Pular para o conteúdo principal

NA NATUREZA SELVAGEM


POR COINCIDENCIA, ESTAO ESTREANDO NO BRASIL, ESTA SEMANA, TRES FILMES (DOIS DELES, BASEADOS EM FATOS REAIS) QUE TEM A NATUREZA COMO PANO DE FUNDO (E QUE SÃO PEÇAS IMPORTANTES NA AÇÃO, QUASE COADJUVANTES, MAIS DO QUE MEROS PANOS DE FUNDO) 


TERRA SELVAGEM/ WIND RIVER = BASEADO EM FATOS REAIS, CONTA A HISTÓRIA DE UM CAÇADOR/RASTREADOR (JEREMY RENNER) QUE AJUDA UMA JOVEM AGENTE DO FBI (ELISABETH OLSEN) A INVESTIGAR O ASSASSINATO DE UMA JOVEM INDIA, DENTRO DA RESERVA WIND RIVER. O PROBLEMA É QUE, AS LEIS QUE VALEM NA RESERVA, NAO VALEM NO TERRITÓRIO AMERICANO, O QUE CRIA UMA SERIE DE IMPECILHOS. DURANTE A INVESTIGAÇÃO, A AGENTE VAI TOMANDO CONHECIMENTO DE UMA REALIDADE QUE ELA SEQUER IMAGINAVA. FILME CRU, PESADO, TENSO, QUE NOS REVELA UM TRISTE FATO: POR CONTA DESTES PROBLEMAS LEGAIS, OS ASSASSINATOS DE MULHERES INDIGENAS NÃO SÃO COMPUTADOS NA LISTA DE CRIMES NOS EUA (SEQUER SÃO RESOLVIDOS OFICIALMENTE). ESTREIA NA DIREÇÃO DO ATOR E ROTEIRISTA TAYLOR SHERIDAN, RESPONSAVEL PELOS ROTEIROS DOS ÓTIMOS 'SICÁRIO' E 'A QUALQUER CUSTO' (PELO QUAL FOI INDICADO AO OSCAR 2016). É UM SOCO FORTE NO ESTOMAGO.


DESERTO = GRUPO DE PESSOAS TENTA CRUZAR A FRONTEIRA ENTRE O MEXICO E OS ESTADOS UNIDOS. COMO O VEICULO EM QUE ESTAO ENGUIÇA, SÃO OBRIGADOS A ATRAVESSAR UM INÓSPITO DESERTO A PÉ. A SITUAÇÃO VIRA FILME DE TERROR, QUANDO UM CAÇADOR (JEFFREY DEAN MORGAN, O 'NEGAN' DE 'THE WALKING DEAD') QUE ODEIA IMIGRANTES, PASSA A CAÇAR O GRUPO (LIDERADO POR GAEL GARCIA BERNAL) IMPIEDOSAMENTE. OUTRO FILME TENSO E VIOLENTO. DIRIGIDO POR JONAS CUARÓN, IRMÃO MAIS NOVO DO PREMIADO DIRETOR MEXICANO ALFONSO CUARÓN (E CO-ROTEIRISTA DO SUCESSO 'GRAVIDADE'), EM SUA ESTREIA NUM LONGA. TODO FILMADO EM LOCAÇÕES NO DESERTO DE SONORA E BAJA CALIFORNIA. O GAEL TEVE DE TREINAR PARKOUR PARA CERTAS CENAS.


GABRIEL E A MONTANHA = PRODUÇÃO FRANCO-BRASILEIRA, BASEADA EM FATOS REAIS, QUE MOSTRA OS ULTIMOS 70 DIAS DE VIDA DO CARIOCA GABRIEL BUCHMANN, QUE TIROU UM ANO SABÁTICO PARA CONHECER DE PERTO A POBREZA NA ÁFRICA, O QUE ELE ACHAVA QUE O AJUDARIA NO SEU CURSO DE POLITICA SOCIAL. DEPOIS DE PASSAR POR VARIOS PAISES AFRICANOS, E ESCALAR O KILIMANJARO (A MONTANHA MAIS ALTA DA ÁFRICA), ACABA MORRENDO EM SUA ULTIMA PARADA, O MONTE MULANJI, NO MALAWI (SE AVENTUROU SEM GUIA, SEM ROUPAS ADEQUADAS E MORREU DE HIPOTERMIA, EM 2009). LEVADO MEIO COMO DOCUMENTÁRIO, FORA OS ATORES QUE FAZEM GABRIEL (PEDRO ZAPPA) E SUA NAMORADA (CAROLINE ABRAS), TODAS AS PESSOAS EM CENA, QUE INTERAGEM COM O ATOR, REALMENTE O FIZERAM COM O VERDADEIRO GABRIEL. O DIRETOR, FELIPE BARBOSA, ERA AMIGO PESSOAL DE GABRIEL. JA LANÇADO NA FRANÇA (DEPOIS DE PREMIADO EM CANNES), FEZ MAIS DE 80 MIL ESPECTADORES LÁ.

*OUTRO FILME, QUE ESTREIA ESTA SEMANA NO BRASIL, 'A MONTANHA ENTRE NÓS', TBM SE PASSA NUMA SITUAÇÃO QUE ENVOLVE PERIGO NA NATUREZA (DUAS PESSOAS FICAM PERDIDAS NUMA AREA DE MONTANHAS NEVADAS, EM LUGAR REMOTO, NOS ESTADOS UNIDOS, APOS QUEDA DE PEQUENO AVIAO EM QUE ESTAVAM). ESTE, TEM KATE WINSLET E IDRIS ELBA NO ELENCO. NÃO VI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...