Pular para o conteúdo principal

UMA BANDA QUE NUNCA SAI DE MODA



VARIAS VZS, JA COMBINEI MINHAS FERIAS DE ACORDO COM A TURNE DE ALGUMA BANDA QUERIDA NA GRINGA. PRINCIPALMENTE, DAQUELAS QUE NAO COSTUMAM PASSAR PELO BRASIL. FOI ASSIM QUE CONSEGUI VER PORTISHEAD, HA CERCA DE CINCO ANOS, EM NYC. E QUE VI, DUAS VZS, O DEPECHE MODE: A PRIMEIRA, EM 2001, EM MOUNTAIN VIEW, NA CALIFÓRNIA (VALE DO SILÍCIO, 40 MINUTOS AO SUL DE SAN FRANCISCO) E EM BUENOS AIRES, NUM FESTIVAL DA NOKIA, QUE TEVE TBM PET SHOP BOYS E NILE RODGERS + CHIC. MAS, RECENTEMENTE, VI DEPECHE MODE EM OAKLAND, DO OUTRO LADO DA BAY BRIDGE, EM SAN FRANCISCO. DESTA VEZ, FOI SEM QUERER, QUERENDO. FIZ UMA TRIP COM MA BABE A LAS VEGAS, ONDE NUNCA ESTIVEMOS E, NA VESPERA DA NOSSA ESTADIA, O DM HAVIA ACABADO DE TOCAR NUMA ARENA, VIRTUALMENTE, DO OUTRO LADO DA RUA DO HOTEL EM QUE FICAMOS. AINDA DAVA PRA VER GENTE NAS RUAS COM CAMISETAS DO SHOW. NAO FICAMOS TRISTES PQ, COMBINAMOS MINI FERIAS, EM MARÇO DE 2018, PARA VER A BANDA EM SANTIAGO OU BS AS (POR INCRIVEL QUE PAREÇA, SAI MAIS BARATO DO QUE PASSAR UM FINDE EM SP). NAO IRIAMOS AOS SHOWS EM SFO E ARREDORES, PQ MA BABE QUERIA CONHECER AS VINICOLAS DO VALE DO NAPA, AO NORTE DE SFO, ONDE ATE FARIAMOS UM PASSEIO DE BALÃO. CONTUDO, QUIS O DESTINO QUE O FOGO ARRASASSE COM O NAPA VALLEY, NA VESPERA DE NOSSA IDA (AINDA BEM QUE FOI ANTES), NOS FORÇANDO A FICAR COM DOIS DIAS VAGOS EM SAN FRAN. O QUE FAZER NUM DELES? VER O DEPECHE MODE EM OAKLAND, CLARO!



E, ASSIM, PARTIMOS FELIZES PARA A ORACLE ARENA. APARENTEMENTE MEIO DISTANTE, DO OUTRO LADO DA BAIA. MAS, COM O VELOZ BART (BAY AREA RAPID TRANSPORT), UM MISTO DE TREM E METRO DE ALTA VELOCIDADE, ERA SÓ ATRAVESSAR O MAR (NUM TUNEL SUBTERRANEO) E, EM 30 MINUTOS, CRAVADOS, ESTÁVAMOS LÁ, NA CARA DO GOL. BASTA SAIR DA ESTAÇÃO E ATRAVESSAR UMA PASSARELA INTEGRADA, QUE LEVA ATE A ENTRADA DA ARENA E DO ESTADIO DO TIME DE BEISEBOL LOCAL (10MINS CAMINHADA). GIG MARCADA PARA COMEÇAR 7:30PM, COM ABERTURA DAS WARPAINT (QUE ENTROU NO PALCO EXATAMENTE AS 7:30PM), DEPECHE MODE ENTROU EM CENA POR VOLTA DE 8:40PM. E FARIA UM SHOW DE CERCA DE DUAS HORAS E VINTE. O MELHOR QUE JÁ VI DELES, ATE HJ.


MAS, ANTES, É PRECISO DIZER QUE: AQUI NO BRASIL, DEPECHE MODE É VISTO APENAS COMO UMA 'BANDA DOS ANOS 80'. MAS, ASSIM COMO U2 (COM O QUAL DIVIDEM O MESMO FOTOGRAFO OFICIAL, ANTON CORBJIN), NUNCA SAIU DA ESTARADA. E NEM DEIXOU DE LANÇAR DISCOS NOVOS. O DM ESTA NO MEIO DA GLOBAL SPIRIT TOUR, QUE DIVULGA O DISCO 'SPIRIT'. E, COMO NENHUMA OUTRA BANDA INGLESA DOS ANOS 80, É A UNICA QUE FAZ TURNES DE COSTA A COSTA DOS EUA, TOCANDO EM ARENAS E ESTADIOS COM INGRESSOS ESGOTADOS. SÓ EM LOS ANGELES, ONDE SÃO DEUSES, FORAM QUATRO NOITES SOLD OUT NO HOLLYWOOD BOWL. AO TOTAL, FORAM OITO SHOWS APENAS NA CALIFÓRNIA (ABRIRAM A PERNA AMERICANA COM DUAS NOITES NO MADISON SQUARE GARDEN, EM NOVA YORK). A DEVOÇÃO DOS FÃS É FORTE. E A NOVA GERAÇÃO TB DIZ PRESENTE. NO BRASIL, SAO APENAS A BANDA DO HIT 'STRANGELOVE', QUE ESTA FORA DOS SHOWS HA, PELO MENOS, UNS 20 ANOS. DOS TRES SHOWS QUE VI DELES, NESTES QUASE 20 ANOS, AS UNICAS MUSICAS QUE ESTAVAM NO SETLIST DE TODOS ERAM 'NEVER LET ME DOWN' E 'PERSONAL JESUS'. DE RESTO, ELES GARIMPAM MUSICAS DE VARAIS FASES EM CADA TURNE, E ESPALHAM AS NOVAS PELO SETLIST. E AS TRANSFORMAM.


O SHOW EM OAKLAND ABRIU COM UM TRECHO DE 'REVOLUTION', DOS BEATLES, E, EM SEGUIDA, EMENDOU COM DUAS DO NOVO DISCO. NAS MSICAS MAIS ANTIGAS, UM DETALHE: MUITAS, FORAM TOCADAS EM VERSOES REMIX, SEM DESFIGURAR AS ORIGINAIS. 'BARREL OF A GUN', P EX, VEM COM UM TRECHO DE GRANDMASTER FLASH; E 'A PAIN THAT I USED TO' É A VERSAO, AO VIVO, DO REMIX FEITO POR JACQUES LU CONT. ESSES TOQUES REMIX, ACONTECERAM EM VARIAS OUTRAS MUSICAS. ALÉM DISSO, A BANDA ESTA COM UMA PEGADA MAIS ROCK, COM UM VIGOROSO BATERISTA. E, O CANTOR DAVE GAHAN ESTA COM UMA ENERGIA COMO NUNCA VI. NO SHOW DE 2001, ELE ESTAVA EM PLENA REHAB (POR POUCO, NAO MORREU, ANOS ANTES, NUMA MEGA OVERDOSE). ENTAO, FOI MAIS CALMO, E COM O APOIO DE TRES VOCALISTAS NEGRAS. NO DE BS AS, A BANDA JA ESTAVA MAIS ANIMADA, E CAPRICHOU NA FASE ELECTRO/INDUSTRIAL. MAS, AGORA, DAVE FOI O DESTAQUE. MAIS ANIMADO E GIRANDO COMO NUNCA, O CARA SE ENTREGA 100% NO PALCO. MA BABE LEMBROU ATE QUE ELE TAVA COM UMA ENERGIA A LA FREDDIE MERCURY. PARA AJUDAR A RETOMAR O FOLEGO, LA PELO MEIO DO SHOW, HA O SET SOLO DO GUITARRISTA MARTIN GORE (AUTOR DAS MELHORES LETRAS DA BANDA), QUE ME ARRANCOU LAGRIMAS COM 'A QUESTION OF LUST' (QUE CANÇÃO BONITA DA PORRA!); MA BABE, CHOROU COM 'EVERYTHING COUNTS', PQ, NESSA HORA, A PLATEIA -- QUE FICOU EM PÉ DO COMEÇO AO FIM (A CONFIGURAÇÃO DO LUGAR, UMA ARENA, ERA 80% SENTADO) E NAO PAROU DE GRITAR --, SE INTEGRA TOTALMENTE COM DAVE NA HORA DO REFRÃO. DE ARREPIAR OS PÊLOS.



NA RETA FINAL, 'ENJOY THE SILENCE' E 'NEVER LET ME DOWN' POEM A CASA ABAIXO (SÓ DE LEMBRAR, SINTO CALAFRIOS). UMA HORA E MEIA DE SHOW SEM DEIXAR A BOLA CAIR. TUDO COM SENSACIONAIS IMAGENS, EM TELOES HD, FEITAS PELO FERA CORBJIN, QUE CRIOU CLIPS PARA MUSICAS QUE NUNCA OS TEVE, COMO 'STRIPPED' E 'WALKING IN MY SHOES', P EX (A QUE ACHEI MAIS BACANA). NO ENCORE, DE 20 MINUTOS, A VERSÃO PARA 'HEORES', DE DAVID BOWIE (PRA MIM, A MELHOR, DESDE AQUELA DO BLONDIE COM ROBERT FRIPP), 'I FEEL YOU' E, FINALMENTE, 'PERSONAL JESUS', PROVAVELMENTE, UMAS DAS MELHORES POP SONGS DE TODOS OS TEMPOS (REGRAVADA POR DEZENAS, INCLUSIVE POR MARILYN MANSON). NAO SEI SE FARAO ALGUM SETLIST ESPECIAL PARA O SHOW NO BRASIL (EM MARÇO, NO ALLIANZ PARK, EM SP). MAS, ESTE, QUE É A BASE DA TURNE (NO HOLLYWOOD BOWL, COMO FORAM QUATRO NOITES, INSERIRAM VARIOS HITS DIFERENTES) DEU VONTADE DE BIS NO CHILE =)


*fotos de Cynthia Strougo. clique, para ampliar
#depechemode #globalspirittour

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...