Pular para o conteúdo principal

BASEADO EM FATOS REAIS


ESTE ANO, MAIS DO QUE EM ANOS RECENTES, MUITOS DOS FILMES QUE CONCORREM AOS PRINCIPAIS PREMIOS DO OSCAR, SÃO BASEADOS EM FATOS REAIS, HISTÓRICOS OU AUTO-BIOGRAFICOS. SERÁ UMA PROVA DE QUE ESTÃO FALTANDO BONS ROTEIROS ORIGINAIS? MAS, É MELHOR ISSO DO QUE APENAS CONTINUAÇÕES, REBOOTS E REMAKES, QUE FORMAM A MAIORIA DOS FILMES LANÇADOS HOJE. NA CATEGORIA MELHOR FILME, P EX, SÃO CINCO DOS OITO INDICADOS DA LISTA PRINCIPAL; NA CATEGORIA ATOR, UM. NA DE ATRIZ, MAIS UM.

EIS OS PRINCIPAIS FILMES BASEADOS EM FATOS/PESSOAS REAIS:




SNIPER AMERICANO/AMERICAN SNIPER = BASEADO NA EXPERIENCIA DO ATIRADOR DE ELITE CHRIS KYLE (JÁ FALECIDO) -- O MAIS LETAL E PRECISO DA HISTORIA AMERICANA -- NA RECENTE GUERRA DO IRAQUE (ENTRE OS PRINCIPAIS PREMIOS, CONCORRE A FILME E ATOR, BRADLEY COOPER). O FILME DE CLINT EASTWOOD BATEU TODOS OS RECORDES DE JANEIRO DE TODOS OS TEMPOS NOS EUA, ABRINDO COM US$105MI DE BILHETERIA (JA PASSOU DE $250MI). ESTREIA AQUI DIA 19 DE FEVEREIRO. É UM FILME PARA REPUBLICANOS E FIÉIS DA FOX NEWS =)





O JOGO DA IMITAÇÃO/THE IMITATION GAME = CINEBIO DO MATEMÁTICO ALAN TURING, QUE, APESAR DE TER QUEBRADO O CÓDIGO QUE AJUDOU NO FIM DA SEGUNDA GRANDE GUERRA -- E, POR TABELA, INVENTOU A COMPUTAÇÃO MODERNA -- , FOI PERSEGUIDO E PRESO POR SER HOMOSSEXUAL. NAS PRINCIPAIS CATEGORIAS, CONCORRE A FILME, DIRETOR (MORTEN TYLDUM) E ATOR (BENEDICT CUMBERBATCH). JÁ ESTÁ EM CARTA NO BRASIL. MUITO BOM.




A TEORIA DE TUDO/THE THEORY OF EVERYTHING = NARRA FATOS DA JUVENTUDE DO FÍSICO STEPHEN HAWKING (ATE A SUA ACLAMAÇÃO MUNDIAL), DO PONTO DE VISTA DE SUA PRIMEIRA ESPOSA, JANE, CUJO ROTEIRO FOI BASEADO EM LIVRO ESCRITO PELA PRÓPRIA. CONCORRE A FILME, ATOR (EDDIE REDMAYNE) E ATRIZ (FELICITY JONES). TAMBEM JÁ ESTÁ EM CARTAZ AQUI. OS DOIS JA GANHARAM O GLOBO DE OURO (E REDMAYNE VEM ABISCOITANDO TODOS OS PREMIOS EM SUA CATEGORIA, SUA ATUAÇÃO/TRANSFORMAÇÃO É INCRIVEL!) APENAS OK.





FOXCATCHER: UMA HISTORIA QUE CHOCOU O MUNDO/FOXCATCHER =  O DIRETOR (BENNETT MILLER) E OS ATORES (STEVE CARELL E MARK RUFFALO) CONCORREM A ESTATUETA, NESTE DRAMA BIOGRÁFICO SOBRE O BILIARDÁRIO JOHN DU PONT, QUE, NOS ANOS 80, PATROCINOU UMA EQUIPE DE LUTA GRECO-ROMANA E ACABOU SE ENVOLVENDO DEMAIS COM OS DOIS CAMPEÕES AMERICANOS OLÍMPICOS, OS IRMÃOS MARK E DAVE SCHULTZ. JÁ ESTREOU NO BRASIL. É O FILME MAIS TENSO/SOMBRIO QUE STEVE CARELL JÁ FEZ. MAS É CHATO. E A HISTÓRIA NÃO CHOCOU O MUNDO. MAL CHOCOU UMA PARTE DOS AMERICANOS.





LIVRE/WILD = JÁ EM CARTAZ NO BR, NARRA A JORNADA DE CHERYL STRAYED (EM CUJO LIVRO DE MEMORIAS SE BASEIA O ROTEIRO DE NICK HORNBY), QUE, DURANTE TRES MESES, ATRAVESSOU, SOZINHA, A PACIFIC CALIFORNIA TRAIL, UMA TRILHA QUE, ATRAVES DE DESERTOS E MONTANHAS, VAI DA FRONTEIRA DO MÉXICO ATE A FRONTEIRA DO CANADÁ, PELA COSTA OESTE AMERICANA. REESE WHITERSPOON, EM EXCELENTE PERFORMANCE, CONCORRE COMO MELHOR ATRIZ. CURIOSO É QUE, EXISTE UM FILME AUSTRALIANO, COM A MIA WASIKOWSKA, BEM PARECIDO. SÓ QUE, NESTE (TRACKS), A PROTAGONISTA ATRAVESSA O OUTBACK SOZINHA. A AUTORA ESTÁ VIVA E FAZ PONTA NO FILME.



TAMBÉM VALE CITAR:

 SELMA = É UMA CRÔNICA SOBRE A MARCHA DE MARTIN LUTHER KING JR, DA CIDADE DE SELMA ATE MONTGOMERY, AMBAS NO ALABAMA, UM MARCO IMPORTANTE PELA LUTA DOS NEGROS PELOS DIREITOS CIVIS NOS EUA. NAS CATEGORIAS PRINCIPAIS, CONCORRE APENAS A MELHOR FILME (JÁ EM CARTAZ); INVENCIVEL/UNBROKEN = OUTRO QUE JA ESTA EM CARTAZ NO BR, MOSTRA OS PERRENGUES DO ATLETA OLIMPICO LOUIS ZAMPERINI QUE, DURANTE A SEGUNDA GRANDE GUERRA, TEVE SEU AVIAO ABATIDO, FICOU 47 DIAS A DERIVA NUMA BALSA NO PACIFICO, ATE QUE FOI RESGATADO POR JAPONESES E VIROU PRISIONEIRO DE GUERRA. O VERDADEIRO ZAMPERINI MORREU ANO PASSADO; E BIG EYES/GRANDES OLHOS, SOBRE A PINTORA POP AMERICANA MARGARET KEANE (AINDA VIVA, E QUE FAZ PONTA NO FILME, NO QUAL E INTERPRETADA POR AMY ADAMS). É UM RARO FILME DE TIM BURTON SEM JOHNNY DEPP, SEM EFEITOS ESPECIAIS E SEM TOQUES FANTÁSTICOS. TEM TBM CHRISTOPHER WALTZ. 




PÉ DO OSCAR: VAMOS BRINCAR AQUI DE APOSTAR EM QUEM VENCE OSCAR 2015 NAS CATEGORIAS PRINCIPAIS? EU COMEÇO E VCS POSTAM ABAIXO SEUS PALPITES:

FILME: BOYHOOD (AZARAO> BIRDMAN), ATRIZ> JULIANE MOORE (AZARAO> REESE WHITERSPOON), ATOR> MICHAEL KEATON (AZARAO> ED REDMAYNE); ATRIZ COADJUVANTE: PATRICIA ARQUETTE (AZARAO> MERYL???), ATORCOAD> JK SIMMONS (ED NORTON). DIRETOR: INARITU VS LINKLATER. ESTRANGEIRO: 'RELATOS SELVAGENS (AZARAO: IDA)

AGORA, MINHAS PREFERENCIAS PESSOAIS, FORA DAS BOLAS DE APOSTAS:
GRAND HOTEL BUDAPEST (FILME), LINKLATER (DIRETOR), BENEDICT CUMBERBATCH (ATOR), MARION COTILLARD (ATRIZ), PATRICIA E JK (COADJUVANTES), RELATOS SELVAGENS... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...