Pular para o conteúdo principal

V FOR VENDETTA


vc acredita no terrorismo como modo de deter o fascismo? e no uso de violencia para fins nobres? vc leu 'v de vendetta' do alan moore nos anos 80 ou mesmo depois? é fã de quadrinhos adultos ingles? cogitou a anarquia em sua vida em algum momento? punk? então prepare-se para ver a mais perfeita adaptacao de uma graphic novel ja feita para a tela de cinema. um filme serio, adulto, sem chances para brincadeirinhas, rated R, com palavras fortes e cenas idem. esqueça vergonhas como elektra e tudo o mais. a letra é v, de vendetta. vingança em italiano. vingança em qualquer língua. revolta contra um mundo fascista, controlado por poderosos, envolto em crises e ameaçado por vírus, com os meios de comunicacao vendendo mentiras e controlando mentes pequenas. o mundo atual? muito próximo disso. a alegoria politica escrita nos anos 80 sob forte influencia do punk rock e do anarquismo é ainda mais real hj em dia. o q vemos? exatamente o q V viu. ainda q o filme mude levemente o perfil de dois personagens e faça um pequeno update (o original se passava em 1997), a idéia principal está toda lá. e com a melhor atuaçao de natalie portman desde que ela surgiu em 'leon, o profissional'. a graphic novel é mais forte, sombria e suja, mas o filme captou bem o espirito. semana q vem nos cinemas...

Comentários

  1. Mal posso esperar, inclusive porque, pelo trailer, a coisa parecia séria. Vc sabe como o filme foi nos estates? Existem planos para um sequel?
    By the way, com o q vc falou eu me lembrei do final de Batman do Frank Miller (o gibi, não o filme), no qual o mascarado se une a uma porrada de punks e marginais pra atuar no underground contra o status quo. Tem algo a ver com o V?

    ResponderExcluir
  2. Li na época...Achei foda.

    Reli há pouco tempo...Continuei achando muito bom.

    E, sim, nos anos oitenta usava camiseta com o "A" no círculo e ouvia muito UK Subs, Dead Kennedys, Cólera, Garotos e afins.

    Tô louco pra ver a versão do cinema...

    ResponderExcluir
  3. o filme estreou hj (sexta) nos eua, so vai dar pra saber se ele foi bem no domingo a noite. mas as criticas previas nos sites em geral sao muito boas. pessoalmente nao acho um filme comercial pra plateia media de cinema, nao tem muitas cenas de acao e é muito falado. quem for pensando q vai ver algo do tipo batman vai se dar mal, pq nem todo filme derivado de quadrinhos significa filme de super heroi. v é mais do que isso. é um lance politico

    ResponderExcluir
  4. alias, o v invertido lembra muito o a de anarquia, e isso deve ter sido intencional. nos quadrinhos houve uma sequencia, que, dependendo do sucesso do filme, pode ate rolar. mas eu acho totalmente desnecessario. n sei se o lance do batman tem alguma ligacao. mas se esse filme tivesse sido feito nos anos 80, certamente seria proibido ou editado pra passar aqui. pelo menos é um filme q te faz pensar, e que continua bastante atual na ideia...

    ResponderExcluir
  5. eu vi crítica boas e algumas mais contidas.
    ninguém falou que o filme é ruim mas teve gente reclamando da mão pesada dos irmãos diretores.
    uma crítica disse que v está para a hq assim como matrix estava pras filosofias em que se baseou.
    vou assistir de qualquer jeito, se tiver a mínima relação com o que o moore escreveu já vai ser bom.

    ResponderExcluir
  6. aqui na terra de bush neguinho ja esta esperneando "como que pode um filme colocar um terrorista como heroi!? estao glorificando os terroristas!" mas enfim, eh o melhor filme do ano ate agora, facil, com corpos e corpos de vantagem.

    ResponderExcluir
  7. fala tom

    cheguei ontem dos eua e nem consegui ver ontem o v, tsva na hora do voo. mas ainda bem q será lançado logo aqui.

    mas eu comprei uma porrada de cds incluindo uma caixa nova em folha dos pretenders, o arctic monkeys, a versão dupla da coletânea do prodigy e o she wants revenge, dead 60's e uma nova coletânea do blondie.

    valews. abraços.

    ResponderExcluir
  8. mas vi outros filmes como o match point do woody allen, o ultraviolet com a resident evil milla e ainda o failure to launch com a sarah jessica parker.

    abs.

    ResponderExcluir
  9. Fala Tom !!

    Bom sei que esse comentário que irei fazer é off-toppic, mais como fiquei surpreso resolvi compartilhar a noticia com vcs...Tava dando uma olhada nas bandas que vão tocar no festival rock in park na Alemanha ( só banda boa) que acontece em junho e para minha surpresa uma das bandas é o Alice In Chains, logo depois descobri que a banda esta com uma turne europeia... Alguem sabe mais alguma coisa sobre essa volta d banda ? que vai estar nos vocais no lugar do Layne ?

    Bom aqui segue a lista de algumas bandas do festival:
    Depeche Mode
    Metallica
    Placebo
    Tool
    Fraz Ferdinad
    Jamiroquai
    Korn
    Morrisey
    Deftones
    Kaiser Chiefs
    Darkness
    Soulfly
    Alice in Chains
    Stone Sour
    e etc...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  10. Tom, por falar em Vendetta, lembrei-me de um filme de terror trash italiano chamado "Paganini Horror", com o Donald Pleasense. Vc já viu?

    ResponderExcluir
  11. reli a graphic novel duas semanas antes de ver o filme e o que notei de diferente é quase irrelevante: a evey no começo ta melhor de vida, nao ta se prostituindo na rua, drogada; um dos personagens teve sua orientacao sexual mudada e a relacao de evey com gordon nao é tao forte. o resto é quase ao pe da letra. no final ha uma cena que nao existe, mas tem a ver. o filme é só levemente menos sombrio e sujo do que o quadrinho, mas nao compromete...

    ResponderExcluir
  12. e eu ainda tava com os dois pés atrás com medo desta adaptação (afinal, tratá-se de um CLÁSSICO da minha geração), mas pelo que tenho lido até aqui, acho que não vou me decepcionar ...

    vi o trailer de ultraviolet com a milla e fiquei curioso ... depois de quinto elemento e resident evil, ela tá se especializando neste tipo de papel.

    ResponderExcluir
  13. Coé Tom,

    Ainda não vi esse filme, nem sei nada sobre (deve ser antigo né?), só de por um vilão como herói, que é sempre o bem maior da sociedade americana, já fiquei curioso irei baixar.

    Ai Tom. Santana foi muito foda ontem, uma viagem ao mundo instrumental, foi lindo, o melhor publico que vi em shows, e ficou lotada a apoteose, esgotou! (continuo afirmando, o melhor local pra shows ever!)

    Não substimem os dinossauros, virtuosismo também é bom para meus ouvidos, a banda dele é demais, quem gosta de blues e Jazz, ficou feliz, ainda teve canja do Jimi Hendrix, um show não stop, e as musicas novas não ficaram feias, foram devidamente embuitidas em Medleys, com um telão lindo, desenhos japoneses, fazendo de vez em qnd trilha.

    Já gostava do cara, sai da apoteose feliz, dinheiro super bem empregado (não tava afim de chemical, loucuras etc..)

    Agora esperar Jamiroquai e Jack Johnson de novo na apoteose! :)

    Esse ano ta bombando de shows, foi foda o Santana mesmo!

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Tom Reli “V For Vendetta” do Alan Moore esses dias, E continuo achando “A piada Moral” seu melhor trabalho.
    “V” é intelectualmente mais instigante, mas por demais inconsistente em sua trama e por vezes muito ingênua nos seus ideais, mas longe de ser ruim é uma HQ obrigatória, como também o é “Watchmen”.
    Quanto ao filme a expectativa é boa, todos que viram estão recomendando e falando da sua fidelidade a fonte e é justamente isso que me deixa um pouco preocupado, pois aquelas “inconsistências” das quais falei, numa HQ passam despercebidas, mas em um filme seriam muito prejudiciais.
    Quanto a uma possível critica da sociedade americana quanto ao “endeusamento” de um terrorista acho bobagem “V” luta contra um governo extremamente opressor, o que justificaria seus atos ( quantos filmes americanos já vimos onde o “herói” passa como um rolo compressor por tudo e todos que colocam o “sonho de liberdade” em perigo? ). Bom agora é aguardar e conter a ansiedade.
    “Vi Veri Veniversum Vivus Vici”.

    ResponderExcluir
  15. Saber que o cara mandou "a love supreme" no final foi o suficiente pra me arrepender de não ter ido...

    ResponderExcluir
  16. permita-me discordar. acho a apoteose um lugar sem personalidade nenhuma..

    detesto quando tem show lá..

    ResponderExcluir
  17. escalacao do campari rock 2006:
    Cachorro Grande (RS)
    Supergrass (Inglaterra)
    Ira! (SP)
    Nação Zumbi (PE)
    Mission of Burma (EUA)
    Fixmer-McCarthy (França/Inglaterra)
    David Carretta (França)
    Walverdes (RS)
    Digitaria (MG)
    Montage (CE)
    Ludovic (SP)
    *rola um papo de que as atracoes eletronicas viriam para um mini campari no rio, a confirmar...

    ResponderExcluir
  18. remember, remember, the fifth of november... sei que o alan moore nao viu o filme, nem vai ver, pq leu o roteiro e n gostou de certas coisa q viu lá. se fosse ele, até entenderia, mas n sou radical. mas tem uma ou duas cenas la qe quase estragam o filme. no entanto, como blockbuser de hollywood, é bem acima da media. e, sim, tbm n gosto da apoteose, so vou se n tiver jeito. embora o show do nirvana la tenha sido um dos melhores de minha vida. entao...

    ResponderExcluir
  19. nesta sexta estrearão vários filmes legais pelo visto: v for vendetta, os espíritos, o plano perfeito (um filme de ação do spike lee ? com a jodie foster ?), aquela paródia das comédias românticas que esqueci o nome que parece ser legal.

    mas e aí, todos prontos prá volta do ronquinha hoje ?
    e a oifm continua ganhando minha simpatia: take you there (audio bullys), the love richard nixon (manic streets preachers, the joker (fatboy slim), mas que nada (sérgio mendes & black eyed peas), sorry (madonna) ... duro é ter que aturar um jquest, simple plan ou um chato vercilo no meio !

    ResponderExcluir
  20. na verdade V ficou pra semana q vem, mas espiritos (the shutter) estreia nessa sexta. eu ja tinha visto esse filme ha tempos (é de 2004) numa copia baixada de dvd europeu, pq ele nem passou nos eua ainda. mas continua valendo, apesar de ja vir depois de outros bons filmes asiaticos de terror como dark water, ju-on e the eye, ele ainda tem seu proprio clima a estilo.

    ResponderExcluir
  21. coé tom

    vim dar algumas news que li:

    - Radiohead quase confirmado no Tim Festival (parece que as datas estão livres e eles lançam album novo esse ano, com nova turne, tomara!);
    - Ingressos para o show de Jack Johnson para estudantes na sede da UNE no catete;
    - Vazou o novo album do Yeah Yeah Yeahs - Show Your Bones, ótimo, estão mais amadurecidos musicalmente e também nas letras, recomendo peguem já coveiros! :)

    Abs Tom

    ResponderExcluir
  22. radiohead é uma lenda desde os tempos do free jazz. tomara q role at last. ja baixei o yyys, mas inda nao ouvi. tbm to com o novo dos flaming lips na fila. mas recomendo vcs baixarem o 'royksopp's night out', um show ao vivo da banda royksopp. excelente! achei no site pctrecords.org, um site de torrents bacana para eletronica e indie rock. la tbm tem um set do garnier numa radio francesa (tocou ate ziggy stardust do bowie!) e muito ++

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY