Pular para o conteúdo principal

VELHO, MAS NÃO OBSOLETO



O TITULO DESTE POST É UMA FRASE DITA (DUAS VEZES) PELO VELHO T-800, O ANDROIDE PERSONIFICADO POR ARNOLD SCHWARZENEGGER, MAROMBERIRO AUSTRIACO QUE VIROU ASTRO APOS ENCARNA-LO, PELA PRIMEIRA VEZ,  EM 1984 -- E, ANOS DEPOIS, SE TORNARIA GOVERNADOR DA CALIFÓRNIA! -, NO ENGENHOSO E ASSUSTADOR 'THE TERMINATOR' (AQUI, 'O EXTERMINADOR DO FUTURO'), DE JAMES CAMERON, UM DOS MELHORES SCI-FI JA FEITOS. E TBM UM DOS MELHORES FILMES SOBRE VIAGEM NO TEMPO (QUASE UMA VERSÃO ADULTA DE 'BACK TO THE FUTURE'). ELE DIZ ISSO NO NOVO CAPITULO DA SERIE, 'TERMINATOR GENISYS', QUE CHEGA AOS CINEMAS ESTA SEMANA, 31 ANOS DEPOIS DO PRIMEIRO CAPÍTULO (E DE DUAS SEQUENCIAS DISPENSÁVEIS, 'RISE OF THE MACHINES' (QUE ERA OK, SEGUIA A TIMELINE) E 'SALVATION (LIXO, SCHWARZENEGGER NEM FEZ PARTE DESTE, A NAO SER COMO UM HOLOGRAMA)'. A VOLTA ERA SEMPRE ESPERADA.



O PRIMEIRO 'TERMINATOR', FOI UM FILME B QUE DEU CERTO (JAMES CAMERON FEZ COM TOSTOES E MUITA IMAGINAÇÃO/EMPENHO). E RENDEU MILHÕES. E VIROU CULT (JA PERDI O NUMERO DE VZS QUE O ASSISTI). POR ISSO, ALGUNS ANOS DEPOIS, APARECEU UMA VERSAO TURBINADA, E MAIS CARA, MEIO QUE DISFARÇADA DE CONTINUAÇÃO, COM O MESMO T-800 (AGORA, AMIGO DE SARAH CONNOR, MAE DE UM HEROI DA RESISTENCIA DO FUTURO; POSTO QUE, ORIGINALMENTE, COMO O NOME DIZ, ELE VINHA PARA EXTERMINA-LA E EVITAR O NASCIMENTO DE JOHN CONNOR) E UM NOVO INIMIGO FANTASTICO, O T-1000, UM ANDROIDE MELHORADO, DE METL LIQUIDO, E COM UMA INCRIVEL HABILIDADE TRANSMORFA. O SEGUNDO FILME (SUBTITULADO 'JUDGEMENT DAY', 1991), TROUXE EFEITOS ESPECIAIS NUNCA ANTES VISTOS, NUM TEMPO EM QUE O CGI AINDA NAO ERA COMO HJ EM DIA, E SEM O USO APELATIVO DO 3D (COMO NO NOVO, QUE SÓ SERVE PARA ESCURECER O FILME). UMA DAS RARAS CONTINUAÇÕES QUE HONRAM O ORIGINAL.



MAS, ESTE 'GENISYS' PRESTA? BEM, COMO FILME DE VIAGEM NO TEMPO, ELE NOS RECORDA UMA MÁXIMA DITA POR DOC BROWN, NUM DOS 'BACK TO THE FUTURE': 'CADA VEZ QUE VC VOLTA NO TEMPO, CRIA UMA NOVA TIMELINE, A HISTORIA NUNCA SE REPETE DA MESMA FORMA'. NESTE FILME, É O QUE ACONTECE: ELE COMEÇA EM 1984 (ANO DO PRIMEIRO, USANDO FOOTAGE ORIGINAL DE ARNOLDÃO COMO T-800, MISTURADO COM MONATEGM COM UM NOVO ATOR E CGI, CLARO), PASSA PELOS TEMPOS DOS FILMES ANTERIORES, E CHEGA ATE OS DIAS ATUAIS, AS VESPERAS DE A SKYNET, FINALMENTE, DOMINAR A RAÇA HUMANA (E, HJ, COM TODO MUNDO CONECTADO POR SMARTPHONES E TABLETS, ISSO FICA AINDA MAIS FACIL). ENTAO, O ESPECTADOR PRECISA ACREDITAR NESSAS MUDANÇAS E ACEITA-LAS. ESSA PARTE É FACIL, PRA UE CURTE O TEMA. DIFICIL É ENGOLIR UM TWIST DA TRAMA, QUE REVELA COMO O VILÃO DA VEZ FOI GERADO. E, PIOR ANDA: QUEM É O VILÃO. PIOR AINDA: ISSO ESTA NOS TRAILERS E ATE NO POSTER DO FILME!



ARNIE ESTÁ MAQUINAL, COMO SEMPRE; E EMILIA CLARKE (A KHALEESI DE 'GAME OF THRONES'), NAO COMPROMETE COMO A NOVA SARAH CONNOR (QUE, AGORA, APENAS USA ARMAS, NAO SE ENVOLVE EM LUTAS FISICAS), EMBORA SEJA NOVA E BONITINHA ALEM DA CONTA, NAO PARECE UMA GUERREIRA TARIMBADA COMO É SARAH CONNOR EM GERAL (INCLUSIVE, NA SÉRIE DE TV, FEITA POR LENA HEADEY, A CERSEI DE 'GOT'). OS DEMAIS ATORES, QUE FAZEM KYLE REESE E JOHN CONNOR (PAI E FILHO, AFINAL JUNTOS), NÃO COMPROMETEM, EMBORA KYLE TBM TENHA UM JEITO MUITO RELAX. E JK SIMMONS APARECE POUCO, APENAS PARA FAZER UM ELO ENTRE ÉPOCAS E PROVOCAR ALGUMAS RISADAS. OS EFEITOS ESPECIAIS NAO TRAZEM NADA DE NOVO (NEM CHEGAM PERTO DOS DE 1991!), E O 3D NAO É NECESSÁRIO. NO FIM, O FILME NÃO É A PORCARIA QUE EU TEMIA -- EMBORA A CRITICA AMERICANA NÃO TENHA GOSTADO --, MAS TBM, NAO É TAO BACANA -- PARA AS NOVAS GERAÇÕES -- COMO FOI O NOVO 'JURASSIC PARK', POR EXEMPLO,  SOBRETUDO POR CONTA DE SUA ENROLADA TRAMA TEMPORAL, QUE AS VZS SOA UM BOCADO FORÇADA. MAS, ARNOLDÃO ESTA DE VOLTA, DO JEITO COMO NOS FEZ GOSTAR DELE A PRIMEIRA VEZ. SÓ FALTOU MANDAR UM 'FUCK YOU, ASSHOLE!", MAS O FILME É PG-13 (COMO TUDO HJ EM DIA). SERÁ QUE ELE VOLTARÁ DE NOVO, COMO COSUMA NOS PROMETER A CADA FILME? SÓ A BILHETERIA DIRÁ.



*JAMES CAMERON DEU SEU AVAL AO NOVO EPISODIO...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

OSCAR 2018: OS FILMES

AINDA FALTA VER 'PHANTOM THREAD', PARA FECHAR A LISTA DE PRODUÇÕES QUE CONCORREM AO OSCAR NA CATEGORIA MELHOR FILME. MAS, POR ENQUANTO, AQUI VAO COMENTARIOS SOBRE OS DEMAIS CONCORRENTES. COMENTE VC, TBM:


CALL ME BY YOUR NAME = BELO E SENSIVEL DRAMA ROMANTICO, SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE, DE UM GAROTO ITALIANO DE 17 ANOS (NA ITALIA, A IDADE DO CONSENTIMENTO É 14). ACONTECE QUE, O JOVEM, SE APAIXONA POR OUTRO, UM HOMEM DE 25 ANOS, QUE VEM PRESTAR SERVIÇOS PARA SEU PAI. É BASEADO NUM LIVRO (QUE NUNCA LI) E TODO PASSADO NO NORTE DA ITALIA (NOS ARREDORES DE VERONA), COM FOTOGRAFIA RADIANTE E LUGARES PARADISIACOS. O NOVATO TIMOTHÉ CHAMALET (QUE TBM ESTÁ EM 'LADY BIRD') CONCORRE NA CATEGORIA ATOR PRINCIPAL. A TRILHA DE SUFJAN STEVENS É A CERTEIRA.


DARKEST HOUR = MOSTRA UM RECORTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, LOGO APOS OS FATOS VISTOS EM 'DUNKIRK' (É BOM VER UM LOGO APOS O OUTRO), E CENTRA NA FIGURA CARISMATICA E CONTROVERSA DE WINSTON CHURCHILL. FEITO POR GARY OLDMA…