Pular para o conteúdo principal

TIHANY SPECTACULAR!



VOLTOU AO RIO, DEPOIS DE MAIS DE UMA DÉCADA SEM PASSAR POR AQUI, O CIRCO THANY, COM SEU NOVO ESPETACULO 'ABRAKDABRA'. DESTA VEZ, MONTADO EM ALGUM ESPAÇO LONGINQUO NA AVENIDA DAS AMERICAS, NA BARRA (SEGUNDO VI NUM ANUNCIO DE ONIBUS HJ CEDO); VISTO QUE, A AREA DE CIRCO, NA PRAÇA ONZE, VIROU TERREIRAO DO SAMBA, E NAO COMPORTA O TAMANHO DO TIHANY, SÓ UNS CIRCOS DE MENOR PORTE QUE AINDA APORTAM LÁ AS VEZES.


MINHA HISTORIA COM O TIHANY É CURIOSA. O CONHECI QUANDO MENINO, LEVADO POR MINHA MAE, E FOI A PRIMEIRA VEZ QUE FUI A UM CIRCO. E, DESDE ENTAO, FOI O MAIOR E MELHOR CIRCO A Q JA FUI. FUNDADO POR UM IMIGRANTE HUNGARO, FRANZ CZEISLER (AINDA VIVO, AOS 96 ANOS), O CIRCO FOI CRIADO POR ELE NO BRASIL, NO INTERIOR DE SP, NOS ANOS 50 (VAI FAZER 60 ANOS EM 2014). O NOME TIHANY É UMA HOMENAGEM A SUA CIDADE NATAL. E, NO COMEÇO, SE CHAMAVA CIRCO MAGICO TIHANY, PORQUE OS NUMEROS DE MAGICA E ILUSIONISMO SEMPRE FORAM O FORTE. O PROPRIO FRANZ ERA O MESTRE DE CERIMONIAS E MAGICO PRINCIPAL DO SHOW, HJ PAPEL DE SEU FILHO, TIHANY JR. O TIHANY SE DESTACAVA POR SEU LUXO E POR TRAZER ATRAÇÕES INTERNACIONAIS RENOMADOS ARTISTAS QUE SE APRESENTAVAM EM LAS VEGAS E NOS MAIORES PALCOS DA EUROPA. NADA LA ERA MAMBEMBE.


ALGUNS ANOS DEPOIS, ELE VOLTOU AO RIO, EU JA ERA UM GAROTÃO. ESTAVA NO SHOPPING RIO SUL E, NAO SEI COMO, CONHECI UM MOLEQUE QUE ERA FILHO DO TRAPEZISTA CHEFE. ELE SE CHAMAVA CHACHO VALENCIA E ME CONVIDOU PRA IR AO CIRCO. FUI, ADOREI E VOLTEI ALGUMAS VZS. COMO ERA EPOCA DE FERIAS, PASSEI A FREQUENTAR O CIRCO DIAS DE SEMANA, PELA MANHA OU A TARDE. CONHECI TODA A ROTINA DO LUGAR. VI OS ELEFANTES SENDO TREINADOS (A TREINADORA ERA UMA MOÇA MEIGA PAULISTANA QUE LOGO ME ENCANTOU), OS PAIS DE CHACHO (NACHO, TRAPEZISTA-CHEFE E SUA MÃE, DULIA YBARRA, LIDER DO CORPO DE BAILE), IRMÃOS DO CHACHO (TITO, O MENORZINHO, ERA UM PESTE), SUA FAMILIA (ESPANHOIS, TODOS DEDICADOS AO CIRCO POR GERAÇÕES, O AVÔ ERA MC E PALHAÇO), A NAMORADA ARGENTINA DE SEU TIO (A MULHER MAIS LINDA E GOSTOSA QUE TINHA VISTO ATE ENTÃO, LILIANA). O CURIOSO É QUE, NO CIRCO, TODOS DESEMPENHAM MAIS DO QUE UM PAPEL. E SAO UMA GRANDE FAMILIA. LILIANA, P EX, ERA DANÇARINA, ASSISTENTE DE MAGICO, RECEPCIONISTA E TBM TRAPEZISTA, JA QUE NAMORAVA UM DELES.


NESSA MINHA ROTINA DE IR TODO DIA A TARDE PRO CIRCO, VI OS ENSAIOS GERAIS, INCLUSIVE DOS NUMEROS DE MÁGICA (ALGO TOTALMENTE PROIBIDO, SO FUI LIBERADO ALGUM TEMPO DEPOIS E SOB O JURAMENTO DE NAO CONTAR OS TRUQUES, CLARO), VI OS ANIMAIS SENDO ALIMENTADOS (MAS, DE LONGE, UM DOS MAIS PERIGOSOS ERA O CHIMPANZÉ, PQ UM MOLE E ELE ARRANCA SEU BRAÇO), OS ENSAIOS DOS NUMEROS MUSICAIS (ATÉ HJ UMA TRADIÇÃO DO TIHANY), A REGULAGEM DAS AGUAS DANÇANTES E OS ENSAIOS DOS TRAPEZISTAS. APESAR DE EXPERIENTES, ELES REPASSAVAM O NUMERO TODOS OS DIAS (A FOLGA ERA APENAS AS SEGUNDAS). ATE PQ, UM DESCUIDO PODERIA SER FATAL (ELES TERMINAVAM O NUMERO SEM REDE, COM O SALTO TRIPLICE MORTAL). CHACHO E SEU IRMAO TINHAM PROFESSORES EM CADA CIDADE (ALEM DE TREINAREM TRAPEZIO DESD CEDO), PQ COSTUMAVAM ACAMPAR SEIS MESES NAS MAIORES E TRES NAS MENORES. ELES CRUZAVAM A AMERICA DO SUL INTEIRA A CADA DOIS, TRES ANOS, E AS VZS TBM CHEGAM AO MÉXICO E PARTE DOS ESTADOS UNIDOS (ALIÁS, FRANZ HJ VIVE EM LAS VEGAS|). COMO A FAMILIA DO CHACHO ERA DAS MAIS IMPORTANTES NO CIRCO, O TRAILER DELES ERA UMA CASA MUITO GRANDE E BACANA, COMPARADO COM OUTROS (ACHO Q ERAM DOIS OU TRES MEGA TRAILERS CONECTADOS). JÁ OS ARTISTAS TEMPORARIOS (TIPO UNS MALABARISTAS DE VEGAS), FICAVAM EM HOTEIS. E A MAO DE OBRA BASICA, ERA CONTRATADA EM CADA CIDADE QUE CHEGAVAM. E, CLARO, MUITOS DESTES ACABAVAM INDO EMBORA COM O CIRCO, UMA TRADIÇÃO. FOI ASSIM COM A MEIGA TREINADORA DOS ELEFANTES, ELA ME CONTOU. DEPOIS DE SEIS MESES (OU MAIS, VIVIA LOTADO) NO RIO, NESTA FASE NOS 80S, O CIRCO AINDA FICOU UNS DOIS MESES EM NITERÓI, DO LADO DAS BARCAS (ONDE HJ É UM SHOPPING). MAS, LÁ, SÓ FUI DUAS VZS, POR CONTA DA DISTANCIA E DA VOLTA AS AULAS.


AGORA, O CIRCO SE CHAMA TIHANY SPECTACULAR, E NAO TEM MAIS NUMEROS COM ANIMAIS (O QUE É BOM, PQ, CERTA VEZ, NO NUMERO DA GAIOLA DE FERAS, UMA PANTERA NEGRA SE ESTRANHOU COM UMA CHEETAH NUMA MATINÊ E FOI TENSO, TIVERAM DE INTERROMPER E PEDIR PRAS PESSOAS SAIREM), CONCENTRANDO-SE MAIS NOS NUMEROS DE MÁGICA (O SEU FORTE), NOS DE DANÇA E MUSICAIS. PODEM ATÉ DIZER QUE ESTAO COPIANDO O CIRQUE DU SOLEIL. MAS O TIHANY JA FAZIA ISSO DÉCADAS ANTES DOS FRANCO-CANADENSES. CHEGUEI A LEVAR MEU FILHO NA ULTIMA VEZ EM QUE O TIHANY ESTEVE NA PRAÇA ONZE, HA UNS 15 ANOS. O PROPRIO FRANZ ESTAVA NA PORTA RECEBENDO O PUBLICO. LHE FALEI RAPIDAMENTE DE MEU PASSADO E ELE DEU UM SORRISO DE SATISFAÇÃO. PESSOAS COMO ELE, TOTALMENTE DEDICADAS A SEU OFICIO, SAO CADA VEZ MAIS RARAS. NAO SEI SE VOLTAREI LÁ DESTA VEZ. QUERO MANTER A MAGIA. MAS, VAI QUE ENCONTRO O CHACHO?



*QNDO O CIRCO FOI EMBORA, GANHEI DE PRESENTE DA FAMILIA VALENCIA BALU, UM FILHOTE DE BASSET QUE, INFELIZMENTE, UM CERTO DIA, JA GRANDINHO, SAIU DE CASA E SUMIU (OU FOI ROUBADO)

ADENDUM: AMIGO MEU FOI NO CIRCO DOMINGO, COM FILHO PEQUENO. ELA JA CONHECIA DE ANTES E ACHOU QUE AGORA, SEM ANIMAIS, TEM NUMEROS MUSICAIS DEMAIS, FICANDO UMA COISA MAIS PARA GAY LAS VEGAS (PALAVRAS DELE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...