Pular para o conteúdo principal

NUM CINEMA LONGE DE VC



ULTIMAMENTE, ANDEI FALANDO AQUI MAIS DE BLOCKBUSTERS DO QUE DE FILMES INDIES. PORQUE NÃO COSTUMO SEPARA-LOS ASSIM. PRA MIM, O QUE IMPORTA É O FILME, SENDO GRANDE OU NÃO. ALIÁS, TEM MUTO FILME DITO 'ALTERNATIVO' QUE SE VALE DISSO PARA CRIAR UM HYPE, MAS NAO PASSAM DE PORCARIAS. CONTUDO, NAS ULTIMAS SEMANAS, VI DOIS FILMES PEQUENOS QUE REALMENTE VALEM A PENA, PQ SÃO HONESTOS EM SUAS PROPOSTAS. 


O PRIMEIRO É 'MUSICA, AMIGOS E FESTA' (WE ARE YOUR FRIENDS), UM RARO FILME AMERICANO QUE TRATA DA CENA DANCE SEM SOAR RIDÍCULO OU EQUIVOCADO. O DIRETOR MAX JOSEPH, EGRESSO DA MTV, REALIZOU UM FILME HONESTO E SINCERO SOBRE UM APRENDIZ DE DJ CHAMADO COLE (O GALÃ JUVENIL ZAC EFRON) QUE TENTA SE DAR BEM NESTE MERCADO INFLACIONADO (QUE, NOS EUA, CHAMAM GENERICAMENTE DE EDM, ELECTRONIC DANCE MUSIC). EM SUA JORNADA, DE TOCAR EM CLUBS DE LOS ANGELES SEM GANHAR CACHÊ, E EM TROCA DE BEBIDAS (UMA REALIDADE MUNDIAL), COLE CONHECE UM DJ SUPERSTAR, JAMES (WES BENTLEY, PERFEITO NO TOM DO DJ/PRODUTOR EGOCÊNTRICO E QUE SEMPRE ESTÁ ALTERADO) E SUA ASSISTENTE/NAMORADA, A ESTONTEANTE SOPHIE (EMILY RATAJKOWSKI). O VETERANO LHE DARÁ DICAS IMPORTANTES SOBRE A PRODUÇÃO MUSICAL (NÃO TOQUE O QUE TODO MUNDO TOCA, CRIE O SEU PRÓPRIO ESTILO) E A BELDADE IRÁ MEXER COM SUA CABEÇA. NO MEIO DISSO, HÁ OS AMIGOS DO TÍTULO, QUE RECRIAM UMA TURMINHA A LA 'TRAINSPOTTING', TRANSPORTADA DA ESCÓCIA PARA O VALLEY, NA LOS ANGELES ATUAL, QUE, PARA SOBREVIVER, TRABALHAM COMO ATENDENTES DE UMA CORRETORA DE IMÓVEIS DE DIA. COMO RELATO, É BEM MENOS BOBOCA DO QUE 'GROOVE' (AQUI, 'A FESTA RAVE', CÉUS!), UM FILME DOS 90S BEM FRAQUINHO.


O MAIS INCRÍVEL DO FILME, ALÉM DE SER SUPER FIEL AO QUE ACONTECE NA REALIDADE (E FALO COM EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, POIS FUI DJ E FREQUENTEI A CENA POR 20 ANOS, POR DENTRO E POR FORA, USANDO O CODINOME DJ ZIGGY) É QUE SEU TÍTULO EM PORTUGUÊS EVITOU O TERMO' BALADA' PARA DESIGNAR FESTA. PODERIA TER SE CHAMADO 'UMA BALADA MUITO LOUCA', MAS NÃO. PARABÉNS AOS TRADUTORES. E A TRILHA SONORA, CLARO, É MUITO BOA. O NOME ORIGINAL É EMPRESTADO DO HIT DA DUPLA FRANCESA JUSTICE E DO COMBO INGLÊS SIMIAN MOBILE DISCO, E TOCA APENAS NOS CRÉDITOS INICIAIS. POR O FILME SER TÃO HONESTO, E NÃO APELAR EM NADA, FOI UM FRACASSO RETUMBANTE DE BILHETERIA NOS EUA QUANDO LANÇADO, NO MÊS PASSADO (AUI, STA NUM CIRCUITO REDUZIDÍSSIMO). MAS, QUEM SE INTERESSAR PELO TEMA, TERÁ UM RELATO BEM VERÍDICO, QUE SÓ PERDE PARA O MOSTRADO RECENTEMENTE NO FILME FRANCÊS 'EDEN', QUE ERA QUASE UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O ASSUNTO.




O OUTRO,JÁ EM CARTAZ,É 'KNOCKOCK/BATA ANTES DE ENTRAR'. NA ONDA DE REMAKES, REBOOTS, 'SEQUELAS' E 'PREQUELAS', AS VZS, ALGUÉM ACERTA. O NOVO FILME DE ELI ROTH, QUE TEM KEANU REEVES NO ELENCO, ESTÁNESTE CASO. DIRETOR ESPECIALIZADO EM FILMES GORE, COMO OS DA SÉRIE 'HOSTEL' (TÃO VIOLENTOS, QUE GANHARAM A ALCUNHA DE 'TORTURE PORN'). ROTH, UM PROTEGIDO DE TARANTINO, TBM É CHAMADO DE MISÓGINO PELA CRÍTICA, POR FAZER AS MULHERES SOFREREM MUITO EM SEUS FILMES. ENTÃO, ELE RESOLVEU MUDAR OS PAPÉIS. ESTE REMAKE DE UM EXPLOITATION MOVIE DOS ANOS 70, 'DEATH GAME' (VI NOS TEMPOS DO VHS), NÃO APENAS PÕE AS  MULHERES NO COMANDO, COMO É BEM MELHOR DO QUE O ORIGINAL, E AINDA ATUALIZOU O TEMA, QUE TM UM QE DE FEMINISTA. A TRAMA BÁSICA É IGUAL A ORIGINAL: NUMA RARA NOITE DE TEMPESTADE EM LOS ANGELES, DUAS JOVENS SENSUAIS BATEM A PORTA DE UM CAMARADA (QUE ESTÁ SOZINHO, PQ A MULHER E OS FILHOS VIAJARAM NUM FERIADÃO E ELEPRECIA TERMINAR UM TRABLHO), E, DEPOIS DE PEDIREM PARA USAR O TELEFONE E SECAR AS ROUPAS, COMEÇAM UM JOGO DE SEDUÇÃO, QUE O CARA RESISTE ATÉ ONDE DÁ. 



CLARO QUE ELE ACABA SUCUMBINDO (AFINAL, O MÉNAGE A TROIS É UMA DAS MAIORES FANTASIAS MASCULINAS), E, DEPOIS DO SEXO, AS GAROTAS, ANTES BOAZINHAS, PASSAM A FAZER JOGOS DE GATO E RATO COM O CARA, QUE VAI LEVANDO PARA UMA ESCALADA DE VIOLÊNCIA E TERROR PSICOLÓGICO. EMBORA NÃO TENHA BANHO DESANGUE, COMO NOS SEUS OUTROS FILMES, ROTH NÃO PERDEU A MÃO NO QUESITO MEDO/SPENSE. CURIOSIDADES: AS ATRIZES DO FILME ORIGINAL, ESTÃO NESTE, DE FORMAS DIFERENTES. SONDRA LOCKE (EX-MULHER DE CLINT EASTWOOD) É A PRODUTORA EXECUTIVA, E COLEEN CAMP FAZ UMA RÁPIDA PONTA, COMO UMA VIZINHA (E TBM E O-PRODUTORA). PARA NÃO DIZER QUE O DIRETOR PAROU DE EXPLORAR AS MULHERES, SUA ESPOSA, A CHILENA LORENZA IZZO, É UMA DAS PERIGUETES HAHA. A OUTRA, A CUBANA, RADICADA NA ESPANHA,ANA DE ARMAS, É DE VIRAR A CABEÇA.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...