Pular para o conteúdo principal

VELHO, MAS NÃO OBSOLETO



O TITULO DESTE POST É UMA FRASE DITA (DUAS VEZES) PELO VELHO T-800, O ANDROIDE PERSONIFICADO POR ARNOLD SCHWARZENEGGER, MAROMBERIRO AUSTRIACO QUE VIROU ASTRO APOS ENCARNA-LO, PELA PRIMEIRA VEZ,  EM 1984 -- E, ANOS DEPOIS, SE TORNARIA GOVERNADOR DA CALIFÓRNIA! -, NO ENGENHOSO E ASSUSTADOR 'THE TERMINATOR' (AQUI, 'O EXTERMINADOR DO FUTURO'), DE JAMES CAMERON, UM DOS MELHORES SCI-FI JA FEITOS. E TBM UM DOS MELHORES FILMES SOBRE VIAGEM NO TEMPO (QUASE UMA VERSÃO ADULTA DE 'BACK TO THE FUTURE'). ELE DIZ ISSO NO NOVO CAPITULO DA SERIE, 'TERMINATOR GENISYS', QUE CHEGA AOS CINEMAS ESTA SEMANA, 31 ANOS DEPOIS DO PRIMEIRO CAPÍTULO (E DE DUAS SEQUENCIAS DISPENSÁVEIS, 'RISE OF THE MACHINES' (QUE ERA OK, SEGUIA A TIMELINE) E 'SALVATION (LIXO, SCHWARZENEGGER NEM FEZ PARTE DESTE, A NAO SER COMO UM HOLOGRAMA)'. A VOLTA ERA SEMPRE ESPERADA.



O PRIMEIRO 'TERMINATOR', FOI UM FILME B QUE DEU CERTO (JAMES CAMERON FEZ COM TOSTOES E MUITA IMAGINAÇÃO/EMPENHO). E RENDEU MILHÕES. E VIROU CULT (JA PERDI O NUMERO DE VZS QUE O ASSISTI). POR ISSO, ALGUNS ANOS DEPOIS, APARECEU UMA VERSAO TURBINADA, E MAIS CARA, MEIO QUE DISFARÇADA DE CONTINUAÇÃO, COM O MESMO T-800 (AGORA, AMIGO DE SARAH CONNOR, MAE DE UM HEROI DA RESISTENCIA DO FUTURO; POSTO QUE, ORIGINALMENTE, COMO O NOME DIZ, ELE VINHA PARA EXTERMINA-LA E EVITAR O NASCIMENTO DE JOHN CONNOR) E UM NOVO INIMIGO FANTASTICO, O T-1000, UM ANDROIDE MELHORADO, DE METL LIQUIDO, E COM UMA INCRIVEL HABILIDADE TRANSMORFA. O SEGUNDO FILME (SUBTITULADO 'JUDGEMENT DAY', 1991), TROUXE EFEITOS ESPECIAIS NUNCA ANTES VISTOS, NUM TEMPO EM QUE O CGI AINDA NAO ERA COMO HJ EM DIA, E SEM O USO APELATIVO DO 3D (COMO NO NOVO, QUE SÓ SERVE PARA ESCURECER O FILME). UMA DAS RARAS CONTINUAÇÕES QUE HONRAM O ORIGINAL.



MAS, ESTE 'GENISYS' PRESTA? BEM, COMO FILME DE VIAGEM NO TEMPO, ELE NOS RECORDA UMA MÁXIMA DITA POR DOC BROWN, NUM DOS 'BACK TO THE FUTURE': 'CADA VEZ QUE VC VOLTA NO TEMPO, CRIA UMA NOVA TIMELINE, A HISTORIA NUNCA SE REPETE DA MESMA FORMA'. NESTE FILME, É O QUE ACONTECE: ELE COMEÇA EM 1984 (ANO DO PRIMEIRO, USANDO FOOTAGE ORIGINAL DE ARNOLDÃO COMO T-800, MISTURADO COM MONATEGM COM UM NOVO ATOR E CGI, CLARO), PASSA PELOS TEMPOS DOS FILMES ANTERIORES, E CHEGA ATE OS DIAS ATUAIS, AS VESPERAS DE A SKYNET, FINALMENTE, DOMINAR A RAÇA HUMANA (E, HJ, COM TODO MUNDO CONECTADO POR SMARTPHONES E TABLETS, ISSO FICA AINDA MAIS FACIL). ENTAO, O ESPECTADOR PRECISA ACREDITAR NESSAS MUDANÇAS E ACEITA-LAS. ESSA PARTE É FACIL, PRA UE CURTE O TEMA. DIFICIL É ENGOLIR UM TWIST DA TRAMA, QUE REVELA COMO O VILÃO DA VEZ FOI GERADO. E, PIOR ANDA: QUEM É O VILÃO. PIOR AINDA: ISSO ESTA NOS TRAILERS E ATE NO POSTER DO FILME!



ARNIE ESTÁ MAQUINAL, COMO SEMPRE; E EMILIA CLARKE (A KHALEESI DE 'GAME OF THRONES'), NAO COMPROMETE COMO A NOVA SARAH CONNOR (QUE, AGORA, APENAS USA ARMAS, NAO SE ENVOLVE EM LUTAS FISICAS), EMBORA SEJA NOVA E BONITINHA ALEM DA CONTA, NAO PARECE UMA GUERREIRA TARIMBADA COMO É SARAH CONNOR EM GERAL (INCLUSIVE, NA SÉRIE DE TV, FEITA POR LENA HEADEY, A CERSEI DE 'GOT'). OS DEMAIS ATORES, QUE FAZEM KYLE REESE E JOHN CONNOR (PAI E FILHO, AFINAL JUNTOS), NÃO COMPROMETEM, EMBORA KYLE TBM TENHA UM JEITO MUITO RELAX. E JK SIMMONS APARECE POUCO, APENAS PARA FAZER UM ELO ENTRE ÉPOCAS E PROVOCAR ALGUMAS RISADAS. OS EFEITOS ESPECIAIS NAO TRAZEM NADA DE NOVO (NEM CHEGAM PERTO DOS DE 1991!), E O 3D NAO É NECESSÁRIO. NO FIM, O FILME NÃO É A PORCARIA QUE EU TEMIA -- EMBORA A CRITICA AMERICANA NÃO TENHA GOSTADO --, MAS TBM, NAO É TAO BACANA -- PARA AS NOVAS GERAÇÕES -- COMO FOI O NOVO 'JURASSIC PARK', POR EXEMPLO,  SOBRETUDO POR CONTA DE SUA ENROLADA TRAMA TEMPORAL, QUE AS VZS SOA UM BOCADO FORÇADA. MAS, ARNOLDÃO ESTA DE VOLTA, DO JEITO COMO NOS FEZ GOSTAR DELE A PRIMEIRA VEZ. SÓ FALTOU MANDAR UM 'FUCK YOU, ASSHOLE!", MAS O FILME É PG-13 (COMO TUDO HJ EM DIA). SERÁ QUE ELE VOLTARÁ DE NOVO, COMO COSUMA NOS PROMETER A CADA FILME? SÓ A BILHETERIA DIRÁ.



*JAMES CAMERON DEU SEU AVAL AO NOVO EPISODIO...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY