Pular para o conteúdo principal

PERDIDA NO ESPAÇO



UM DOS FILMES QUE MAIS AGUARDAVA VER ESTE ANO ERA 'GRAVITY' (GRAVIDADE), DE ALFONSO CUARÓN. A EXPECTATIVA ERA TANTA, QUE FIQUEI COM MEDO DE NÃO GOSTAR. MAS, O MEDO PASSOU. GRAVITY É UM DOS MELHORES FILMES DE ESPAÇO JÁ FEITOS. DEU VONTADE DE VER DE NOVO, IMEDIATAMENTE. É DE TIRAR O FOLEGO! MAS NAO DÁ PARA COMPARARA COM '2001', P EX. É OUTRA ONDA.

ACOMPANHAMOS UMA EQUIPE DA NASA QUE VAI AO ESPAÇO FAZER CONSERTOS NO TELESCÓPIO HUBBLE (GEORGE CLOONEY É UM DOS ASTRONAUTAS, ED HARRIS FAZ A VOZ QUE VEM DO CONTROLE EM HOUSTON), QUANDO É SURPREENDIDA POR UMA CHUVA DE LIXO ESPACIAL, DETRITOS PROVENIENTES DA EXPLOSÃO DE VELHOS SATÉLITES SOVIÉTICOS. POR CONTA DISSO, UMA CIENTISTA (SANDRA BULLOCK) FICA, LITERALMENTE, PERDIDA NO ESPAÇO, COMPLETAMENTE SÓ, VAGANDO PELO NADA. ELA GRAVITA POR ENTRE UMA ESTAÇÃO SOVIÉTICA ABANDONADA (SOYUZ) ENQNTO TENTA CHEGAR NUMA ESTAÇÃO CHINESA, QUE PODE SER A SUA UNICA CHANCE DE SOBREVIVENCIA E VOLTA A TERRA. É BASICAMENTE ISSO, POR 90 MINUTOS!


O FILME É UMA IMERSÃO NO VAZIO, NO SILÊNCIO. NÃO HÁ SOM NO ESPAÇO. TEMOS APENAS AS BATIDAS DO CORAÇÃO E A RESPIRAÇÃO DA ASTRONAUTA, ALGUNS SONS INTERNOS E UMA MUSICA INCIDENTAL (ALIÁS, O DESENHO DE SOM DO FILME É FANTÁSTICO). ELE SE PASSA 99,9% NA ÓRBITA DE NOSSO PLANETA E QUASE NÃO TEM DIÁLOGOS. A NAO SER NO COMEÇO, E NAS PARTES EM QUE A PERSONAGEM FALA CONSIGO MESMO PARA NÃO ENLOUQUECER. OU TENTANDO SE COMUNICAR COM A TERRA. NAO ME LEMBRO DE TER VISTO UM FILME MAINSTREAM ASSIM ANTES.

COM ESSES ELEMENTOS, CUARÓN NOS DÁ QUASE QUE UM SIMULADOR DA NASA EM FORMA DE FILME. TUDO RODA, GIRA, NAO TEM LADO DE BAIXO OU DE CIMA, NAO HÁ GRAVIDADE, SÓ A GRAVIDADE DO QUE ESTÁ ACONTECENDO (ATÉ O ASTRONAUTA BUZZ ALDRIN, EM COMENTÁRIO PARA A ENTERTAINMENT WEEKLY, DISSE QUE O FILME ESTÁ O MAIS PROXIMO POSSIVEL DA REALIDADE). É UM MERGULHO TOTAL NESSE AMBIENTE INÓSPITO PARA NÓS, NO GRANDE NADA. UMA EXPERIENCIA. QUE A PROJEÇÃO EM 3D REALMENTE AJUDA A NOS LEVAR PARA DENTRO DAQUILO TUDO.


POR ISSO, PARA SER MELHOR ABSORVIDO, ALGUMAS DICAS: PREFIRA ASSISTI-LO NUMA SALA COM BOA TELA (TENTE ACHAR A MAIORT QUE PUDER), E FIQUE NAS PRIMEIRAS FILEIRAS, PARA QUE TENHA VISÃO TOTAL E NAO PEGUE OS LADOS OU LUZES DE EMERGENCIA DA SALA DE CINEMA. SE POSSIVEL, NAO LEIA AS LEGENDAS. JA QUE, BASICAMENTE, ELAS NADA ACRESCENTAM AO TODO. ELE FOI FEITO PARA SER VISTO EM I-MAX. SE DER, VEJA NUMA SALA DESTAS. MAS, COMO AQUI, TEMOS POUCAS SALAS ASSIM E NENHUMA REALMENTE GRANDE COMO AS GRINGAS, TENTE ACHAR UM CINEMA COM A MELHOR TELA, SOM E PROJEÇÃO.

DAÍ, É VIAJAR NA SALA ESCURA. UM FILME FEITO PRA ISSO...



*GRAVITY ESTREOU NOS EUA NESTE FINDE, FATURANDO US$55,5MI (UM RECORDE PARA OUTUBRO) E CHEGA AO BRASIL DIA 11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY