Pular para o conteúdo principal

REEO VS RIO


Agora que (quase) todo mundo já viu 'Rio' e que "Velozes & furiosos - operação Rio", vai estrear (e já abriu nos EUA com $83mi só no finde da estreia), vale comentar alguns pontos que os dois filmes tem em comum ou divergem sobre a cidade do Rio de Janeiro. O desenho de Carlos Saldanha tem a seu favor o fato de mostrar a cidade em todos os seus ângulos corretamente, como nunca antes (tipo, se vc está na Gávea, não vira a esquina e sai no Centro). O Rio tem um quê de antigo, meio anos 50, mas está com tudo no lugar certo. Mas vale mais a pena ver a versão dublada, que tem girias e modo de falar locais. Os clichês estão lá e a versão em inglês é muito pra gringo ver. Mas deixa, no geral, uma boa imagem/impressão da cidade maravilhosa.

Já "FastFive" traz de volta aquele modo estereotipado de ver uma cultura estrangeira, como milhares de filmes americanos já o fizeram nos últimos 40, 50 anos, com o Brasil e outros países. A versão internacional é ainda mais canhestra, já que todos os 'cariocas' do filme são atores gringos que falam portugues com sotaque bizarro (a policial que mora no morro, p ex, é uma caliente espanhola). A única 'brasileira' do filme é a Jordana Brewster, que não nasceu aqui, mas é filha de brasileiros e fala portugues ok. Mas estes serão dublados em portugues nas cópias nacionais. No mais, é um eficiente filme de ação (melhor do que o anterior) e que teve todas as suas cenas com carros rodadas em Porto Rico e Atlanta, já que no Rio de verdade seria inviável. Mas cuidaram de todos os detalhes do mobiliário urbano. E bem que as ruas do Rio poderiam ser lisinhas e bem feitas como as mostradas no filme (e tem ainda um trem maravilhoso que passa por um deserto!). Fora isso, o fã da série deve ficar até os finais dos créditos principais, onde rola uma cena de ligação com o próximo capítulo, que traz uma boa revelação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY