Pular para o conteúdo principal

a vibração do realce

Tava surfando canais e parei no Wohoo, um canal nacional dedicado aos esportes de ação cujos donos são ricardo bocão e antonio ricardo, a dupla surfistica do pgm "realce", pioneiro do genero na tv brasileira, pois começou em 1982, num canal que nem existe mais, a record/corcovado (atual cnt). o canal exibe o arquivo do realce, condensado em blocos de meia hora. vendo assim, em retrospecto, fica claro que o realce foi a versão tv da fluminense fm, guardada as proporções. surgiu na mesma epoca e mostrava entrevistas e clipes de bandas q nao passavam nos outros canais, sem contar que toda a sua trilha sonora acompanhava a mesma ideia, só bandas novas, daqui e de fora. o reponsável pela parte musical (clipes/trilha) foi o skatista cesinha chaves, que por acaso meio que fazia parte da turma de skaters com quem eu andava em meus teens (como era mais velho, ele andava no grupo dos vets). dois anos depois do realce, surgiu o vibração, pgm diario de meia hora no mesmo canal, este comandado mais pelo cesinha, que acabou me chamando pra cuidar da redação do pgm e tbm ajuda-lo na seleção de clipes e trilhas (eu nem sonhava ainda em trabalhar no jornal). foram seis anos de vibração (gravados num galpão em são cristovao) ate que a mtv brasil chegou e comprou espaços no canal 9, jogando pra escanteio os pgms que pudessem concorrer com ela. atraves do vibração alguem la da rede grobo viu meu nome e me chamou pra fazer a seleção do mixto quente, que apresentava novas bandas de rock ao vivo, domingos, filmadas nas praias (s. conrado, macumba) onde pude escalar livremente bandas q jamais apareceriam na grobo em outra situação, como detrito federal, voluntarios da patria, garotos podres, colera e tantas mais (o produtor jodele larcher me bancava frente ao diretor geral roberto talma, só assim musicas como "eu não pago nada" podiam ser gravadas e exibidas!) e assim, durante uns dois meses, o mixto quente fez historia (saiu do ar pq perdia do silvio santos!), nesse meio tempo, eu ja tava de frila no jornal e qndo esse barco afundou, mudei de midia (tv é um troço bastante estressante, ainda fiz la por uns 4 anos os textos para as cabeças dos clipes do flã-plástico). mas é bom situar a importancia do realce e dessa galera pioneira do rio, que apesar de diminuidos por serem surfistas, skatistas, plays da zs, tiveram mais importancia do que muita gente metida a besta com pose de indie e alternativo daquela época. ver o realce no wohoo é muito mais do que nostalgia, é a comprovação do fato. que resultou, 20 anos depois, no próprio canal da galera, ainda que restrito (tem na tva e em distribuidoras de cabo local pelo país). u-hu!

Comentários

  1. legal o posto, te concordo com o pionerimos do realce, mas aturar o sotque de playba do antonio pedro era dose...

    que gostava mesmo era do cesinha, pq tb andava de skate, e o conhecia desde 78, quando eu comprava a revista de curta duração chamada "brasil skate"...

    não sabia que tu, participava da
    lista dos convidaddos...

    porra, tenho até em VHS, um especial do programa com as mercenárias e um especial com os
    clips do "X"...

    um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Caralho Tom ! De vez em quando zapeando me deparo com o realce , e na semana passada por acaso , rolou um gravado no Tivoli park , que era tudo pra mim na minha infância. Me lembro totalmente do realce , era bem moleque na época , tava entrando na adolescência , mas era uma referência forte de estilo e som (rock ingles !!) . E o mixto quente ?? Rss , só tu mesmo pra desencavar. Me lembro sim , assistia da casa da minha vó , lembro claramente de um domingo que rolou um show do tremendão (o cara !!) , e tocou uma musica orgasmo calmo , e a minha vó ficou horrorizada , rss . Mas hoje o meu balanço geral é que ainda bem que os 80 se foram há muito tempo ..

    ResponderExcluir
  3. poizé, vader, nao sou saudosista, vcs aqui sabem muito bem, odeio revival, anos 80 principalmente, mas quis lembrar desese programa pq ele teve seu valor e a galera fazia tudo por conta propria, sem grana de fora (o escritorio deles era no galpao de uma fabrica em sao cristovao, perto da barreira do vasco, que era do tio do antonio, e os pgms gravados num estudio alugado do jece valadão ali perto. merecem o reconhecimento

    ResponderExcluir
  4. fábrica, não, digo, gráfica. intergraf, ainda existe...

    ResponderExcluir
  5. tem mais outro lance, tom.

    quando a mtv entrou no ar chamou o bocão, o antônio e a dominique scudera pra fazerem um programa no canal, o ombak.

    diz a lenda que mesmo o programa tendo vida curta, foi tão bem aceito pela mtv gringa que acabou virando o mtv sports.

    hoje em dia não tem espaço na tv aberta pra experiências, o recorte cultural foi limado pela tv brasil sem dó.

    ResponderExcluir
  6. verdade, marcelo. tinha ate esquecido do ombak. foi uma especie de calaboca da mtv com a galera do realce. depois eles se apropriaram da parada (pq ricardo e bocao sempre foram independentes, nao iam receber ordens de paulistas) e fizeram o mtv sports, que meio que lançou o marcio garcia, que era o apresentador. a dominiquea meio que sumiu. posou nua, andou com uns malandros famosos e queimou o filme, literalmente.

    ResponderExcluir
  7. Gostava do Realce, era inovador em tudo!

    Só que o Vibração era melhor!!!! hehehehe

    Lembro de ter conhecido Red Hot num clipe que passou por lá: Fight like a brave!

    Além de passar clipes de rap/hiphop nas terças, se nao estiver enganado.

    Ai eram Public Enemy, LL Cool J ao vivo, NWA e por ai vai.

    Lembro de ter visto primeiro o Beastie Boys por lá!

    Além dos videos de skate e campeonatos que haviam acontecido no fim de semana anterior!

    Era sensacional!

    ResponderExcluir
  8. poize, alessandro. o vibração era melhor, modestia a parte, pq era programado por dois skatistas, eu e cesinha. entao a gente evitava o rock e pop mainstream e ia direto so no punk, new wave e hip hop daquela epoca, que dava de dez no de hoje. ate pq, o vibra era uma versao, digamos, alternativa ao realce, menos surf e play, mais skate e indie (e mais pobre, tbm). a gente escrevia os txts em sobras de papel da grafica do antonio (bom, ja eramos ecologicamente corretos :-)) era uma epoca em que ser alternativo significava algo. como o pgm era diario (seg-sex), cada dia tinha um tema, o que tbm incluia os clipes e convidados. nao sei se eles tem planos de passar arquivos do vibra um dia no wohoo, vou perguntar ao cesinha...

    ResponderExcluir
  9. realce, vibração, mixto quente, rf, novas tendências, flu fm ... estas as eram as nossas fontes na década de 80, uma era pré-internet/tv a cabo/celular/cd/ipod/dvd ... rsrs
    não vou dizer aqui que "era feliz mas não sabia" pqe isto é um clichê saudosista de quem não viveu a sua época e fica se lamentando. eu tenho certeza que aproveitei bem o passado, aproveito muito bem o presente e pretendo aproveitar ainda mais o futuro ... rsrs

    a uns dez anos atrás, trabalhei ali em s. cristóvão e qdo passava pela intergraf ficava olhando, lembrando do programa ...

    e saudades da scudera :)

    ResponderExcluir
  10. bom, fabio, mas eu diria que o rf é mais anos 90, pq surgimos ja no finalzinho dos 80s, ja estavamos dentro da decada seguinte, mental e nas pautas sobre eletronica e as bandas de rock tipo raimundos, planet hemp e tal. realmente, nos anos 90, sem internet, eramos uma boa fonte de referencia (gastava mais de 30% do meu parco salario em revista gringa pra escanear as fotos!). nao tinha google!!!

    ResponderExcluir
  11. Caraco! Eu via o Vibração TODO dia. Também foi uma grande fonte de influências musicais, "skatísticas" e "surfísticas" para mim, junto com a FluFM e com a Yeah!(revista de SP).

    Engraçado é que sentia uma sintonia clara entre o som do programa e o som que ouvia na Maldita. Nunca me liguei que você fazia parte desta história...Fiquei feliz e até emocionado...rs(que bichice, mas é verdade, minha esposa está aqui do lado de prova).

    ResponderExcluir
  12. off; o show do solange to aberta sabado na fosfo foi legal, so um pouco longo. é uma performance a base de batidoes de funk, com dança e muito palavrão, mas de um modo mais rocknroll. o dj deles é bom, a dupla de frente é bem escrachada e ainda rolou a participação especial da mc chuparina, que era mais macho que os dois caras da banda (rsrsrs)

    ResponderExcluir
  13. off: nesse finde nos eua sai o novo ipod nano, mais fino e mais barato que os anteriores. mas, eis as coisas que o novo creative zen tem que o ipod nem sonha ter:

    DivX/XviD support

    WMV Support

    SD Card slot with SDHC support.

    Incredible 97dB SNR Audio Quality. (5G Ipod = 83dB, 2G Nano = 82.6dB)
    16.7 million colour screen

    Built-In microphone for voice
    recording

    FM radio

    25hr music/5hr video battery life

    4GB ZEN = $149
    8GB ZEN = $199
    16GB ZEN = $299

    4GB iPod Nano = $199
    8GB iPod Nano = $249
    16GB iPod Nano = ???

    ResponderExcluir
  14. Caramba Tom, costumo passar por aqui mas nunca comentei nada, mas dessa vez não posso deixar passar...

    Acho que Vibração foi o primeiro radar musical que tive no começo da minha adolescência! Foi onde tive contato pela primeira vez com Beastie Boys, Public Enemy, De la Soul, Bob Marley, entre outras coisas... Não sabia que você estava por trás das carrepetas no programa! :) Tenho uma fitinha VHS gravada com o Circuito Mad Rats(Niterói, POA e SP)até hoje!

    Na saída do show do Beastie Boys no Tim Festival de 2006, topei com o Cesinha na fila de espera da van e troquei uma idéia com ele. Ele comentou sobre esse programa Woohoo mas até hoje não consegui assistir pois pelo que sei o horário é meio ingrato!

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  15. Até Sõnia Boiron passou por lá de apresentadora. Ah, bem gostaria de ver imagens daquela época mas só tenho sky:(

    ResponderExcluir
  16. O Woohoo, um canal inteiro 24 horas no ar só com esportes de ação, é produzido pelo comando da dupla Antonio e Bocão na mesma Unigraf e nos mesmos moldes dos idos Realce e Vibração!Indy style!
    Fico contente com os depoimentos de todos e por hoje poder fazer parte de uma cena que praticamente não existia. A vida é a gente que faz! Quem espera e não corre atáz... sei não!
    =)
    Para quem quiser ter em casa o Woohoo, ou para vc que paga quase 200 contos por mês por um TV de assinatura, procurem a Oi TV ou a Via Embratel.
    Abraço e boa sorte para todos, sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu