Pular para o conteúdo principal

TRAVESTIS, TRADIÇÃO, PARANÓIA E DECEPÇÃO

 ALGUMAS DAS PRINCIPAIS ESTREIAS NOS CINEMAS BRASILEIROS ESTA SEMANA:

 

AO CAIR DA NOITE = FAMILIA VIVE ISOLADA NA MATA, PROTEGENDO-SE DE ALGO QUE, DEDUZIMOS, SER UMA ESPECIE DE PRAGA/VIRUS, QUE ESTA DIZIMANDO OS HUMANOS (NADA É EXPLICADO, NEM O TEMPO, NEM O LUGAR). UM DIA, BATE A PORTA UM JOVEM CASAL PRECISANDO DE REFUGIO. TODO O CUIDADO É POUCO, COM CONTAMINAÇÃO OU TRAIÇÃO. O MEDO E A PARANOIA DOMINA O FILME, DE PONTA A PONTA, NUM CLIMA TENSO E CLAUSTROFOBICO (COMO DIZ O NOME, ELE SE PASSA QUASE TODO A NOITE, E, SOBRETUDO, DENTRO DA CASA). NAO PRECISA DE SOBRENATURAL OU MUSICA ALTA PARA CONSTRUIR O FORTE CLIMA DE TERROR PSICOLOGICO QUE DOMINA A AÇÃO. MUITO BOM. COTAÇÃO: ****

 
FRANTZ =  FRANTZ É UM JOVEM SOLDADO ALEMÃO, QUE MORREU NO FRONT, DURANTE A PRIMEIRA GRANDE GUERRA. CONTUDO, ELE ESTÁ PRESENTE NO FILME O TEMPO TODO. PQ, SUA NOIVA, TODO DIA VAI A SUA TUMBA, E SEUS PAIS VIVEM FALANDO E LEMBRANDO DELE O TEMPO TODO. UM DIA, A JOVEM PERCEBE QUE UM ESTRANHO TBM PASSA A IR A TUMBA E DEIXAR FLORES. QUEM SERIA? ELA FAZ AMIZADE COM ELE (QUE É UM 'INIMIGO' FRANCES) E DESCOBRE COISAS SOBRE FRANTZ DAS QUAIS ELA NAO FAZIA IDEIA. VERDADE OU MENTIRA? O BELO FILME, ALTERNA CORES COM P-B; E, AS VZS, GANHA TONS HITCHCOCKIANOS (ATE NA TRILHA), TODO FILMADO EM LOCAÇÕES ORIGINAIS. BEM BACANA. ***




A GAROTA OCIDENTAL: ENTRE O CORAÇÃO E A TRADIÇÃO = MOSTRA A JOVEM ZAHIRA, UMA FILHA DE PAQUISTANESES, QUE MORA EM PARIS, E VIVE COMO TODAS AS JOVENS DE SUA IDADE, DESFRUTANDO DAS MODERNIDADES DO OCIDENTE. CONTUDO, HÁ UM (GRANDE) PROBLEMA: COMO ELA É DE FAMILIA TRADICIONAL, SÓ PODE SE CASAR COM ALGUEM DE SUA 'TRIBO'. É ISSO, OU A VERGONHA ETERNA. ASSIM, ZAHIRA, CHEIA DE SONHOS, E COM UM NAMORADO QUE NAO FAZ PARTE DE SEU MUNDO (E COM O QUAL PRETENDE FUGIR), TERÁ DE ESCOLHER ENTRE SER LIVRE OU FAZER A FAMILIA CAIR EM DESGRAÇA, CASO NAO SE CASE COM UM DOS SEUS. QUE PESO. É TRISTE DESCOBRIR QUE ISSO AINDA ACONTEÇA, NAO IMPORTA QUE ESTEJAMOS EM 2017. TRISTE. ***



DIVINAS DIVAS = ALÉM DE SER UM DOC SOBRE VELHOS TRAVESTIS DA CENA ORIGINAL CARIOCA, ESTE FILME TBM TRAZ REMINISCENCIAS DA DIRETORA ESTREANTE, LEANDRA LEAL, QUE CRESCEU NAS COXIAS DO TEATRO DE SUA FAMILIA, O RIVAL, NO CENTRO DO RIO, ONDE ESTES ARTISTAS TRANSFORMISTAS (ENTRE ELES, ROGERIA E JANE DI CASTRO) FIZERAM CARREIRA, EM PLENA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR. EM MEIO A LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS, ACOMPANHAMOS A ROTINA DESTES HOMENS JÁ SEPTUAGENÁRIOS, QUE AINDA SOBEM AO PALCO 'MONTADOS', PARA SE APRESENTAR, COMO ANTIGAMENTE. ***

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...