Pular para o conteúdo principal

QUE MARAVILHA DE MULHER!



   A DC, ESTAVA DEVENDO UM FILME SATISFATORIO AOS FAS DE SEUS HERÓIS, FAZ MUITO TEMPO (PROVAVELMENTE, DESDE O PRIMEIRO BATMAN, THE DARK KNIGHT). PQ, NOS ULTIMOS TEMPOS, FOI BOMBA ATRAS DE BOMBA, DESDE O INOMINÁVEL 'SUICIDE SQUAD' (TENTATIVA FRUSTRADA DE TEREM SEU PROPRIO 'GUARDIOES DA GALAXIA', NO SENTIDO DE SER UM GRUPO DE ANTI-HEROIS MENOS CONHECIDOS) ATE O ESPERADISSIMO 'BATMAN VS SUPERMAN' (QUE, NA VERSÃO EXTENDED E R-RATED, ATE MELHORA UM POUCO). MAS, A ESPERA, FINALMENTE, ACABOU.


  O PRIMEIRO FILME SOLO DA MULHER MARAVILHA É, PROVAVELMENTE, UM DOS MELHORES FILMES DE INTRODUÇÃO DE UM HERÓI (NO CASO, HEROINA) DESDE O 'SUPERMAN', DO RICHARD DONNER. PQ, ELE TEM UM GOSTINHO DE MATINE ANTIGA E QUADRINHOS CLASSICOS, MAS SEM PERDER O PIQUE DE UMA PRODUÇÃO PARA AS NOVAS GERAÇÕES (NEM DESAGRADAR AOS ANTIGOS FAS, EMBORA FIQUE BEM DISTANTE DAQUELA SERIE BARATA DE TV). ASSIM COMO O PRIMEIRO DO CAPITAO AMERICA, TBM SE PASSA DURANTE A PRIMEIRA GRANDE GUERRA, NO COMEÇO DO SECULO PASSADO. E TEM UM AMOR QUE FICARÁ SUSPENSO NO TEMPO. E, MESMO ALTERANDO UM POUCO AS ORIGENS DA WONDER WOMAN MITICA, EM RELAÇÃO AS HQS, É UM FILME ALTAMENTE SATISFATORIO. AS FALHAS, SAO MUITO PEQUENAS, PARA COMPROMETER O TODO.


  TODA A TRAJETORIA DA AMAZONA DIANA, FILHA DE ZEUS, DESDE CRIANÇA ATE PERCEBER QUE É MAIS PODEROSA QUE SUAS IGUAIS (ENTRE ELAS, SUA MAE E TIA, FEITAS POR CONNIE NIELSEN E ROBIN WRIGHT, RESPECTIVAMENTE), É MUITO BEM CONTADA (E, ENCONTROU EM GAL GADOT, UMA ATRIZ FISICAMENTE PERFEITA PARA PERSONIFICA-LA). A SUA INTRODUÇÃO EM NOSSO MUNDO, EM MEIO A UM GRANDE CONFLITO (ELA SAI A PROCURA DE ARES, O DEUS DA GUERRA), COMEÇA MOSTRANDO UMA MULHER ATE CERTO PONTO INOCENTE (EMBORA CULTA), AO CONFRONTAR SUA ILHA UTOPICA COM AS MAZELAS DA VIDA NO MUNDO REAL. DAI EM DIANTE, QUESTOES COMO PRECONCEITO, RACISMO, INTOLERANCIA, MISOGINIA, E ATE A PROPRIA DESCOBERTA DA SEXUALIDADE DE DIANA (QUE ESTAVA HA MUITOS ANOS NUMA ILHA POVOADA APENAS POR MULHERES, E NUNCA HAVIA TRAVADO CONTATO COM UM HOMEM) SAO TRATADOS DE FORMA SUPERFICIAL, MAS PERTINENTES. AFINAL, É UM FILME CENSURA 13, NAO DA PARA IR MUITO LONGE.


  SE O VILAO (FEITO PELO BOM DAVID THEWLIS, EMBORA DANNY HUSTON FAÇA UM NAZI POUCO CONVINCENTE QUE FICA NO FOCO NA PRIMEIRA PARTE) DEIXA ALGO A DESEJAR, NA PARTE FINAL (É UM EMBATE ENTRE DEUSES, MAS QUE SOA REGULAR, FACE AO OTIMO PRIMEIRO ATO QUE PRECEDE SEU CLIMAX), A DIREÇÃO SEGURA DE PATTY JENKINS (QUE DIRIGIU 'MONSTER', QUE DEU OSCAR A CHARLIZE THERON) E BOA ESCALAÇÃO DOS ATORES, SEGURA BEM A ONDA. E SE, AS VZS, A PRINCESA DIANA TEM UM QUE DE PRINCESA DISNEY, NAO FAZ MAL. QUANDO ELA PASSA DE AMAZONA A SUPER HEROINA, NAO HA COMO NÃO SE EMOCIONAR. E ACREDITAR. MESMO QUE O PASSADO RECENTE RUIM DA DC POSSA NOS FAZER SUPERESTIMAR O FILME DE CERTA FORMA -- PELA VONTADE DE VER ALGO BOM VINDO DELES --, ESTE, REALMENTE, VALE.



  ESQUEÇAM (OU, PELO MENOS, NAO COMPAREM) AQUELA MULHER MARAVILHA INGENUA, FEITA PELA LINDA CARTER, NA TV. ELA TEVE SEU VALOR, NUMA EPOCA EM QUE SUPER HEROIS ERAM BOBOS E TOSCOS. MAS, AGORA, COM GAL GADOT, TUDO MUDA DE FIGURA. UMA NOVA ERA SE ABRE PARA SUPER AMAZONA. UMA MULHER REALMENTE MARAVILHOSA.

COTAÇÃO: ****

Comentários

  1. Eu amei o filme porque fala sobre o empoderamento das mulheres! Eu acho que Robin Wright era maravilhoso como uma amazona, lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador. Desfrutei muito sua atuação neste filme Blade Runner cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção e muito bom elenco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...