Pular para o conteúdo principal

GIG-TXL-AMS-GAT-GIG



GERALMENTE, MARCO VIAGENS E ALTERO PASSAGENS POR LUGARES ONDE ESTARÁ ACONTECENDO ALGUM SHOW DE MEU INTERESSE. JA FOI ASSIM, DUAS VZS, P EX, PARA VER O DEPECHE MODE, OU UMA VEZ, PRO PORTISHEAD. ESSE ANO, NAO TINHA NADA TAO QUENTE NO CAMINHO (O NOVATO JAKE BUGG APARECERIA DIAS DEPOIS, POR TRES NOITES NA BRIXTON ACADEMY, QUERIA TER VISTO). MAS, CONSEGUI VER O SHOW SOLO DE JOHNNY MARR, NO ROUNDHOUSE, EM CAMDEN TOWN (LONDRES). SEMPRE QUIS CONHECER O LUGAR (QUE TEM ESTE NOME, POR SER UM PREDIO ARREDONDADO), UM ANTIGO ARMAZEM DO SÉCULO 18, QUE DEPOIS FOI CASA DE ÓPERA, POINT DE SHOW NOS ANOS 70,  ENTAO FICOU FECHADO UM TEMPÃO, EM RUÍNAS, ATE QUE UM GRUPO PEGOU O LUGAR, DEU UM TRATO E AINDA CRIOU UM PREDIO ANEXO COM GALERIA, SALA EXTRA PARA SHOWS MENORES, CINEMA DE ARTE E RESTAURANTE. FICOU DEZ. E ACEITA SÓCIOS PARA AJUDAR A MANTE-LO.



 A GIG DE MARR FOI NA SEXTA, 18 DE OUTUBRO. E DAQUELE JEITO QUE AMO: COMEÇA NA HORA MARCADA. 9PM. CHEGUEI DA RUA AS 7PM, TOMEI BANHO, JANTEI, PEGUEI O TUBE AS OITO, 20MINS DEPOIS TAVA EM CAMDEN, DEU TEMPO DE PEGAR OS TICKETS, GUARDAR CASACO, TOMAR UMA PINT, IR ATE O MEU ASSENTO (TINHA PISTA LIVRE, MAS PREFERI SENTAR, CANSADO DE TANTO ANDAR), DAR UMA OLHADA NO LUGAR E, AS 8:59PM, COMEÇOU A MUSICA INTRO (O TEMA DA SERIE DE TV 'THE PERSUADERS'). E, AS NOVE EM PONTO, A GUITARRA DE MARR COMEÇOU A SOAR COM 'UPSTARTS' (PRIMEIRO SINGLE DO DISCO NOVO) SEGUIDA POR 'PANIC', DOS SMITHS. LINDO! AO TOTAL, FORAM 20 SONGS. ALEM DAS PROPRIAS, MEIA DUZIA DOS SMITHS, UMA DO ELECTRONIC (PROJETO Q ELE TEVE COM BARNEY DO NEW ORDER E NEIL DO PSB) E UMA COVER ARRASADORA PARA 'I FOUGHT THE LAW', DO CLASH, QUE ABRIU RODA. O FECHO FOI COM 'THERE IS A LIGHT THAT NEVER GOES OUT', COM TODOS CANTANDO JUNTO O MAIS BELO REFRAO DA MUSICA POP DE TODOS OS TEMPOS, ACAPELLA.



NAO FIZ NOITADA EM LONDRA. OS TEMPOS LÁ SÃO OUTROS (EM AMSTERDAM, TAVA ROLANDO A ADE, CONVENÇÃO DE DJS -- ESBARREI ATE COM O NOSSO MEME POR LÁ, NAO VI A KAMMY -- COM VARIAS FESTAS FREE, MAS PASSEI, O DUTCH DANCE NAO ME APETECE, TINHA ATE GIG DO TIESTO). COMO ESTIVE ANTES EM BERLIM, PREFERI ACORDAR MEU LADO CLUBBER NA MECA DO TECHNO. MEU AMIGO ALEMÃO LEVOU-ME AO NOVO TRUST (EXISTIU OUTRO ANTES), CLUBE DO IRMÃO DO WESTBAM, QUE FICA DEBAIXO DE UMA PONTE DE TREM E SEM IDENTIFICAÇÃO, NO CENTRO DA CIDADE. LÁ, NAO SE PAGA PARA ENTRAR. SÓ ENTRA SE FOR CONVIDADO, TIVER NOME NA LISTA. O LUGAR É PEQUENO, LEMBRA O DAMA DE FERRO INVERTIDO. EM VEZ DE SUBIR, DESCE (O NEON NA FOTO ACIMA, É A PRIMEIRA COISA QUE SE VE AO ENTRAR). É UM BAR PEQUENO, ACONCHEGANTE E LIBERAL (NEM GAY, NEM STRAIGHT, MIXED). O DJ DA NOITE SÓ TOCOU COM VINIL (LAPTOP E MP3 EM BERLIM É HERESIA!), A PEGAÇÃO É TRANKS (BANHEIROS MISTOS, SEM PORTA E INTERCONECTADOS), ÓTIMOS DRINKS E AQUELE SOM ESPETACULAR QUE BOMBA NA PISTA, NA SUA CABEÇA, SOA MAIS LEVE NO BAR, E BATE BEM BACANA NO SUBSOLO. UM SONHO, PRA QUEM É DO RIO, E SÓ CONHECE LUGARES COM SOM/ACUSTICA DE MERDA E MAL CUIDADOS.  



EM BERLIM ESTAVA, TBM, A MELHOR EXPO DA VIAGEM: A DE ANISH KAPOOR, NA MARTIN-GROPIUS-BAU (QUE FICA DO LADO DA TOPOGRAFIA DO TERROR, O QUARTEL GENERAL DA GESTAPO, ONDE SE TORTURAVA E MATAVA JUDEUS E TRAIDORES). QUEM CONHECE O CARA, SABE QUE ELE É DADO A PEÇAS EM ESCALAS GIGANTESCAS. E, LOGO NO ATRIO PRINCIPAL DA MARAVILHOSA CASA DO ARQUITETO ALEMÃO, ESTAO QUATRO ESTEIRAS ROLANTES QUE DESPEJAM (EM HORAS MARCADAS) UMA RESINA VERMELHA, QUE VAI SE ACUMULANDO ENQUANTO A EXPO ESTA EM CARTAZ (SEIS MESES). É O QUE SE CHAMA DE ARTE EM PROGRESSO. NUMA SALA FECHADA, UM CANHÃO DISPARA A MESMA RESINA NUM CANTO DA PAREDE, FAZENDO UM BARULHO DOS INFERNOS. NUMA LATERAL, ESTÁ O SEU CONHECIDO TRABALHO 'LEVIATHAN', QUE, EM PARIS, ESTAVA INFLADO E GIGANTE, E, AQUI, ESTAVA EM REPOUSO, FLÁCIDO, OCUPANDO TRES SALAS! NUM OUTRO CANTO, FICA UMA SALA COM UM IMENSO BURACO PRETO, QUE LEMBRA AQUELES DA ACME, USADOS PELO COIOTE PARA PEGAR O PAPA-LEGUAS. E, REALMENTE, NOS FAZ CRER QUE DÁ PARA ENTRAR NELE. HÁ UMA FAIXA AVISANDO QUE É PROIBIDO ADENTRA-LO, E A GENTE FICA TONTO NO LUGAR. A PARTE FINAL DA EXPO CONCENTRA OBRAS PSICO-ACUSTICAS, CHEIAS DE JOGOS DE ESPELHOS, REFLEXOS DISTORCIDOS, ILUSOES DE OTICA E SONS ALTERADOS. TUDO SOA AINDA MAIS SINISTRO QNDO VC SAI DA GROPIUS E VAI IMEDIATAMENTE PARA O QG DA SS, E O VERMELHO SANGUE COAGULADO DE KAPOOR SE SOBREPÕE...




E, JA NO FINAL DA TRIP, EM LONDRA, NO VICTORIA & ALBERT (ONDE TA ROLANDO, ATE DEZEMBRO, A MOSTRA 'CLUB TO CATWALK', SOBRE A INFLUENCIA FASHION NAS CENAS BLITZ, GOTH E RAVE LONDRINA), ENCONTREI COM BRIT MARLING (ANOTHER EARTH, SOUND OF MY VOICE, THE EAST) NO RESTAURANTE, E PEDI UMA FOTO JUNTO, NA CARA DE PAU. NAO FARIA ISSO COM MAIS NINGUEM NO MUNDO HJ EM DIA. MAS SOU FÃ DE BRIT, QUE ATUA, PRODUZ E ROTEIRIZA SEUS FILMES (JA DIRIGIU CURTAS), FUGINDO DO ESTEREOTIPO DE LOURA CUTE, VIVENDO MULHERES QUE PENSAM E INTERAGEM NO MUNDO CONTEMPORANEO, COM ROTEIROS PARECIDOS COM NADA QUE SE VE HJ EM HOLLYWOOD. TODO MEU RESPEITO A ESTA GAROTA DE 20 E POUCOS ANOS, QUE CONSEGUIU ESCAPAR DO SISTEMA E DO ESTEREOTIPO. DETALHE: ELA (QUE ESTAVA NA CIDADE POR CONTA DO BRITISH FILM FEST, MOSTRANDO 'THE EAST') ERA ACOMPANHADA DO PROVAVEL GANHADOR DO OSCAR 2014, O ATOR PRINCIPAL DE '12 YEARS A SLAVE', DE STEVE MCQUEEN, CHIWETEL EJIOFOR (QUE É INGLES), O CARINHA QUE SORRI NA FOTO, AO FUNDO. YES, BLONDES PREFERS BLACKS =)   

*trilha sonora das duas semanas da viagem: Lorde. Tocava em toda a parte...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY