
Os filmes de samurai estão para os japoneses assim como o western está para os americanos (ou para os italianos, fãs do spaghetti), são um genero que só japones sabe fazer direito. Por isso, os americanos em vez de refilmar 'os sete samurais', de kurosawa, o transformaram no western 'sete homens e um destino' ('the magnificent seven'), que é um dos clássicos do genero. Assim como os westerns, filmes de samurai nao sao muito comuns hoje em dia. Mas assisti a um, '13 assassins', refilmagem de filme homonimo de 1963, que é simplesmente sen-sa-cio-nal!
Dirigido por takashi miike (que ja fez o meta-western 'sukiaky western django', estrelado por quentin tarantino! passaqui no canal max), '13 assassins' é um fabuloso filme sobre um grupo de assassinos (na verdade, samurais desempregados) que se une numa missao suicida para matar um mestre maligno que aterroriza uma região do Japão feudal e pode vir a dominar geral o país com seu reino de terror. Com excelente ambientação (fotografia, cenografia, vestuário, cenários), mas sem o glamour dos filmes chineses recentes, mais para o estilo sujo de Kurosawa, o filme demora a engrenar porque vai nos mostrando um a um os 13 elementos, incluindo o unico japones alto e com pau grande da historia (e isso da um toque de humor bizarro à trama =)
Mas são os últimos 40 minutos que fazem a diferença. Nesta incrivel parte final, acontece uma espetacular sequencia non-stop, uma batalha sangrenta, em tempo real, como jamais vi em filme algum até hoje. É impressionante. São 40 minutos direto, pau comendo, espadas sibilando, o que por si só ja torna o filme um clássico em seu genero. Vale a pena baixar a copia em high-def, que ja esta na rede, ou torcer para que ele seja exibido na proxima mostra de cinema, ja que, num telão, deve ser uma experiencia maravilhosa de se ver. Um dos meus filmes do ano.
Grato pela dica, vou procurar !
ResponderExcluir