Pular para o conteúdo principal

O PRIMEIRO SUTIÃ...

...A GENTE NUNCA ESQUECE, COMO DIZ AQUELE ANUNCIO. E O PRIMEIRO SHOW DE ROCK? BASEADO NUNS POSTS ABAIXO, LIGADOS A MUTANTES/RITA LEE, ME LEMBREI DO MEU. MINHA MAE OUVIA O DISCO 'BABILONIA' DA RITA LEE DIA E NOITE. É UM DISCAÇO (SERÁ Q TEM EM CD?). ENTÃO, ELA FEZ UMA TEMPORADA AQUI NO RIO NUM TEATRO DE COPACABANA (ACHO QUE ERA NAQUELA GALERIA ONDE FICA A FOSFOBOX) E TINHA MATINÊ. RESULTADO: FOI VER NUM DOMINGO A TARDE E ME LEVOU. NUNCA FUI FAZAO DA RITA, MAS ATE HJ TENHO ELA COM CARINHO POR CAUSA DAQUILO. NAO TENHO IDEIA DE DATA, MAS ACHO Q ERAM FINS DOS ANOS 70. MAS O MEU PRIMEIRO SHOW MESMO, Q FUI SOZINHO E PAGUEI INGRESSO, FOI UM DO MADE IN BRAZIL (!) JA NO COMEÇO DOS ANOS 80, NO MESMO TEATRO DA MESMA GALERIA! SHOWS DE ROCK ERAM RAROS ENTAO (VCS N FAZEM IDEIA) E ERA COISA MALDITA. O SHOW FOI A MEIA-NOITE, EU SO CONHECIA O MADE DE OUVIR FALAR (NA VERDADE QUERIA VER O JOELHO DE PORCO, MAS NAO PUDE, ERA IMPROPRIO!), MAS TINHA O CORNELIUS!!! E LA FUI EU. NO MESMO DIA, NA FILA, CONHECI O CARLOS VANDALO DO DORSAL ATLANTICA (O PRIMEIRO PUNK Q CONHECI, ENTAO LOGO NOS IDENTIFICAMOS :-)PQ EU TAVA COM UMA CAMISA DO CLASH E ELE SE AMARROU. N SEI COMO, FIQUEI AMIGO DOS CARAS DO MADE E QNDO PASSEI A IR A SAMPA VER SHOWS, CHEGUEI A FICAR NA CASA DO OSWALDO, NO SUMARÉ, UM DIA. DAI VEIO A CONEXAO PUNK ROCK PAULISTA E ROLOU O CLIMA INVERSO, A GALERA Q VINHA TOCAR NO RIO FICAVA NA MINHA CASA. E DAI EM DIANTE ERA SHOW TODO FINAL DE SEMANA, NO SESC POMPEIA, NO CIRCO VOADOR, CARBONO 14, NOITES CARIOCAS, PROJETO SP...

Comentários

  1. OLHA SO O NOME DO NOVO DISCO DA PEACHES: "IMPEACH MY BUSH" RARARA! UM TROCADILHO DO CARALHO. NOTA DEZ!!!

    ResponderExcluir
  2. meu primeiro show foi celso blues boy no circo voador: som na guitarra ! e o segundo foi garganta profunda na uerj.

    babilônia, r$ 9,90 na americanas.

    e se não me engano, o made in brazil ainda tá na ativa.

    ResponderExcluir
  3. meu primeiro show foi...er...eduardo dusek ainda com os miquinhos e o léo jaime acompanhando. era o show do cantando no banheiro.
    acho que eu tinha uns 10 anos.
    desses primeiros shows que eu vi, o que mais me marcou foi do ira! lançando o primeiro disco.
    era um show da rádio cidade e era uma salada: ira!, attack [?], ritchie, robertinho do recife [ fase metalmania ] e garotos podres!!!
    e o billy bond [ ex-joelho de porco ] subiu no palco e enfiou a porrada no mau, vocal do garotos podres, porque ele mandou uma mega-cusparada na platéia.
    ah...the good old days...

    ResponderExcluir
  4. o primeiro show de fato é que nem a primeira vez, nem sempre é o primeiro realmente que vale, mas o q bate mais em vc. pra mim, depois do show da rita e do made, o que contou mesmo foi o primeiro festival de bandas punk de brasilia no circo voador, com plebe, legiao, capital, mais a coquetel molotov do rio abrindo. ai sim, talk about my generation

    ResponderExcluir
  5. Meu primeiro show foi da Blitz, no Canecão. Provavelmente, em 85, quando eu tinha 5 anos. Fui com meu pai e meus dois irmãos mais velhos. Me lembro de alguns momentos do show.

    ResponderExcluir
  6. Tom, o fábio está certo: babilônia na la, no famoso 9,90. Quanto ao primeiro show (ou pelo menos o q vc lembra q bateu) foi o Eduardo Dusek acompanhado dos Miquinhos no Teatro Ipanema, por ocasião do lançamento do disco Cantando no Banheiro. A galera toda da minha turma no colégio foi (Anglo-Americano de Botafogo) e eu, até por ser bem mais novo q o resto do pessoal (três anos de diferença!), fui numa meio de mascote da galera. Sabe naquelas q teu irmão mais velho te leva para algum lugar? Mais ou menos por aí...
    Pirei, sabia? Imagina um molecote de uns 14 anos saindo à noite com a turma mais velho do colégio!! ... rs. Sem falar q achei o show super maneiro. Até hj tenho um carinho todo especial por aquele disco (Cantando no Banheiro), q nunca saiu em cd. Nem sei por onde anda o meu vinil dele.
    O engraçado eh q outro dia me deu um ataque de nostalgia e desandei a ouvir o rolava na minha turma na época (McDonalds no Brasil, comprar LP na Disco do Dia em Copa, praia no Arpoador ... rs): incrível, mas a gente ouvia e idolatrava Supertramp, Kiss, Dusek, Roupa Nova, Queen etc. O Bowie, com Let's Dance, era uma espécie de novidade vanguardeira sem muita penetração no meio daqueles garotos do Anglo ... rs

    ResponderExcluir
  7. O primeirão mesmo com meus pais foi uma passagem de som do Barão Vermelho no Rock In Rio I com 5 anos de idade (?)!!

    Me lembro que já era vidrado nas camisas do ACDC e IRON MAIDEN, tinha desde pequeno pela força da imagem mesmo, lembro que chorei muito pra deixarem a gente entrar, e consegui, vi o cazuza fazer seu teste de som.

    O segundo Foi o Paul McCartney com meus pais, este sim fui ao maracanã já tendo noções básicas de rock com 11 anos.

    Terceiro, com vontade mesmo, de gostar e ter tesão em ir foi com meu pai também, OINGO BOINGO no Flamengo, adorava! (Li que o voclaista agora é milhonário e faz trilha sonora de Filmes, quem não se lembra de Stay?:)

    Depois de novo com meu pai, Rock in rio com A-ha, Happy Mondays, Information Society (depois desse fui em vários deles) e outros no Rock in Rio II.

    O primeiro a ir SOZINHO mesmo, com amigo foi na MADONNA - THE GIRLIE SHOW, que sem duvidas, foi um dos maiores biggers shows que fui até hoje, e onde fiquei mais tempo em pé (desde 7hs da manhã até Meia noite uma loucura!!!)

    Mas ae Tom, não sei se você não é muito fã dos Mutantes porque já tem um pré-conceito formado em relação ao movimento da Tropicalia e sobre eles na época e até hoje, ou já ouviu tudo direitinho e não gostou mesmo do som.

    Tipo, eu também meio que sempre pulei pq achava velho, mas você ve influêcia em tudo, é impressionante, por isso Beck ama, muitas referências, Kurt Cobain amava (ouça a musica technicolor e veja como não parece os acordes de "Love Buzz"), e tantas bandas que gostamos como Arcade Fire até Muse você ve coisa de Mutantes.

    Estou analisando bem agora, ouço os albuns, e parece que estou ouvindo uma banda nova de tão diferente que tudo é pra mim agora, desde as capas dos CDs (muito fodas) ao recheio de musicalidade e instrumentos espaciais incríveis. Recomendo a fase 68-71, muito bom mesmo, olha que tb não gostava de coisa velha, essa faz comida boníssima.

    Ahh outra curiosidade de torrents mesmo: O segundo torrent musical mais baixado no btjunkie.org é uma coletânea de Bossa Nova, tipo resumão dos 60, pra quem gosta vale a pena, é da verve. :)

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. eu foquei mais em show de rock e nos que eu podia entrar, pq antes minha mae ja me levava em outros que nao me lembro. agora lembrei q fui com uns amigos mais velhos ver alguma coisa no maracanazinho, acho que foi peter frampton ou rick wakeman (era um louro num show cheio de palhaçada). o do made eu mesmo quis ir e pagar. o babilonia foi o primeiro de rock, apesar de ser uma matine cheia de crianças (tia rita ja agradava a molecada). o primeiro mega show q fui foi do van halen no mini maraca, seguido do police. nao vi queen em sp, so no rir 1. mas vi o kiss no maraca. qnto aos mutantes, nenhum pre-conceito, sempre gostei de tudo o q ouvi, mas eles nao estavam na minha vida qndo me formei musicalmente, so depois, como pesquisa/estudo. agora q saiu tudo em cd, vou fazer uma imersao no som deles. e passar na melecanas pra comprar o 9,99. tbm vi dusek com miquinhos num colegio em botafogo (acho q era o asa) e angela roro meia noite no ipanema, ela era excelente ao vivo...

    ResponderExcluir
  9. e, pra arrematar o assunto: o primeiro show que vi na gringa (numa viagem mochilao na europa)foi logo pra acabar comigo: david bowie em berlim com abertura do new model army e eurythmics! era turne glass spider, confesso q nem gostei tanto, era muito produzida, mas ouvir bowie cantando "heroes', q ele compos em berlim, em pleno reichtag (a area do show era o mesmo lugar onde hitler fazia seus grandes discursos), foi realmente foda. o muro ainda tava ali do lado, iria abaixo um ano depois.

    ResponderExcluir
  10. legal tópico sobre primeiro show, o meu primeiro show foi perto de minha casa... não tinha carro e moro na tijuca... foi de uma banda progressa da finada flu chamada "BACARMATE"... rs...
    jane duboc era a vocalista... não curti muito som progressivo mas fui pq aqui não tinha muita opção... mas depois fui exatamente nos show do maracanazinho que vc foi, pq era perto da minha casa... só não tive grana para ir no do police...
    na época era muito caro...
    eu adoro essa coisa de lembrar de shows...tenho todos o ingressos guardados inclusive o do van halen, todos os rock in rio...
    mas o que marcou minha vida foi o do velho IGUANA no velho canecão em 88... me lembro que só conhecia 3 musicas do cara... e fiquei impressionado quando o cara entrou no palco... ele parecia uma bola de borracha... kickava o tempo todo... e no final pulou no meio da galera durante a musica instinct... demais... e eu, tremendo tupiniquim, nunca tinha visto o um astro internacional fazer aquilo... me lembro que o ajudei a pegar o cara no ombro junto com a galera e levar de volta pro palco... caralho inesquecivel...!! melhor que esse só o do nick das cavernas no escala... lá pela tantar uma alucinada subiu no palco e deu uma talagada na smirnoff do blixa... era mesmo o nome o guitarra?
    ps: ainda sobre o show do iggy pop, soube que no dia anterior foi o renato russo que foi dançar no meio da galera, será que foi vero? puta que pariu ... tempos que não voltam mais...
    abraço

    ResponderExcluir
  11. os primeiros show q me marcaram foram dos replicantes e dos titas em santa maria, e ja devia ter uns 18 anos, nao ia quase nada pra lá - foram os primeiros a me pirar, depois o ultimo do legiao no gigantinho foi emocionante,

    tom , conhece o primeiro dos replicantes - o futuro é vortex, aquele que tinha surfista calhorda, eu ainda curto muito esse disco, bom demais, e o wander wildner é uma figura,

    chocado com a nova do muse, como gold lion dos yyys, uma guinada - pra melhor, parece que o cara desistiu de colar o radiohead, a voz está mais pro vocalista do scissor sisters que tom yorke, e ja ta rolando o novo do primal scream,

    sabe que to gostando do be your own pet, achei meio gritaria no inicio, mas agora ta descendo bem legal, junto com esse tal de howe gelb e gnarls, eu costumo colocar no aleatório várias bandas e ver qual chama a atencao ou qual deleto na hora,

    ResponderExcluir
  12. dentro da linha punk rebelde atrasado, na época eu nem conhecia sex pistols e clash mas adorava essa letra dos replicantes PORQUE NÃO, e botava pra rodar direto para provocação, cujo espírito da coisa é o mesmo, claro que foi censurada (nós somos do tempo da censura!, rs)
    A música começava com um grito: ALGUÉM ME TIRA DAQUI!

    A letra:

    "Me disseram que sem lenço era a grande solução, Joguei fora os documentos e acabei no camburão

    Os baianos nos trovaram que o amor tinha futuro, Quis transar com uma mina que mordeu o meu pau duro

    Agora eu sei qual é a deles, Já peguei no pé do gil, Eu quero que o caetano vá pra PUTA QUE O PARIU

    O Gismonti é um chato, tô cansado de saber, O Chico era um velho mesmo antes de nascer

    O samba me da asco, a bossa nova é de fuder, Prefiro tocar bronha e punkar até morrer"

    bom tempos aqueles em q nao se queria fazer média com tudo, hoje todo mundo se encontra na sala de espera do faustão e ficam amiguinhos

    ResponderExcluir
  13. alguém lembrou do eduardo dusek, pô, um dos meus primeiros "ídolos" na época só da am,

    dias desses olhando a letra de doméstica ri muito pq metade dos termos eu nao sacava o que era, tipo a gilete, papelote, gripada,

    e depois tinha o rock da cachorra, cantando no banheiro, barrados no baile, Valdirene - a Paranormal, enfim, um gênio do pop, rs

    ResponderExcluir
  14. nao vi tantos shows dos replicantes como queria, mas deu pro gasto. rolava uns punk fests no circo e de vez em qndo eles apareciam na area. antes da cena rock no rio se estabelecer de fato, shows de dusek e angela ro ro supriam a galera mais alternativa da cidade em gigs da meia noite no teatro ipanema. a dupla, em separado, mandava muito bem ao piano, contando piadas, sacaneando a politica, tudo bem mais arriscado, pq havia censura!

    ResponderExcluir
  15. corrigindo a banda que vi o primeiro show...
    o nome correto é BACAMARTE.

    ResponderExcluir
  16. putz, adoro eduardo dusek. tô prá comprar uma coletânea dele (desta série millienium) que tá r$ 9,90* há um tempão. ultimamente, tive sorte de ver o cara em ação em dois shows com o perdidos na selva.
    e replicantes era sensacional, uma das melhores bandas brazucas. infelizmente, nunca vi um show do grupo, somente do wander wildner, no cine íris.

    e, assim como o bambaataa, coleciono ingressos de shows (na real, coleciono tudo: ingresso de cinema, programas de peças, flyers, postais etc.).

    *por falar nisso, sou o rei do r$9,90 [:)]. na americanas tem uns filmes bem legais por este preço (já comprei diversos) e na semana passada, encontrei trainspointting ! não acreditei qdo vi ! inclusive, comprei um show do bowie (tbém da glass spider tour) há muito tempo por este preço.

    no carrefour, tem uns documentários bem legais tbém por este preço: placebo, white stripes, radiohead, strokes, morrissey, beastie boys ... e outros que não curto tanto: linkin park, evanescence, 50 cent, coldplay etc.

    ah, e o primeiro show gringo que vi foi paul mccartney no maracanã.

    ResponderExcluir
  17. caramba o coveiro fabio achou transppoint!!?? puta que pariu...
    aqui na loja amaricanas da tijuca
    só tem filme baba...
    no barrashopping tem uns 3 meses deu mole...
    estava lá no mostruário um filme que procuro há uns 3 anos em dvd...
    "RUMBLE FISH" ("selvagem da motocicleta")...
    estava mais caro que os outros...
    35,90... eu babaca... pensei...
    ha vai abaixar ... na semana seguinte fui na mesma loja e não achei mais o filme...
    esse do bowie é muito bom vi na casa de um amigo... é da glass spider tour... não tenho visto...
    valeu pelo toque coveiro... vou dar um pulo no carrefour está sábado...
    estou atras do ultimo do morrisey da excursão do seu disco anterior, a produçãoo do show é 10 ...
    na FENAC está 52,00... queria ver se achava tb na LAs, mas não tenho achado...
    abraços...

    ResponderExcluir
  18. Primeiro show foi Echo no Canecão em 87! Eu tinha 16 anos e me lembro que entrei na rebarba de uma galera mais velha...Foi um show inesquecível...

    Antes eu cheguei a ver Legião, Paralamas e Barão num festival de rádio da qual não me lembro, no Parque Laje, mas num valeu porquê era muito moleque.

    ResponderExcluir
  19. Fala Pessoal,

    Bom primeiro show que eu fui foi a noite metal do Rock In Rio 2 em 1991 !! teve Sepultura, Faith no more, megadeth, guns... e até o Lobão sendo expulso do palco a garrafadas..
    Não preciso dizer que o show do Faith No More nessa noite foi foda !!!!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  20. Em Salvador, onde morei quase sempre, eram poucos os shows de rock quando eu era adolescente. O grupo que eu acompanhava sempre que fazia shows por lá era "A Cor do Som", cujo trabalho instrumental considero único no Brasil até hoje. Mas meu primeiro show de rock de verdade, quando eu já tinha 17 anos (1981), foi o primeiro do Camisa de Vênus, uma banda que, principalmente ao vivo, passava uma mistura de energia e sagacidade incrível. Aliás, Marcelo Nova é um dos caras mais lúcidos do rock brasileiro principalmente porque não se leva a sério demais, mal que aflige 9 entre 10 roqueiros tupiniquins. Meu primeiro show de rock lá fora foi inesquecível: "The Who" em 1982, já sem Keith Moon, mas com o trio Townsend, Daltrey e Entwistle na ponta dos cascos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu