos crianças, hoje é só mais um feriado. Mas eu tento não ser cínico...toda a cidade fica mais bonita e a árvore da Lagoa, bem ou mal, é maneira, apesar do Bradesco (bom, alguém tem que pagar né, já que a prefeitura não tá nem aí).

Rocha06 said...

Continuando o papo do tópico anterior, muitas idéias que eu troco aqui nesse blog eu não tenho como trocar com meus amigos. A maioria deles nem se interessa tanto por música. Por isso acho esse espaço legal. Foi uma merda ter que mudar o esquema dos posts por causa de uns boçais que entravam aqui só pra xingar, mas pelo menos a coisa ficou mais organizada. Aliás o que mais tem na internet é gente assim. É só ver o que neguinho costuma colocar nos comments do Youtube. O mal do mundo é o próprio ser humano.
Enfim, aproveito pra desejar feliz natal pra todo mundo e espero que alguma coisa aconteça no cenário musical pra dar uma sacudida nas coisas, tá tudo muito parado.

fabio fernandes said...

eu estava me programando prá ir nesta parada iluminada com a patroa, mas tá batendo uma preguiça ...

eu já sou um pouco ao contrário, qdo era criança não curtia tanto o natal, problemas de família, hj em dia já gosto mais.
e concordo com o rocha, o que tem de retardado na internet, no youtube e nas comunidades do orkut só tem posts idiotas, o que tem de espírito de porco ... tem uma ou outra comunidade que dá prá conversar sério, trocar idéias legais, mas tem umas que entro e saio na hora, só rola "jogo do daria prá pessoa acima" e por aí vaí ...

tom said...

...mas não tenho nada contra os eventos natalinos, não (fora o fato de nao pedalar na lagoa por um mes por conta da arvore), só não gosto dessa parada de ser feliz a qualquer custo e ter que presentear por obrigação. ate tava a fim de ir na parada, pq minhavó morali em copa, teria um point pra fazer pitstop antes e depois, mas ta parecendo aqui da minha janela que vai cair uma chuva em breve. mas se eu for conto aqui...

bobeda said...

Eu vou na parada, Tom... acho que neste caso, o que conta é mais o evento, o que foi feito pra se mostrar - no caso, mais aos turistas - do que o fato de ser uma parada "pelo natal"... vamos ver como vai ser isso... se for como a cavalgada dos reis que vi em janeiro em Barcelona, promete ser bem bacana.

Pacheco said...

Eu amo o natal por ter gerado o "Its a wonderful Live (felicidade não se compra".

Mas nada contra! =)

zero said...

Alguns sentimentos ligados a situações/eventos/datas transcendem a origem da parada, são mais importantes que o "pq". E isso ocorre em várias situações sem que seja necessariamente um "estou sendo manipulado".
Mas entendo oq o tom fala, é como se andássemos sobre sobre uma linha que divide o alienamento e a consciência.
Necessitamos de datas marcantes, seria inicialmente fantástico que todo dia fosse dia de natal, mas não funciona assim, é a variação que torna a vida interessante ( lembram da primeira matrix que não funcionou por se tratar de um mundo perfeito)parece meio masoquista, mas é a natureza humana.
portanto Feliz natal caro tom e galera.

Gabriel said...

Eu acho o lance da árvore um saco, dá o maior nó no transito e a lagoa fica um caos. O natal é meio baixo-astral mesmo, eu não me animo pra festa. Mas rabanada é bom! E o lance de desejar feliz natal representa no fim das contas, independentemente de crença, que vc quer que coisas boas aconteçam às pessoas. Portanto, feliz natal, coveirada!

iga_rio said...

Também concordo que o Natl é uma data que tem um pouco de tristeza... mas também me recordo de coisas boas do natal... principalmente da minha infância.

Bom desejo a todos aqui da Cova um Feliz Natal !!!

Abraços,

fabio fernandes said...

acabei não indo na parada, a chuva não ajudou. fui ver por água abaixo que foi uma grata surpresa, engraçado e com ótimas sacadas sobre os ingleses.

bobeda said...

FELIZ NATAL, TOM E CAROS COVEIROS!
QUE PAPAI NOEL NOS TRAGA TODOS OS CDS, DVDS, MP3s E GADGETS QUE AMAMOS! rsrs Abraços!

(Ah, não fui na parada iluminada pq choveu - ficou meio apagada, heim... mas o sol de hoje foi/tá bacana!)

nelson soares said...

Tom e coveiros!

Apesar dos muitos pesares, um excelente Natal para todos!

tom said...

tbm n fui na parada, tava meio resfri e choveu, n quis arriscar. mas una buena cena para ustedes. se tiverem problemas de digestão tentem pepto-bismol (rs). nao posso meter o pe na jaca pq to no prantao de natal, rest so next uiquendi. e to ouvindo o i´m from barcelona, dica aqui do felipe e tbm de outro broder meu. bem legal, divertido, bizarrinho

fabio fernandes said...

então, boas rabanadas e feliz natal tbém para os perus (segundo uma amiga vegan) !

Felipe Passarelli said...

Ótimo Texto, parabéns Tom!

Sabia da maior parte da coca cola mas não sabia de NY e nem que papai noel tinha outra cor na realidade, interessante, então quem era o papai noel antes? Rolava Festas e presentes?

Eu tb não curto muito essa época não, me cheira a obrigação de vc estar com a família, não que isso seja ruim, mas isso tinha q rolar sempre, não a mesma vontade todo dia 25 de Dezembro. A parte boa, claro é a comida e os presentes. (Me lembrei que vc ja foi punk tom, e deve odiar papai noel, ja dizia o ratos).

I'm From Barcelona é bem legal, fazem um som bem "Cathy" e pra cima, twee bem animado, eu adoro.

Mais presentinhos pra vocês:

Air - Pocket Symphony (2007)

Achei bom, mas não ohhhhhhh, vazou tb

http://rapidshare.com/
files/8602710/
Air_-_Pocket_Symphony__
Comunidade_Trip_hop_.rar

LCD Soundsystem - Sound of Silver

http://www.sendspace.com/file/10rur7

(caso ja não tenham :>)

Midlake - The_Trials_Of_Van_Occupanther

http://rapidshare.com/files/5160858/Midlake
_-_The_Trials_Of_Van_Occupanther.zip.html

Regina Spektor- Begin to Hope

http://rapidshare.de/files/
20262924/SPEKTOR.rar.html
senha: zinhof

Asobi Seksu - Citrus [2006](Shoegaze)

http://rapidshare.com/files/5397617/
Asobi_Seksu_-_Citrus__2006_.rar

My Brightest Diamond – Bring Me The Workhorse
http://depositfiles.com/
en/files/266813/
My_Brightest_Diamond_-_Bring_M.html

Abraços Feliz natal captalizado! :)

tom said...

tem um lance q n entendo no natal: nessa epoca sempre passam filmes com herois judeus (cristo, ben-hur) mas os judeus n comemoram o natal e os cristaos, que seriam seus rivais, idolizam os herois judeus. alguem ai pode xplicar? so sei q os judeus nao adoram imagens, nao tem santos, e isso é legal. mas o maior idolo dos catolicos é um judeu manipulado. tipo, ele foi como o elvis antes do coronel parker, era autentico, nao apoiava idolos, templos e grana em troca de ajuda dos ceus, mas é só isso o q a igreja catolica e derivados em geral faz. ou seja, a igreja nao tem nada a ver com o q dizia jesus (ou pelo menos a historia q a gente conhece, q ja foi reescrita varias vzs por roma para mudar a ordem dos fatos orginais). waaal...

Sandman said...

eu acho o natal um saco.nem o lance dos presentes me encanta, ate pq sou eu que sempre compro o q eu quero...
----
sou mais a festa de ano novo.vc passa com quem vc gosta e se diverte mto mais.
----
mas engracado, minha melhor amiga (q caga pro natal) nao me ligou ontem pra desejar feliz natal e eu fiquei puto haha
vc fica tao acostumado com isso que se a pessoas nao fala feliz natal, vc fica puto.

Sandman said...

noticia triste do dia

James Brown, Godfather Of Soul, dies

Groundbreaking singer and musician passes away at 73.

James Brown singer and songwriter has died at the age of 73 after being admitted to hospital in Atlanta suffering with pneumonia.

His agent Frank Copsidas confirmed that he had died at 1.45am local time (6.45am UK time)

He was responsibble for both siesmic events in soul: being at the birth of both R&B and funk.

Subsequently his records became one of the most sampled ever by rap artists. His most famous and influential songs include 'Sex Machine', 'I Got You (I Feel Good)', 'Papa's Got A Brand New Bag' and 'Make It Funky'. His 'Live At The Apollo' (1963) album is considered to be one of the greatest live albums ever made.

The star was born in 1933 in South Carolina.

tom said...

aproveitei a folga natalina pra ouvir o novo do air. o arquivo q baixei simplesmente nao toca em player algum. vou tentar o link do felipe. e to ouvindo agora o novo do bloc party. realmente é muito sem sal. nem parece que é a mesma banda de antes. eu tbm me dou os melhores presntes. e gosto de dar presntes a pessoas queridas fora de hora, qndo vejo algo que sei q vai agradar, simplsmente compro e dou, seja qual for a epoca do ano. rip james brown. get up!!!

fabio fernandes said...

james brown e braguinha se foram ...

bobeda said...

Sobre dar presentes, geralmente dou o que quero a quem gosto em qq época - dificilmente o natal! E isso mais de uma vez a cada ano... não acho que a gente precise esperar um certo dia pra demonstrar afeto, carinho etc etc etc...

o tempo passa e atualmente o que quero é aproveitar muito bem cada momento - seja natal ou não - pq as memórias são as coisas que realmente importam e que levamos conosco sempre.

NA CIDADE

JANEIRO TEM DUAS FACES:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 19 - Samba Rap Festival: Elza Soares / Karol Conka 20 - Samba Rap Festival: Emicida / Jongo da Serrinha / Bateria da Império Serrano 25 - Phoenix (FRA) 26 - Vanessa da Mata / Fióti / DJ Incidental 27 - Barão Vermelho

Fundição Progresso 19 - BaianaSystem 20 - Tim Music no Samba: Xande de Pilares & Mumuzinho - Participação: Bateria do Salgueiro 26 – Johnny Hooker / Letrux 27 - Nando Reis

Teatro Odisseia 21 - Radnor With Lee (EUA) 28 - Demon Hunter (EUA) / Pantokrator (SUE)

Teatro Riachuelo 16 - Leila Pinheiro: Voz & Piano 23 - Ed Motta: Baile do Flashback 30 - Laila Garin & A Roda

Teatro Rival 20 - João Bosco: Voz & Violão 25 - Angela Ro Ro 26 - Bloco Sargento Pimenta 27 - Geraldo Azevedo: Voz & Violão

Audio Rebel 16 - Adaury Mothé Trio 17 - Rafael Rocha Quinteto 28 - N.D.R. / Triunfe / Dissonância 29 - Ana Baird & Camila Costa: Perigosas

Espaço Sérgio Porto 18 - Sinara 25 - Karine Carvalho: Galega Hits

Sala Baden Powell 19 - Sempre Livre / Sylvinho Blau Blau / Dr. Silvana & Cia. 20 – Nelson Sargento 21 – Banda do Síndico 24 - João Donato - Participação: Carlos Lyra & Roberto Menescal & Marcos Valle 25 - Mario Adnet: Jobim Jazz 26 – Marcos Ariel 27 – Cris Delanno 28 - Azymuth

Beco das Garrafas 17 - André Gonçalves 18 - Lu Oliveira 19 - Georgiana de Moraes & Fernanda Cunha & Camilla Dias: Homenagem a Vinicius de Moraes (20h) 19 - Joyce Cândido: Homenagem a Elis Regina (22h30) 20 - Hélio Delmiro (21h) 20 - Maíra Freitas & Taís Feijão (22h30) 21 - Dóris Monteiro 24 - Rosana Sabença 25 - Conexão Rio: Homenagem a Tom Jobim 26 - Amanda Bravo: Homenagem a Durval Ferreira - Participação: Paulinho Trompete, Mauricio Einhorn, Rosana Sabença, Billy Blanco Jr., Thaís Fraga 27 - Hector Costita & Joseval Paes 31 - Maria Luiza

Casa de Cultura Laura Alvim 16 - Dani Black 21 – Pedro Mann 23 - Davi Moraes 28 – Qinho Canta Marina Lima 30 - Matheus VK

Teatro Café Pequeno 18 – Verônica Sabino 25 – Elisa Queirós

Blue Note Rio 16 - Big Gilson 17 - Roberto Menescal 18 - Gabriel Moura 19 - Daniel Jobim & Daniel Boaventura: Homenagem a Tom Jobim & Frank Sinatra 20 - MPB-4 23 - Escalandrum (ARG) 24 - Mayer Hawthorne (EUA) 25 - Wanda Sá & Gilson Peranzzetta & Mauro Senise: Homenagem a Tom Jobim & Vinicius de Moraes

KM de Vantagens Hall 19 – Molejo & É O Tchan – Participação: Ludmilla 20 - Ney Matogrosso: Atento aos Sinais

Imperator 23 - Jazz Pras Sete: Chico Costa & Quarteto Artilheiro 24 - Quartas Brasileiras: Cordão da Bola Preta 27 - Forró Lánalaje: Marcelo Mimoso Trio / DJ Edna Carvalho 28 - Bloco Pipoca & Guaraná 31 - Toquinho: Voz & Violão - Participação: Camilla Faustino

Centro de Referência da Música (Tijuca) 17 - Ellen de Lima & Reginaldo Bessa: Homenagem a Lamartine Babo 18 - Rosa Marya Colin - Participação: Jefferson Gonçalves 19 - André Gabeh 17 - Eduardo Dussek 24 - Quinteto em Tom Maior 25 - Rosane Corrêa: Homenagem a Ella Fitzgerald 26 - Daíra: Homenagem a Belchior 31 - Ana Egito

Baile do Digitaldubs - HUB (Santo Cristo) 21 - Cedric "The Congos" Myton (JAM) 28 - Mad Professor & Aisha

Música no Deck - Barraca do Pepê (Barra da Tijuca) 20 – Filipe Ret 21 – Kell Smith 27 – Um 44k 28 – Luiza Possi Barra Blues Festival 26 - Sergio Diab Stratoman / Projeto Soul Jazz / Ana Egito / Alamo Leal Blues Groover’s / Corcel Mágico 27 - RJ Café / UniJazz Brasil / The Blue Fever / Sergio Rocha / Serra Blues Trio 28 - André Barroso / WestSide Blues / State of Blues / Victor Biglione Festival Downtown Sunset - Shopping Downtown (Barra da Tijuca) 20 – Gabriel O Pensador 27 – Biquini Cavadão

Rio Rock & Blues - Rock Experience (Lapa) 19 - Titanossauros / Conexão Japeri 20 - Love & The Lovers / The Loreleis 26 - The Smiths Cover 27 - Pedro Santana Trio / Elemento Surpresa / A Bolha Revisited

Circuito SESI 24 - Centro: Fhernanda Fernandes - Participação: Nana Kozak, Sandra Duailibe, Clarisse Grova, Ninah Joh, Andréa França

MIXXX: 17 – Matheus VK – Teto Solar / Botafogo 19 - Maratona Black - Baile Charme – Gafieira Elite / Centro 19 - O Rappa: Tour de Despedida – Quadra da Mocidade / Padre Miguel 20 - Festival Rock in Brisa 4: 90 Contos / Cosmobox – Espaço Tequila´s / Guaratiba 20 - Playmobille / Tem Amor – La Esquina / Lapa 20 - Indivíduo K / Cândido / Banheiro Azul – O Pecado Mora ao Lado / Praça da Bandeira 21 - Aniversário de 57 Anos do Cacique de Ramos 21 - Festival Lona Rock Sunday: Memora / The Outs / Corcel Mágico – Lona Terra / Guadalupe 21 - Lu Oliveira – Praia de Conceição de Jacareí / Mangaratiba 26 - Laurent Garnier (FRA) 26 - Bloco do S Convida KL Jay – Fosfobox / Copacabana 27 - Slide / Sollarium / Fresno / Glória / Strike - Clube Tamoio / São Gonçalo 27 – Matanza – Arena Fernando Torres / Parque de Madureira 27 - Visibilidade Transvestigenere - Beco Encantado: Mulher Pepita & MC Xuxu – Beco do Rato / Lapa 28 - Festa Divina Circus: IZA – Clube 4 Linhas / Bento Ribeiro 28 - Bloco Eficiente: Inclusão Se Faz Com Várias Mãos – Praça Paris / Glória 28 - Facing Fear / Stuff / Cidade Nua – Rock´N Beer Pub / São Gonçalo

exposição de fotografias de Raymond Depardon, “Un moment si doux”. Depois de passar por Paris e Buenos Aires, o CCBB Rio recebe as 170 fotografias de diferentes cores e formatos tiradas na Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. Ate 22 de janeiro. qua-seg 9am-21pm. Grátis.

FESTIVAL DE CULTURA DIGITAL: De 18 a 20 de janeiro, quinta a sábado, acontece no CCBB RJ DIGI – Festival de cultura digital, uma mega programação que inclui imersão, reflexão e diversão. Tem até shows geek. quinta, 19 de janeiro, às 21h, apresentação da orquestra Ritornello de Jedi, com repertório de trilhas musicais de videogames, séries e desenhos, com cordas e vozes, e arranjos exclusivos. O objetivo é dar acesso à formação clássica com temas musicais do cotidiano. sexta, 20 janeiro, às 21h, é a vez de The Screeners, banda que faz releituras rock ’n’ roll de trilhas sonoras clássicas do cinema, de videogames, séries de TV, desenhos animados. É tudo grátis, das 9 às 21h.

MOSTRA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO EXIBE O CINEMA DE HAL HARTLEY Programação reúne todos os 14 longas do diretor americano, além de debate, sessões comentadas e um curso de roteiro cinematográfico de 23 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018 (terça a domingo)

O Ministério da Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro apresentam a 14ª Mostra Melhores Filmes do Ano Além das exibições dos filmes, a mostra traz homenagens e catálogo especial com textos sobre os filmes e as iniciativas cinematográficas que fizeram a diferença em 2017 De 24 de janeiro a 1 de fevereiro
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

No dia 24/jan, começa no CCBB SP a mostra Sonora: Ennio Morricone, que homanageia o maestro no ano que completa 90 anos. Ao todo, serão exibidos 22 filmes que têm a marca musical do maestro.

Nico Rezende fará show em homenagem a Chet Baker dia 26/01 no Blue Note. Aliás, esse ano completa 30 anos da morte do Chet!!! 2018 marca o trigésimo aniversário da morte de Chet Baker. Nico Rezende presta homenagem ao trompetista no palco do Blue Note Rio, no dia 26 de janeiro (sexta), para apresentar alguns clássicos imortalizados por Baker. Estão no programa canções como ‘Time after time’, My funny valentine’ e ‘There will never be another you’.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers