Pular para o conteúdo principal

NA NATUREZA SELVAGEM


POR COINCIDENCIA, ESTAO ESTREANDO NO BRASIL, ESTA SEMANA, TRES FILMES (DOIS DELES, BASEADOS EM FATOS REAIS) QUE TEM A NATUREZA COMO PANO DE FUNDO (E QUE SÃO PEÇAS IMPORTANTES NA AÇÃO, QUASE COADJUVANTES, MAIS DO QUE MEROS PANOS DE FUNDO) 


TERRA SELVAGEM/ WIND RIVER = BASEADO EM FATOS REAIS, CONTA A HISTÓRIA DE UM CAÇADOR/RASTREADOR (JEREMY RENNER) QUE AJUDA UMA JOVEM AGENTE DO FBI (ELISABETH OLSEN) A INVESTIGAR O ASSASSINATO DE UMA JOVEM INDIA, DENTRO DA RESERVA WIND RIVER. O PROBLEMA É QUE, AS LEIS QUE VALEM NA RESERVA, NAO VALEM NO TERRITÓRIO AMERICANO, O QUE CRIA UMA SERIE DE IMPECILHOS. DURANTE A INVESTIGAÇÃO, A AGENTE VAI TOMANDO CONHECIMENTO DE UMA REALIDADE QUE ELA SEQUER IMAGINAVA. FILME CRU, PESADO, TENSO, QUE NOS REVELA UM TRISTE FATO: POR CONTA DESTES PROBLEMAS LEGAIS, OS ASSASSINATOS DE MULHERES INDIGENAS NÃO SÃO COMPUTADOS NA LISTA DE CRIMES NOS EUA (SEQUER SÃO RESOLVIDOS OFICIALMENTE). ESTREIA NA DIREÇÃO DO ATOR E ROTEIRISTA TAYLOR SHERIDAN, RESPONSAVEL PELOS ROTEIROS DOS ÓTIMOS 'SICÁRIO' E 'A QUALQUER CUSTO' (PELO QUAL FOI INDICADO AO OSCAR 2016). É UM SOCO FORTE NO ESTOMAGO.


DESERTO = GRUPO DE PESSOAS TENTA CRUZAR A FRONTEIRA ENTRE O MEXICO E OS ESTADOS UNIDOS. COMO O VEICULO EM QUE ESTAO ENGUIÇA, SÃO OBRIGADOS A ATRAVESSAR UM INÓSPITO DESERTO A PÉ. A SITUAÇÃO VIRA FILME DE TERROR, QUANDO UM CAÇADOR (JEFFREY DEAN MORGAN, O 'NEGAN' DE 'THE WALKING DEAD') QUE ODEIA IMIGRANTES, PASSA A CAÇAR O GRUPO (LIDERADO POR GAEL GARCIA BERNAL) IMPIEDOSAMENTE. OUTRO FILME TENSO E VIOLENTO. DIRIGIDO POR JONAS CUARÓN, IRMÃO MAIS NOVO DO PREMIADO DIRETOR MEXICANO ALFONSO CUARÓN (E CO-ROTEIRISTA DO SUCESSO 'GRAVIDADE'), EM SUA ESTREIA NUM LONGA. TODO FILMADO EM LOCAÇÕES NO DESERTO DE SONORA E BAJA CALIFORNIA. O GAEL TEVE DE TREINAR PARKOUR PARA CERTAS CENAS.


GABRIEL E A MONTANHA = PRODUÇÃO FRANCO-BRASILEIRA, BASEADA EM FATOS REAIS, QUE MOSTRA OS ULTIMOS 70 DIAS DE VIDA DO CARIOCA GABRIEL BUCHMANN, QUE TIROU UM ANO SABÁTICO PARA CONHECER DE PERTO A POBREZA NA ÁFRICA, O QUE ELE ACHAVA QUE O AJUDARIA NO SEU CURSO DE POLITICA SOCIAL. DEPOIS DE PASSAR POR VARIOS PAISES AFRICANOS, E ESCALAR O KILIMANJARO (A MONTANHA MAIS ALTA DA ÁFRICA), ACABA MORRENDO EM SUA ULTIMA PARADA, O MONTE MULANJI, NO MALAWI (SE AVENTUROU SEM GUIA, SEM ROUPAS ADEQUADAS E MORREU DE HIPOTERMIA, EM 2009). LEVADO MEIO COMO DOCUMENTÁRIO, FORA OS ATORES QUE FAZEM GABRIEL (PEDRO ZAPPA) E SUA NAMORADA (CAROLINE ABRAS), TODAS AS PESSOAS EM CENA, QUE INTERAGEM COM O ATOR, REALMENTE O FIZERAM COM O VERDADEIRO GABRIEL. O DIRETOR, FELIPE BARBOSA, ERA AMIGO PESSOAL DE GABRIEL. JA LANÇADO NA FRANÇA (DEPOIS DE PREMIADO EM CANNES), FEZ MAIS DE 80 MIL ESPECTADORES LÁ.

*OUTRO FILME, QUE ESTREIA ESTA SEMANA NO BRASIL, 'A MONTANHA ENTRE NÓS', TBM SE PASSA NUMA SITUAÇÃO QUE ENVOLVE PERIGO NA NATUREZA (DUAS PESSOAS FICAM PERDIDAS NUMA AREA DE MONTANHAS NEVADAS, EM LUGAR REMOTO, NOS ESTADOS UNIDOS, APOS QUEDA DE PEQUENO AVIAO EM QUE ESTAVAM). ESTE, TEM KATE WINSLET E IDRIS ELBA NO ELENCO. NÃO VI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu