
Houve um tempo em que o VCR (video cassete recorder) reinava. Foi uma revolução nos 80s. Vc podia, enfim, gravar os filmes da madrugada (não havia tv paga), ou as novelas da sua mãe, e ver depois. Fiz muita coleção de videoclipes assim. Isso durou uns 20 anos. Com o fim do reinado do VCR, perdeu-se o habito de gravar programas da TV. Mas, na década de 00, apareceu o DVR (digital video recorder), um aparelho com dvd (ou não), munido de um hd interno que permite não apenas gravar a programação (e depois grava-la num disco), como tbm pausar ao vivo (os hdds fazem buffer de até seis horas!). No entanto, não foram tão populares qnto os VCRs. Pq?
Em parte, pq nos EUA surgiu o TiVo, um PVR (personal video recorder), que acoplava o decoder da TV paga a um hd, com a vantagem de poder gravar os pgms sem programa-los à moda antiga. Basta ir na grade do canal e apertar o R em cima. Sensacional. O TiVo não chegou aqui, mas as TVs pagas logo trataram de criar os seus próprios PVRs. O primeiro foi o Sky+, que permitia editar os pgms (tirar os intervalos, p ex) e depois copia-los num device externo. Sua versão mais recente, o SkyHD, barra a gravação. Bem como o aparelho da Net com HD digital. Mas nem é mais preciso copiar nada. É tanta coisa pra ver q é melhor guardar no hd (alguns chegam até 500giga) ver depois e apagar. Com isso, aposentei meu DVD-R de mesa, mas ainda uso um Philips q vem com hd embutido e que permite copiar programas sem código de proteção.
A vantagem do PVR para o VCR é q não é preciso acertar o relógio (a hora é automaticamente mantida pelo sinal do cabo), programa-se num segundo, dias, semanas, e os aparelhos mais recentes ainda permitem q se grave até dois eventos simultanemente. Pessoalmente, uso mais o recurso do live pause. Começo um pgm q terá intervalos 10, 15 mins depois e assim posso pular todos os comerciais e assistir a um pgm de 60mins, p ex, em 40/45. Tbm dá pra pausar pra ir na cozinha/banheiro e, no caso de futebol, fazer o seu próprio instant replay. Dessa forma, não assisto mais TV em tempo real faz anos (aliás, nem assisto mais TV, uso o aparelho mais como central pra ligar outras coisas). Deixamos de ser escravos passivos da programação.
Existem variações de PVRs, como os aparelhos da Western Digital, aos quais vc acopla pen drives para ver seus filmes baixados (caso sua TV ou HT não tenha entrada USB) que podem tbm receber hds externos. As vzs saem mais em conta do que comprar os gadgets à parte. Os mais sosfisticados permitem até fazer streaming com seu PC através de conexão wi-fi/DNLA. A maioria já tem saída HDMI (alta definição) e aceitam arquivos MKV (para filmes em HD, 720p+). Ou seja, é só alegria.
*Aí, nunca mais voce vai receber ligações de sua mãe perguntando como se programa o vídeo =)
Comentários
Postar um comentário