Pular para o conteúdo principal

NEW YORK MINUTE


NOS ULTIMOS TEMPOS, TENHO PREFERIDO IR PESCAR NOS MARES DO NORTE, SOBRETUDO NO OUTONO OU PRIMAVERA DE LÁ, PORQUE O CLIMA AINDA É AMENO/FRIOZINHO, E NÃO HA A LOUCURA DA ALTA TEMPORADA -- SE BEM QUE, ESTIVE NO CHILE RECENTEMENTE E O CLIMA É QUASE EUROPEU --. DEPOIS DE TRES ANOS DE ZOROPA, RETORNEI A NYC, SEM DUVIDA, A MELHOR CIDADE DO MUNDO. PENA QUE UMA SEMANA É POUCO PRA APROVEITAR TUDO O QUE ELA OFERECE. ENTAO, O LANCE É DORMIR POUCO E ANDAR MUITO, PARA ABRAÇAR O MÁXIMO POSSIVEL. AQUI VAO ALGUNS DOS PEIXES QUE CAIRAM NA MINHA REDE:




1-HEDWIG & THE ANGRY INCH = SEMPRE QUIS VER O MUSICAL DO JOHN CAMERON MITCHELL, QUE COMEÇOU PEQUENO, NUM ARMAZEM NO SUL DA ILHA, VIROU UM FILME MAGNIFICO, E SÓ MAIS DE DEZ ANOS DEPOIS, CHEGOU Á BROADWAY. E JÁ ESTÁ NO SEU QUARTO ATOR NO PAPEL PRINCIPAL. PRIMEIRO, FOI O POPULARISSIMO NEIL PATRICK HARRIS (HOW I MET YOUR MOTHER), DEPOIS O SOMBRIO MICHAEL C. HALL (DEXTER), DAI O ORIGINAL JCMITCHELL .E, NO MOMENTO, QUEM ESTÁ NO SALTO ALTO É DARREN CRISS, EGRESSO DE 'GLEE'. CONFESSO QUE TINHA MEDO DO RAPAZ, MAS ELE MANDA SUPER BEM. EMBORA O AUTOR JCMITCHELL TENHA A IDADE DO PERSONAGEM (UM TRANSEX ALEMAO, NASCIDO NOS TEMPOS DO MURO DE BERLIM), CRISS -- QUE ESTARÁ NA PEÇA SÓ ATE O FINAL DE JULHO --TEM UM VIGOR FISICO E UMA FORÇA VOCAL INCRIVEIS. OU NAO ESTARIA NO PAPEL. É DURO CANTAR E SALTAR USANDO PLATAFORMAS. NPHARRIS SE MACHUCOU ASSIM, JCMITCHELL, TBM. NO DIA QUE VI, CRISS LEVOU UM LEVE TOMBO. E ME FEZ IMAGINAR: ELE DARIA UM FORMIDÁVEL ROCKY, NUMA POSSIVEL MONTAGEM DE 'THE ROCKY HORROR SHOW' NA BROADWAY. A PEÇA É MAIS UM SHW DE PUNK/GLAM ROCK DO QUE PROPRIAMENTE UM MUSICAL TRADICIONAL. A BANDA QUE ACOMPANHA HEDWIG É EXCELENTE. E A TRAMA/CANÇÕES, TAMBÉM. AQUELA TIA VELHA, QUE VIBROU COM 'MAMMA MIA!', CERTAMENTE VAI SAIR COM DOR DE CABEÇA HA HA HA.

*O FILME É BEM MAIS PESADO DO QUE A PEÇA, QUE TEM CENSURA 16




2-UM DIA NO MOMA = NO MOMENTO, É O MINIMO QUE VC PODE DEDICAR AO MUSEU DE ARTE MODERNA DE NOVA YORK. DO PRIMEIRO AO ULTIMO ANDAR, SÓ TEM EXPO BACANA. PRIMEIRO, TEM A DE BJORK (QUE VAI SÓ ATE MEADOS DE JUNHO), QUE JA COMEÇA PELA ENTRADA, COM INSTRUMENTOS MUSICAIS EXPOSTOS, PASSA PELO SEGUNDO ANDAR, ONDE DUAS SALAS (BLACK E CINEMA) EXIBEM CLIPES SENSORIAIS, E TERMINA NO TERCEIRO ANDAR, COM A EXPO EM SI, COM TODAS AS ROUPAS E APARATOS USADOS POR ELA EM SEUS CLIPES (DA ROUPA DE URSINHO DE 'HUMAN BEHAVIOUR' AOS ROBOS AMANTES DE 'ALL IS FULL OF LOVE', PASSANDO PELO VESTIDO DE CISNE QUE ELA USOU NO OSCAR, ESTÁ TUDO LÁ). BJORK NARRA SUA VIDA, COM TONS FICTICIOS, VIA FONES DE OUVIDO.

--NO MEIO DO CAMINHO, HA UMA MINI EXPO WARHOL (COM TRABALHOS DE SEUS PRIMEIROS ANOS, ENTRE 1953 E 1969) E TBM UMA BREVE HISTORIA DA EVOLUÇÃO DA MUSICA (DO GRAMOFONE AO GADGETS ATUAIS), UMA EXPO DE FOTOS DE UM ARGENTINO E DE UMA ALEMÃ, CULMINANDO COM UMA MOSTRA BACANA DA YOKO ONO, NO SEXTO ANDAR. É A MOSTRA MAIS COMPLETA DA ARTISTA QUE JA OCUPOU O MOMA, COM TRABALHOS DOS ANOS 60-70, INCLUSIVE COM UMA SALA DEDICADA À PLASTIC ONO BAND. CONFESSO QUE SAI FÃ DA JAPA DEPOIS DE VER O QUE ELA JA FEZ. ERA SUPER VANGUARDA E ORIGINAL. ENTENDI LENNON.

 FORA ISSO, HA O FABULOSOS ACERVO DO MUSEU EM DOIS ANDARES, COM TUDO O QUE VOCE PRECISA VER/CONHECER PARA ENTENDER A ARTE MODERNA.



3-O NOVO WHITNEY MUSEUM = ANTES, ELE FICAVA NO UPPER EAST, NUM PREDIO FEIO E VELHO (ONDE VI A MAIOR E MAIS COMPLETA MOSTRA SOBRE PSICODELIA DE TODOS OS TEMPOS, ATE UM ROLLS ROYCE CONVERSIVEL DE JANIS JOPLIN ESTAVA NO PATIO). AGORA, OCUPA UMA MAGNIFICA CONSTRUÇÃO, CHEIA DE JANELÕES DE VIDRO E BALCÕES/PLATAFORMAS ABERTAS, BEM NO COMEÇO DO HIGH LINE (O PARQUE/PASSEIO PUBLICO CONSTRUIDO EM CIMA DE UM VELHO VIADUTO), EM PLENO CHELSEA. NO MOMENTO, EXIBE EM TODOS OS SEUS ANDARES UMA MEGA RETROSPECTIVA DA ARTE AMERICANA DO SECULO 20 ATE OS DIAS ATUAIS. NEM TUDO LÁ ME AGRADA (PREFIRO A ARTE AMERICANA DOS ANOS 60-70). MAS VALE CONHECER O MUSEU PELA ARQUITETURA E TOTAL HARMONIA QUE O PREDIO MODERNOSO TEVE COM O OUTRORA SUJO E PERIGOSO MEAT PACK DISTRICT.



4-SLEEP NO MORE = NAO É EXATAMENTE UMA PEÇA DE TEATRO. A IDEIA DO GRUPO INGLES, QUE COMEÇOU FAZENDO ISSO EM LONDRES HA MAIS DE UMA DÉCADA (E ACHO QUE ATE JA FOI COPIADA AQU), É UMA EXPERIENCIA QUASE FILME DE TERROR. VC FAZ CHECK IN NUM ANTIGO HOTEL, O THE KITTERIDGE (UM VELHO PREDIO NA BEIRA DA ILHA, PERTO DO PIER) E, DEPOIS DISSO, É JOGADO NA ESCURIDÃO, EM CINCO ANDARES, ONDE VAO ACONTECENDO VARIAS TRAMAS COM VARIOS ATORES/PERSONAGENS (ATENÇÃO: HA CENAS DE NUDEZ, SANGUERA E DIVERSOS ELEMENTOS TATEIS NO SEU CAMINHO). VC ESCOLHE UM OU ALGUNS E VAI SEGUINDO-OS PRA VER NO QUE DÁ. E HAJA SOBE E DESCE E CORRERIA. A TRAMA SE PASSA NOS ANOS 20. ENTAO, É COMO SE ESTIVESSEMOS VENDO FANTASMAS DO PASSADO. MORTE, DOR, AMORES PROIBIDOS, ACONTECEU DE TUDO NOS QUARTOS DO SINISTRO HOTEL, QUE TEM UM QUE DO OVERLOOK DE 'O ILUMINADO', COM UM CABARÉ QUE PARECE SAIDO DOS FILMES DE DAVID LYNCH. E, NÓS, ESPECTADORES, USAMOS MASCARAS, PRA NOS MANTERMOS ANONIMOS, COMO NO 'EYES WIDE SHUT', DE KUBRICK. A TRILHA VAI DE 'VERTIGO', DO BERNARD HERRMANN, A CLASSICOS VARIADOS. REALMENTE, NAO DÁ PRA EXPLICAR. SÓ INDO LA VENDO E SENTINDO. E, SE FOR ACOMPANHADO, SE PERCA DA SUA COMPANHIA. VC E ELA TERAO EXPERIENCIAS COMPLETAMENTE DIFERENTES. E SE AO LONGO DE TRES HORAS (!) BATER O CANSAÇO, DE UM PULO NO BAR, ONDE UMA BANDA DE JAZZ FICA TOCANDO E DA PRA TOMAR UMA BELGA GELADA PRA PEGAR FOLEGO. ENGENHOSAMENTE, TODAS AS TRAMAS LEVAM PARA UM MESMO ENORME SALAO, COM TODOS OS ATORES CONVERGINDO PARA O GRAND FINALE, QUE TEM ALGO DE 'MACBETH'. MERECE BIS.


*DEPOIS CONTO MAIS ALGUMA COISA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…