Pular para o conteúdo principal

EVIL DEAD: A SAGA DE ASH


ATE HJ, 'THE EVIL DEAD' (A MORTE DO DEMONIO, QUE, A PRINCIPIO, SE CHAMARIA 'THE BOOK OF THE DEAD'), DE SAM RAIMI, É UM DOS FILMES DE TERROR MAIS ASSUSTADORES QUE JA VI. E CONTINUA SENDO. REVI RECENTEMENTE NA TV E AINDA ME CAUSA INQUIETUDE, COM SEU JEITO TOSCO, AMADOR, QUE É, AO MESMO TEMPO, PERTURBADOR E ALGO RISIVEL. POR ISSO, QUANDO FOI LANÇADO, LOGO VIROU CULT, SOBRETUDO EM VHS, JA QUE NEM SEMPRE ESSE TIPO DE FILME CHEGAVA NOS CINEMAS DE CERTAS CIDADES E PAISES (ERA TOTALMENTE INDEPENDENTE). AQUI, SAIU PRIMEIRO EM VIDEO, EM 1985, E SÓ DEPOIS CHEGOU AOS CINEMAS, EM 1989, DEVIDO AO SUCESSO DA CONTINUAÇÃO, 'UMA NOITE ALUCINANTE 2' (EMBORA NUNCA TENHA EXISTIDO, SIDO LANÇADA A PRIMEIRA PARTE COM ESSE NOME!)



 EVIL DEAD 2 FOI UMA ESPECIE DE REFILMAGEM/PARODIA (NAO INTENCIONAL), QUE USAVA DE ROTINAS INSPIRADAS NOS TRES PATETAS E DE DESENHOS ANIMADOS VIOLENTOS, COMO NO EMBATE ENTRE ASH (BRUCE CAMPBELL) E AS PARTES DE SEU CORPO REANIMADAS PELO ESPIRITO MALIGNO DA CABANA, DIGNA SDE TOM & JERRY. FOI UM DOS FILMES EM QUE VI GENTE SAINDO DA SALA, E NAMORADAS BRIGANDO COM SEUS PARES. E EU RINDO MUITO DE TUDO AQUILO. JA O FINAL DA TRILOGIA, 'ARMY OF DARKNESS', ERA MAIS UM FILME DE FANTASIA, SE PASSAVA NUM MUNDO MEDIEVAL, PRA ONDE ASH FOI SUGADO. MAS TEVE TANTO PROBLEMA DE PRODUÇÃO E GRANA (FOIE DITADO A EXAUSTÃO PARA ESCAPAR DA CLASSIFICAÇÃO R NOS EUA, MAS NAO CONSEGUIU E FRACASSOU LÁ), QUE SAIU MAL ACABADO E, POR ISSO, EXISTEM VARIAS VERSOES DIFERENTES DELE, RELANÇADAS TODA HORA EM DVD. ALEM DO QUE, HOUVE ATÉ MESMO UMA VERSÃO MUSICAL DE EVIL DEAD!


AGORA, 30 ANOS DEPOIS (!), ALGUEM TEVE A CORAGEM -- COM AS BENÇÃOS DE RAIMI E DO PRODUTOR, ROB TAPPERT, E TBM DE CAMPBELL, QUE FICOU TÃO FAMOSO COM A SERIE, A PONTO DE NAO CONSEGUIR MAIS SE LIVRAR DE ASH), DE FAZER UM REMAKE DE THE EVIL DEAD, QUE TEVE TRATAMENTO DE ROTEIRO A CARGO DE DIABLO CODY. NA VERDADE, É MAIS UMA NOVA HISTÓRIA, UMA ESPÉCIE DE CONTINUAÇÃO, PASSADA NA MESMA CABANA E COM O MESMO DEMONIO (LIBERADO PELA LEITURA DO MESMO NECRONOMICON, O LIVRO DOS MORTOS, UMA HOMENAGEM EXPLICITA A H. P. LOVECRAFT)), DO QUE REALMENTE UMA REFILMAGEM. É TIPO UM REBOOT. NO CASO, O CORAJOSO FOI O NOVATO DIRETOR URUGUAIO FEDE RODRIGUEZ, DESCOBERTO POR RAIMI DEPOIS DE TER LANÇADO UM CURTA NO YOUTUBE. TEMPOS MODERNOS.



 A ABORDAGEM É TOTALMENTE SÉRIA, COMO NO PRIMEIRO FILME (QUE, MESMO ASSIM, DAVA PEQUENAS BRECHAS PARA O ABSURDO, ATRAVES DA ATUAÇÃO CARAS E BOCAS DE CAMPBELL). É UMA NOVA GALERA, QUE VAI PARAR LÁ POR MOTIVO DIFERENTE. PONTO POSITIVO. MAS, APESAR DAS CENAS CHOCANTES E EXPLICITAS, O FILME TEM ALGUMAS FALHAS: O ATOR PRINCIPAL (PÉSSIMO, SALVO PELA ATRIZ PRINCIPAL, JANE LEVY) E TRES CENAS COM USO DE PIANINHO COMO FUNDO MUSICAL!!! ALEM DISSO, FALTOU AO DIRETOR FEDE ALVAREZ UMA CERTA MÃO NA CONDUÇÃO/RITMO, QUE RAIMI NOS DAVA COM AS INVENTIVAS CENAS QUE IMITAVAM STEADICAMS, EDIÇÃO FRENETICA E BOAS SACADAS (O NOVO, TEM ATE UMA ABSURDA CENA EM QUE UMA FACA ELETRICA DECEPA UM BRAÇO, REALLY?). O NOVO FILME APENAS ENFILEIRA CENAS GROTESCAS, SEM NENHUM TOQUE ESPECIAL DO DIRETOR. FALTOU O PULO DO GATO, COMO SE DIZ, PARA LIVRA-LO DA SOMBRA DO ORIGINAL. MAS, COMPARADO COM O TERROR QUE SE FAZ HJ EM DIA, DÁ PARA O GASTO.



* DUAS DICAS PARA QUEM VAI VER O NOVO EVIL DEAD NO CINEMA: ATENÇÃO PARA O CARRO VELHO ESTACIONADO FORA DA CASA (UMA BOA REFERENCIA AO ORIGINAL E QUE SAM RAIMI SEMPRE SUA EM SEUS FILMES) E PARA A CENA FINAL, APOS ROLAREM TODOS OS CREDITOS. VAI REALMENTE VALER A PENA FICAR ATE O FIM =)


CONTUDO, FALANDO EM FILMES PASSADOS EM CABANAS AMALDIÇOADAS, DOIS QUE VIERAM ANTES DESTE NOVO EVIL DEAD, SAO BEM MELHORES, NO GERAL: CABIN FEVER, DE ELI ROTH (QUE ASSUSTA, E AINDA FAZ UM COMENTARIO SOCIAL BACANA) E THE CABIN IN THE WOODS (COM ROTEIRO DE JOSS WHEDON, QUE BRINCA COM OS CLICHES DO GENERO). NENHUM DELES PASSOU NOS CINEMAS DAQUI, MAS FAZEM SUCESSO ENTRE OS FÃS, E VAO MUITO ALEM DO NOVO EVIL DEAD EM ORIGINALIDADE. CONFIRAM AGORA O TRAILER DA NOVA VERSÃO (QUE ASSISTI EM COPIA DIGITAL, O QUE FOI RUIM, PQ FICOU COM CARA DE DVD E ESTRAGOU A FOTOGRAFIA):



ADENDUM: ESTA SENDO LANÇADO NO BRASIL 'THE EVIL DEAD COMPANION', DE BILL WARREN, NUMA EDIÇÃO CAPRICHADA DA EDITORA DARKSIDE. A UNICA MUDANÇA PARA A EDIÇÃO ORIGINAL (QUE É DE 2000) FOI A CAPA, QUE TRAZ UMA FOTO DE ASH ENSANGUENTADO EM VEZ DO CARTAZ ORIGINAL DO FILME OU DA REPRODUÇÃO DA CAPA DO BOOK OF THE DEAD; E UM ADENDO DE DUAS PAGINAS SOBRE A NOVA PRODUÇÃO PARA CINEM,A COM ENTREVISTA EXCLUSIVA DO ROTEIRISTA. VALE!


Comentários

  1. Realmente os filmes de terror de hoje em dia não tem sido nada demais. Faz tempo que não vejo algo que realmente valha a pena. Silent Hill foi bacana e tal, mas não trazia nada de novo, já que foi inspirado no game.

    Nem lembro qual último terror que fez com que eu fosse ao cinema, mas esse fará. Quero ver como trouxeram o clássicos pros dias atuais.

    E essa editora Darkside tem me surpreendido. Na real conheci o trabalho dela há poucas semanas e gostei bastante da proposta. Mesmo sendo concorrente hahahaha

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de Ash e de todos os Evil Dead. Assisti aos dois primeiros ainda garoto (uns 11 anos) e adorei. O terceiro tem várias cenas hilárias como a que o Ash sai da masmorra em que fora jogado pra lutar contra um demônio e pergunta se alguém mais gostaria brigar com ele, enquanto encarava um velhinho esquálido.

    Tenho medo de assistir a este filme e estragar toda as alegrias que Sam Raimi me deu com a trilogia original.

    ResponderExcluir
  3. Vi esse remake (com medo de estragar a magia do primeiro) no esquisito cinema do shopping Rio Sul aqui no RJ. Só valeu pelos sustos. Como foi "baseado" no filme original, nem liguei nas mudanças que ocorreram nesse.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu