Pular para o conteúdo principal

NUM CINEMA LONGE DE VC



ULTIMAMENTE, ANDEI FALANDO AQUI MAIS DE BLOCKBUSTERS DO QUE DE FILMES INDIES. PORQUE NÃO COSTUMO SEPARA-LOS ASSIM. PRA MIM, O QUE IMPORTA É O FILME, SENDO GRANDE OU NÃO. ALIÁS, TEM MUTO FILME DITO 'ALTERNATIVO' QUE SE VALE DISSO PARA CRIAR UM HYPE, MAS NAO PASSAM DE PORCARIAS. CONTUDO, NAS ULTIMAS SEMANAS, VI DOIS FILMES PEQUENOS QUE REALMENTE VALEM A PENA, PQ SÃO HONESTOS EM SUAS PROPOSTAS. 


O PRIMEIRO É 'MUSICA, AMIGOS E FESTA' (WE ARE YOUR FRIENDS), UM RARO FILME AMERICANO QUE TRATA DA CENA DANCE SEM SOAR RIDÍCULO OU EQUIVOCADO. O DIRETOR MAX JOSEPH, EGRESSO DA MTV, REALIZOU UM FILME HONESTO E SINCERO SOBRE UM APRENDIZ DE DJ CHAMADO COLE (O GALÃ JUVENIL ZAC EFRON) QUE TENTA SE DAR BEM NESTE MERCADO INFLACIONADO (QUE, NOS EUA, CHAMAM GENERICAMENTE DE EDM, ELECTRONIC DANCE MUSIC). EM SUA JORNADA, DE TOCAR EM CLUBS DE LOS ANGELES SEM GANHAR CACHÊ, E EM TROCA DE BEBIDAS (UMA REALIDADE MUNDIAL), COLE CONHECE UM DJ SUPERSTAR, JAMES (WES BENTLEY, PERFEITO NO TOM DO DJ/PRODUTOR EGOCÊNTRICO E QUE SEMPRE ESTÁ ALTERADO) E SUA ASSISTENTE/NAMORADA, A ESTONTEANTE SOPHIE (EMILY RATAJKOWSKI). O VETERANO LHE DARÁ DICAS IMPORTANTES SOBRE A PRODUÇÃO MUSICAL (NÃO TOQUE O QUE TODO MUNDO TOCA, CRIE O SEU PRÓPRIO ESTILO) E A BELDADE IRÁ MEXER COM SUA CABEÇA. NO MEIO DISSO, HÁ OS AMIGOS DO TÍTULO, QUE RECRIAM UMA TURMINHA A LA 'TRAINSPOTTING', TRANSPORTADA DA ESCÓCIA PARA O VALLEY, NA LOS ANGELES ATUAL, QUE, PARA SOBREVIVER, TRABALHAM COMO ATENDENTES DE UMA CORRETORA DE IMÓVEIS DE DIA. COMO RELATO, É BEM MENOS BOBOCA DO QUE 'GROOVE' (AQUI, 'A FESTA RAVE', CÉUS!), UM FILME DOS 90S BEM FRAQUINHO.


O MAIS INCRÍVEL DO FILME, ALÉM DE SER SUPER FIEL AO QUE ACONTECE NA REALIDADE (E FALO COM EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, POIS FUI DJ E FREQUENTEI A CENA POR 20 ANOS, POR DENTRO E POR FORA, USANDO O CODINOME DJ ZIGGY) É QUE SEU TÍTULO EM PORTUGUÊS EVITOU O TERMO' BALADA' PARA DESIGNAR FESTA. PODERIA TER SE CHAMADO 'UMA BALADA MUITO LOUCA', MAS NÃO. PARABÉNS AOS TRADUTORES. E A TRILHA SONORA, CLARO, É MUITO BOA. O NOME ORIGINAL É EMPRESTADO DO HIT DA DUPLA FRANCESA JUSTICE E DO COMBO INGLÊS SIMIAN MOBILE DISCO, E TOCA APENAS NOS CRÉDITOS INICIAIS. POR O FILME SER TÃO HONESTO, E NÃO APELAR EM NADA, FOI UM FRACASSO RETUMBANTE DE BILHETERIA NOS EUA QUANDO LANÇADO, NO MÊS PASSADO (AUI, STA NUM CIRCUITO REDUZIDÍSSIMO). MAS, QUEM SE INTERESSAR PELO TEMA, TERÁ UM RELATO BEM VERÍDICO, QUE SÓ PERDE PARA O MOSTRADO RECENTEMENTE NO FILME FRANCÊS 'EDEN', QUE ERA QUASE UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O ASSUNTO.




O OUTRO,JÁ EM CARTAZ,É 'KNOCKOCK/BATA ANTES DE ENTRAR'. NA ONDA DE REMAKES, REBOOTS, 'SEQUELAS' E 'PREQUELAS', AS VZS, ALGUÉM ACERTA. O NOVO FILME DE ELI ROTH, QUE TEM KEANU REEVES NO ELENCO, ESTÁNESTE CASO. DIRETOR ESPECIALIZADO EM FILMES GORE, COMO OS DA SÉRIE 'HOSTEL' (TÃO VIOLENTOS, QUE GANHARAM A ALCUNHA DE 'TORTURE PORN'). ROTH, UM PROTEGIDO DE TARANTINO, TBM É CHAMADO DE MISÓGINO PELA CRÍTICA, POR FAZER AS MULHERES SOFREREM MUITO EM SEUS FILMES. ENTÃO, ELE RESOLVEU MUDAR OS PAPÉIS. ESTE REMAKE DE UM EXPLOITATION MOVIE DOS ANOS 70, 'DEATH GAME' (VI NOS TEMPOS DO VHS), NÃO APENAS PÕE AS  MULHERES NO COMANDO, COMO É BEM MELHOR DO QUE O ORIGINAL, E AINDA ATUALIZOU O TEMA, QUE TM UM QE DE FEMINISTA. A TRAMA BÁSICA É IGUAL A ORIGINAL: NUMA RARA NOITE DE TEMPESTADE EM LOS ANGELES, DUAS JOVENS SENSUAIS BATEM A PORTA DE UM CAMARADA (QUE ESTÁ SOZINHO, PQ A MULHER E OS FILHOS VIAJARAM NUM FERIADÃO E ELEPRECIA TERMINAR UM TRABLHO), E, DEPOIS DE PEDIREM PARA USAR O TELEFONE E SECAR AS ROUPAS, COMEÇAM UM JOGO DE SEDUÇÃO, QUE O CARA RESISTE ATÉ ONDE DÁ. 



CLARO QUE ELE ACABA SUCUMBINDO (AFINAL, O MÉNAGE A TROIS É UMA DAS MAIORES FANTASIAS MASCULINAS), E, DEPOIS DO SEXO, AS GAROTAS, ANTES BOAZINHAS, PASSAM A FAZER JOGOS DE GATO E RATO COM O CARA, QUE VAI LEVANDO PARA UMA ESCALADA DE VIOLÊNCIA E TERROR PSICOLÓGICO. EMBORA NÃO TENHA BANHO DESANGUE, COMO NOS SEUS OUTROS FILMES, ROTH NÃO PERDEU A MÃO NO QUESITO MEDO/SPENSE. CURIOSIDADES: AS ATRIZES DO FILME ORIGINAL, ESTÃO NESTE, DE FORMAS DIFERENTES. SONDRA LOCKE (EX-MULHER DE CLINT EASTWOOD) É A PRODUTORA EXECUTIVA, E COLEEN CAMP FAZ UMA RÁPIDA PONTA, COMO UMA VIZINHA (E TBM E O-PRODUTORA). PARA NÃO DIZER QUE O DIRETOR PAROU DE EXPLORAR AS MULHERES, SUA ESPOSA, A CHILENA LORENZA IZZO, É UMA DAS PERIGUETES HAHA. A OUTRA, A CUBANA, RADICADA NA ESPANHA,ANA DE ARMAS, É DE VIRAR A CABEÇA.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

OSCAR 2018: OS FILMES

AINDA FALTA VER 'PHANTOM THREAD', PARA FECHAR A LISTA DE PRODUÇÕES QUE CONCORREM AO OSCAR NA CATEGORIA MELHOR FILME. MAS, POR ENQUANTO, AQUI VAO COMENTARIOS SOBRE OS DEMAIS CONCORRENTES. COMENTE VC, TBM:


CALL ME BY YOUR NAME = BELO E SENSIVEL DRAMA ROMANTICO, SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE, DE UM GAROTO ITALIANO DE 17 ANOS (NA ITALIA, A IDADE DO CONSENTIMENTO É 14). ACONTECE QUE, O JOVEM, SE APAIXONA POR OUTRO, UM HOMEM DE 25 ANOS, QUE VEM PRESTAR SERVIÇOS PARA SEU PAI. É BASEADO NUM LIVRO (QUE NUNCA LI) E TODO PASSADO NO NORTE DA ITALIA (NOS ARREDORES DE VERONA), COM FOTOGRAFIA RADIANTE E LUGARES PARADISIACOS. O NOVATO TIMOTHÉ CHAMALET (QUE TBM ESTÁ EM 'LADY BIRD') CONCORRE NA CATEGORIA ATOR PRINCIPAL. A TRILHA DE SUFJAN STEVENS É A CERTEIRA.


DARKEST HOUR = MOSTRA UM RECORTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, LOGO APOS OS FATOS VISTOS EM 'DUNKIRK' (É BOM VER UM LOGO APOS O OUTRO), E CENTRA NA FIGURA CARISMATICA E CONTROVERSA DE WINSTON CHURCHILL. FEITO POR GARY OLDMA…