Pular para o conteúdo principal

SEQUENCIAS E CONSEQUENCIAS


Atualmente, quase toda semana, estreia uma nova sequencia ou reboot de filme conhecido. é cada vez mais difícil nos depararmos com algum material inédito nas telas. e, os poucos que tentam, muitas vzs não são recompensados por publico/bilheteria. parece que, a plateia, assim como cada vez mais, exige filmes dublados, tbm quer ver mais do mesmo. por isso, existem sequencias realmente validas e outras que são apenas capítulos para manter alguma serie/saga rolando.



estão chegando aos cinemas do brasil, por estes dias, duas sequencias que se encaixam nisso. uma delas, a para 'sicario', vem de um filme que realmente trouxe uma abordagem diferente a um tema que sempre vemos sob o angulo do filme de ação banal: a realidade dos carteis de drogas que atuam na fronteira do méxico com os estados unidos. sicario (escrito por taylor sheridan, o melhor roteirista da atualidade) bateu forte, quase como um documentário. foi um filme pequeno e barato, mas que deu bom retorno. e, assim, abriu porta para uma sequencia (ou até mesmo uma série ou trilogia), pq o papel de benício del toro (do assassino contratado) é forte o bastante para isso. e a atuação de bdt (um dos raros nomes latinos a segurar um filme deste porte) é magnifica.

sicario: dia do soldado (em vez de sicário 2), não tem a mesma pegada do primeiro (que tinha tbm na trilha sonora e na fotografia, fortes elementos, aliados ao roteiro de sheridan e direção de dennis villeneuve), mas expõe uma realidade cada vez mais presente na fronteira: em vez do trafico de drogas, o que da dinheiro rápido e fácil hj em dia, é atravessar imigrantes ilegais pros eua. traz de volta os personagens de del toro e tbm o de josh brolin (um agente federal americano). o filme do italiano steffano solima (da serie de tv 'gomorrah'), é seco e errático, mas com certos tons de aventura policial, para atrair plateia maior do que o anterior. por isso, segue certos códigos do cinema mainstream americano (sobretudo, no desfecho), o que, no original, era evitado sem concessões. é um filme interessante. mas, na comparação, perde para o anterior.

rugido: médio




Outra sequencia, mas que faz parte de um universo muito maior e mais complexo (no caso, o MCU, universo marvel para cinema), é 'homem-formiga & a vespa', algo que, nos meus sonhos infantis, jamais imaginei. ant-man e wasp eram personagens coadjuvantes da marvel, as vzs apareciam nos gibis dos vingadores. e, como o ciclo marvel atual envolve, justamente, os vingadores, acabaram ganhando um filme bacana, que, agora, tem uma continuação simpática, mas visivelmente feita apenas para encher espaço e incluir os personagens no desfecho de 'guerra infinita', que virá no ano que vem (por isso, a cena realmente boa do filme, é a que faz a ligação entre este e o proximo avengers). com clima de sessão da tarde, tem em paul rudd (que veio do universo da comédia) o ator certo -- e com carisma -- para o novo homem-formiga (o antigo/original, hank pym, feito por michael douglas), que fará par com a filha de pym, e seu objeto de desejo, hope (evangeline lily, de 'lost', bem no papel). a trama é uma grande enrolação, com boas sacadas e efeitos à altura (oops!), que resulta em diversão ligeira. mas, sem um bom vilão. a ghost/fantsama, é apenas um elemento a mais num filme bastante morno.

rugido: fraco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...