Pular para o conteúdo principal

TANTO TONTO TANTÃO


UMA DAS FIGURAS MAIS FOLCLÓRICAS, IRRITANTES E ENGRAÇADAS DA FAUNA UNDER CARIOCA É O TANTÃO (NASCIDO ANTONIO CARLOS ALGUMA-COISA). NEM ME LEMBRO DE QUANDO O CONHECI. DE REPENTE, ELE APARECEU NA TURMA PUNK QUE SE REUNIA NOS FINS DE SEMANA EM VOLTA DO ANTIGO CIRCO VOADOR, NA LAPA, OU NA FRENTE DA ESTATUA DE GHANDI, NOS ARREDORES DO CINE ODEON. UMA COISA SOUBE, DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE O VI: ERA UM MALUCO À VERA!



MAS UM MALUCO LIGADO/INFORMADO. POR ISSO, LOGO FICAMOS AMIGOS. ELE SE ENTURMOU RÁPIDO COM O RESTO DA GALERA, EM ESPECIAL COM O SATANÉSIO, COM QUEM VIRIA A FORMAR O BLACK FUTURE. ORIUNDO DE SÃO GONÇALO, PERTO DE NITEROI/RJ,  TANTÃO ERA VANGUARDA EM TUDO NO COMEÇO DOS 80S: NEGRO, HOMOSSEXUAL, ARTISTA PLASTICO, MUSICO CONCEITUAL (TOCAVA, BEM, ARRANHAVA VIOLINO!), GRAFITEIRO, POETA, QUASE UM BASQUIAT. FAZIA UMAS CAMISETAS LEGAIS, QUE NOS DAVA EM TROCA DE ALGUNS MERRÉIS. PINTAVA UMAS TELAS BACANAS. SE FOSSE DA PANELINHA ZONA SUL, TERIA TIDO ALGUMA FAMA NO CIRCUITO DAS GALERIAS DOS MARCHANDS LOBISTAS. QUEM SABE?

TANTÃO SEMPRE ME FEZ RIR, MESMO QUE DE RAIVA. NÃO APENAS POR APARECER SÓ PRA TE PEDIR CINCO CONTOS PRA VOLTAR PRA CASA OU ALGUMA DESCULPA DO TIPO (MENTIRA, É PRA COMPRAR BIRITA OU POT). CERTA VEZ, ELE, FOI A SP, SÓ PRA EXPERIMENTAR CRACK, NOVIDADE NA ÉPOCA, QUE AINDA NÃO TINHA NO RIO. DEPOIS, ME CONTOU COMO FOI). MUITAS VEZES, FOI ESPANCADO E JOGADO PRA FORA DO CREPUSCULO DE CUBATÃO, POR TER BEBIDO TODOS OS DRINKS DA CARTELA, E DEPOIS SUMIDO COM ELA. GOLPE, ALIAS, QUE ELE PRATICAVA EM TODAS AS CASAS NOTURNAS DA CIDADE. APANHOU TBM NO MARIUZIN, PELO MESMO MOTIVO. CHEGOU UMA EPOCA QUE ELE FOI BANIDO DE VARIAS CASAS, PQ JA SABIAM O QUE ELE IA APRONTAR. ATE DA BUNKER ELE FOI BARRADO! DEVE TER CARTAZ COM FOTO DELE EM BARES!



AS VZS, IA LA EM CASA PEGAR DISCOS (DE VINIL) PRA VENDER NA CIDADE. EU DAVA UMA COMISSÃO PRA ELE (ACHO QUE 20%), PQ ERA UM TRAMPO PESADO. ERA UM RISCO. MAS ELE NUNCA ME ROUBOU (NAO QUE EU SAIBA). CONTUDO, CERTA VEZ, LEVOU UM CARREGAMENTO IMENSO. E SUMIU! PROCUREI-O POR TODA A PARTE. PORTA DO ESTAÇÃO BOTAFOGO, BARES DA LAPA, NA SMITH ETC. ELE SIMPLESMENTE SUMIU. ACHEI ATE QUE TINHA MORRIDO. MESES DEPOIS, ELE APARECEU. PEDIU DESCULPAS. SUMIU, PQ PEGOU A GRANA DOS DISCOS, BEBEU TUDO, ARRUMOU UMA BRIGA E APANHOU FEIO, FOI PRA CASA SE CUIDAR. AINDA TINHA UMAS MARCAS DA SURRA. GASTOU O EQUIVALENTE A UNS 500 CONTOS DE HJ. SABE O QUE ELE FEZ? ME DEU O SEU CASIOTONE (QUE JA TINHA SIDO USADO EM SHOWS DO BF) COMO PAGA. ESSE APARELHO, ALIAS (PRIMEIRO TECLADINHO COM SAMPLER!), FOI UM PRESENTE QUE HERBERT VIANNA DEU AO SATA, QUE DEU INICIO AO BF, QUE VIROU DO TANTAO, QUE ME DEU, E QUE ESTA EM ALGUMA PARTE DA CASA DA MINHA MAE. SEM FUNCIONAR. MAS INTACTO. COM ESTE CASIOTONE, FIZ VINHETAS PARA MEUS PGMS DE RADIO NA FLU FM!

MAS, PQ TO CONTANDO ISSO? CALMA, TANTÃO NÃO MORREU. SÁBADO PASSADO, CAMINHAVA POR BOTAFOGO, DE MANHÃ, E ALGUEM ME CHAMOU. ERA O TANTÃO. ESTAVA COMPLETAMENTE CHAPADO, CLARO. ELE DISSE QUE TINHA TENTADO IR AO ROCK IN RIO NA NOITE ANTERIOR, MAS PERDEU O ONIBUS, FOI PARAR NA CASA DE NAO SEI QUEM, E PRECISAVA DE DINHEIRO PRA VOLTAR PRA SANGONÇA. NUNCA ENCONTREI TANTAO SEM QUE ELE PEDISSE ALGUM, DEPOIS DE CONTAR UMA HISTORIA ESDRUXULA. FOI SEMPRE ASSIM. E CONTINUARÁ SENDO. FAZ PARTE DO FOLCLORE SOBRE ELE. SERÁ LEMBRADO SEMPRE POR ISSO. APROVEITEI A OCASIÃO, E FIZ UMAS FOTOS JUNTO COM ELE. AS ÚNICAS EM TODOS OS TEMPOS. ELE É O RIO. MALUCO! =)


*fotos de cynthia strougo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY