Pular para o conteúdo principal

MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS



  NÃO VOU COMEÇAR ESSE TEXTO TIRANDO ONDA DE QUE CONHECIA E LIA OS GIBIS ANTIGOS DOS 'GUARDIÕES DA GALÁXIA'. NAO. JA VI ALGUMA COISA GRINGA (SAIU AQUI?), MAS NUNCA MERGULHEI NELES. O QUE ME DEIXOU LIVRE PARA IR À CABINE DO FILME (EM CARTAZ) SEM FAZER COMPARAÇÕES DEPOIS. PQ, TODOS SABEMOS: FILME É FILME, QUADRINHO É QUADRINHO. E MUDANÇAS PRECISAM SER (E FORAM) FEITAS.



  ENTÃO, SIMPLESMENTE, CURTI O FILME PELO QUE ELE É: UM SCI-FI DE CLIMA B E ALMA OLD SKOOL, MAS FEITO COM MUITA GRANA (NA CASA DOS US$200MI) E NO CAPRICHO POR JAMES GUNN (DIRETOR QUE VEIO DA TROMA!). SE VC (COMO EU) É ESCOLADO EM SCI-FI E HQS, JA VIU MUITAS DAS SITUAÇÕES MOSTRADAS NELE ANTES. TIPO, É QUASE IMPOSSIVEL NÃO COMPARAR O PERSONAGEM PETER QUILL (CHRIS PRATT) COM O HAN SOLO DA SAGA 'STAR WARS'. SÃO PRATICAMENTE PRIMOS. MAS, PARA UM FILME MARVEL/DISNEY, ELE É BEM ESPERTO. APESAR DE SE ESFORÇAR PARA DROPAR REFERENCIAS POP A CADA MINUTO E DAR UMAS PISCADINHAS PRA TURMA MAIS ESCOLADA/NERD. A COMEÇAR POR SUA TRILHA-SONORA, REPLETA DE CLASSICOS POP/ROCK DOS ANOS 1970/80 (BOWIE, RUNAWAYS, JACKSON FIVE, SOFT ROCK), QUE QUILL OUVE NUMA ANCESTRAL FITA CASSETE!



  OUTROS FILMES SCI-FI B DO PASSADO (COMO O QUE DÁ TITULO A ESSE POST, DE 1980, PRODUZIDO POR ROGER CORMAN, NA COLA DE 'STAR WARS') JÁ EXPLORARAM ESTE TERRENO, COM IGUAL OU MAIOR DOSE DE HUMOR E CLIMA TRASH INTENCIONAL OU INVOLUNTÁRIO, USANDO OUTSIDERS COMO (ANTI) HERÓIS. MAS, ALÉM DE CHRIS PRATT, QUE ESTÁ PERFEITO, OS DEMAIS ATORES ESCALADOS PARA ESTA EMPREITADA FAZEM TODA A DIFERENÇA. VIN DIESEL (!) FAZ GROOT, UMA ÁRVORE HUMANÓIDE; ZOE SALDANA É GAMORA, UMA ALIEN SENSUAL E DURONA; ROCKET, O RACOON RABUGENTO -- VOZ DE BRADLEY COOPER -- É IRRESISTÍVEL; E DRAX (O LUTADOR DA WWF DAVE BAUTISTA), TÁ NO TOM CERTO. POR ISSO, LOGO, OS PERSONAGENS CAEM NA SIMPATIA DA PLATÉIA (SEM FALAR DE MICHAEL ROOKER, IMPAGAVEL COMO UM BOUNTY HUNTER). ASSIM, FICA MAIS FACIL ATRAVESSAR AS DUAS HORAS DA TRAMA, REPLETA DE ELEMENTOS CLICHÊS, MAS QUE SÃO BEM DRIBLADOS E RECICLADOS. AS VEZES, PARECE QUE ESTAMOS VENDO UM DAQUELES DESENHOS DA WARNER, NO QUAL PATOLINO FAZIA UM PATRULHEIRO ESPACIAL JUNTO COM GAGUINHO.



  FALANDO EM PATO, O FILME RESGATA UM PERSONAGEM CULT MARVEL DAS ANTIGAS (O PRIMEIRO A SER LEVADO PARA O CINEMA), QUE FOI MAL SUCEDIDO NO CINEMA, EMBORA FOSSE UM CULT HIT NOS EUA: HOWARD THE DUCK. SÓ VENDO PRA SABER COMO (E BENÍCIO DEL TORO/ O COLECIONADOR, ESTÁ NA EQUAÇÃO). E, SUA CONEXÃO COM O ATUAL UNIVERSO MARVEL NO CINEMA SE DÁ POR MEIO DE THANOS, QUE ESTARÁ NO PRÓXIMO FILME DOS VINGADORES. NO FIM DAS CONTAS, GUARDIÕES TEM TUDO PARA SER UM DOS CAMPEÕES DE BILHETERIA DA TEMPORADA. JÁ É...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…