Pular para o conteúdo principal

MACACOS ME MORDAM!




   DEMOREI A FALAR DO NOVO FILME DOS MACACOS, EMBORA TENHA VISTO UMA SEMANA ANTES DE ESTREAR, PARA DAR O MAXIMO DE TEMPO DE VCS VEREM E TIRAREM SUAS CONCLUSÕES. E, MAIS DO QUE DO FILME EM SI, O QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO, POSITIVAMENTE, FOI A CORAGEM DO DIRETOR MATT REEVES DE FAZER UM FILME QUASE TODO FOCADO NOS SIMIOS HUMANIZADOS, COMO NUNCA ANTES NA SÉRIE. DESTA VEZ, OS HUMANOS SAO MEROS COADJUVANTES. DÁ TEMPO DE A GENTE IMAGINAR COMO ELES SE ORGANIZARAM E COMO ESTA TRILOGIA (QUE É UMA PREQUEL DOS FILMES ORIGINAIS) VAI ACABAR, ANTES DOS EVENTOS MOSTRADOS NO CLÁSSICO 'PLANETA DOS MACACOS' (1968), BASEADO EM LIVRO DE PIERRE BOULE E COM ROTEIRO DO GENIAL ROD SERLING, CRIADOR DE 'THE TWILIGHT ZONE'.



   'PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO', COMEÇA 10 ANOS DEPOIS DOS EVENTOS MOSTRADOS EM 'A ORIGEM'. A HUMANIDADE FOI QUASE TODA ANIQUILADA POR CONTA DE VIRUS (VINDO DOS SIMIOS), FRUTO DAS EXPERIENCIAS DE LABORATORIO QUE VISAVA DESCOBRIR A CURA DO MAL DE ALZHEIMER. ASSIM, CAESAR (ANDY SERKIS) E SEUS MACACOS, ESTÃO VIVENDO, EM HARMONIA, NAS MATAS AO NORTE DE SAO FRANCISCO, PARA ONDE FORAM, NO FINAL DO PRIMEIRO FILME. A PAZ É QUEBRADA QUANDO UM GRUPO DE HUMANOS APARECE NO LOCAL. A META É REATIVAR UMA VELHA USINA, QUE PODE LEVAR UM POUCO DE ENERGIA ELETRICA PARA A AREA DE SAN FRANCIOSCO ONDE ALGUNS HUMANOS (RESISTENTES AO VIRUS) ESTAO VIVENDO. DAI EM DIANTE, COMEÇA O CONFRONTO ENTRE OS HUMANOS E OS MACACOS, PARA VER QUEM VAI PREVALECER NO COMANDO.



   PARA MIM, ALEM DO BOM ROTEIRO (QUE FAZ DESTA UMA DAS MELHORES CONTINUAÇÕES DE TODOS OS TEMPOS), O QUE SALTA AOS OLHOS É A EVOLUÇÃO DA TECNICA DE MOTION CAPTURE E DOS EFEITOS DIGITAIS (A CARGO DA WETA, DE PETER JACKSON). TODOS OS PRINCIPAIS MACACOS SAO ATORES, AGINDO ATRAVES DE ROUPAS CONECTADAS A COMPUTADORES, PARA A CAPTURA DE MOVIMENTOS. E, MAIS DIFICIL, AS CENAS SAO QUASE TODAS EXTERNAS, NAS FLORESTAS DA NOVA ZELANDIA, O QUE TORNA MAIS DIFICIL INCLUIR OS EFEITOS DIGITAIS DO QUE NUM ESTUDIO COM TELA AZUL. CENARIO MESMO, SÓ A PARTE ONDE VIVEM OS HUMANOS. O QUE TORNA ESTE FILME UM PERFEITO HIBRIDO DE ANIMAÇÃO DIGITAL E LIVE ACTION, COMO AINDA NAO HAVIAMOS VISTO DE FORMA TAO BEM FEITA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA



FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

OSCAR 2018: OS FILMES

AINDA FALTA VER 'PHANTOM THREAD', PARA FECHAR A LISTA DE PRODUÇÕES QUE CONCORREM AO OSCAR NA CATEGORIA MELHOR FILME. MAS, POR ENQUANTO, AQUI VAO COMENTARIOS SOBRE OS DEMAIS CONCORRENTES. COMENTE VC, TBM:


CALL ME BY YOUR NAME = BELO E SENSIVEL DRAMA ROMANTICO, SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE, DE UM GAROTO ITALIANO DE 17 ANOS (NA ITALIA, A IDADE DO CONSENTIMENTO É 14). ACONTECE QUE, O JOVEM, SE APAIXONA POR OUTRO, UM HOMEM DE 25 ANOS, QUE VEM PRESTAR SERVIÇOS PARA SEU PAI. É BASEADO NUM LIVRO (QUE NUNCA LI) E TODO PASSADO NO NORTE DA ITALIA (NOS ARREDORES DE VERONA), COM FOTOGRAFIA RADIANTE E LUGARES PARADISIACOS. O NOVATO TIMOTHÉ CHAMALET (QUE TBM ESTÁ EM 'LADY BIRD') CONCORRE NA CATEGORIA ATOR PRINCIPAL. A TRILHA DE SUFJAN STEVENS É A CERTEIRA.


DARKEST HOUR = MOSTRA UM RECORTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, LOGO APOS OS FATOS VISTOS EM 'DUNKIRK' (É BOM VER UM LOGO APOS O OUTRO), E CENTRA NA FIGURA CARISMATICA E CONTROVERSA DE WINSTON CHURCHILL. FEITO POR GARY OLDMA…