Pular para o conteúdo principal

Chovendo no árido


Há tempos não ia ao teatro. Nada contra. Mas é mais complicado do que ir ao cinema: tem que comprar antes, é mais caro, geralmente so tem peça popular ou manjada com atores globais, nada que me atraia muito. Aí, fui ver "Avenida Dropsie", de Felipe Hirsch. Primeiro pq adorei a montagem dele para "A vida é cheia de som e fúria", baseada no livro "Alta fidelidade" do Nick Hornby. A peça não apenas é bem melhor que aquele filme com John Cusack e Jack Black (passado nos EUA, qndo é totalmente british) como é quase tão boa qnto o livro. Segundo, pq sou fã de Will Eisner. Dessa vez Hirsch pegou uns textos do criador do Spirit (falecido ha pouco), basicamente das graphic novels "O edifício" e "Avenida dropsie" e fez um dos mais fascinantes espetáculos que vc pode ver num palco por aqui. É bem produzido, sem ser aquela coisa broadway, respeita o clima e os tempos dos quadrinhos do mestre, é super bem encenada, iluminada, o cenário é nota dez, o efeito especial da chuva (com água de verdade no palco!) é espantoso. Só tenho elogios a fazer. A peça fica em cartaz só até o último domingo do mes no teatro Nelson Rodrigues (bnh) e custa $ 30 (meia 15). Deixe de ir numa festa, num show ou ao cinema e vá ver...

Comentários

  1. Boa dica, Tom. Já havia pensado em fazê-lo... aliás, achei super-bacana a matéria sua hoje, no segundo caderno, sobre os filmes e cines da/na ZN/ZS. Espero que dê retorne e os faça pensar.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica Tom ;-)
    Recomendo a peça "O Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo", da obra do escritor Oswald de Andrade, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Uma das atrizes é a Luiza Mariani que faz o papel da Maria de Lourdes. Vc já viu? Saí da peça com a seguinte reflexão: o tempo existe?

    ResponderExcluir
  3. em sp foi de gratis tom, perdi de idiota,

    roma è incrivel, que cidade bela, e pra fechar o dia perfeito cheguei no hotel e logo passou o clipe do cansei de ser sexy, tem que sair pra fora pra ver algo nosso, legal, abs

    ResponderExcluir
  4. pow, a materia ja saiu ?
    vou ver c consigo ler no o globo :)
    c a materia fosse sobre teatro...ae q ia ferrar pro pessoal da zn :)

    ResponderExcluir
  5. Fala Tom,

    Parabens pela matéria no Globo !! é bom ver a galera aqui da cova ser prestigiada...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Eu fui ver semana passada. É excelente! Nunca vi uma produção como essa aqui no Brasil. Tudo na peça funciona como um relógio, perfeitinho, com excelentes atuações!

    Antes de assistir eu só tinha lido O Edifício há muitos anos atrás, mas mesmo assim reconheci algumas coisas na peça. Aproveitei hoje de manhã pra baixar Avenida Dropsie (a HQ) e fiquei emocionado com a forma como Will Eisner conta a história de um lugar!

    ResponderExcluir
  7. Tom, vlw pela matéria desse sábado! Excelente! :-) Vamos ver se os exbidores agora mudam de atitude..

    ResponderExcluir
  8. em primeiro lugar, parabéns pela matéria, vamos ver se o pessoal se toca agora, pqe tá difícil. e a arte do cruz tbém tava ótima, como sempre.

    sempre que posso tô indo ao teatro (infelizmente, não tanto quanto cinema, que vou muito mais). como minha namorada tbém gosta bastante, é mais um estímulo. apesar de ser caro e de sempre ter que comprar antecipado, sou fã de teatro.
    inclusive tô muito a fim de ver a peça que o wallace falou, com a luiza mariani.
    tentei ver avenida dropsie ano passado, no riocenacontemporânea, mas não consegui, e ainda não tive oportunidade de ir ver agora.
    este ano vi algumas peças legais, por exemplo: fama zero, no retrovisor (que talvez seja o melhor texto sobre os anos 80 já escrito), zenas emprovisadas, cidade vampira, cova rasa etc.

    ah, e tbém, vi dínamo da deborah colker, que é o único espetáculo de dança que curto.

    ResponderExcluir
  9. Maneira a matéria. Pô, os coveiros apareceram até no jornal, e aquela idéia de reunir a galera, poderia rolar, não?

    P.S. O nome do onaicram é esse mesmo?:-)

    ResponderExcluir
  10. off: hj fui ver "obrigado por fumar/thank you for smoking". é muito bom, ironico e cruel. é como uma versao satirica daquele filme "o informante", com russel crowe. ou um doc do michael moore com mais alegria. vale a pena.
    outro off: é impressao minha ou a oifm virou mais uma fm chata como as outras? o nivel da programacao caiu muito, nem ouço mais...

    ResponderExcluir
  11. tom, muito boa sua materia sobre cinemas de arte-cinemas pras massas. a situação é pior ainda. os suburbios, antigamente, ainda tinham seus cinemas de rua, q poderiam exibir outros tipos de filmes, mesmo sendo do contra de vez em qdo. mas, eles viraram igrejas universais... e , oq resta à população dos subúrbios, são os shoppings, q só exibem os filmes blockbusters, estilo pastelão, pipoca, agua com açucar ou qq outro tipo de guloseima. conclusão; no options, mesmo, àquelas pessoas q não querem ver somente isso. e, esses filmes, saindo de exibição, não entram em circuitos de locadoras, o q os tornam mais e mais inacessiveis. vejo como preconceito mesmo. é uma conclusão equivocada q , por ser de suburbio, a pessoa não tem discernimento ou vontade de ver outro tipo de filme. falo isso com conhecimento de causa: vivo na zona oeste, num bairro q tinha um dos melhorescinemas de rua do rio, q virou uma filial do macedo. à parte de qq tipo de exibição de filmas alternativos, a não ser por iniciativas de alguns resistentes q lançam eventos com cara de cinema em casa, porque não conseguem ter uma abrangência na região, sempre entupida de pessimas opções de lazer. e, com toda a minha vida, profissional, estudantil e afins fora da zona oeste, e, por não ter muita opção, tenho outras formas de lazer, vou a cinemas ditos alternativos. lamnetavel q, pra maioria da população vizinha a mim, não tem essa chance, pela distancia, pelo custo e, as vezes, por acomodação mesmo. a visão dos exibidores é errada, qdo nos é dada a opção, podemos ter alternativas, mas, com somente um tipo ou estilo nos é empurrado, não resta muito a fazer.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. No sabado eu sai correndo, as 8 horas da noite so pra comprar O Globo.A materia realmente ficou mto boa.O mais legal foi ler o depoimento de todos aqui do blog :)
    O mais engracado foram as pessoas falando que viram o meu nome no jornal :]
    O que eu adorei na materia foi a ilustracao feita na capa do segundo caderno.Quem faz esses desenhos tom? c nao me engano esse cara deve ser das antigas, ate pq reconheci o traco dele em outras materias do Globo.
    --------
    Ontem eu tava ate na pilha de ir no Teatro Nelson Goncalves,mas aqui na ilha choveu granizo(pqp, eu moro no lugar errado)..como nao sou feito de aco..nem sai de casa hahaha

    ResponderExcluir
  13. Ano passado tive a sorte de ver "Avenida Dropsie" em São Paulo e endosso suas palavras, Tom. Fã de quadrinhos, embora não tão particularmente assim de Will Esiner, achei a montagem do caralho! Depois a sorte continuou e pude assistir a "A Vida é cheia de som e fúria" aqui em Brasília. Ainda não li o livro de Nick Hornby, mas, como você disse, a peça é bem melhor que o filme. Basta citar o modo como as músicas se encaixam na trama - excelente!
    Sobre cinemas e distribuição de filmes no Rio, consegui - a duras penas - ler sua reportagem na edição online de O Globo. A nova opção de acesso ao conteúdo do jornal é uma titica!

    ResponderExcluir
  14. Legal q a matéria repercutiu bem, Tom. Agora, engraçado mesmo foi ler as justificativas dadas por quem realmente manda na distribuição e exibição dos filmes.
    Teve de tudo, menos explicação do porque um Piratas do Caribe, por exemplo, passa em 9 das 18 salas do NYCenter.

    ResponderExcluir
  15. outro lance legal da matéria foi descobrir que tenho um coveiro vizinho (wallace) !

    ResponderExcluir
  16. alguém leu a entrevista do nick, do franz, comentando sobre a possibilidade de alugar uma casa próximo a sp para passar alguns dias de férias no brasil ? e o cara ainda diz que os fãs brasileiros são os melhores, depois dos de glasgow.
    ou seja, mais um caso de amor a primeira vista entre banda e público brazuca.

    ResponderExcluir
  17. finalmente encontro alguém que concorda comigo sobre esta nova forma de ler o globo na internet, achei horrível. o globo online tá ótimo, mas para ler a versão impressa tá dando um desânimo ...

    ResponderExcluir
  18. querem rir a valer? vao no youtube e batam "emo redublado". aparecem uma materia do flãplastico e outra do jornal oggi com os odiados emos. é mais foda do que hermes & renato. outra: tim fest fecha a grade basicamente com yyys, daft punk, tv on the radio, devendra, patti smith, bad plus e maria schneider. e, por enquanto, nada de cardigans e gangof4 no rio...

    ResponderExcluir
  19. eu li a materia do tom pela primeira vez pelo globo on.Com certeza aquilo é uma droga.Nada parecia estar funcionando direito.Ate mesmo com banda larga é um saco ler aquilo.
    Eu quero o site antigo de volta hehe
    era mais limpo e era de graca (a edicao on line do globo vai ser paga :(

    ResponderExcluir
  20. Cruzei o túnel pra ver "O que vc faria?" no sábado, muito bom, roteiro criativo e ótimos atores.
    Ainda sobe cinema ZS e ZN, Maryclaude tocou num ponto que é importante também: as locadoras tb deixam a desejar, principalmente depois do advento da blockbucha. Moro aqui no Andaraí e não conheço nenhuma em que possa encontrar esses filmes alternativos. (se alguém conhecer algumar aqui no bairo ou em Vila Isabel, agradeceria a dica!). Nas férias eu as vezes passo na cavídeo no humaitá e pego uns oito filmes pra ver em uma semana e tentar tirar o atraso dos filmes que perdi no cinema.

    ResponderExcluir
  21. boa tarde coveiros...
    boa dica, ontem comprei na lojas americanas do via parque, o dvd
    de "TRAINSPOTTING", por 9,90...
    quem quiser corra.. tinhas uns 10
    dvds lá ainda...
    abraços!!

    ResponderExcluir
  22. esta história das locadoras tbém é outro problema. sou sócio de quatro (incluído a do estação), justamente por isso. por sorte, próximo a casa da minha namorada, existe uma que o dono é meio freak e sempre pinta alguma coisa legal por lá.

    ResponderExcluir
  23. Moro a 5 min de blockbusta, mas nem sou socio.A locacao é cara e tem alguns filmes que vc nao encontra lah.A minha sorte é q a 1 minuto da minha casa, tem uma locadora mto foda.Ela é o unico comercio da rua.O dono de lah tb eh meio freak, dai sempre acho coisas legais lah :).Pode ser "viadagem", mas locadora pra mim tem q ser pequena e aconchegante haha (tinha uma aqui na ilha que era mto foda, toda escura e cheio de poster de filmes ).A blockbuster é mainstream demais pra mim hehehe .Nao sei as outras BB, mas a da ilha tem uma calcada da fama e tudo, com a mao de varios artistas brazucas.Pow, gosto disso nao hehe

    ResponderExcluir
  24. nunca entrei numa brockembuste, nao frequento locadoras que escolhem o filme q eu tenho q ver (tipo, eles nao alugam x-rated nem os alternativos mais bizarros). uma vez um amigo entrou pra ver se tinha algo bom na parte de venda de usados e eu esperei na porta. sou fiel da locadora da minha rua, q tem tudo e aceita sugestoes, e tbm da cavideo. alem disso, eles forçam o fechamento das pequenas locadoras de bairro. xo, brockbust!

    ResponderExcluir
  25. Considero a blockbuster como um "exibidor preconceituoso" :-))

    ResponderExcluir
  26. Tenho que ir na Brocaquecuspe por causa da minha filha de 3 anos. Têm uns infantis que só rolam lá...

    Além disso, cansei de ver filmes às custas deles. Já que em alguns títulos, se não houver nenhuma cópia disponível, você pega um cartão que dá direito a pegar o mesmo de graça...

    Mas do lado de casa têm uma pé-sujo maravilhosa. Além do dono ser Botafoguense, é só telefonar que o cara reserva, entrega e recebe o filme na minha portaria, além de cobrar $3 pela diária. E faz questão de ouvir as sugestões da galera, sem preconceito, eu mesmo já sugeri vários que o cara não conhecia e deu retorno.

    ResponderExcluir
  27. Socorro!!!! Também quero a versão antiga do globo online! Tá realmente uma canseira ler alguma coisa...
    Estava de olho nessa peça, ainda bem que você deu a dica, já ia perdendo...
    Bacana a matéria sobre os cinemas. :)

    ResponderExcluir
  28. consegui ver avenida dropsie ontem e tbém fiquei impressionado. até hj, não tinha visto nada assim em termos de teatro, é muito impactante. além do visual, a trilha sonora tbém é foda: além daquelas deliciosas canções americanas da década de 30/40, ainda temos ramones, grateful dead, beastie boys ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu