NA COVA DO LEÃO

Friday, March 17, 2006

V FOR VENDETTA


vc acredita no terrorismo como modo de deter o fascismo? e no uso de violencia para fins nobres? vc leu 'v de vendetta' do alan moore nos anos 80 ou mesmo depois? é fã de quadrinhos adultos ingles? cogitou a anarquia em sua vida em algum momento? punk? então prepare-se para ver a mais perfeita adaptacao de uma graphic novel ja feita para a tela de cinema. um filme serio, adulto, sem chances para brincadeirinhas, rated R, com palavras fortes e cenas idem. esqueça vergonhas como elektra e tudo o mais. a letra é v, de vendetta. vingança em italiano. vingança em qualquer língua. revolta contra um mundo fascista, controlado por poderosos, envolto em crises e ameaçado por vírus, com os meios de comunicacao vendendo mentiras e controlando mentes pequenas. o mundo atual? muito próximo disso. a alegoria politica escrita nos anos 80 sob forte influencia do punk rock e do anarquismo é ainda mais real hj em dia. o q vemos? exatamente o q V viu. ainda q o filme mude levemente o perfil de dois personagens e faça um pequeno update (o original se passava em 1997), a idéia principal está toda lá. e com a melhor atuaçao de natalie portman desde que ela surgiu em 'leon, o profissional'. a graphic novel é mais forte, sombria e suja, mas o filme captou bem o espirito. semana q vem nos cinemas...

22 comments:

Onaicram said...

Mal posso esperar, inclusive porque, pelo trailer, a coisa parecia séria. Vc sabe como o filme foi nos estates? Existem planos para um sequel?
By the way, com o q vc falou eu me lembrei do final de Batman do Frank Miller (o gibi, não o filme), no qual o mascarado se une a uma porrada de punks e marginais pra atuar no underground contra o status quo. Tem algo a ver com o V?

nelson soares said...

Li na época...Achei foda.

Reli há pouco tempo...Continuei achando muito bom.

E, sim, nos anos oitenta usava camiseta com o "A" no círculo e ouvia muito UK Subs, Dead Kennedys, Cólera, Garotos e afins.

Tô louco pra ver a versão do cinema...

tom said...

o filme estreou hj (sexta) nos eua, so vai dar pra saber se ele foi bem no domingo a noite. mas as criticas previas nos sites em geral sao muito boas. pessoalmente nao acho um filme comercial pra plateia media de cinema, nao tem muitas cenas de acao e é muito falado. quem for pensando q vai ver algo do tipo batman vai se dar mal, pq nem todo filme derivado de quadrinhos significa filme de super heroi. v é mais do que isso. é um lance politico

tom said...

alias, o v invertido lembra muito o a de anarquia, e isso deve ter sido intencional. nos quadrinhos houve uma sequencia, que, dependendo do sucesso do filme, pode ate rolar. mas eu acho totalmente desnecessario. n sei se o lance do batman tem alguma ligacao. mas se esse filme tivesse sido feito nos anos 80, certamente seria proibido ou editado pra passar aqui. pelo menos é um filme q te faz pensar, e que continua bastante atual na ideia...

marcelo said...

eu vi crítica boas e algumas mais contidas.
ninguém falou que o filme é ruim mas teve gente reclamando da mão pesada dos irmãos diretores.
uma crítica disse que v está para a hq assim como matrix estava pras filosofias em que se baseou.
vou assistir de qualquer jeito, se tiver a mínima relação com o que o moore escreveu já vai ser bom.

Zezinha said...

aqui na terra de bush neguinho ja esta esperneando "como que pode um filme colocar um terrorista como heroi!? estao glorificando os terroristas!" mas enfim, eh o melhor filme do ano ate agora, facil, com corpos e corpos de vantagem.

bruno lima said...

fala tom

cheguei ontem dos eua e nem consegui ver ontem o v, tsva na hora do voo. mas ainda bem q será lançado logo aqui.

mas eu comprei uma porrada de cds incluindo uma caixa nova em folha dos pretenders, o arctic monkeys, a versão dupla da coletânea do prodigy e o she wants revenge, dead 60's e uma nova coletânea do blondie.

valews. abraços.

bruno lima said...

mas vi outros filmes como o match point do woody allen, o ultraviolet com a resident evil milla e ainda o failure to launch com a sarah jessica parker.

abs.

iga_rio said...

Fala Tom !!

Bom sei que esse comentário que irei fazer é off-toppic, mais como fiquei surpreso resolvi compartilhar a noticia com vcs...Tava dando uma olhada nas bandas que vão tocar no festival rock in park na Alemanha ( só banda boa) que acontece em junho e para minha surpresa uma das bandas é o Alice In Chains, logo depois descobri que a banda esta com uma turne europeia... Alguem sabe mais alguma coisa sobre essa volta d banda ? que vai estar nos vocais no lugar do Layne ?

Bom aqui segue a lista de algumas bandas do festival:
Depeche Mode
Metallica
Placebo
Tool
Fraz Ferdinad
Jamiroquai
Korn
Morrisey
Deftones
Kaiser Chiefs
Darkness
Soulfly
Alice in Chains
Stone Sour
e etc...

Abraços,

Wallace Barros said...

Tom, por falar em Vendetta, lembrei-me de um filme de terror trash italiano chamado "Paganini Horror", com o Donald Pleasense. Vc já viu?

tom said...

reli a graphic novel duas semanas antes de ver o filme e o que notei de diferente é quase irrelevante: a evey no começo ta melhor de vida, nao ta se prostituindo na rua, drogada; um dos personagens teve sua orientacao sexual mudada e a relacao de evey com gordon nao é tao forte. o resto é quase ao pe da letra. no final ha uma cena que nao existe, mas tem a ver. o filme é só levemente menos sombrio e sujo do que o quadrinho, mas nao compromete...

fabio fernandes said...

e eu ainda tava com os dois pés atrás com medo desta adaptação (afinal, tratá-se de um CLÁSSICO da minha geração), mas pelo que tenho lido até aqui, acho que não vou me decepcionar ...

vi o trailer de ultraviolet com a milla e fiquei curioso ... depois de quinto elemento e resident evil, ela tá se especializando neste tipo de papel.

Felipe Passarelli said...

Coé Tom,

Ainda não vi esse filme, nem sei nada sobre (deve ser antigo né?), só de por um vilão como herói, que é sempre o bem maior da sociedade americana, já fiquei curioso irei baixar.

Ai Tom. Santana foi muito foda ontem, uma viagem ao mundo instrumental, foi lindo, o melhor publico que vi em shows, e ficou lotada a apoteose, esgotou! (continuo afirmando, o melhor local pra shows ever!)

Não substimem os dinossauros, virtuosismo também é bom para meus ouvidos, a banda dele é demais, quem gosta de blues e Jazz, ficou feliz, ainda teve canja do Jimi Hendrix, um show não stop, e as musicas novas não ficaram feias, foram devidamente embuitidas em Medleys, com um telão lindo, desenhos japoneses, fazendo de vez em qnd trilha.

Já gostava do cara, sai da apoteose feliz, dinheiro super bem empregado (não tava afim de chemical, loucuras etc..)

Agora esperar Jamiroquai e Jack Johnson de novo na apoteose! :)

Esse ano ta bombando de shows, foi foda o Santana mesmo!

Abraços

said...

Tom Reli “V For Vendetta” do Alan Moore esses dias, E continuo achando “A piada Moral” seu melhor trabalho.
“V” é intelectualmente mais instigante, mas por demais inconsistente em sua trama e por vezes muito ingênua nos seus ideais, mas longe de ser ruim é uma HQ obrigatória, como também o é “Watchmen”.
Quanto ao filme a expectativa é boa, todos que viram estão recomendando e falando da sua fidelidade a fonte e é justamente isso que me deixa um pouco preocupado, pois aquelas “inconsistências” das quais falei, numa HQ passam despercebidas, mas em um filme seriam muito prejudiciais.
Quanto a uma possível critica da sociedade americana quanto ao “endeusamento” de um terrorista acho bobagem “V” luta contra um governo extremamente opressor, o que justificaria seus atos ( quantos filmes americanos já vimos onde o “herói” passa como um rolo compressor por tudo e todos que colocam o “sonho de liberdade” em perigo? ). Bom agora é aguardar e conter a ansiedade.
“Vi Veri Veniversum Vivus Vici”.

nelson soares said...

Saber que o cara mandou "a love supreme" no final foi o suficiente pra me arrepender de não ter ido...

resist said...

permita-me discordar. acho a apoteose um lugar sem personalidade nenhuma..

detesto quando tem show lá..

tom said...

escalacao do campari rock 2006:
Cachorro Grande (RS)
Supergrass (Inglaterra)
Ira! (SP)
Nação Zumbi (PE)
Mission of Burma (EUA)
Fixmer-McCarthy (França/Inglaterra)
David Carretta (França)
Walverdes (RS)
Digitaria (MG)
Montage (CE)
Ludovic (SP)
*rola um papo de que as atracoes eletronicas viriam para um mini campari no rio, a confirmar...

tom said...

remember, remember, the fifth of november... sei que o alan moore nao viu o filme, nem vai ver, pq leu o roteiro e n gostou de certas coisa q viu lá. se fosse ele, até entenderia, mas n sou radical. mas tem uma ou duas cenas la qe quase estragam o filme. no entanto, como blockbuser de hollywood, é bem acima da media. e, sim, tbm n gosto da apoteose, so vou se n tiver jeito. embora o show do nirvana la tenha sido um dos melhores de minha vida. entao...

fabio fernandes said...

nesta sexta estrearão vários filmes legais pelo visto: v for vendetta, os espíritos, o plano perfeito (um filme de ação do spike lee ? com a jodie foster ?), aquela paródia das comédias românticas que esqueci o nome que parece ser legal.

mas e aí, todos prontos prá volta do ronquinha hoje ?
e a oifm continua ganhando minha simpatia: take you there (audio bullys), the love richard nixon (manic streets preachers, the joker (fatboy slim), mas que nada (sérgio mendes & black eyed peas), sorry (madonna) ... duro é ter que aturar um jquest, simple plan ou um chato vercilo no meio !

tom said...

na verdade V ficou pra semana q vem, mas espiritos (the shutter) estreia nessa sexta. eu ja tinha visto esse filme ha tempos (é de 2004) numa copia baixada de dvd europeu, pq ele nem passou nos eua ainda. mas continua valendo, apesar de ja vir depois de outros bons filmes asiaticos de terror como dark water, ju-on e the eye, ele ainda tem seu proprio clima a estilo.

Felipe Passarelli said...

coé tom

vim dar algumas news que li:

- Radiohead quase confirmado no Tim Festival (parece que as datas estão livres e eles lançam album novo esse ano, com nova turne, tomara!);
- Ingressos para o show de Jack Johnson para estudantes na sede da UNE no catete;
- Vazou o novo album do Yeah Yeah Yeahs - Show Your Bones, ótimo, estão mais amadurecidos musicalmente e também nas letras, recomendo peguem já coveiros! :)

Abs Tom

tom said...

radiohead é uma lenda desde os tempos do free jazz. tomara q role at last. ja baixei o yyys, mas inda nao ouvi. tbm to com o novo dos flaming lips na fila. mas recomendo vcs baixarem o 'royksopp's night out', um show ao vivo da banda royksopp. excelente! achei no site pctrecords.org, um site de torrents bacana para eletronica e indie rock. la tbm tem um set do garnier numa radio francesa (tocou ate ziggy stardust do bowie!) e muito ++

NA CIDADE

JANEIRO TEM DUAS FACES:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 19 - Samba Rap Festival: Elza Soares / Karol Conka 20 - Samba Rap Festival: Emicida / Jongo da Serrinha / Bateria da Império Serrano 25 - Phoenix (FRA) 26 - Vanessa da Mata / Fióti / DJ Incidental 27 - Barão Vermelho

Fundição Progresso 19 - BaianaSystem 20 - Tim Music no Samba: Xande de Pilares & Mumuzinho - Participação: Bateria do Salgueiro 26 – Johnny Hooker / Letrux 27 - Nando Reis

Teatro Odisseia 21 - Radnor With Lee (EUA) 28 - Demon Hunter (EUA) / Pantokrator (SUE)

Teatro Riachuelo 16 - Leila Pinheiro: Voz & Piano 23 - Ed Motta: Baile do Flashback 30 - Laila Garin & A Roda

Teatro Rival 20 - João Bosco: Voz & Violão 25 - Angela Ro Ro 26 - Bloco Sargento Pimenta 27 - Geraldo Azevedo: Voz & Violão

Audio Rebel 16 - Adaury Mothé Trio 17 - Rafael Rocha Quinteto 28 - N.D.R. / Triunfe / Dissonância 29 - Ana Baird & Camila Costa: Perigosas

Espaço Sérgio Porto 18 - Sinara 25 - Karine Carvalho: Galega Hits

Sala Baden Powell 19 - Sempre Livre / Sylvinho Blau Blau / Dr. Silvana & Cia. 20 – Nelson Sargento 21 – Banda do Síndico 24 - João Donato - Participação: Carlos Lyra & Roberto Menescal & Marcos Valle 25 - Mario Adnet: Jobim Jazz 26 – Marcos Ariel 27 – Cris Delanno 28 - Azymuth

Beco das Garrafas 17 - André Gonçalves 18 - Lu Oliveira 19 - Georgiana de Moraes & Fernanda Cunha & Camilla Dias: Homenagem a Vinicius de Moraes (20h) 19 - Joyce Cândido: Homenagem a Elis Regina (22h30) 20 - Hélio Delmiro (21h) 20 - Maíra Freitas & Taís Feijão (22h30) 21 - Dóris Monteiro 24 - Rosana Sabença 25 - Conexão Rio: Homenagem a Tom Jobim 26 - Amanda Bravo: Homenagem a Durval Ferreira - Participação: Paulinho Trompete, Mauricio Einhorn, Rosana Sabença, Billy Blanco Jr., Thaís Fraga 27 - Hector Costita & Joseval Paes 31 - Maria Luiza

Casa de Cultura Laura Alvim 16 - Dani Black 21 – Pedro Mann 23 - Davi Moraes 28 – Qinho Canta Marina Lima 30 - Matheus VK

Teatro Café Pequeno 18 – Verônica Sabino 25 – Elisa Queirós

Blue Note Rio 16 - Big Gilson 17 - Roberto Menescal 18 - Gabriel Moura 19 - Daniel Jobim & Daniel Boaventura: Homenagem a Tom Jobim & Frank Sinatra 20 - MPB-4 23 - Escalandrum (ARG) 24 - Mayer Hawthorne (EUA) 25 - Wanda Sá & Gilson Peranzzetta & Mauro Senise: Homenagem a Tom Jobim & Vinicius de Moraes

KM de Vantagens Hall 19 – Molejo & É O Tchan – Participação: Ludmilla 20 - Ney Matogrosso: Atento aos Sinais

Imperator 23 - Jazz Pras Sete: Chico Costa & Quarteto Artilheiro 24 - Quartas Brasileiras: Cordão da Bola Preta 27 - Forró Lánalaje: Marcelo Mimoso Trio / DJ Edna Carvalho 28 - Bloco Pipoca & Guaraná 31 - Toquinho: Voz & Violão - Participação: Camilla Faustino

Centro de Referência da Música (Tijuca) 17 - Ellen de Lima & Reginaldo Bessa: Homenagem a Lamartine Babo 18 - Rosa Marya Colin - Participação: Jefferson Gonçalves 19 - André Gabeh 17 - Eduardo Dussek 24 - Quinteto em Tom Maior 25 - Rosane Corrêa: Homenagem a Ella Fitzgerald 26 - Daíra: Homenagem a Belchior 31 - Ana Egito

Baile do Digitaldubs - HUB (Santo Cristo) 21 - Cedric "The Congos" Myton (JAM) 28 - Mad Professor & Aisha

Música no Deck - Barraca do Pepê (Barra da Tijuca) 20 – Filipe Ret 21 – Kell Smith 27 – Um 44k 28 – Luiza Possi Barra Blues Festival 26 - Sergio Diab Stratoman / Projeto Soul Jazz / Ana Egito / Alamo Leal Blues Groover’s / Corcel Mágico 27 - RJ Café / UniJazz Brasil / The Blue Fever / Sergio Rocha / Serra Blues Trio 28 - André Barroso / WestSide Blues / State of Blues / Victor Biglione Festival Downtown Sunset - Shopping Downtown (Barra da Tijuca) 20 – Gabriel O Pensador 27 – Biquini Cavadão

Rio Rock & Blues - Rock Experience (Lapa) 19 - Titanossauros / Conexão Japeri 20 - Love & The Lovers / The Loreleis 26 - The Smiths Cover 27 - Pedro Santana Trio / Elemento Surpresa / A Bolha Revisited

Circuito SESI 24 - Centro: Fhernanda Fernandes - Participação: Nana Kozak, Sandra Duailibe, Clarisse Grova, Ninah Joh, Andréa França

MIXXX: 17 – Matheus VK – Teto Solar / Botafogo 19 - Maratona Black - Baile Charme – Gafieira Elite / Centro 19 - O Rappa: Tour de Despedida – Quadra da Mocidade / Padre Miguel 20 - Festival Rock in Brisa 4: 90 Contos / Cosmobox – Espaço Tequila´s / Guaratiba 20 - Playmobille / Tem Amor – La Esquina / Lapa 20 - Indivíduo K / Cândido / Banheiro Azul – O Pecado Mora ao Lado / Praça da Bandeira 21 - Aniversário de 57 Anos do Cacique de Ramos 21 - Festival Lona Rock Sunday: Memora / The Outs / Corcel Mágico – Lona Terra / Guadalupe 21 - Lu Oliveira – Praia de Conceição de Jacareí / Mangaratiba 26 - Laurent Garnier (FRA) 26 - Bloco do S Convida KL Jay – Fosfobox / Copacabana 27 - Slide / Sollarium / Fresno / Glória / Strike - Clube Tamoio / São Gonçalo 27 – Matanza – Arena Fernando Torres / Parque de Madureira 27 - Visibilidade Transvestigenere - Beco Encantado: Mulher Pepita & MC Xuxu – Beco do Rato / Lapa 28 - Festa Divina Circus: IZA – Clube 4 Linhas / Bento Ribeiro 28 - Bloco Eficiente: Inclusão Se Faz Com Várias Mãos – Praça Paris / Glória 28 - Facing Fear / Stuff / Cidade Nua – Rock´N Beer Pub / São Gonçalo

exposição de fotografias de Raymond Depardon, “Un moment si doux”. Depois de passar por Paris e Buenos Aires, o CCBB Rio recebe as 170 fotografias de diferentes cores e formatos tiradas na Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. Ate 22 de janeiro. qua-seg 9am-21pm. Grátis.

FESTIVAL DE CULTURA DIGITAL: De 18 a 20 de janeiro, quinta a sábado, acontece no CCBB RJ DIGI – Festival de cultura digital, uma mega programação que inclui imersão, reflexão e diversão. Tem até shows geek. quinta, 19 de janeiro, às 21h, apresentação da orquestra Ritornello de Jedi, com repertório de trilhas musicais de videogames, séries e desenhos, com cordas e vozes, e arranjos exclusivos. O objetivo é dar acesso à formação clássica com temas musicais do cotidiano. sexta, 20 janeiro, às 21h, é a vez de The Screeners, banda que faz releituras rock ’n’ roll de trilhas sonoras clássicas do cinema, de videogames, séries de TV, desenhos animados. É tudo grátis, das 9 às 21h.

MOSTRA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO EXIBE O CINEMA DE HAL HARTLEY Programação reúne todos os 14 longas do diretor americano, além de debate, sessões comentadas e um curso de roteiro cinematográfico de 23 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018 (terça a domingo)

O Ministério da Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro apresentam a 14ª Mostra Melhores Filmes do Ano Além das exibições dos filmes, a mostra traz homenagens e catálogo especial com textos sobre os filmes e as iniciativas cinematográficas que fizeram a diferença em 2017 De 24 de janeiro a 1 de fevereiro
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

No dia 24/jan, começa no CCBB SP a mostra Sonora: Ennio Morricone, que homanageia o maestro no ano que completa 90 anos. Ao todo, serão exibidos 22 filmes que têm a marca musical do maestro.

Nico Rezende fará show em homenagem a Chet Baker dia 26/01 no Blue Note. Aliás, esse ano completa 30 anos da morte do Chet!!! 2018 marca o trigésimo aniversário da morte de Chet Baker. Nico Rezende presta homenagem ao trompetista no palco do Blue Note Rio, no dia 26 de janeiro (sexta), para apresentar alguns clássicos imortalizados por Baker. Estão no programa canções como ‘Time after time’, My funny valentine’ e ‘There will never be another you’.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers