Pular para o conteúdo principal

TIHANY SPECTACULAR!



VOLTOU AO RIO, DEPOIS DE MAIS DE UMA DÉCADA SEM PASSAR POR AQUI, O CIRCO THANY, COM SEU NOVO ESPETACULO 'ABRAKDABRA'. DESTA VEZ, MONTADO EM ALGUM ESPAÇO LONGINQUO NA AVENIDA DAS AMERICAS, NA BARRA (SEGUNDO VI NUM ANUNCIO DE ONIBUS HJ CEDO); VISTO QUE, A AREA DE CIRCO, NA PRAÇA ONZE, VIROU TERREIRAO DO SAMBA, E NAO COMPORTA O TAMANHO DO TIHANY, SÓ UNS CIRCOS DE MENOR PORTE QUE AINDA APORTAM LÁ AS VEZES.


MINHA HISTORIA COM O TIHANY É CURIOSA. O CONHECI QUANDO MENINO, LEVADO POR MINHA MAE, E FOI A PRIMEIRA VEZ QUE FUI A UM CIRCO. E, DESDE ENTAO, FOI O MAIOR E MELHOR CIRCO A Q JA FUI. FUNDADO POR UM IMIGRANTE HUNGARO, FRANZ CZEISLER (AINDA VIVO, AOS 96 ANOS), O CIRCO FOI CRIADO POR ELE NO BRASIL, NO INTERIOR DE SP, NOS ANOS 50 (VAI FAZER 60 ANOS EM 2014). O NOME TIHANY É UMA HOMENAGEM A SUA CIDADE NATAL. E, NO COMEÇO, SE CHAMAVA CIRCO MAGICO TIHANY, PORQUE OS NUMEROS DE MAGICA E ILUSIONISMO SEMPRE FORAM O FORTE. O PROPRIO FRANZ ERA O MESTRE DE CERIMONIAS E MAGICO PRINCIPAL DO SHOW, HJ PAPEL DE SEU FILHO, TIHANY JR. O TIHANY SE DESTACAVA POR SEU LUXO E POR TRAZER ATRAÇÕES INTERNACIONAIS RENOMADOS ARTISTAS QUE SE APRESENTAVAM EM LAS VEGAS E NOS MAIORES PALCOS DA EUROPA. NADA LA ERA MAMBEMBE.


ALGUNS ANOS DEPOIS, ELE VOLTOU AO RIO, EU JA ERA UM GAROTÃO. ESTAVA NO SHOPPING RIO SUL E, NAO SEI COMO, CONHECI UM MOLEQUE QUE ERA FILHO DO TRAPEZISTA CHEFE. ELE SE CHAMAVA CHACHO VALENCIA E ME CONVIDOU PRA IR AO CIRCO. FUI, ADOREI E VOLTEI ALGUMAS VZS. COMO ERA EPOCA DE FERIAS, PASSEI A FREQUENTAR O CIRCO DIAS DE SEMANA, PELA MANHA OU A TARDE. CONHECI TODA A ROTINA DO LUGAR. VI OS ELEFANTES SENDO TREINADOS (A TREINADORA ERA UMA MOÇA MEIGA PAULISTANA QUE LOGO ME ENCANTOU), OS PAIS DE CHACHO (NACHO, TRAPEZISTA-CHEFE E SUA MÃE, DULIA YBARRA, LIDER DO CORPO DE BAILE), IRMÃOS DO CHACHO (TITO, O MENORZINHO, ERA UM PESTE), SUA FAMILIA (ESPANHOIS, TODOS DEDICADOS AO CIRCO POR GERAÇÕES, O AVÔ ERA MC E PALHAÇO), A NAMORADA ARGENTINA DE SEU TIO (A MULHER MAIS LINDA E GOSTOSA QUE TINHA VISTO ATE ENTÃO, LILIANA). O CURIOSO É QUE, NO CIRCO, TODOS DESEMPENHAM MAIS DO QUE UM PAPEL. E SAO UMA GRANDE FAMILIA. LILIANA, P EX, ERA DANÇARINA, ASSISTENTE DE MAGICO, RECEPCIONISTA E TBM TRAPEZISTA, JA QUE NAMORAVA UM DELES.


NESSA MINHA ROTINA DE IR TODO DIA A TARDE PRO CIRCO, VI OS ENSAIOS GERAIS, INCLUSIVE DOS NUMEROS DE MÁGICA (ALGO TOTALMENTE PROIBIDO, SO FUI LIBERADO ALGUM TEMPO DEPOIS E SOB O JURAMENTO DE NAO CONTAR OS TRUQUES, CLARO), VI OS ANIMAIS SENDO ALIMENTADOS (MAS, DE LONGE, UM DOS MAIS PERIGOSOS ERA O CHIMPANZÉ, PQ UM MOLE E ELE ARRANCA SEU BRAÇO), OS ENSAIOS DOS NUMEROS MUSICAIS (ATÉ HJ UMA TRADIÇÃO DO TIHANY), A REGULAGEM DAS AGUAS DANÇANTES E OS ENSAIOS DOS TRAPEZISTAS. APESAR DE EXPERIENTES, ELES REPASSAVAM O NUMERO TODOS OS DIAS (A FOLGA ERA APENAS AS SEGUNDAS). ATE PQ, UM DESCUIDO PODERIA SER FATAL (ELES TERMINAVAM O NUMERO SEM REDE, COM O SALTO TRIPLICE MORTAL). CHACHO E SEU IRMAO TINHAM PROFESSORES EM CADA CIDADE (ALEM DE TREINAREM TRAPEZIO DESD CEDO), PQ COSTUMAVAM ACAMPAR SEIS MESES NAS MAIORES E TRES NAS MENORES. ELES CRUZAVAM A AMERICA DO SUL INTEIRA A CADA DOIS, TRES ANOS, E AS VZS TBM CHEGAM AO MÉXICO E PARTE DOS ESTADOS UNIDOS (ALIÁS, FRANZ HJ VIVE EM LAS VEGAS|). COMO A FAMILIA DO CHACHO ERA DAS MAIS IMPORTANTES NO CIRCO, O TRAILER DELES ERA UMA CASA MUITO GRANDE E BACANA, COMPARADO COM OUTROS (ACHO Q ERAM DOIS OU TRES MEGA TRAILERS CONECTADOS). JÁ OS ARTISTAS TEMPORARIOS (TIPO UNS MALABARISTAS DE VEGAS), FICAVAM EM HOTEIS. E A MAO DE OBRA BASICA, ERA CONTRATADA EM CADA CIDADE QUE CHEGAVAM. E, CLARO, MUITOS DESTES ACABAVAM INDO EMBORA COM O CIRCO, UMA TRADIÇÃO. FOI ASSIM COM A MEIGA TREINADORA DOS ELEFANTES, ELA ME CONTOU. DEPOIS DE SEIS MESES (OU MAIS, VIVIA LOTADO) NO RIO, NESTA FASE NOS 80S, O CIRCO AINDA FICOU UNS DOIS MESES EM NITERÓI, DO LADO DAS BARCAS (ONDE HJ É UM SHOPPING). MAS, LÁ, SÓ FUI DUAS VZS, POR CONTA DA DISTANCIA E DA VOLTA AS AULAS.


AGORA, O CIRCO SE CHAMA TIHANY SPECTACULAR, E NAO TEM MAIS NUMEROS COM ANIMAIS (O QUE É BOM, PQ, CERTA VEZ, NO NUMERO DA GAIOLA DE FERAS, UMA PANTERA NEGRA SE ESTRANHOU COM UMA CHEETAH NUMA MATINÊ E FOI TENSO, TIVERAM DE INTERROMPER E PEDIR PRAS PESSOAS SAIREM), CONCENTRANDO-SE MAIS NOS NUMEROS DE MÁGICA (O SEU FORTE), NOS DE DANÇA E MUSICAIS. PODEM ATÉ DIZER QUE ESTAO COPIANDO O CIRQUE DU SOLEIL. MAS O TIHANY JA FAZIA ISSO DÉCADAS ANTES DOS FRANCO-CANADENSES. CHEGUEI A LEVAR MEU FILHO NA ULTIMA VEZ EM QUE O TIHANY ESTEVE NA PRAÇA ONZE, HA UNS 15 ANOS. O PROPRIO FRANZ ESTAVA NA PORTA RECEBENDO O PUBLICO. LHE FALEI RAPIDAMENTE DE MEU PASSADO E ELE DEU UM SORRISO DE SATISFAÇÃO. PESSOAS COMO ELE, TOTALMENTE DEDICADAS A SEU OFICIO, SAO CADA VEZ MAIS RARAS. NAO SEI SE VOLTAREI LÁ DESTA VEZ. QUERO MANTER A MAGIA. MAS, VAI QUE ENCONTRO O CHACHO?



*QNDO O CIRCO FOI EMBORA, GANHEI DE PRESENTE DA FAMILIA VALENCIA BALU, UM FILHOTE DE BASSET QUE, INFELIZMENTE, UM CERTO DIA, JA GRANDINHO, SAIU DE CASA E SUMIU (OU FOI ROUBADO)

ADENDUM: AMIGO MEU FOI NO CIRCO DOMINGO, COM FILHO PEQUENO. ELA JA CONHECIA DE ANTES E ACHOU QUE AGORA, SEM ANIMAIS, TEM NUMEROS MUSICAIS DEMAIS, FICANDO UMA COISA MAIS PARA GAY LAS VEGAS (PALAVRAS DELE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY