Pular para o conteúdo principal

EVIL DEAD: A SAGA DE ASH


ATE HJ, 'THE EVIL DEAD' (A MORTE DO DEMONIO, QUE, A PRINCIPIO, SE CHAMARIA 'THE BOOK OF THE DEAD'), DE SAM RAIMI, É UM DOS FILMES DE TERROR MAIS ASSUSTADORES QUE JA VI. E CONTINUA SENDO. REVI RECENTEMENTE NA TV E AINDA ME CAUSA INQUIETUDE, COM SEU JEITO TOSCO, AMADOR, QUE É, AO MESMO TEMPO, PERTURBADOR E ALGO RISIVEL. POR ISSO, QUANDO FOI LANÇADO, LOGO VIROU CULT, SOBRETUDO EM VHS, JA QUE NEM SEMPRE ESSE TIPO DE FILME CHEGAVA NOS CINEMAS DE CERTAS CIDADES E PAISES (ERA TOTALMENTE INDEPENDENTE). AQUI, SAIU PRIMEIRO EM VIDEO, EM 1985, E SÓ DEPOIS CHEGOU AOS CINEMAS, EM 1989, DEVIDO AO SUCESSO DA CONTINUAÇÃO, 'UMA NOITE ALUCINANTE 2' (EMBORA NUNCA TENHA EXISTIDO, SIDO LANÇADA A PRIMEIRA PARTE COM ESSE NOME!)



 EVIL DEAD 2 FOI UMA ESPECIE DE REFILMAGEM/PARODIA (NAO INTENCIONAL), QUE USAVA DE ROTINAS INSPIRADAS NOS TRES PATETAS E DE DESENHOS ANIMADOS VIOLENTOS, COMO NO EMBATE ENTRE ASH (BRUCE CAMPBELL) E AS PARTES DE SEU CORPO REANIMADAS PELO ESPIRITO MALIGNO DA CABANA, DIGNA SDE TOM & JERRY. FOI UM DOS FILMES EM QUE VI GENTE SAINDO DA SALA, E NAMORADAS BRIGANDO COM SEUS PARES. E EU RINDO MUITO DE TUDO AQUILO. JA O FINAL DA TRILOGIA, 'ARMY OF DARKNESS', ERA MAIS UM FILME DE FANTASIA, SE PASSAVA NUM MUNDO MEDIEVAL, PRA ONDE ASH FOI SUGADO. MAS TEVE TANTO PROBLEMA DE PRODUÇÃO E GRANA (FOIE DITADO A EXAUSTÃO PARA ESCAPAR DA CLASSIFICAÇÃO R NOS EUA, MAS NAO CONSEGUIU E FRACASSOU LÁ), QUE SAIU MAL ACABADO E, POR ISSO, EXISTEM VARIAS VERSOES DIFERENTES DELE, RELANÇADAS TODA HORA EM DVD. ALEM DO QUE, HOUVE ATÉ MESMO UMA VERSÃO MUSICAL DE EVIL DEAD!


AGORA, 30 ANOS DEPOIS (!), ALGUEM TEVE A CORAGEM -- COM AS BENÇÃOS DE RAIMI E DO PRODUTOR, ROB TAPPERT, E TBM DE CAMPBELL, QUE FICOU TÃO FAMOSO COM A SERIE, A PONTO DE NAO CONSEGUIR MAIS SE LIVRAR DE ASH), DE FAZER UM REMAKE DE THE EVIL DEAD, QUE TEVE TRATAMENTO DE ROTEIRO A CARGO DE DIABLO CODY. NA VERDADE, É MAIS UMA NOVA HISTÓRIA, UMA ESPÉCIE DE CONTINUAÇÃO, PASSADA NA MESMA CABANA E COM O MESMO DEMONIO (LIBERADO PELA LEITURA DO MESMO NECRONOMICON, O LIVRO DOS MORTOS, UMA HOMENAGEM EXPLICITA A H. P. LOVECRAFT)), DO QUE REALMENTE UMA REFILMAGEM. É TIPO UM REBOOT. NO CASO, O CORAJOSO FOI O NOVATO DIRETOR URUGUAIO FEDE RODRIGUEZ, DESCOBERTO POR RAIMI DEPOIS DE TER LANÇADO UM CURTA NO YOUTUBE. TEMPOS MODERNOS.



 A ABORDAGEM É TOTALMENTE SÉRIA, COMO NO PRIMEIRO FILME (QUE, MESMO ASSIM, DAVA PEQUENAS BRECHAS PARA O ABSURDO, ATRAVES DA ATUAÇÃO CARAS E BOCAS DE CAMPBELL). É UMA NOVA GALERA, QUE VAI PARAR LÁ POR MOTIVO DIFERENTE. PONTO POSITIVO. MAS, APESAR DAS CENAS CHOCANTES E EXPLICITAS, O FILME TEM ALGUMAS FALHAS: O ATOR PRINCIPAL (PÉSSIMO, SALVO PELA ATRIZ PRINCIPAL, JANE LEVY) E TRES CENAS COM USO DE PIANINHO COMO FUNDO MUSICAL!!! ALEM DISSO, FALTOU AO DIRETOR FEDE ALVAREZ UMA CERTA MÃO NA CONDUÇÃO/RITMO, QUE RAIMI NOS DAVA COM AS INVENTIVAS CENAS QUE IMITAVAM STEADICAMS, EDIÇÃO FRENETICA E BOAS SACADAS (O NOVO, TEM ATE UMA ABSURDA CENA EM QUE UMA FACA ELETRICA DECEPA UM BRAÇO, REALLY?). O NOVO FILME APENAS ENFILEIRA CENAS GROTESCAS, SEM NENHUM TOQUE ESPECIAL DO DIRETOR. FALTOU O PULO DO GATO, COMO SE DIZ, PARA LIVRA-LO DA SOMBRA DO ORIGINAL. MAS, COMPARADO COM O TERROR QUE SE FAZ HJ EM DIA, DÁ PARA O GASTO.



* DUAS DICAS PARA QUEM VAI VER O NOVO EVIL DEAD NO CINEMA: ATENÇÃO PARA O CARRO VELHO ESTACIONADO FORA DA CASA (UMA BOA REFERENCIA AO ORIGINAL E QUE SAM RAIMI SEMPRE SUA EM SEUS FILMES) E PARA A CENA FINAL, APOS ROLAREM TODOS OS CREDITOS. VAI REALMENTE VALER A PENA FICAR ATE O FIM =)


CONTUDO, FALANDO EM FILMES PASSADOS EM CABANAS AMALDIÇOADAS, DOIS QUE VIERAM ANTES DESTE NOVO EVIL DEAD, SAO BEM MELHORES, NO GERAL: CABIN FEVER, DE ELI ROTH (QUE ASSUSTA, E AINDA FAZ UM COMENTARIO SOCIAL BACANA) E THE CABIN IN THE WOODS (COM ROTEIRO DE JOSS WHEDON, QUE BRINCA COM OS CLICHES DO GENERO). NENHUM DELES PASSOU NOS CINEMAS DAQUI, MAS FAZEM SUCESSO ENTRE OS FÃS, E VAO MUITO ALEM DO NOVO EVIL DEAD EM ORIGINALIDADE. CONFIRAM AGORA O TRAILER DA NOVA VERSÃO (QUE ASSISTI EM COPIA DIGITAL, O QUE FOI RUIM, PQ FICOU COM CARA DE DVD E ESTRAGOU A FOTOGRAFIA):



ADENDUM: ESTA SENDO LANÇADO NO BRASIL 'THE EVIL DEAD COMPANION', DE BILL WARREN, NUMA EDIÇÃO CAPRICHADA DA EDITORA DARKSIDE. A UNICA MUDANÇA PARA A EDIÇÃO ORIGINAL (QUE É DE 2000) FOI A CAPA, QUE TRAZ UMA FOTO DE ASH ENSANGUENTADO EM VEZ DO CARTAZ ORIGINAL DO FILME OU DA REPRODUÇÃO DA CAPA DO BOOK OF THE DEAD; E UM ADENDO DE DUAS PAGINAS SOBRE A NOVA PRODUÇÃO PARA CINEM,A COM ENTREVISTA EXCLUSIVA DO ROTEIRISTA. VALE!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

O QUE É CABINE?

SEMPRE QUE TUITO OU COMENTO QUE VI OU VOU VER TAL FILME NUMA 'CABINE', UMA GALERA PERGUNTA: 'O QUE É ISSO?' BOM, CABINE É O TERMO DADO PARA SESSÕES FECHADAS DE UM FILME PARA A IMPRENSA. GERALMENTE ACONTECEM UMA SEMANA OU ALGUNS DIAS ANTES DE O FILME ESTREAR, PARA DAR TEMPO DE PEGAR O FECHAMENTO DOS JORNAIS OU DE A PESSOA FAZER UMA MATERIA COM MAIS DETALHES; OU ENTREVISTAR ALGUEM DO ELENCO. LA FORA, ESTAS SESSOES SAO CHAMADAS DE SCREENERS. ENTAO, PQ AQUI SE USA O TERMO 'CABINE'?

O TERMO CABINE VEM DO FATO DE QUE, EM OUTROS TEMPOS, ESTAS SESSOES ACONTECIAM EM CABINES PRIVATIVAS (COMO UM BOM HOME THEATER CASEIRO DOS DIAS ATUAIS), NAO EM SALAS DE CINEMA COMO HJ,  MAS NOS ESCRITORIOS DAS PROPRIAS DISTRIBUIDORAS, A MAIORIA DELAS LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NA CHAMADA CINELANDIA (A MATRIZ DE TODAS AS MAJORS ANTES FICAVAM AQUI, AGORA MUITAS MIGRARAM PRA SP). CHEGUEI A PEGAR ALGUMAS DAS VELHAS CABINES ORIGINAIS DA CIDADE FUNCIONANDO, MESMO QUANDO AI…