Pular para o conteúdo principal

BASEADO EM FATOS REAIS


ESTE ANO, MAIS DO QUE EM ANOS RECENTES, MUITOS DOS FILMES QUE CONCORREM AOS PRINCIPAIS PREMIOS DO OSCAR, SÃO BASEADOS EM FATOS REAIS, HISTÓRICOS OU AUTO-BIOGRAFICOS. SERÁ UMA PROVA DE QUE ESTÃO FALTANDO BONS ROTEIROS ORIGINAIS? MAS, É MELHOR ISSO DO QUE APENAS CONTINUAÇÕES, REBOOTS E REMAKES, QUE FORMAM A MAIORIA DOS FILMES LANÇADOS HOJE. NA CATEGORIA MELHOR FILME, P EX, SÃO CINCO DOS OITO INDICADOS DA LISTA PRINCIPAL; NA CATEGORIA ATOR, UM. NA DE ATRIZ, MAIS UM.

EIS OS PRINCIPAIS FILMES BASEADOS EM FATOS/PESSOAS REAIS:




SNIPER AMERICANO/AMERICAN SNIPER = BASEADO NA EXPERIENCIA DO ATIRADOR DE ELITE CHRIS KYLE (JÁ FALECIDO) -- O MAIS LETAL E PRECISO DA HISTORIA AMERICANA -- NA RECENTE GUERRA DO IRAQUE (ENTRE OS PRINCIPAIS PREMIOS, CONCORRE A FILME E ATOR, BRADLEY COOPER). O FILME DE CLINT EASTWOOD BATEU TODOS OS RECORDES DE JANEIRO DE TODOS OS TEMPOS NOS EUA, ABRINDO COM US$105MI DE BILHETERIA (JA PASSOU DE $250MI). ESTREIA AQUI DIA 19 DE FEVEREIRO. É UM FILME PARA REPUBLICANOS E FIÉIS DA FOX NEWS =)





O JOGO DA IMITAÇÃO/THE IMITATION GAME = CINEBIO DO MATEMÁTICO ALAN TURING, QUE, APESAR DE TER QUEBRADO O CÓDIGO QUE AJUDOU NO FIM DA SEGUNDA GRANDE GUERRA -- E, POR TABELA, INVENTOU A COMPUTAÇÃO MODERNA -- , FOI PERSEGUIDO E PRESO POR SER HOMOSSEXUAL. NAS PRINCIPAIS CATEGORIAS, CONCORRE A FILME, DIRETOR (MORTEN TYLDUM) E ATOR (BENEDICT CUMBERBATCH). JÁ ESTÁ EM CARTA NO BRASIL. MUITO BOM.




A TEORIA DE TUDO/THE THEORY OF EVERYTHING = NARRA FATOS DA JUVENTUDE DO FÍSICO STEPHEN HAWKING (ATE A SUA ACLAMAÇÃO MUNDIAL), DO PONTO DE VISTA DE SUA PRIMEIRA ESPOSA, JANE, CUJO ROTEIRO FOI BASEADO EM LIVRO ESCRITO PELA PRÓPRIA. CONCORRE A FILME, ATOR (EDDIE REDMAYNE) E ATRIZ (FELICITY JONES). TAMBEM JÁ ESTÁ EM CARTAZ AQUI. OS DOIS JA GANHARAM O GLOBO DE OURO (E REDMAYNE VEM ABISCOITANDO TODOS OS PREMIOS EM SUA CATEGORIA, SUA ATUAÇÃO/TRANSFORMAÇÃO É INCRIVEL!) APENAS OK.





FOXCATCHER: UMA HISTORIA QUE CHOCOU O MUNDO/FOXCATCHER =  O DIRETOR (BENNETT MILLER) E OS ATORES (STEVE CARELL E MARK RUFFALO) CONCORREM A ESTATUETA, NESTE DRAMA BIOGRÁFICO SOBRE O BILIARDÁRIO JOHN DU PONT, QUE, NOS ANOS 80, PATROCINOU UMA EQUIPE DE LUTA GRECO-ROMANA E ACABOU SE ENVOLVENDO DEMAIS COM OS DOIS CAMPEÕES AMERICANOS OLÍMPICOS, OS IRMÃOS MARK E DAVE SCHULTZ. JÁ ESTREOU NO BRASIL. É O FILME MAIS TENSO/SOMBRIO QUE STEVE CARELL JÁ FEZ. MAS É CHATO. E A HISTÓRIA NÃO CHOCOU O MUNDO. MAL CHOCOU UMA PARTE DOS AMERICANOS.





LIVRE/WILD = JÁ EM CARTAZ NO BR, NARRA A JORNADA DE CHERYL STRAYED (EM CUJO LIVRO DE MEMORIAS SE BASEIA O ROTEIRO DE NICK HORNBY), QUE, DURANTE TRES MESES, ATRAVESSOU, SOZINHA, A PACIFIC CALIFORNIA TRAIL, UMA TRILHA QUE, ATRAVES DE DESERTOS E MONTANHAS, VAI DA FRONTEIRA DO MÉXICO ATE A FRONTEIRA DO CANADÁ, PELA COSTA OESTE AMERICANA. REESE WHITERSPOON, EM EXCELENTE PERFORMANCE, CONCORRE COMO MELHOR ATRIZ. CURIOSO É QUE, EXISTE UM FILME AUSTRALIANO, COM A MIA WASIKOWSKA, BEM PARECIDO. SÓ QUE, NESTE (TRACKS), A PROTAGONISTA ATRAVESSA O OUTBACK SOZINHA. A AUTORA ESTÁ VIVA E FAZ PONTA NO FILME.



TAMBÉM VALE CITAR:

 SELMA = É UMA CRÔNICA SOBRE A MARCHA DE MARTIN LUTHER KING JR, DA CIDADE DE SELMA ATE MONTGOMERY, AMBAS NO ALABAMA, UM MARCO IMPORTANTE PELA LUTA DOS NEGROS PELOS DIREITOS CIVIS NOS EUA. NAS CATEGORIAS PRINCIPAIS, CONCORRE APENAS A MELHOR FILME (JÁ EM CARTAZ); INVENCIVEL/UNBROKEN = OUTRO QUE JA ESTA EM CARTAZ NO BR, MOSTRA OS PERRENGUES DO ATLETA OLIMPICO LOUIS ZAMPERINI QUE, DURANTE A SEGUNDA GRANDE GUERRA, TEVE SEU AVIAO ABATIDO, FICOU 47 DIAS A DERIVA NUMA BALSA NO PACIFICO, ATE QUE FOI RESGATADO POR JAPONESES E VIROU PRISIONEIRO DE GUERRA. O VERDADEIRO ZAMPERINI MORREU ANO PASSADO; E BIG EYES/GRANDES OLHOS, SOBRE A PINTORA POP AMERICANA MARGARET KEANE (AINDA VIVA, E QUE FAZ PONTA NO FILME, NO QUAL E INTERPRETADA POR AMY ADAMS). É UM RARO FILME DE TIM BURTON SEM JOHNNY DEPP, SEM EFEITOS ESPECIAIS E SEM TOQUES FANTÁSTICOS. TEM TBM CHRISTOPHER WALTZ. 




PÉ DO OSCAR: VAMOS BRINCAR AQUI DE APOSTAR EM QUEM VENCE OSCAR 2015 NAS CATEGORIAS PRINCIPAIS? EU COMEÇO E VCS POSTAM ABAIXO SEUS PALPITES:

FILME: BOYHOOD (AZARAO> BIRDMAN), ATRIZ> JULIANE MOORE (AZARAO> REESE WHITERSPOON), ATOR> MICHAEL KEATON (AZARAO> ED REDMAYNE); ATRIZ COADJUVANTE: PATRICIA ARQUETTE (AZARAO> MERYL???), ATORCOAD> JK SIMMONS (ED NORTON). DIRETOR: INARITU VS LINKLATER. ESTRANGEIRO: 'RELATOS SELVAGENS (AZARAO: IDA)

AGORA, MINHAS PREFERENCIAS PESSOAIS, FORA DAS BOLAS DE APOSTAS:
GRAND HOTEL BUDAPEST (FILME), LINKLATER (DIRETOR), BENEDICT CUMBERBATCH (ATOR), MARION COTILLARD (ATRIZ), PATRICIA E JK (COADJUVANTES), RELATOS SELVAGENS... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…