Pular para o conteúdo principal

O QUE ROLOU, MISS SIMONE?


ISSO FOI O QUE PERGUNTOU MAYA ANGELOU A NINA SIMONE, EM DADO MOMENTO DA CARREIRA DA DIVA DO SOUL JAZZ, QUANDO ESTA TEVE MAIS UM DE SEUS ROMPANTES. É TAMBÉM O NOME DO DOCUMENTARIO 'WHAT HAPPENED, MISS SIMONE?', QUE ESTÁ SENDO LANÇADO NOS CINEMAS AMERICANOS (NO CIRCUITO NYC-L.A.)ESTA SEMANA. E, A PARTIR DE SEXTA-FEIRA, ESTARA DISPONIVEL PARA TODOS QUE ASSINEM O SISTEMA DE STREAMING NETFLIX. O DOCUMENTARIO FOI DIRIGIDO POR LIZ GARBUS, E ESTREADO EM JANEIRO, NO FESTIVAL DE SUNDANCE. HA AINDA OUTRO DOCUMENTARIO SENDO PRODUZIDO, 'THE AMAZING NINA SIMONE', FOCADO EM SEU LADO ATIVISTA.


  O QUE VEMOS NESTE PRIMEIRO DOC BANCADO PELO NETFLIX? A TRAJETORIA DESTA FORÇA DA NATUREZA, NARRADA BASICAMENTE POR ELA MESMO (E COM APARTES ATUAIS DE SUA FILHA, LISA), A PARTIR DE VARIOS DEPOIMENTOS E ENTREVISTAS FILMADAS AO LONGO DE SUA CARREIRA, ALGUNS NUNCA MOSTRADOS ANTES, INCLUSIVE CARTAS MANUSCRITAS DA PROPRIA SIMONE. ELA CONTA QUE, A PRINCIPIO, SUA META ERA SE TORNAR A PRIMEIRA PIANISTA CLASSICA AMERICANA NEGRA. MAS, DEPOIS DE TER AS PORTAS FECHADAS POR VARIAS ESCOLAS ELITISTAS, POR SER NEGRA, DESCOBRIU O CANTO NA IGREJA, E O SUINGE DO JAZZ E R&B. POR ISSO, SEU ESTILO É UMA MISTURA DE GOSPELL, JAZZ E MUSICA CLASSICA. 





EM DADO MOMENTO DA VIDA, ELA ASSUMIU A SUA NEGRITUDE ('SOU BEM PRETA, DOS LABIOS GROSSOS', COMO DIZIA), E ISSO FAZIA DIFERENÇA EM ALGUNS LUGARES. POR ISSO, TAO LOGO FICOU FAMOSA, ABRAÇOU AS CAUSAS LIGADAS A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS NOS EUA, AINDA QUE ISSO TENHA PREJUDICADO A SUA CARREIRA POR UM TEMPO, JA QUE ELA PASSOU A SOFRER BOICOTES. NESSA EPOCA, SE DEDICOU TOTALMENTE AA CAUSA, PASSANDO A ADOTAR UM VISUAL AFRO. ASSIM COMO ACONTECIA COM BILLIE HOLLIDAY, NINA TAMBEM FOI MAL TRATADA, ESPANCADA E ATACADA SEXUALMENTE POR AMANTES VIOLENTOS. CHEGOU A SER CHUTADA NA BARRIGA QUANDO ESTAVA GRAVIDA, PELO PAI DE SUA FILHA, QUE ERA SEU AGENTE. CONTUDO, COMO SUA FILHA CONTA NO DOC, ELA (A FILHA) TBM FOI AGREDIDA PELA MAE, QUANDO CRIANÇA, DEVIDO A SUAS BRUSCAS MUDANÇAS DE HUMOR


COMO VEMOS NO DOC (E QUEM JA VIU AO VIVO -- TIVE A SORTE DE VE-LA NUM FREE JAZZ, EM 1987 -- OU EM SHOWS FILMADOS, SOBRETUDO NUM FEITO NO FESTIVAL DE MONTREUX, MUITO BOM), NINA TINHA UM TEMPERAMENTO FORTE, AGRESSIVO, ATÉ. EM PARTE, POR SER BIPOLAR (O QUE SÓ DESCOBRIU JA NOS ANOS 80, QUANDO ESTE DISTURBIO FOI FINALMENTE DESVENDADO PELA MEDICINA; CHEGOU A AMEAÇAR COM UMA ARMA UM EXECUTIVO DE GRAVADORA EM 1985, DANDO TIROS A ESMO). E, POR ISSO, PARAVA SHOWS E DAVA ESPORROS NA PLATEIA SE ESTA NAO ESTIVESSE PRESTANDO ATENÇÃO. TEM PARTES DE UM SHOW DELA EM MONTREUX (COMO ESTA NO TRAILER DO DOC), EM 1976, QUE MOSTRA ISSO ACONTECENDO. MAS, COM OU SEM BIPOLARIDADE, QUANDO NINA CANTAVA, TINHA QUE SE PRESTAR ATENÇÃO MESMO. 


TRAILER DO DOC: 




PARALELAMENTE, EMBORA NÃO SE ESTEJA COMEMORANDO NENHUMA DATA REDONDA NO MOMENTO (NASCIMENTO, MORTE, PRIMEIRO DISCO, NADA DISSO), SERÁ LANÇADO, NO DIA 10 DE JULHO NOS EUA, O DISCO TRIBUTO 'NINA REVISITED (RCA)', QUE TRAZ NOMES DO MODERNO R&B, COMO LAURYN HILL, MARY J BLIDGE, COMMON, USHER, E TAMBÉM SUA FILHA, LISA SIMONE, FAZENDO RENDIÇÕES DE ALGUNS DE SEUS MAIORES SUCESSOS. UMA CINEBIOGRAFIA, 'NINA', TBM ESTA SENDO PRODUZIDA. E JA CAUSA POLEMICA, POR TER A ATRIZ DE ASCENDENCIA LATINA (E NADA PARECIDA COM NINA), ZOE SALDANA, NO PAPEL-TITULO. SALDANA É BOA ATRIZ, MAS MUITA GENTE ACHA QUE OCTAVIA SPENCER, P EX, CAIRIA MELHOR NELE.

CLIPE/AUDIO DE 'FEELING GOOD', POR LAURYN HILL:



CURIOSAMENTE, A MEGA BANDA DE ROCK BRITANICA MUSE, QUE SE APRESENTA EM OUTUBRO NO BRASIL, JA FEZ UMA VERSAO, MUITO BOA, PARA 'FEELING GOOD'; QUE, PROVAVELMENTE, A MAIORIA DOS FAS DA BANDA NEM DEVEM SABER QUE O ORIGINAL É DE MISS SIMONE:

CLIPE:


*NINA SIMONE NASCEU EUNICE KATHLEEN WAYMON (EM 21 DE FEVEREIRO, DE 1933, NA CAROLINA DO NORTE, SUL RACISTA AMERICANO), MAS GANHOU O NOME ARTISTICO DE UM NAMORADO, QUE A CHAMAVA DE NIÑA, E DA ATRIZ FRANCESA SIMONE SIGNORET. NAO POR ACASO, MORREU (DE CANCER NO SEIO) NO SUL DA FRANÇA, EM 21 DE ABRIL DE 2003, ONDE VIVIA DESDE 90.


link para materia que fiz no ei: http://g1.globo.com/globo-news/estudio-i/videos/t/todos-os-videos/v/documentario-mostra-trajetoria-nina-simone-a-partir-de-entrevistas-e-depoimentos/4278427/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY