Pular para o conteúdo principal

BR2049: RESISTIRÁ AO TEMPO?


SOU FÃ DE 'BLADE RUNNER' DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE ASSISTI AO ORIGINAL, NO EXTINTO CINE RIAN, EM COPACABANA. ERA UMA TARDE VADIA, NO MEIO DA SEMANA. FUI NA PRIMEIRA SESSÃO. GOSTEI TANTO, QUE FIQUEI PARA A PRÓXIMA (NAQUELES TEMPOS, PODIA; E NAO TINHA LUGAR MARCADO). FIQUEI BASTANTE  IMPRESSIONADO COM O VISUAL E COM A TEMATICA DO FILME, A FINITUDE DO SER HUMANO. TANTO QUE, QUANDO SAI DA SALA, JA NO COMEÇO DA NOITE, FUI DIRETO A LIVRARIA MAIS PROXIMA E COMPREI, NUMA TACADA SÓ, TODOS OS LIVROS DE PHILIP K DICK QUE HAVIAM NA ENTRELIVROS (TODOS, EDIÇÕES PORTUGUESAS; O LIVRO QUE INSPIROU O FILME, 'DO ANDROIDS DREAM WITH ELECTRIC SHEEP?', SÓ SAIU AQUI NO FIM DOS 80S). DESDE ENTÃO, VI TODAS AS VERSOES QUE SAIRAM DO FILME DEPOIS (AMERICANA, INTERNACIONAL, DO DIRETOR E A COMPLETA). SOU FÃ MESMO.



CLARO QUE NAO IA PERDER A SUA CONTINUAÇÃO (EMBORA NAO EXISTA TAL LIVRO, É MATERIAL NOVO; CONTUDO, FEITO POR UM DOS ROTEIRISTAS DO FILME ORIGINAL). A PRINCIPIO, FIQUEI 'BOLADO'. MAS, QNDO SOUBE Q O DIRETOR SERIA O MESMO DENIS VILLENEUVE DE 'SICÁRIO' E 'A CHEGADA', FIQUEI MAIS TRANQUILO. DE FÉRIAS, EM SAN FRANCISCO, APROVEITEI PARA CONFERIR 'BR2049' NA MELHOR SALA POSSIVEL, DOLBY CINEMA (EXISTEM POUCAS, NO MOMENTO, NOS EUA). A PROPRIA SEDE DA DOLBY LABORATORIES FICA NA CIDADE. ENTAO, A SALA DEVE SER NO CAPRICHO. E FOI. TELA CURVA E WIDESCREEN, COMO NOS CINEMAS DE RUA DE ANTIGAMENTE, E UMA DEFINIÇÃO DE IMAGEM (PARECE 3D SEM ÓCULOS) E QUALIDADE DE SOM QUE NAO TEMOS IGUAL POR AQUI (SÓ A SALA XPLUS DO UCI CHEGA PERTO). A EXPERIENCIA SERIA COMPLETA.



E, FOI. EMBORA EU TENHA GOSTADO DO FILME (UMA DAS MELHORES SEQUELS QUE JA VI, RECHEADA DE EASTER EGGS), ELE TEM LÁ SEUS 'PROBLEMAS'. PRIMEIRO, A LONGA DURAÇÃO. APESAR DE TER QUASE TRES HORAS, NAO DESENVOLVE ALGUNS PERSONAGENS A CONTENTO, E BEM PODERIA DURAR MENOS MEIA HORA (TIRARIA TODA A PARTE DE SAN DIEGO, NADA ACRESCENTA). OUTRA É A TRILHA, TAO DELICADA NO ORIGINAL (POR VANGELIS), E, AGORA, NAS MAOS DE HANS ZIMMER, FICOU PESADA E TRONITUANTE. A ESTETICA É BELISSIMA (REALÇADA PELA FOTOGRAFIA DE ROGER DEAKINS, MARAVILHOSA). MAS NAO TEM O IMPACTO DO ORIGINAL, QUE ERA UMA ESPECIE DE FILM NOIR, E TRAZIA COISAS QUE ERAM REALMENTE AVANÇADAS PARA A ÉPOCA, TANTO ESTÉTICA, QUANTO TECNOLOGICAMENTE. AGORA, NÃO TANTO. A ESCOLHA DE RYAN GOSLING PARA FAZER O CAÇADOR DE ANDRÓIDES KD (ELE MESMO, UM ANDRÓIDE) NAO ME INCOMODOU. A PRESENÇA DE HARRISON FORD, O BLADE RUNNER ORIGINAL, FOI BEM  JUSTIFICADA (O FILME MELHORA MUITO QUANDO ELE ENTRA EM CENA). MAS O 'VILÃO' NIANDER WALLACE (JARED LETO, SERIA DAVID BOWIE), BEM COMO SUA AUXILIAR, LUV, NAO TEM TANTA FORÇA (EMBORA, ESTA, FAÇA UMA ANDROIDE MÁ MUITO BEM). O INTERESSE AMOROSO DE KD, A ASSISTENTE PESSOAL JOI (UMA ALEXA DO FUTURO, FEITA POR ANA DE ARMAS), É A PARTE MAIS BACANA. MAS, COMO CINEMA, É IMPECÁVEL. E DAS MELHORES SEQUELS JA FEITAS. RENDE MUITO MAIS SE VISTO NUMA BOA SALA DE CINEMA.



O FILME ORIGINAL (DE RIDLEY SCOTT), NAO FEZ SUCESSO IMEDIATO QUANDO LANÇADO. FOI BEM MAL DE BILHETERIA NOS EUA (ACHO QUE ATE PIOR DO QUE ESSA CONTINUAÇÃO, JA QUE NAO TEVE A DIVULGAÇÃO DESTE). MAS, LOGO, VIROU CULT MOVIE (UM CINEMA NO LES HALLES, EM PARIS, EXIBIU POR MAIS DE DEZ ANOS; EU REVI NO CINEMA ATE QUE ELE SAISSE DE CARTAZ COMPLETAMENTE); FEZ SUCESSO EM VIDEO, E, COM O TEMPO, FOI ALÇADO AO CLÁSSICO DE FATO QUE ELE É. NAO SABEMOS SE VAI ACONTECER O MESMO COM ESTA SEQUENCIA. APÓS VE-LO OUTRA VEZ, ATÉ GOSTEI MAIS. É O MELHOR SCI-FI DO ANO, SEM DUVIDA.

*ADENDO PÓS-REVIEW (ATT! PODE CONTER SPOILERS): O NOVO FILME, DEIXA BEM MAIS CLARO QUE DECKARD PODE SER UM REPLICANTE (NO LIVRO, FICA A DUVIDA). E, BEM QUE PODERIA TER MAIS UMA SEQUENCIA, PASSADA NO OFF WORLD, E COM A REVOLTA DOS REPLICANTES, PRA FECHAR UMA TRILOGIA E REVELAR TUDO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu