Pular para o conteúdo principal

EUROTRIP, PT 1: BERLIN




VOLTEI A BERLIM DEPOIS DE MUITOS ANOS. A PRIMEIRA VEZ EM QUE ESTIVE LA, NUMA VIAGEM MOCHILÃO, O MURO AINDA ESTAVA DE PÉ, CAIRIA POUCOS MESES DEPOIS. LOGO, SÓ CONHECI METADE DA CIDADE. A OUTRA, VI DE RELANCE, DE CIMA DE UMA
PLATAFORMA. LOGO, NAO CONHECIA MAIS A CIDADE, REALMENTE. NA EPOCA, LEMBRO QUE O LADO OCIDENTAL JA ERA BASTANTE MODERNO (EM COMPARAÇÃO COM O BR, VIVIAMOS NAS CAVERNAS). JA HAVIA PROGRAMA DE RECICLAGEM E USAVA-SE BICICLETA ALEM DO LAZER. EM 1988! NA MESMA VIAGEM, TBM FUI A LONDRES PELA PRIMEIRA VEZ. E BERLIM JÁ SOAVA MAIS PROGRESSISTA.



E CONTINUA. ELA EVOLUIU DE FORMA BEM ORGANIZADA. EM VEZ DE VIRAR UMA DAQUELAS METROPOLES CAOTICAS, SUJAS, SUPER POPULADAS, DE FILME SCI-FI (QUE, PARECE, É O DESTINO DE LONDRES, E VISIVELMENTE O DO RIO E SÃO PAULO, INFELIZMENTE), VIROU UMA DAS MAIS AGRADAVEIS, LIMPAS E VERDES CIDADES DO MUNDO. APESAR DE SER UMA DAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO PLANETA. É SILENCIOSA, PQ NAO HA TANTOS CARROS, E QUASE NAO HA ONIBUS. HA MUITOS TRAMS (BONDES ELETRICOS), CARROS ELETRICOS, METRO, TRENS E QUASE TANTA BICICLETA QUANTO EM AMSTERDAM. FIQUEI HA DEZ MINUTOS DE ALEXANDER PLATZ, QUE É O CENTRO NERVOSO DA CIDADE, E O SILENCIO NA MINHA RUA ERA SEPULCRAL. DOIA OS OUVIDOS A NOITE DE TAO QUIETO. PARECIA ESTAR NA SERRA. E ESTAMOS FALANDO DA MECA DA MUSICA TECHNO, ONDE O EBM E OS GOTHS AINDA EXISTEM, EM CLUBES ESPETACULARES E NOITADAS IDEM. MAS, NAS RUAS, A EFICIENCIA ALEMÃ, O SILENCIO E A LIMPEZA PREDOMINAM. É QUASE O FUTURO UTOPICO DOS FILMES SCI-FI. AQUELA TORRE RETRO-FUTURISTA DE TV AO FUNDO, DA O TOQUE FINAL. ME SENTIA NUMA PASSAGEM DE UM LIVRO DE PHILIP K DICK...



MESMO A LINGUA SENDO DIFICIL, TODOS FALAM INGLES, E TUDO É MUITO FACIL E EXPLICADO PARA O TURISTA. MAS É DIFICIL GUARDAR OS NOMES DAS RUAS E FALAR DAQUELE JEITO 'ESCARRADO'. E, EM RELAÇÃO A OUTRAS CIDADES EUROPEIAS, COMO LONDRES E PARIS, O CUSTO DE VIDA LA É MAIS BAIXO, AS COISAS CUSTAM MENOS EM EURO, NUMERALMENTE (DUAS PESSOAS, P EX, COMEM BEM POR CERCA DE $12/15, CONTRA UNS $20/25 EM AMSTERDAM E $30+ EM LONDRES). E O DESEMPREGO NAO É TAO GRANDE. A CIDADE É JOVEM E VELHA AO MESMO TEMPO, PULSANTE, MUITO RICA CULTURALMENTE. É QUIETA, SEGURA, LIMPA, KRAFTWERKIANA. O PASSADO SOMBRIO ESTA ALI EM VOLTA, NUM PEDAÇO DE MURO AQUI, NUM MEMORIAL DE GUERRA ACOLÁ. ELES NAO ESQUECEM, NEM ESCONDEM. TEM VERGONHA DELE, MAS BOLA PRA FRENTE. QUE ESSA HISTORIA JAMAIS SE REPITA, NEM MESMO COMO FARSA. ALLES GUTE!

*fotos de cynthia strougo (clique para ampliar)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

OSCAR 2018: OS FILMES

AINDA FALTA VER 'PHANTOM THREAD', PARA FECHAR A LISTA DE PRODUÇÕES QUE CONCORREM AO OSCAR NA CATEGORIA MELHOR FILME. MAS, POR ENQUANTO, AQUI VAO COMENTARIOS SOBRE OS DEMAIS CONCORRENTES. COMENTE VC, TBM:


CALL ME BY YOUR NAME = BELO E SENSIVEL DRAMA ROMANTICO, SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE, DE UM GAROTO ITALIANO DE 17 ANOS (NA ITALIA, A IDADE DO CONSENTIMENTO É 14). ACONTECE QUE, O JOVEM, SE APAIXONA POR OUTRO, UM HOMEM DE 25 ANOS, QUE VEM PRESTAR SERVIÇOS PARA SEU PAI. É BASEADO NUM LIVRO (QUE NUNCA LI) E TODO PASSADO NO NORTE DA ITALIA (NOS ARREDORES DE VERONA), COM FOTOGRAFIA RADIANTE E LUGARES PARADISIACOS. O NOVATO TIMOTHÉ CHAMALET (QUE TBM ESTÁ EM 'LADY BIRD') CONCORRE NA CATEGORIA ATOR PRINCIPAL. A TRILHA DE SUFJAN STEVENS É A CERTEIRA.


DARKEST HOUR = MOSTRA UM RECORTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, LOGO APOS OS FATOS VISTOS EM 'DUNKIRK' (É BOM VER UM LOGO APOS O OUTRO), E CENTRA NA FIGURA CARISMATICA E CONTROVERSA DE WINSTON CHURCHILL. FEITO POR GARY OLDMA…