Pular para o conteúdo principal

TRAVESTIS, TRADIÇÃO, PARANÓIA E DECEPÇÃO

 ALGUMAS DAS PRINCIPAIS ESTREIAS NOS CINEMAS BRASILEIROS ESTA SEMANA:

 

AO CAIR DA NOITE = FAMILIA VIVE ISOLADA NA MATA, PROTEGENDO-SE DE ALGO QUE, DEDUZIMOS, SER UMA ESPECIE DE PRAGA/VIRUS, QUE ESTA DIZIMANDO OS HUMANOS (NADA É EXPLICADO, NEM O TEMPO, NEM O LUGAR). UM DIA, BATE A PORTA UM JOVEM CASAL PRECISANDO DE REFUGIO. TODO O CUIDADO É POUCO, COM CONTAMINAÇÃO OU TRAIÇÃO. O MEDO E A PARANOIA DOMINA O FILME, DE PONTA A PONTA, NUM CLIMA TENSO E CLAUSTROFOBICO (COMO DIZ O NOME, ELE SE PASSA QUASE TODO A NOITE, E, SOBRETUDO, DENTRO DA CASA). NAO PRECISA DE SOBRENATURAL OU MUSICA ALTA PARA CONSTRUIR O FORTE CLIMA DE TERROR PSICOLOGICO QUE DOMINA A AÇÃO. MUITO BOM. COTAÇÃO: ****

 
FRANTZ =  FRANTZ É UM JOVEM SOLDADO ALEMÃO, QUE MORREU NO FRONT, DURANTE A PRIMEIRA GRANDE GUERRA. CONTUDO, ELE ESTÁ PRESENTE NO FILME O TEMPO TODO. PQ, SUA NOIVA, TODO DIA VAI A SUA TUMBA, E SEUS PAIS VIVEM FALANDO E LEMBRANDO DELE O TEMPO TODO. UM DIA, A JOVEM PERCEBE QUE UM ESTRANHO TBM PASSA A IR A TUMBA E DEIXAR FLORES. QUEM SERIA? ELA FAZ AMIZADE COM ELE (QUE É UM 'INIMIGO' FRANCES) E DESCOBRE COISAS SOBRE FRANTZ DAS QUAIS ELA NAO FAZIA IDEIA. VERDADE OU MENTIRA? O BELO FILME, ALTERNA CORES COM P-B; E, AS VZS, GANHA TONS HITCHCOCKIANOS (ATE NA TRILHA), TODO FILMADO EM LOCAÇÕES ORIGINAIS. BEM BACANA. ***




A GAROTA OCIDENTAL: ENTRE O CORAÇÃO E A TRADIÇÃO = MOSTRA A JOVEM ZAHIRA, UMA FILHA DE PAQUISTANESES, QUE MORA EM PARIS, E VIVE COMO TODAS AS JOVENS DE SUA IDADE, DESFRUTANDO DAS MODERNIDADES DO OCIDENTE. CONTUDO, HÁ UM (GRANDE) PROBLEMA: COMO ELA É DE FAMILIA TRADICIONAL, SÓ PODE SE CASAR COM ALGUEM DE SUA 'TRIBO'. É ISSO, OU A VERGONHA ETERNA. ASSIM, ZAHIRA, CHEIA DE SONHOS, E COM UM NAMORADO QUE NAO FAZ PARTE DE SEU MUNDO (E COM O QUAL PRETENDE FUGIR), TERÁ DE ESCOLHER ENTRE SER LIVRE OU FAZER A FAMILIA CAIR EM DESGRAÇA, CASO NAO SE CASE COM UM DOS SEUS. QUE PESO. É TRISTE DESCOBRIR QUE ISSO AINDA ACONTEÇA, NAO IMPORTA QUE ESTEJAMOS EM 2017. TRISTE. ***



DIVINAS DIVAS = ALÉM DE SER UM DOC SOBRE VELHOS TRAVESTIS DA CENA ORIGINAL CARIOCA, ESTE FILME TBM TRAZ REMINISCENCIAS DA DIRETORA ESTREANTE, LEANDRA LEAL, QUE CRESCEU NAS COXIAS DO TEATRO DE SUA FAMILIA, O RIVAL, NO CENTRO DO RIO, ONDE ESTES ARTISTAS TRANSFORMISTAS (ENTRE ELES, ROGERIA E JANE DI CASTRO) FIZERAM CARREIRA, EM PLENA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR. EM MEIO A LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS, ACOMPANHAMOS A ROTINA DESTES HOMENS JÁ SEPTUAGENÁRIOS, QUE AINDA SOBEM AO PALCO 'MONTADOS', PARA SE APRESENTAR, COMO ANTIGAMENTE. ***

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu