Pular para o conteúdo principal

PORTISHEAD. SÓ ISSO...




O NOME DELA É BETH GIBBONS, A VOZ MAIS TORTURADA E MARAVILHOSA DA MUSICA POP DOS ULTIMOS 20 ANOS. GIBBONS É A CANTORA BLUES/DARK DO PORTISHEAD, A BANDA INGLESA QUE CRIOU O Q FICOU CONHECIDO COMO 'TRIP-HOP', MAS QUE VAI MUITO ALÉM DISSO. COMO PUDE COMPROVAR, AO VIVO, HA ALGUMAS SEMANAS EM NOVA YORK, NO HAMMERSTEIN BALLROOM, UMA ANTIGA OPERA HOUSE. ALEM DE APRESENTAÇÃO IMPECÁVEL E HIPNÓTICA (BETH, DAQUELE TAMANHO E COM AQUELA VOZINHA, IMPRESSIONA), A BANDA APRESENTA UMA DAS MELHORES QUALIDADES DE SOM E IMAGEM/LUZ QUE JA VI NUM PALCO ATE HJ. ELES CONSEGUEM RECRIAR AS MUSICAS AO VIVO AINDA MELHORES DO QUE NOS DISCOS.


EM RETROSPECTO, FAZEM COM QUE O ULTIMO ALBUM, 'THIRD' (2010), SE DESTAQUE COMO DE SEUS MELHORES. FOI DESTE DISCO QUE SAIRAM QUASE TODAS AS MUSICAS DO SHOW, QUE NAO DEIXOU DE FORA O MELHOR DE 'DUMMY' (94) E 'PORTISHEAD' (97), QUASE NUM SHOW BEST OF. ATE PQ, A BANDA NAO FAZIA TURNE HA DEZ ANOS -- MESMO TEMPO QUE NAO SE APRESENTAVA EM NYC --, E AINDA NAO TINHA EXCURSIONADO COM AS MUSICAS DE 'THIRD', ALEM DE ALGUNS SHOWS NA EUROPA ANO PASSADO (E UM NO COACHELLA). RESULTADO: SHOWS SOLD OUT EM MINUTOS (COMPREI MEUS TICKETS NA HORA EM Q ABRIU A VEDA EM DUAS HRS DEPOIS, JA ERA). A BANDA TBM FOI A CURADORA DE UM DOS PALCOS DO FESTIVAL ATP (ALL TOMMORROW´S PARTY) Q ROLOU DIAS ANTES EM NEW JERSEY. O SHOW, RAPIDAMENTE, ESCALOU NO MEU TOP TEN DE TODOS OS TEMPOS. E GIBBONS, AO VIVO, SEM AUTO-TUNES, SEM REBOLAR, SEM EFEITOS OFUSCANTES OU TRUQUES BARATOS, EMBOLSA TODAS AS CANTORAS DE SUA GERAÇÃO. EMOÇÃO A FLOR DA PELE, COM A VOZ CURTIDA A BASE DE WHISKY E CIGARROS (E SOFRIMENTO?), COMO AS MELHORES DA HISTÓRIA.


A PROGRAMAÇÃO VISUAL VARIAVA DE ACORDO COM CADA ALBUM DA BANDA. AS MUSICAS DO PRIMEIRO DISCO, P EX, TINHAM APENAS UMA LUZ SIMPLES, AZUL AVERMELHADA. AS DO SEGUNDO DISCO CONTAVAM COM PROJEÇÕES DE CLIPES, E AS DO TERCEIRO, UTILZIAVAM DE PROJEÇÃO EM TEMPO REAL COM EFEITOS DE VT ANTIGO, EM P-B COM TONS AZULADOS, COMO NA CAPA/ENCARTE DE 'THIRD'. ANTES DE TUDO COMEÇAR, A TELA DE UMA TV FORA DO AR MOSTRAVA AQUELE PROGRAMA INFANTIL DOS ANOS 70 DA TV INGLESA, O MEMSO QUE O PERSONAGEM DA SERIE 'LIFE ON MARS' PRECISA ASSISTIR PARA SABER O QUE ESTA ACONTECENDO. NESSE SITE AQUI (http://www.brooklynvegan.com/archives/2011/10/portishead_hamm.html) TEM MAIS FOTOS E O SETLIST DO DIA EM QUE ASSISTI. QUEMS ABE UM DIA NO BRASIL...


*FOTOS DE CYNTHIA STROUGO. CLIQUE PARA AMPLIAR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

OSCAR 2018: OS FILMES

AINDA FALTA VER 'PHANTOM THREAD', PARA FECHAR A LISTA DE PRODUÇÕES QUE CONCORREM AO OSCAR NA CATEGORIA MELHOR FILME. MAS, POR ENQUANTO, AQUI VAO COMENTARIOS SOBRE OS DEMAIS CONCORRENTES. COMENTE VC, TBM:


CALL ME BY YOUR NAME = BELO E SENSIVEL DRAMA ROMANTICO, SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE, DE UM GAROTO ITALIANO DE 17 ANOS (NA ITALIA, A IDADE DO CONSENTIMENTO É 14). ACONTECE QUE, O JOVEM, SE APAIXONA POR OUTRO, UM HOMEM DE 25 ANOS, QUE VEM PRESTAR SERVIÇOS PARA SEU PAI. É BASEADO NUM LIVRO (QUE NUNCA LI) E TODO PASSADO NO NORTE DA ITALIA (NOS ARREDORES DE VERONA), COM FOTOGRAFIA RADIANTE E LUGARES PARADISIACOS. O NOVATO TIMOTHÉ CHAMALET (QUE TBM ESTÁ EM 'LADY BIRD') CONCORRE NA CATEGORIA ATOR PRINCIPAL. A TRILHA DE SUFJAN STEVENS É A CERTEIRA.


DARKEST HOUR = MOSTRA UM RECORTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, LOGO APOS OS FATOS VISTOS EM 'DUNKIRK' (É BOM VER UM LOGO APOS O OUTRO), E CENTRA NA FIGURA CARISMATICA E CONTROVERSA DE WINSTON CHURCHILL. FEITO POR GARY OLDMA…