
Eu acho que jamais tinha assistido a um filme sérvio, que me lembre. Mas tinha ouvido falar bastante de 'A serbian film', que ia passar sábado (23/jul), as 20h, no RioFan (Caixa Cultural), mas foi inexdplicavelmente ce4nsurado. Ele teria sessao extra no Odeon (que era um plano B), mas esta btbm foi proibida pela juiza da vara da criança e adolescente. Ainda bem que existe a internet. E que ruim que ainda existe censura.
Bom, desde já, aviso que nao é um filme para todos os gostos, Ele é realmente chocante, embora ficcional (o belga 'Aconteceu perto de sua casa' soava mais chocante pq era um suposto reality sobre um serial killer). Mostra um ator porno aposentado e com dividas q recebe uma proposta irrecusavel para um filme 'de arte'. Acaba topando e, qndo se dá conta, ta no meio de um snuff movie (filmes em q, diz a lenda, as mortes e tudo o mais acontecem de verdade e com pessoais reais, nao atores). Ele se ve preso num antigo orfanato, praticando sexo com mulheres mutiladas e assistido por uma garota. E isso é só o começo. O q acontece na meia hora final vai fazer muita gente sair da sala.
Acho q o cinema tem de ser desafiador e provocativo, e esse filme sérvio o é. Só q ele nao vai muito alem da violencia explicita, que termina de forma bastante deprê. Desde 'Saló', do pasollini, nao tinha visto nada tao repugnante. Só q aquele fazia um comentario politico e este nao deixa nada depois, apenas uma sensação ruim em quem for mais sensível (mas nao maior do que o doc 'The cove', q fala sobre a matança de golfinhos no Japão, fato real). Vi sozinho em casa, e imagino como será a experiencia de ver numa sala cheia de estranhos. Mas, pelo menos, ele cumpre o que promete: parece ser um genuino snuff movie, como nunca vimos antes.
*vc pode nao gostar, mas tem o direito de assistir se quiser, sem que venham impedir.
Comentários
Postar um comentário