QUANDO A TV CHEGOU, E 'AMEAÇOU' O CINEMA, OS ESTUDIOS INVENTARAM OS FILMES EM FORMATOS GRANDIOSOS, TIPO CINERAMA (O PRIMEIRO, TRES PROJETORES SIMULTANEOS, PARA CRIAR UMA SUPER TELA), CINEMASCOPE E FILMES EM 70MM E COM SOM ESTEREOFONICO, QUE NAO CABERIAM NUMA TELINHA E COM SOM CHULÉ. AINDA NOS ANOS 1950, CRIOU-SE O 3D, GERALMENTE USADO EM FILMES DE TERROR E SCI-FI, POIS FAZIAM A PLATEIA PULAR NAS CADEIRAS. POUCOS ANOS ADIANTE, ISSO FOI LEVADO AO EXTREMO, COM OS FILMES-TRUQUE DE WILLIAM CASTLE (ENFOCADO EM 'MATINÊ', DE JOE DANTE), COM POLTRONAS QUE DAVAM CHOQUE, ESQUELETOS CORRIAM PELA SALA, ROLAVA FUMAÇA E OUTRAS BOSSAS. ERA BEM DIVERTIDO. MAS, FORA O 3D, NAO TIVEMOS ISSO AQUI. EXPERIMENTEI O 'PERCEPTO', NUMA MOSTRA B, NO FILMFORUM, EM NOVA YORK, NO FIM DOS ANOS 80. E, NA MESMA ÉPOCA, JOHN WATERS CRIOU UM GIMMICK PRA SATIRIZAR OS GIMMICKS, ODORAMA, CARTELA DE ODORES USADA PARA ASSISTIR A 'POLYESTER' (VEIO ASSIM AQUI NUM FESTRIO). E OS AROMAS, NEM SEMPRE ERAM BONS.
MAIS DE CINQUENTA ANOS DEPOIS, TODOS ESTES TRUQUES ESTAO DE VOLTA. O 3D DIGITAL (GERALMENTE, TRANSFORMADO, NAO RODADO EM ESTEREOSCOPE, ACHO O ESTILO ANTIGO, COM OCULOS DE PAPELÃO COM ENTES DE CELOFANE AZUL/VERMELHOS, MAIS EFICAZ), OS FILMES EM TELAS IMENSAS (IMAX, FILHO DO CINERAMA) E, AGORA, AS SALAS 4D. DEPOIS DE UMA SALA EM SP, CHEGOU AO RIO A SALA 4DX, DO UCI, NOS QUAIS OS FILMES TEM CHEIRO, PROVOCAM SACOLEJOS NAS POLTRONAS E SENTIMOS OS TRANCOS, AS LUZES PISCAM SIMULANDO EXPLOSOES, SAI FUMAÇA DA TELA, AGUA FINA JORRA, VENTINHO NA ORELHA, UMA VERSAO MAIS ELABORADA DOS TRUQUES DE CASTLE. AGORA, O 'INIMIGO' NAO É A TV. MAS A TECNOLOGIA. É PRECISO TIRAR AS PESSOAS DA FRENTE DA TV COM TELA 4/8K, COM 3D MELHOR QUE OS DO CINEMA, E O CONFORTO DO LAR, SEM OS PERRENGUES MODERNOS (ESTACIONAMENTO CARO, GENTE SEM NOÇÃO QUE FALA E USA O CELULAR NA SALA ETC). DAI A CRIAÇÃO DESTAS SALAS 4D. E, O FILME DE ESTREIA DA SALA 4D NO RIO, FOI 'A MÚMIA', COM TOM CRUISE. UMA DIVERSÃO APENAS OK, MAS REALÇADA PELOS EFEITOS REALISTAS, UM BOM 3D E SOM DOLBY ATMOS.
NO ENTANTO, ESTAS SALAS COM ALGO MAIS TBM NAO SÃO NOVIDADE. ELAS JA EXISTEM EM PARQUES TEMATICOS AMERICANOS DESDE O FINAL DOS 80. UM DOS MELHORES FILMES DO GENERO FOI 'CAPTAIN EO', DE FRANCIS FORD COPPOLA (!), COM MICHAEL JACKSON (!!) E ANJELICA HUSTON (!!!). PEGUEI O FILME JÁ NAS SUAS EXIBIÇÕES FINAIS. ALEM DE TUDO O QUE ROLA NUMA SALA 4D, TBM CAIAM PEDAÇOS DE COISAS NA PLATEIA. NO GRANDIOSO FINALE, ATE AS PAREDES DA SALA VINHAMA ABAIXO! ERA BEM MAIS REAL. E COM UM 3D IMPRESSIONANTE. DEPOIS, A MESMA SALA FOI ADAPTADA PARA EXIBIR 'QUERIDA, ENCOLHI A PLATÉIA', E, QUANDO ESTE CANSOU, VIROU UMA ATRAÇÃO BASEADA NO FILME 'VIDA DE INSETO' (DAVA PRA SENTIR OS BICHINHOS CORRREREM SOBRE NOSSOS PÉS!). ATE QUE DEMOROU PRA ISSO CHEGAR NOS CINEMAS 'NORMAIS'.
ENTÃO, SE A SALA 4D TBM NAO É NENHUMA NOVIDADE (A DO RIO, É A UNICA DO PAIS COM O EFEITO 'TEMPESTADE', COM VENTOS E GOTAS DE ÁGUA, QUE PODE SER EVITADA DESLIGANDO UM BOTAO QUE FICA NO BRAÇO DA POLTRONA), PELO MENOS, DARÁ UM SABOR A MAIS PARA FILMES NEM TAO BONS ASSIM. MAS, DIFERENTEMENTE DOS FILMES ESPECIAIS, QUE DURAVAM CERCA DE 50 MINUTOS (ASSIM COMO AQUELES FILMES TECNICOS/CIENTIFICOS DO COMEÇO DO IMAX), VER BLOCKBUSTERS COM MAIS DE DUAS HRS NESTAS SALAS DEVE CANSAR/ENJOAR. NEM SEMPRE A PROGRAMAÇÃO COMBINA BEM COM A CENA DO FILME. MAS, QUANDO DÁ CERTO, É UMA MARAVILHA. VALE EXPERIMENTAR. E, ASSIM, COMO DIZIA O CHACRINHA, A MAXIMA DO NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA, SE REPETE.
Comentários
Postar um comentário